domingo, 31 de janeiro de 2010

INAUGURAÇÃO DO NOVO SEMINÁRIO

Ailson Lopes com seus pais. Hoje Ailson entrou no Seminário Santo Cura D'Ars em Caicó.

Novo Seminário Diocesano Santo Cura D'Ars de Caicó, inaugurado hoje.


Imagem de Nossa Senhora das Graças dá as boas vindas em frente ao Seminário Santo Cura D'Ars.


Bispo Diocesano Dom Delson dá bênção as novas instalações do Seminário Diocesano.

Durante solenidade foi lembrado a pessoa do Pe. Sinval Laurentino de Medeiros - Primeiro Reitor do Seminário Diocesano de Caicó, na sua implantação em 1947.





COMENTÁRIO DO EVANGELHO DESTE DOMINGO

Por Dom Jesús Sanz Montes, ofm, arcebispo eleito de Oviedo

Publicamos o comentário ao Evangelho deste domingo, 4º do Tempo Comum (Lucas 4, 21-30), redigido por Dom Jesús Sanz Montes, ofm, bispo de Huesca e de Jaca, arcebispo eleito de Oviedo (Espanha), sede da qual tomará posse neste sábado.

* * *
A cena do Evangelho deste domingo nos situa com Jesus na sinagoga de Nazaré. Jesus passou por lá pouco tempo depois da visita anterior e, em seu fugaz regresso, descobriu a indiferença repleta de preconceito dos seus conterrâneos com relação à sua Pessoa. Em pé, Jesus dirá aquela frase que se tornou célebre: ninguém é profeta em sua terra.
Qual era a dificuldade dos nazarenos com relação a Jesus? Precisamente uma familiaridade que os impedia de reconhecer n’Ele alguém maior que o filho do carpinteiro, o da Sra. Maria. Eles acreditavam conhecer a quem, no fundo, desconheciam profundamente. Em espanhol, temos esse ditado belíssimo: “Del roce nace la querencia”. Mas já vimos que nem tudo é assim sempre: podemos amar aqueles a quem não podemos tocar pela distância e ignorar calamitosamente a quem vemos e com quem tratamos todo dia. Então vem à memória a pergunta decisiva de Jesus aos seus discípulos: O que as pessoas dizem de mim? E vocês, quem dizem que eu sou? Esta é uma pergunta que poderia ser feita a nós, hoje.
Os nazarenos conheciam Jesus como se conhece um conterrâneo, alguém do bairro. Nós podemos conhecê-lo a partir do verniz das pinturas, do escorço de algumas imagens ou da literatura que nos fala d’Ele. Para muitos, este seria o bairro ou a paisagem em seu conhecimento de Jesus. Podemos dizer que há um halo cultural que nos permite saber d’Ele algumas coisas comuns, talvez algumas coisas a mais que as que seus conterrâneos conheciam. Eles recordavam de Jesus o que haviam visto em sua juventude, enquanto cresciam no povoado. Nós podemos recordar o que aprendemos rapidamente. Mas só conhece Jesus quem se fiou da sua palavra e quem foi seduzido pela sua presença.
Hoje é um dia para desejar conhecer o Senhor por dentro, a partir do coração que ora e que ama, a partir do testemunho que narra, com atos simples e cotidianos, o amor que o invade e o torna pleno. Somente assim podemos dizer que Jesus não é um estranho profeta na terra da nossa vida, mas um Deus vizinho, cuja casa tem entranha e tem lar; uma casa habitada, que abre e escancara as portas. Com Ele convivemos; a Ele vamos contar nossas tristezas, buscando o consolo nos desgostos, quando a vida parece que tenta nos acurralar; a Ele vamos também para agradecer pelos dons, pelas muitas alegrias com as que também esta vida sorri para nós. E descobrimos que esse Bom Deus, o melhor vizinho, sabe rir e sabe chorar, porque se importa com a nossa vida, com o nosso destino e com a nossa paz.
Deus, sem ser qualquer um, quer ser entre nós como um a mais, que não somente é o Caminho, mas também o caminhante junto a cada um.

sábado, 30 de janeiro de 2010

ENVIO DO JOVEM AILSON PARA O SEMINÁRIO

No último dia 22 de janeiro o Pe. Carlos celebrou Missa de Envio do acólito Ailson Lopes que no próximo domingo, 31, estará entrando oficialmente no Seminário Menor Santo Cura D'Ars em Caicó.


A Missa de entrada no Seminário será na Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Caicó e transmitida pela Rádio Rural de Caicó, às 10h da manhã. O Pe. Carlos estará presente na Celebração.


Com isso, a nossa Paróquia conta agora com dois seminaristas: Fábio, no Seminário São Pedro em Nata que este ano estará cursando o segundo ano de Teologia e Ailson que estará no propedeutico em Caicó.


Coloquemos nas mãos do Senhor estes dois jovens para que o chamado de Deus em seus corações se fortique e para que perseverem na sua vocação.

SEGREDO DA COMUNICAÇÃO CATÓLICA: A PESSOA QUE ESTÁ POR TRÁS DO TECLADO

Arcebispo do Rio de Janeiro comenta mensagem do Papa para dia das comunicações.

O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, considera que “o grande segredo de toda comunicação católica é a pessoa que está por trás do teclado, da câmera, do microfone, da direção”.

Se essa pessoa “tiver princípios cristãos, todo o trabalho será de utilidade para a vida humana com dignidade”, afirma, em artigo enviado a ZENIT ontem.

Dom Orani comenta a mensagem de Bento XVI para o 44° Dia Mundial das Comunicações (16 de maio), que trata da evangelização no mundo digital.

“Bento XVI pede aos sacerdotes que lancem mão dos meios modernos de comunicação, principalmente daqueles que nos últimos anos conheceram uma larga difusão, como a internet, a fim de que a mensagem de Jesus Cristo possa difundir-se de modo eficaz no mundo contemporâneo”, recorda o arcebispo.

Segundo Dom Orani, os homens, “que cada vez mais se valem dos novos meios de comunicação, devem ouvir, através deles, também o anúncio de Deus e do seu Filho amado, nosso Redentor”.
O arcebispo cita o Papa: “a pastoral no mundo digital há de conseguir mostrar, aos homens do nosso tempo e à humanidade desorientada de hoje, que ‘Deus está próximo, que, em Cristo, somos todos parte uns dos outros’”.

Recorda o desafio lançado pelo pontífice, de que os homens de Deus desenvolvam e coloquem em prática “uma pastoral que torne Deus vivo e atual na realidade de hoje e apresente a sabedoria religiosa do passado como riqueza donde haurir para se viver dignamente o tempo presente e construir adequada mente o futuro”.

A Igreja – afirma Dom Orani –, “com seus sacerdotes, deve levar a sério as palavras do Santo Padre”. “O êxito de sua missão evangelizadora depende, em parte, de seu empenho efetivo no campo dos modernos meios de comunicação, este vasto horizonte missionário que nos foi aberto”.

No entanto, o arcebispo adverte que os sacerdotes estão conscientes de que o anúncio através dos novos media “não substitui, de maneira alguma, o contato pessoal e a vida comunitária do Povo de Deus”.

Quando a Igreja anuncia a Palavra de Deus, presta um “grandíssimo serviço à cultura”. Os sacerdotes – considera Dom Orani –, “valendo-se da nova ‘ágora’ dos tempos atuais, os novos media, contribuirão de modo decisivo para o incremento da cultura e o engrandecimento do homem de hoje”.

“Os novos meios de comunicação constituem, na verdade, como bem disse Bento XVI, um ‘continente digital’, um amplo continente que está a reclamar a presença do anúncio salvífico. Avancemos para as águas mais profundas”, convida o arcebispo do Rio.

(Alexandre Ribeiro)

LANÇADO NA INTERNET SITE SOBRE CRISTÃOS PERSEGUIDOS

“Where God Weeps” apresenta o testemunho de agentes pastorais em áreas de perigo.

Foi inaugurado, em 25 de janeiro, um novo site dedicado a divulgar as perseguições sofridas por cristãos em áreas de perigo em todo o mundo. O projeto é iniciativa da Catholic Radio and Television Network (CRTN), vinculada à associação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

A página em inglês “Where God Weeps - the suffering Church in focus” encontra-se no endereço http://www.wheregodweeps.org. Nela estão disponibilizadas informações completas e relatos detalhados referentes à situação das comunidades cristãs nos países onde sofrem perseguições.

De acordo com a agência SIR, Mark Riedemann, diretor da CRNTV, disse que o site “oferece uma importante oportunidade para as pessoas que saber mais sobre os sofrimentos a que estão submetidos os cristãos em todo o mundo. As perseguições religiosas têm aumentado, especialmente contra cristãos – a ponto de, em alguns países, a sobrevivência da Igreja estra sob ameaça”.

Os visitantes da página poderão descobrir como, em pleno século 21, as pessoas continuam a dar a vida por sua fé, anunciando o Senhor em locais nos quais os cristãos são perseguidos e discriminados.

O elemento central do Where God Weeps são as reportagens mensais, cada uma abordando um país diferente. São documentários com 12 minutos de duração, nos quais são apresentadas estatísticas, um panorama geral da realidade, e entrevistas com líderes da Igreja local.

A reportagem deste mês de janeiro tratou da situação da comunidade cristã no Líbano.

A reportagem mostra como o Líbano, embora um país democrático no qual coexistem 18 religiões diferentes, esteja sob constante ameaça da influência de regimes teocráticos vizinhos.

O país tem recebido grande número de refugiados cristãos de diversas regiões da Ásia.

Where God Weeps se propõe a ir além do plano informativo, buscando apresentar propostas concretas de solução dos problemas enfrentados. Oferece também aos visitantes meios de contribuírem financeiramente para o suporte das ações evangelizadoras e assistenciais.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

BLOG DO TONNY

Florânia esta de parabéns por mais um blog para divulgar as atividades da nossa cidade. Para os que não conhecem o blog do Tonny vale a pena conferir e estar antenado com as noticias sempre atualizadas. Basta clicar o link abaixo e navegar.

ATIVIDADES PREVISTAS PARA O MÊS DE FEVEREIRO NA NOSSA PARÓQUIA

Apresentamos o Calendário para o mês de fevereiro na Paróquia de São Sebastião de Florânia e da Diocese de Caicó. Queremos você muito bem informado.

05 – Encontro no CAP da Pastoral Familiar
06 – Reunião com os Coordenadores Paroquiais Infância Missionária– Caicó
06 – Reunião de Assembleia do Movimento Serra
06 e 07 – EACRE Dom Wagner - Caicó
09 – Reunião do Clero
12 a 16 – Acampamento de Carnaval – Serra Negra do Norte
De 13 a 16 – Retiro de Carnaval da RCC no Santuário das Graças - Florânia
17 – Distribuição das Cinzas, início da Quaresma e Lançamento Nacional da CF-2009 com o tema “Economia e vida” e o Lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24)
20 – Encontro Diocesano de Coordenadores de Catequese – Caicó – Paróquia de Sant’Ana;
20 – Implantação da PASCOM – Sant’Ana Caicó – Zonal I
21 e 22 – Estudo da CF – 2010 – Dom Wagner Caicó
23 – Reunião da Coordenação Diocesana de Pastoral
23 a 27 – Estudo da CF – REGIONAL NE2 – Maceió
28 – Encontro com a coordenação diocesana da Pastoral Familiar no CAP – Florânia
28 – Retiro para coordenadores de cidades da RCC - Caicó

* Neste mês acontece o Encontro Espiritual da PPI - Florânia

REFORMA NA IGREJA DO SS. SACRAMENTO

O Pe. Carlos convida a todos para se empenharem na reforma da Igreja do SS. Sacramento que teve inicio no mês de setembro de 2009 e deverá se estender até o mês de maio de 2010.


As paredes internas que eram retas e davam a impressão de uma Igreja baixa, foi modificado para arcos dando maior amplitude.

Esta sendo contruido um presbitério e um altar, lugar para colocar equipamento de som, equipe de cânticos e credência. No Centro será montada uma estrutura para dar maior visibilidade ao Sacrário que estará ladeado de dois anjos e um lugar especila para exposição do SS. Sacramento. Ainda em cada lateral será colocado as imagems de Santa Luzia e São Lázaro com 80cm cada, substituindo as antigas que são pequenas.


Estamos precisando da sua ajuda para a aquisição do piso. O preço para cada metro quadrado é de R$ 15,00 (quinze reais). Se você puder nos ajudar pode ligar para 84-3435-2206 - número da Secretaria Paroquial - e solicitar o número da nossa conta no Banco do Brasil para efetuar o seu deposito. Agradecemos desde já a sua ajuda.

CALENDARIO PAROQUIAL 2010


O Pe. Carlos entregou no dia 20 de janeiro, na Missa Solene da Festa do Padroeiro São São Sebastião, na presença do Pe. Stanley - Coordenador do Zonal II - e do Pe. Welson - Pároco de Santana de Currais Novos - a todos os coordenadores de Pastorais, Movimentos, Serviços, Associações e Missionários o Calendário da Paróquia de São Sebastião de Florânia para o ano de 2010 com a seguinte mensagem:

É com muita alegria que apresento o nosso primeiro Calendário da Paróquia de São Sebastião de Florânia, fruto da nossa VII Assembléia Paroquial de Pastoral. Junto, acrescentamos as atividades da nossa Diocese de Caicó para este ano de 2010. Aceitamos o desafio de “lançarmo-nos para frente” ( Cf. Fl 3,13) e para que isso aconteça de verdade precisamos estar com os olhos fixos em Jesus.

Que o Espírito Santo nos oriente e nos guie para que nossas ações sejam para maior honra e glória do nome de Deus. Que o exemplo de Nossa Senhora, invocada entre nós com o título de Graças, seja luz na nossa caminhada de fé. Que nosso caminhar seja firme e decidido como foi o caminhar da Mãe de Jesus e nossa: Maria de Nazaré.

Nossa Igreja vive o Ano Sacerdotal, nossa Diocese de Caicó o Ano da Juventude e nossa Paróquia o Ano da Visitação; Deus nos permite viver todas essas graças, por isso, “não deixemos para fazer amanhã o podemos fazer hoje, porque amanhã pode ser que não dê mais tempo” (Andressa).

Invoco as bênçãos de Deus sobre nossa Paróquia, nossas Pastorais, Movimentos, Associações e Serviços, sobre nossas famílias e cada um dos nossos Agentes de Pastoral, Missionários, Catequistas e Animadores de Comunidades, para que o mundo vendo nossas boas obras glorifiquem o nosso Pai que está nos Céus.

Um feliz 2010 para todos!

Pe. Carlos Eduardo de Lira
Pároco

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

PAPA CONVIDA SACERDOTES A ANUNCIAREM CRISTO NO MUNDO DIGITAL

Na mensagem para o próximo Dia das Comunicações

Por Jesús Colina

Bento XVI encoraja os sacerdotes a anunciarem Cristo no mundo digital, assegurando a eles que nesse contexto encontram-se como que no limiar de uma "história nova".

É a proposta contida na mensagem para o próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais (16 de maio), apresentada este sábado à imprensa e que tem por tema O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos media ao serviço da Palavra.

No Ano Sacerdotal agora em curso, o Papa quis escolher este tema para mostrar como a comunicação no mundo digital oferece ao sacerdote “novas possibilidades para exercer o seu serviço à Palavra e da Palavra”.

Falando dos homens e mulheres do mundo digital, o Papa pede aos sacerdotes: “como hão-de acreditar n’Aquele de quem não ouviram falar? E como hão-de ouvir falar, se não houver quem lhes pregue? E como hão-de pregar, se não forem enviados?"

Início de uma história nova

Segundo o bispo de Roma, “o sacerdote acaba por encontrar-se como que no limiar de uma "história nova", porque quanto mais intensas forem as relações criadas pelas modernas tecnologias e mais ampliadas forem as fronteiras pelo mundo digital, tanto mais será chamado o sacerdote a ocupar-se disso pastoralmente, multiplicando o seu empenho em colocar os media ao serviço da Palavra”.

O Papa pede aos presbíteros “a capacidade de estarem presentes no mundo digital em constante fidelidade à mensagem evangélica, para desempenharem o próprio papel de animadores de comunidades, que hoje se exprimem cada vez mais frequentemente através das muitas "vozes" que surgem do mundo digital”.

Em particular, convida-os a “anunciar o Evangelho recorrendo não só aos media tradicionais, mas também ao contributo da nova geração de audiovisuais (fotografia, vídeo, animações, blogues, páginas internet) que representam ocasiões inéditas de diálogo e meios úteis inclusive para a evangelização e a catequese”.

“Através dos meios modernos de comunicação, o sacerdote poderá dar a conhecer a vida da Igreja e ajudar os homens de hoje a descobrirem o rosto de Cristo, conjugando o uso oportuno e competente de tais meios - adquirido já no período de formação - com uma sólida preparação teológica e uma espiritualidade sacerdotal forte, alimentada pelo diálogo contínuo com o Senhor.”

Deus vivo

O sacerdote não é um técnico da comunicação, assinala o Papa, no entanto, “o presbítero deve fazer transparecer o seu coração de consagrado, para dar uma alma não só ao seu serviço pastoral, mas também ao fluxo comunicativo ininterrupto da ‘rede’".

A este propósito, o pontífice propõe “uma pastoral que torne Deus vivo e atual na realidade de hoje e apresente a sabedoria religiosa do passado como riqueza donde haurir para se viver dignamente o tempo presente e construir adequadamente o futuro”.

Daí que “a tarefa de quem opera, como consagrado, nos media é aplanar a estrada para novos encontros, assegurando sempre a qualidade do contacto humano e a atenção às pessoas e às suas verdadeiras necessidades espirituais; oferecendo, às pessoas que vivem nesta nossa era ‘digital’, os sinais necessários para reconhecerem o Senhor”.

A mensagem foi apresentada esse sábado à imprensa pelo arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais.

Respondendo às perguntas dos jornalistas, o prelado explicou que com sua mensagem o Papa não quer dizer aos sacerdotes que eles abandonem a paróquia para dedicar todo o tempo à internet.

“Creio muito na pastoral da paróquia –afirmou. Mas creio que se possa fazer uma pastoral paroquial ‘digital’. Uma pessoa que se encontra no âmbito virtual deve ser encontrada depois na comunidade verdadeira, que a acolhe, e com a qual caminha”.

“Acredito que não é apenas uma questão de ter um site. O tema é mais profundo. Nasce no coração. De um coração apaixonado nascem as várias formas de comunicação”, disse.

PAPA: NOVAS MÍDIAS, INSTRUMENTOS INDISPENSÁVEIS PARA A IGREJA

Na mensagem para o próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais

Por Jesús Colina

A mensagem que Bento XVI escreveu para o próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais apresenta sua visão pastoral sobre as novas mídias, consideradas “instrumentos indispensáveis” para a evangelização.

Se bem que o tema do documento, em pleno Ano Sacerdotal, seja “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos media ao serviço da Palavra”, como explicou esse sábado o arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, o texto está dirigido a toda Igreja.

De fato, como permitiu descobrir a apresentação através de "Power Point", realizada pelo prelado italiano na Sala de Imprensa da Santa Sé – algo praticamente inédito ali –, a mensagem dá passos adiante na expressão do magistério pontifício sobre os desafios que a era da comunicação lança à Igreja, novo sinal dos tempos.

“É uma avaliação positiva das novas tecnologias”, sublinhou Dom Celli. Antes de tudo, o pontífice constata que não se trata de um cenário futuro, mas que “as comunidades eclesiais incorporaram há tempos os novos meios de comunicação como instrumentos ordinários de expressão e de contato com o próprio território, instaurando em muitos casos formas de diálogo ainda de maior alcance”.

Ao falar do “mundo digital”, Bento XVI lança a mesma pergunta que São Paulo lançou aos primeiros cristãos que buscavam anunciar Cristo: “como hão-de acreditar n’Aquele de quem não ouviram falar? E como hão-de ouvir falar, se não houver quem lhes pregue?”

A resposta do Papa convida todas as comunidades cristãs a dar um passo adiante a respeito do passado: “para dar respostas adequadas a estas questões no âmbito das grandes mudanças culturais, particularmente sentidas no mundo juvenil, tornaram-se um instrumento útil as vias de comunicação abertas pelas conquistas tecnológicas”.

De fato, esclarece, “de fato, pondo à nossa disposição meios que permitem uma capacidade de expressão praticamente ilimitada, o mundo digital abre perspectivas e concretizações notáveis ao incitamento paulino: ‘Ai de mim se não anunciar o Evangelho!’”.

Para el Papa, os novos meios de comunicação não são algo opcional para a Igreja: “com a sua difusão, não só aumenta a responsabilidade do anúncio, mas esta torna-se também mais premente reclamando um compromisso mais motivado e eficaz”.

Lançando este desafio, o pontífice também ilustra o grande perigo: evangelizar com a mídia não significa simplesmente fazer coisas ou transmitir mensagens através destas novas realidades.

“A divulgação dos ‘multimédia’ e o diversificado ‘espectro de funções’ da própria comunicação podem comportar o risco de uma utilização determinada principalmente pela mera exigência de marcar presença e de considerar erroneamente a internet apenas como um espaço a ser ocupado”, adverte.

Não só há que estar presente, esclarece o Papa, há que saber como estar presente “no mundo digital” para manifestar que “a amorosa atenção de Deus em Cristo por nós não é algo do passado nem uma teoria erudita, mas uma realidade absolutamente concreta e atual”.

Deste modo, pela primeira vez em seu magistério de pontífice, Bento XVI chega a articular os objetivos da pastoral no mundo digital com estas palavras: “há-de conseguir mostrar, aos homens do nosso tempo e à humanidade desorientada de hoje, que ‘Deus está próximo, que, em Cristo, somos todos parte uns dos outros’".

O Papa convida a Igreja a percorrer este caminho exercendo uma “diaconia da cultura” no “continente digital”.

“Com o Evangelho nas mãos e no coração, é preciso reafirmar que é tempo também de continuar a preparar caminhos que conduzam à Palavra de Deus, não descurando uma atenção particular por quem se encontra em condição de busca”, esclarece.

Efetivamente, afirma, “uma pastoral no mundo digital é chamada a ter em conta também aqueles que não acreditam, caíram no desânimo e cultivam no coração desejos de absoluto e de verdades não caducas”, assim como os crentes de todas as religiões e pessoas de todas as culturas.

A conclusão do Papa é clara: os novos meios de comunicação “são uma grande oportunidade para os crentes”.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

PROCISSÃO DE SÃO SEBASTIÃO EM FLORÂNIA

Mesmo com chuva, os devotos de São Sebastião lotaram as ruas da cidade numa grande demonstração de fé no seu padroeiro.

A fanfarra da Escola Estadual Teônia Amaral animou a procissão.


A chuva lembrou as bênçãos que Deus derrama sobre seus filhos e filhas.


Pe. Carlos Eduardo conclamou o povo a entregarem suas vidas a Cristo, a exemplo de São Sebastião.


Final de tarde de bênçãos em Florânia.

Grande número de fiéis no encerramento da Festa do Padroeiro São Sebastião.

São Sebastião & Florânia: uma história de fé e devoção.


Bênção do SS. Sacramento.


Cantos e preces marcam encerramento da Festa de São Sebastião.

A Paróquia de São Sebastião de Florânia celebrou neste dia 20 de janeiro o seu padroeiro com Missa Solene às 9h sob a presidencia do Pe. Stanley, coordenador do Zonal II, concelebrada pelo Pe. Welson e pelo Pe. Carlos. Na ocasião o Pe. Carlos entregou aos coordenadores das Pastorais, Movimentos, Associações e Serviços, coordenadores dos Setores Missionários o calendário das atividades pastorais da Paróquia e da Diocese para o ano de 2010.

Às 15h aconteceu a recitação do Terço da Misericórdia na Igreja Matriz.

Às 16h30min aconteceu procissão pelas ruas da cidade e bênção do SS. Sacramento.

Às 19h aconteceu o Pavilhão da Festa no Ginázio de Esportes com leilão e Festa com Banda Eclipe e Paulo Cassiano. O Pavilhão aeria no dia 19, mas em virtude das chuvas foi transferido para o dia 20.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

ÚLTIMO DIA DO NOVENÁRIO


"Neste humilde rincão brasileiro, chão de Flores humilde que é, hás de ter um altar e um canteiro, de esperança, de amor e de fé". Este que encerra o novenário que nos prepara para a Festa de São Sebastião neste dia 20 de janeiro de 2010.

Durante todo dia o Pe. Carlos estará atendendo confissão na Igreja Matriz.

Ao meio dia aconteceu a Celebração da Santa Missa na Igreja Matriz.

Às 15h teremos a recitação do Terço da Misericórdia na Igreja Matriz.

Às 19h teremos a última novena da Festa para este ano de 2010 que terá como pregador o Pe. Valdir, pároco da Imaculada Conceição em Currais Novos.

Após a novena teremos o pavilhão da Festa com leilão e show em praça pública com Banda Eclipse e Paulo Cassiano.

133 ANOS DA MORTE DE ZÉ LEÃO - FAMILIA LEÃO EM FLORÂNIA REVIVE SUA HISTÓRIA

Caminhada saindo da Igreja matriz em direção a Capela da Cruz da Zé Leão.

A familia de Zé Leão trouxe faixas enautecendo as virtudes do homem justo.


Capela da Cruz de Zé Leão em Florânia.

A familia de Zé Leão participa da Celebração da Santa Missa junto com o povo de Florânia.

Foto da Familia Souza Leão.





segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

OITAVO DIA DO NOVENÁRIO

"A maior riqueza de Florânia: o seu povo" é o tema deste dia dentro da Festa do nosso padroeiro São Sebastião 2010.
Ao meio dia aconteceu a Celebração da Santa Missa na Igreja Matriz .
Às 15h teremos a recitação do Terço da Misericórida na Igreja Matriz.
Às 19h acontece mais uma novena que terá como pregador o Pe. Welson Rodrigues, Pároco de Santana de Currais Novos.
Você amigo internauta é convidado a estar em união conosco na Igreja Matriz de São Sebastião em Florânia, pela Radio FM Ibiapina ou pela Web Rádio Amor Eterno (www.radioamoreterno.com).

domingo, 17 de janeiro de 2010

SÉTIMO DIA DO NOVENÁRIO

"A culinária que reúne para Celebrar a alegria e a dor: em torno da mesa somos família" é o tema deste domingo dentro da Festas do nosso Padroeiro São Sebastião.

Às 7h30min aconteceu caminhada com as imagens de São Sebastião e Nossa Senhora de Fátima até a Capela da Cruz de Zé Leão com a presença da familia de Zé Leão e devotos.

Às 15h acontecerá a recitação do Terço da Misericórdia na Igreja Matriz.

Às 17h acontecerá a Feirinha de São Sebastião na quadra de esportes Sen. Agenor Maria com animação do Dj Kledson e do Forró do Bagaço. Cada participante dará uma colaboração de R$ 2,00 na portaria.

Às 19h teremos Novena-Missa na Igreja Matriz. O pregador da noite será Joseilzon Lima (Josa).

COMENTÁRIO DO EVANGELHO DESTE DOMINGO

* * *

Hoje, o Evangelho nos convida a um casamento. Será o primeiro milagre de Jesus que acontecerá nele. São João apresenta seu relato evangélico a partir do fio condutor da “hora”. Tudo o que ele recolheu sobre Jesus tem como finalidade levar o leitor à contemplação da entrega suprema de Cristo, verdadeira “hora” na qual o Senhor dará por terminado o que o Pai lhe havia confiado: “Tudo está consumado” (Jo 19, 30). Por isso, Jesus insiste em que ninguém modifique seu “horário” redentor: explica-se assim que, no relato das bodas de Caná, Jesus diga à sua Mãe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou” (Jo 2, 4). Não é um desprezo do Senhor com relação a Maria, mas uma afirmação que Ele faz da absoluta primazia das coisas do seu Pai, às quais se dedicará antes que a qualquer outra.

É a primeira hora, antecipação daquela derradeira, em que Maria, junto a João, voltará a aparecer na cena de Jesus, que se dirigirá novamente a ela para chamá-la com o mesmo nome, “mulher”, tornando-a “mãe” de João e da nova humanidade que nascerá quando Jesus ressuscitar no primeiro dia da semana, isto é, também “três dias depois” daquela cena ao pé da cruz.

Maria percebe algo que falta: o vinho. Faz da sua descoberta uma petição ao seu Filho e convida os que estavam servindo a escutarem esta Palavra de Jesus: “Fazei o que ele vos disser”. Ela lhes propõe o que no fundo foi sua vida desde que decidiu que se cumprisse nela a vontade de Deus: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Ela propõe aos outros algo que não lhe é estranho, que é a entranha da sua atitude diante de Deus.

Qual é o vinho que nos falta neste mundo? O vinho da paz, da ternura; o vinho da fé, da esperança e do amor; o vinho da verdade...? Quando faltam esses vinhos, a vida se “avinagra”. Surgem os interesses partidários, as trapaças econômicas, as frivolidades vácuas, a mentira como ferramenta de comunicação, o relativismo moral, a violência e o terror.

Maria viu o que faltava no casamento, fez sua essa necessidade solidariamente e colocou mãos à obra. Não ficou apenas relatando o que acontecia e lamentando pelo que faltava ou estava ruim. Perceber o “vinho” que nos falta, dar uma mão no que depender de nós, tendo na Palavra de Jesus nossa força e nossa luz. Caná foi isso. Maria foi assim.

O Evangelho termina dizendo que “seus discípulos creram nele” (Jo 2, 11). O final é que, havendo vinho, houve festa e os discípulos, vendo o sinal, o milagre, acreditaram em Jesus. Sim, precisamos de milagres de “vinho”; o mundo precisa ver que os vinagres do absurdo se transformam em vinho bom e generoso, o do amor e da esperança, o que germina na fé.

Sempre há um brinde por fazer. Que seja com um vinho como o de Maria em Caná.

sábado, 16 de janeiro de 2010

FLORÂNIA RECEBE HOJE A TARDE FAMILIA DE ZÉ LEÃO

A Festa de São Sebastião 2010 celebra este ano a relação de amor entre Florânia e São Sebastião: uma história de Fé e Devoção. E neste sábado o tema é: "Devocionismo popular na terra das flores: Santa Menina e Zé Leão" que contará com a presença da familia de Zé Leão, que pela primeira vez após a sua morte a mais de 100 anos retornam a nossa cidade.

Começamos o dia de hoje com Celebração da Santa Missa na capela de São Sebastião, na residência de Chico Delmiro e Rita Rosalva às 6h30min.

Teremos às 15h recitação do Terço da Misericórdia na greja Matriz.

ÀS 19h teremos a sexta novena dentro da Festa do nosso Padoreiro São Sebasatião que terá como pregador Iedefranklyn Azevedo.

Após a novena termos o jantar de São Sebastião no patamar da Igreja Matriz.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

BENTO XVI CONVIDA JOVENS A BUSCAREM CRISTO

Apresenta-lhes o exemplo heroico de Santo Hilário

Bento XVI convidou hoje os jovens a buscarem Cristo, no final da primeira audiência geral de 2010.

Ao cumprimentar os milhares de jovens, assim como enfermos e recém-casados presentes na Sala Paulo VI do Vaticano, o pontífice lhes propôs o exemplo de Santo Hilário, bispo de Poitiers, que viveu na França do século IV e foi desterrado durante quatro anos para a Frígia, por defender a divindade de Cristo.

“Que seu exemplo vos apoie, queridos jovens, na constante e valente busca de Cristo”, disse o pontífice.

Entre os presentes, encontravam-se 3.500 estudantes da diocese de Caserta, no sul da Itália.

“Obrigado por vossa presença e pelo vosso compromisso na fé. Vejo e sinto a força da vossa fé”, reconheceu o Papa.

Depois, dirigiu-se aos enfermos, alguns em cadeiras de rodas, para convidá-los a “oferecer vossos sofrimentos para que o Reino de Deus se difunda no mundo inteiro”.

Por último, cumprimentou os recém-casados, alguns presentes com sua roupa de casamento, para pedir-lhes que sejam “testemunhas do amor de Cristo na vida familiar”.

PAPA DESEJA RENOVADA JUVENTUDE PARA A IGREJA

Propõe como modelos as ordens mendicantes do século XIII

Por Inma Álvarez

O Papa Bento XVI falou hoje sobre a necessidade de um “movimento de renovação” dirigido a uma maior “coerência evangélica”, como o que aconteceu no século XIII, graças às ordens mendicantes.

Este foi o tema da sua catequese de hoje, durante a audiência geral na Sala Paulo VI, continuando com o ciclo de ensinamentos sobre a história da Igreja.

O Papa quis repassar a história daquele movimento espiritual medieval, com a intenção de extrair pautas para uma renovação na Igreja atual, segundo ele mesmo indicou no começo da sua intervenção.

Fundamentalmente, sublinhou que “são os santos, guiados pela luz de Deus, os autênticos reformadores da vida da Igreja e da sociedade”.

“Vemos, de fato, século a século, nascerem também as forças da reforma e da renovação, porque a novidade de Deus é inexorável e dá sempre novo ânimo para seguir adiante.”

Neste sentido, enlaçou com sua narração de catequeses anteriores, explicando que naquela época a Igreja atravessou uma crise interna, devido especialmente à forma de viver indigna de muitos membros do clero.

No século XII, as forças desta renovação foram as ordens chamadas “mendicantes”, especialmente as fundadas pelos santos Francisco de Assis e Domingos de Gusmão.

“Estas foram chamadas assim por sua característica de ‘mendigar’, isto é, de recorrer humildemente ao apoio econômico das pessoas para viver o voto de pobreza e levar a cabo sua própria missão evangelizadora”, explicou o Papa.

Frente ao monaquismo anterior, estas ordens tinham características novas: uma organização mais flexível que permitia chegar a lugares distantes, a pobreza da própria instituição religiosa e o estabelecer-se em cidades e não em zonas rurais.

Segundo afirmou o Papa, esta radicalidade evangélica é um dos pontos a serem imitados para uma renovação espiritual atual; neste sentido, indicou a importância dos novos movimentos, que “partem realmente da novidade do Evangelho e o vivem com radicalidade atualmente, colocando-se nas mãos de Deus, para servir o próximo”.

“Também hoje, apesar de vivermos em uma sociedade na qual frequentemente prevalece o ‘ter’ sobre o ‘ser’, há muita sensibilidade quanto aos exemplos de pobreza e solidariedade que os crentes oferecem com escolhas valentes.”

“O mundo – acrescentou, recordando a Evangelii nuntiandi, de Paulo VI – escuta com agrado os mestres, quando também são testemunhas. Esta é uma lição que não pode ser esquecida jamais na obra de difusão do Evangelho: viver primeiramente o que se anuncia, ser espelho da caridade divina.”

CULTURA

Outro dos pontos a serem imitados destas ordens, segundo o Papa, é seu envolvimento no diálogo cultural.

“Menores e Pregadores não hesitaram em assumir também esta tarefa e, como estudantes e professores, entraram nas universidades mais famosas do seu tempo, erigiram centros de estudo, produziram textos de grande valor, deram vida a verdadeiras e autênticas escolas de pensamento, foram protagonistas da teologia escolástica em seu melhor período, incidiram significativamente no desenvolvimento do pensamento”, afirmou.

O pontífice quis recordar também que “os maiores pensadores, Santo Tomás de Aquino e São Boaventura, eram mendicantes, trabalhando precisamente com este dinamismo da nova evangelização, que renovou também a coragem do pensamento, do diálogo entre razão e fé”.

Neste sentido, destacou a importância hoje de que os cristãos exerçam a “caridade intelectual”, para “iluminar as inteligências e conjugar a fé com a cultura”.

“O empenho levado a cabo pelos Franciscanos e Dominicanos nas universidades medievais é um convite, queridos fiéis, a fazer-se presentes nos lugares de elaboração do saber, para propor, com respeito e convicção, a luz do Evangelho sobre as questões fundamentais que interessam o homem, sua dignidade, seu destino eterno”, concluiu o Papa.

QUINTO DIA DO NOVENÁRIO

"A fé dos vaqueiros faz canção no Hino de Florânia" é o tema deste dia dentro do novenário da Festa do nosso Padroeiro São Sebastião.
Às 6h30min o Pe. Carlos celebrou Missa na Capela de São José na Fazenda Condado.
Às 15h teremos o Terço da Misericórdia na Igreja Matriz.
Às 19h termos mais uma novena que terá como pregadora a Professora Ana Maria Azevedo.
Após a novena teremos o Chá das Damas na Casa de Cultura.

AGENDA PARA DESPEDIDAS A ZILDA ARNS

As Coordenações da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa informaram a Agenda Oficial do Velório da Dra. Zilda Arns Neumann.
O avião da Força Aérea Brasileira partiu ontem, 14/01/2010, as 20 horas (horário de Brasília) de Porto Príncipe, Haiti, rumo à Brasília, chegando por volta das 2 ou 3 horas da manhã.As 8 horas da manhã desta sexta-feira, dia 15/01/2010, o avião com o corpo da Dra. Zilda seguiu para o Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, chegando por volta das 10 horas da manhã.O corpo foi levado diretamente do aeroporto para o Palácio das Araucárias, no Centro Cívico de Curitiba. Iniciou-se o velório público e será possível a visitação e o o último adeus à nossa saudosa Dra. Zilda Arns Neumann.

Missa de Corpo Presente

No dia 16 de Janeiro de 2010, sábado, às 14 horas será celebrada uma Missa de Corpo Presente em memória da Dra. Zilda Arns Neumann no Palácio das Araucárias em Curitiba, sede do Governo do Estado do Paraná.

A Santa Missa será exibida em telões na Praça Nossa Senhora de Sallete - situada nas proximidades do Palácio das Araucárias - para que o povo possa acompanhar a celebração.
Também será transmitida pela TV Paraná Educativa TVE em rede aberta de TV e pela Internet.
No Portal da Pastoral da Criança será disponibilizado um link para a transmissão da Missa de Corpo Presente pela Internet.

Após a Santa Missa haverá o sepultamento no Cemitério da Água Verde, em Curitiba-PR, em cerimônia restrita aos familiares.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

QUARTO DIA DO NOVENARIO

"Flores: Pe. Ibiapina fez deste chão terra de missão" é tema deste dia dentro das festividades do nosso padroeiro São Sebastião.
As 8h aconteceu a Celebração da Missa de Cura e Libertação presidida pelo Pe. Carlos e logo mais às 19h teremos mais uma novena que terá como pregador Manoel César Fabricio - Leigo Josefino.
As pessoas que por algum motivo não podem estar fisicamente entre nós poderão aconpanhar as celebrações pela Rádio FM Ibiapina e pela Web Rádio Amor Eterno (www.radioamoreterno.com).

PE. CARLOS LAMENTA MORTE DE ZILDA ARNS

Logo que soube do falecimento de Zilda Arns, o Pe. Carlos Eduardo celebrou missa na intenção de sua alma e lamentou a sua morte. Falou que seu exemplo deve iluminar nossa caminhada de solidariedade e que os lideres da Pastoral da Criança e Pastoral da Pessoa Idosa, que desempenham suas atividades em nossa Paróquia, devem espenhar-se para que sua lembrança continue viva entre nós, nas nossas atividades diárias, em cada visita que fazemos, a cada celebração da vida, a cada encontro de formação. Lutando para que tenhamos vida e vida em abundância, como deseja o Cristo.

SOBRINHO DE ZILDA ARNS DESCREVE O FALECIMENTO DA TIA

O senador Flávio Arns, sobrinho da doutora Zilda Arns, informou hoje, 14, de Porto Príncipe, Haiti, que o corpo de sua tia já está na base do Exército brasileiro naquele país. A liberação e transferência do corpo para o Brasil está dependendo de um documento, que está sendo providenciado pela família.

Diferentemente do que o site da CNBB relatou no dia de ontem, 13, quando a assessoria de imprensa da Pastoral da Criança havia informado que doutora Zilda não havia proferido o seu discurso, no Haiti, ao grupo de religiosos locais, Flávio Arns relatou as circunstâncias da morte da tia: “A Dra. Zilda estava em uma igreja, onde proferiu uma palestra para cerca de 150 pessoas. Ela já tinha acabado seu discurso e estava conversando com um sacerdote, que queria mais informações sobre o trabalho da Pastoral da Criança. De repente, começou o tremor. O padre que estava conversando com ela, deu um passo para o lado e a Dra. Zilda recuou um passo e foi atingida diretamente na cabeça, quando o teto desabou. Ela morreu na hora.

Segundo Flávio Arns, a Dra. Zilda não ficou soterrada. “O corpo não sofreu ferimentos, somente a cabeça foi atingida. O sacerdote que conversava com ela sobreviveu. Já outros 15 sacerdotes que estavam próximos a ela faleceram”.

Em um trecho de seu discurso, doutora Zilda diz:”Todos nós estamos aqui, neste encontro, porque sentimos dentro de nós uma forte chamada a difundir no mundo a boa notícia de Jesus. A boa notícia, transformada em ações concretas é luz e esperança para a conquista da Paz nas famílias e nas nações. A construção da Paz transforma os corações das pessoas e tem seu fundamento no amor, que tem suas raízes na gestação e na primeira infância, e se transforma em fraternidade e responsabilidade social”.

Outras informações acesse o site da Pastoral da Criança. www.pastoraldacrianca.org.br

HOMEM QUE ATIROU EM JOÃO PAULO II VAI RECUPERAR LIBERDADE

Ali Agca pretende se associar com o escritor Dan Brown para escrever um livro

Ali Agca, o homem que atirou em João Paulo II no dia 13 de maio de 1981, sairá da prisão de Sincan, na periferia de Ankara, no próximo dia 18 de janeiro. A notícia foi confirmada por seu advogado, Haci Ali Ozhan.

O prisioneiro alega que, uma vez livre, quer fazer duas coisas: visitar o túmulo de João Paulo II e escrever um livro para contar sua vida.

Para fazer isso, Ali Agca afirmou que entrou em contato com o escritor norte-americano Dan Brown, autor do famoso livro de ficção “O Código Da Vinci”.

“Vou proclamar a perfeita cristandade que o Vaticano nunca entendeu”, disse Ali Agca, de 52 anos, em uma carta enviada ao diário The Sunday Times.

Depois de recuperar sua liberdade, Agca fará uma entrevista exclusiva estimada em dois milhões de dólares com uma emissora de TV cujo nome é desconhecido.

O homem que disparou contra João Paulo II pagou uma pena de quase 29 anos, não somente pela tentativa de assassinato, mas também por assassinar o jornalista Abdi Ipekci diretor do jornal liberal Millyet, na capital turca, em 1978.

Agca era um assassino profissional que trabalhou na Bozkurtlar e Lobos Cinzentos, organizações terroristas de extrema direita e muito próximas à atmosfera do fundamentalismo islâmico.

A MÃO QUE DESVIOU A BALA

O atentado contra João Paulo II ocorreu em 13 de maio de 1981, quando o pontífice saudava os peregrinos no papamóvel, antes de iniciar a audiência pública na praça de São Pedro. Nesse momento, Agca disparou contra o Papa. O primeiro tiro atingiu o abdômen, seu dedo desviou o segundo tiro, que estava a ponto de acabar com sua vida.

Para esse dia João Paulo II tinha preparado uma catequese dedicada a comemorar os 90 anos da publicação da Encíclica Rerum novarum, de Leão XIII.

O Papa caiu para trás nos braços de seu secretário que hoje é cardeal e arcebispo de Cracóvia, Stanislaw Dziwisz. O segundo tiro atintiu o cotovelo. Nesse episódio dois peregrinos ficaram feridos, Annie Odre, de origem polonesa e Rose Hall, jamaicano.

O Papa foi transferido de imediato à Policlínica Gemelli, onde foram realizas intervenções cirúrgicas que duraram cinco horas, enquanto os peregrinos começaram a chegar de maneira espontânea à praça.

Alguns poloneses colocaram na cadeira onde o Papa ia se sentar uma imagem da virgem de Czestochwa, à qual tinha uma devoção especial.

Depois de retomar a consciência, João Paulo II começou a orar pelo irmão que havia disparado contra ele, a quem tinha dado o sincero perdão.

Durante sua recuperação, João Paulo II se dedicou a escrever a encíclica Laborem Exercens, sobre os direitos humanos dos trabalhadores, que foi publicada em 14 de setembro do mesmo ano. As audiências públicas foram suspendidas até o dia 8 de outubro de 1981.

Um ano depois do atentado, João Paulo II viajou a Fátima para agradecer a Virgem por seu estado de saúde. Dois anos mais tarde visitou Ali Agca na cadeia. Anos depois recebeu a sua mãe Muzeyen Agca em audiência privada.

João Paulo II repetia constantemente que uma mão foi a que disparou a bala e outra - a da Virgem de Fátima - a que desviou.

Por Carmen Elena Villa

PAPA RECEBE JOVEM QUE O FEZ CAIR NA NOITE DE NATAL

Declaração do porta-voz vaticano, Pe. Lombardi

O Papa Bento XVI teve hoje, após a audiência geral, um breve encontro privado, em uma sala contígua à Paulo VI, com Susanna Maiolo, a jovem que o agrediu na noite de Natal.

Assim afirmou em um comunicado o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, acrescentando que a jovem, que estava hoje acompanhada por dois familiares, “expressou ao Santo Padre sua pena pelo ocorrido no início da celebração da noite de Natal”.

“O Papa quis manifestar-lhe seu perdão, como também seu próprio interesse cordial e bons desejos por sua saúde”, acrescentou o porta-voz vaticano.

Como em outras ocasiões, o Pe. Lombardi confirmou que “o processo empreendido pela magistratura do Estado da Cidade do Vaticano continuará seu curso até sua conclusão”.

O incidente ocorreu durante a procissão de entrada da Missa do Galo, na Basílica de São Pedro, quando Susanna Maiolo, de nacionalidade italiana e suíça e com antecedentes de desequilíbrio psicológico, pulou a barreira e, apesar da intervenção dos seguranças, conseguiu chegar até o Santo Padre e agarrá-lo pelo pálio, fazendo-o perder o equilíbrio e cair.

Ainda que a queda do Santo Padre não tenha tido consequências, o cardeal Roger Etchegaray, de 87 anos, também caiu e fraturou o fêmur, e teve de ser operado na Policlínica Gemelli pouco depois.

Susanna Maiolo foi internada em um centro de saúde para receber tratamento. Lá, recebeu a visita – segundo confirmou o Pe. Lombardi no dia 3 de janeiro – de Dom Georg Gaenswein, secretário pessoal do Papa, que lhe transmitiu “o interesse do Santo Padre pela sua situação”.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

TERCEIRO DIA DO NOVENÁRIO

"Seresteiros, tocadores e cantores: bendizei ao Senhor!" é o tema deste terceiro dia dentro do novenário da Festa do nosso padroeiro São Sebastião.

Logo mais ao meio dia teremos a celebração da Santa Missa diretamenta da Igreja Matriz presidida pelo nosso Pároco Pe. Carlos Eduardo. A novena desta noite terá como pregador o Pe. Héliton Marcone - Pároco de Cruzeta.

Lembramos ainda que todos os dias as Missas e novenas serão transmitidas pela nossa Rádio Ibiapina FM e pela Web Rádio Amor Eterno (http://www.radioamoreterno.com).

FUNDADORA DA PASTORAL DA CRIANÇA MORRE NO TERREMOTO DO HAITI

Médica Zilda Arns, 75 anos, é irmã do cardeal Paulo Evaristo Arns

A fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, 75 anos, morreu no terremoto que atingiu o Haiti nesta terça-feira.

A notícia da morte de Zilda Arns foi confirmada pelo governo brasileiro hoje. Até o momento, foi confirmada a morte de mais quatro brasileiros. Trata-se de militares da MINUSTAH (Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti).

De acordo com informações do governo, Dra. Zilda caminhava pelas ruas de Porto Príncipe, ao lado de dois soldados, no momento do terremoto. Ela se encontrava no Haiti para uma missão da Pastoral da Criança.

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), sensibilizada pela tragédia, enviou o secretário-geral do organismo, Dom Dimas Lara Barbosa, nesta manhã, para Porto Príncipe, em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB).

Médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns é irmã do arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns. Mãe de cinco filhos e viúva desde 1978, dedicou a vida a causas humanas e solidárias.

Fundou a Pastoral da Criança em 1983, organismo de ação social ligado à CNBB, que tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças pobres e que promove, em função delas, também suas famílias e comunidades.

A Pastoral da Criança atua no Brasil por meio de 261 mil voluntários, que acompanham mais de 1,8 milhão de crianças e 95 mil gestantes, em mais de 42 mil comunidades de 4.066 municípios brasileiros.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

SEGUNDO DIA DO NOVENÁRIO

"Nas terras de Rossaurubu São Sebastião é invocado como protetor contra a fome, peste e guerra" é o tema deste segundo dia do novenário dentro da Festa de São Sebastião 2010. Logo mais ao meio dia teremos celebração da Santa Missa presidida pelo Pe. Carlos Eduardo. Às 19h teremos a segunda novena que terá como pregador o Pe. Rivaldo, pároco de Lagoa Nova.

Lembramos que as celebrações estão sendo transmitidas pela Rádio FM Ibiapina e pela Web Rádio Amor Eterno (www.radioamoreterno.com).

ENTREVISTA COM OLIVIER BONNASSIES

Entrevista com o diretor da Associação Maria de Nazaré sobre recente descoberta de casa do tempo de Jesus, na cidade de Nazaré.

– O anúncio, feito por arqueólogos israelenses da Israel Antiquities Authority, sobre a descoberta de uma casa do tempo de Jesus em Nazaré difundiu-se por todo o mundo. Em que contexto isso ocorreu?

– Olivier Bonnassies: A associação Maria de Nazaré que criamos na França em maio de 2001 está construindo nesse momento o Centro Internacional Maria de Nazaré, que irá em breve propor aos peregrinos, aos turistas e aos moradores da Terra Santa descobrir o mistério da Mãe de Deus e o conjunto da fé cristã a partir de recursos multimídia modernos.

Para isso adquirimos três prédios em frente à Basílica da Anunciação, no centro de Nazaré, e dois outros prédios da antiga escola São José, das Irmãs de São José da Aparição.

O pátio desta antiga escola foi escavado cerca de três metros para os trabalhos que estão sendo realizados, foi quando os trabalhadores encontraram paredes antigas. Então foi interrompido o trabalho e houve intervenção dos arqueólogos israelenses.

– Como são desenvolvidas as escavações?

– Oliver Bonnasseis: São realizadas ao nosso cargo, sob a direção de Dror Barshod, diretor do Distrito Norte da Israel Antiquities Authority.

A responsável pelas escavações, Yardenna Alexandre, e sua equipe, começaram a escavar primeiramente um quadrado de cerca de 10 metros laterais em setembro de 2009.

Como os resultados foram muito interessantes, foi feito um segundo quadrado, entre novembro e dezembro de 2009.

Yardenna é uma grande especialista que trabalhou na maior parte das últimas obras da Galileia, suas conclusões foram aprovadas pelo Pe. Eugenio Aliata, que é o maior especialista franciscano, assim como o Pe. Frédéric Manns, do Studim Biblicum Franciscanum, que também supervisiona as coisas bem de perto.

Nesse momento, depois de pedir sua opinião, temos a intenção de prosseguir as investigações em outras partes do pátio de entrada da escola, para descobrir mais uma das paredes da casa, porém vamos esperar a estação de estiagem, para fazer as escavações em melhores condições. Assim será mais fácil encontrar moedas ou outras cerâmicas.

O que foi descoberto nesse lugar?

– Oliver Bonnassies: O mais interessante é ter encontrado um grande número de vasilhas de cerâmica que datam do período helenístico (entre os anos de 300 a.C. e 67 a.C.) e do período romano tardio (do ano 67 a.C. até o século primeiro depois de Cristo), assim como os restos das paredes de uma casa composta por vários cômodos e um pátio, que data também o período helenístico e o primeiro período romano tardio.

Também são muito interessantes os utensílios de cozinha de pedra encontrados, característicos das famílias judias piedosas, devido as regras dos rituais de purificação. (cf. Tratado Mishna Kelim).

Já havia grande número de elementos em Nazaré para provar a existência desse pequeno povoado judaico nos tempos de Cristo, mas até agora nunca foram descobertos os restos de uma casa. E está situada a apenas 100 metros do lugar da Anunciação!

Esses descobrimentos se situam realmente em um lugar especial bem situado!

– Olivier Bonnassies: Isso é algo que não importa de imediato, mas o futuro Centro Internacional Maria de Nazaré estará situado no centro de um pequeno quadrilátero de apenas 300 metros laterais que define, segundo a tradição, o coração do entorno da vida histórica da vida de Jesus e da Sagrada Família durante trinta anos em Nazaré, entre a casa de Maria, a oficina de José, a Sinagoga, e a tumba do Justo, também atribuída a José.

– Poderia descrever brevemente os lugares e os descobrimentos arqueológicos que foram realizados?

– Olivier Bonnassies: O lugar mais importante de Nazaré é obviamente a gruta da Anunciação, escavada numa rocha, que é, segundo a grande tradição da Igreja, o lugar do anúncio do Anjo Gabriel à Virgem Maria.

Sobre esse lugar santo foi construída a Basílica da Anunciação, o coração de Nazaré e de seu mistério.

“O Anjo se aproximou dela”, diz o Evangelho. A casa de Maria se apoiava com três paredes sobre essa gruta, como muitas casas da Galileia, e como a casa que acaba de ser descoberta: as partes esculpidas na rocha, “construídas sobre a rocha”, diz o Evangelho, são sólidas, frescas no verão e quentes no inverno.

Também foi encontrada uma dezena de cisternas escavadas na rocha dentro desse perímetro, o que mostra a preocupação cotidiana para economizar e utilizar bem a água.

O nível do século I é visível desde o exterior da Basílica. O Pe. Bagatti, que dirigiu as escavações para os franciscanos nos anos 60, publicou duas obras sobre os descobrimentos de Nazaré.

Lá, foram encontrados algumas poucas cerâmicas do século I e muitas outras do século III. A edição deMonde de la Bible dedicado a Nazaré resume bem tudo isso.

– Quais são os outros elementos arqueológicos encontrados a cem metros de lá, abaixo da igreja de São José?

– Olivier Bonnassies: Abaixo da igreja de São José foram encontrados espaços de banhos rituais difíceis de datar, mas certamente muito antigos.

Uma tradição oral atribui este lugar a São José, porque ali estaria a oficina de José. Isso pode parecer superficial, mas deve-se ter cuidado para não negligenciar as tradições.

Monsenhor Marcuzzo, bispo latino em Narazé que acompanha o projeto “Maria de Nazaré”, lembra que essas tradições são muito sérias e que nunca foram consideradas erradas pela arqueologia. Pelo contrário, os descobrimentos arqueológicos sempre as reforçam.

– Existem exemplos?

– Oliver Bonnassies: Existe um muito bom, na mesma Nazaré, quando as Irmãs de Nazaré se instalaram aqui no século XIX, adquiriram um terreno conhecido localmente como a “Tumba do Justo”, mas nada poderia sugerir a verdade dessa tradição.

As Irmãs ainda acreditavam que haviam dito isso simplesmente para fazê-las pagar mais caro pelo terreno!

Enfim, uma década mais tarde, uma irmã que trabalhava a terra, viu que abaixo dela havia caído uma planta, descobrindo um buraco. Os pesquisadores, avisados, começaram a buscar e escavar.

Os descobrimentos locais que podem ser visitados atualmente (solicitando às Irmãs de Nazaré) são verdadeiramente impressionantes e são identificados por quatro níveis, com as casas, as cisternas, os mikvés (banhos rituais) e uma via romana em desuso, abaixo dela se encontra uma magnífica tumba principesca do século I, escavada na rocha e fechada com uma pedra que rola.

Estava certamente alí a “Tumba do Justo” e esta tumba poderia perfeitamente ser a tumba de José, o Justo (Mt 1,19), digna de um príncipe da casa real de Davi. Também foram encontradas cerâmicas do século I.

Como pode ter certeza?

– Olivier Bonnassies: Não há provas formais, mas o princípio do projeto “Maria de Nazaré” começou com uma oração para São José na Tumba do Justo, e foi imediatamente escutada! Essa Tumba é o terceiro lado do quadrilátero.

– E qual é o quarto?

– Oliver Bonassies: A Sinagoga de Jesus, ao lado da Igreja Melquita. A construção que vemos hoje é do final do século XVIII, e hoje não há nenhuma escavação neste lugar, mas existe uma tradição.

Aqui Jesus rezava com frequência na Sinagoga; representava também um lugar muito importante para Ele, como sua casa, seu lugar de trabalho.

O Centro mariano que estamos construindo terá a graça de estar situado no meio desses quatro lugares de veneração da memória de Cristo e de sua Mãe, no coração do mistério de Nazaré.

– Então Jesus conheceu a casa que foi descoberta?

– Olivier Bonnassies: Jesus passou aqui a maior parte de seus trinta primeiros anos de vida, como demonstra o Evangelho.

Não se pode imaginar nem por um instante que Ele não conhecesse perfeitamente esta casa. Jesus, Maria e José conheceram esta casa.

– Quais outras descobertas realizaram com estas escavações?

– Olivier Bonnassies: Quando começamos os trabalhos do Centro mariano, avistamos uma cisterna escavada na rocha a cerca de 50 metros do pátio da escola. Encontramos outras duas, uma bem grande, inclusive, de sete metros de altura e quatro de largura.

Os arqueólogos israelenses encontraram outra, que ainda não veio totalmente à luz.

Também há um esconderijo escavado na rocha encontrado abaixo da pedra talhada e totalmente vazio. Nele cabem 5 ou seis pessoas.

Finalmente, além dos restos encontrados do período helenístico e romano, existe um muro do século XV, de menor interesse arqueológico, que poderia ser eliminado.

– Há outros lugares destacados em Nazaré no âmbito arqueológico?

– Olivier Bonnassies: Além dos cinco lugares que comentamos, que estão próximos ao lugar santo da Anunciação, há outro lugar muito antigo: a Fonte de Nazaré, situada a 500 metros ao norte da casa de Maria.

Acredita-se que o antigo povoado se instalou entre estes dois lugares: da Fonte à Tumba do Justo, tendo em vista que as tumbas estavam no exterior dos povoados, por razões de pureza ritual.

A Fonte data, sem dúvidas, do tempo de Cristo: as escavações realizadas em 2000 neste lugar permitiram encontrar vestígios de uma via romana próxima.

Uma Igreja ortodoxa muito bonita se eleva sobre este lugar onde uma tradição evoca o primeiro encontro da Virgem com o anjo Gabriel, antes da Anunciação.

– Há mais alguma coisa?

– Olivier Bonnassies: Sim, muitas coisas em Nazaré. As cerâmicas e moedas encontradas são árabes e muçulmanas, como o balneário de Jericó da época oméia, que imita as termas romanas de Bet Shéan, com os hipocaustos diferentes.

Podem-se datar entre o século VII e VIII, mas o tamanho das estufas de madeira confirma que estavam ali desde as origens e justo na época dos bosques grandes ao redor de Nazaré, para permitir o aquecimento constante de grandes quantidades de água. Estes bosques desapareceram na modernidade.

O clima no entorno mudou e a área se converteu em desértica e rochosa, mas é preciso mostrar Nazaré vista de outra maneira.

– Esta não é a ideia feita de Nazaré e da Terra Santa atualmente.

– Olivier Bonnassies: Nós possuímos muitas ideias falsas. Por exemplo, no Evangelho, Nazaré sempre é chamada de cidade, do grego “Polis”, e não povoado, do grego “Komé”, o que já implica certo tamanho, entre 50 e 100 casas, segundo estimativas.

Outro exemplo, referente à topografia: se as colinas não tivessem muitas mudanças em sua forma geral, o caminho que margeia a Basílica da Anunciação foi até o século XVII um canal por onde corria um pequeno riacho.

Outra ideia que deve ser corrigida: todos os restos do século I encontrados tanto aqui como em Jerusalém demonstram a qualidade das construções, as pedras talhadas, os objetos, que marcam uma civilização estruturada, distante das caricaturas feitas por imagens e filmes, que mostram um povo de Jesus e de Maria vivendo como os primitivos na sujeira.

– Para quando é o projeto de Maria de Nazaré?

– Olivier Bonnassies: O Centro Internacional Maria de Nazaré deveria abrir as portas no final de 2010. Mas a capela que está situada na parte superior, nos terraços, com uma espetacular vista da Basílica, será consagrada no dia 25 de março de 2010, pelo Patriarca Latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal acompanhado de vários bispos da Terra Santa.

É um modo de continuar confiando tudo à Província de Deus, porque será necessário muito esforço e muito trabalho para concluir tudo.

SANTUÁRIO DE FÁTIMA EM PORTUGAL É VITIMA DE VANDALISMO

A igreja da Santíssima Trindade e quatro estátuas, no Santuário de Fátima, foram alvo de vandalismo nesse final de semana.

Em comunicado de imprensa divulgado na manhã de hoje, o Santuário de Fátima dá conhecimento “de um abuso levado a cabo no passado fim-de-semana, na madrugada de domingo, dia 10 de janeiro”.

Quatro estátuas que ladeiam a Igreja da Santíssima Trindade (na Praça João Paulo II, as estátuas dos papas Paulo VI e João Paulo II e, na Praça Pio XII, a do papa Pio XII e a do bispo D. José Alves Correia da Silva) e a própria igreja, no exterior, sofreram inscrições tipo graffiti, com as palavras "Islão", "Lua", "Sol", "Muçulman" e "Mesquita".

De acordo com o Santuário, já nesta segunda-feira “decorrem os difíceis trabalhos de remoção das inscrições”.

“Ao dar conhecimento desta ocorrência, e desconhecendo os autores deste ato, o Santuário torna pública a sua tristeza e informa que o assunto está entregue às entidades policiais”, destaca o comunicado.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

PRIMEIRO DIA DO NOVENÁRIO

Aconteceu ao meio dia desta segunda-feira, 11, na Igreja Matriz de São Sebastião a Celebração da Santa Missa presidida pelo Pe. Carlos e logo mais às 19h acontecerá a primeira novena da Festa que terá como tema: De onde viemos? Que fé trouxemos? e terá como pregador o Pe. Gil da cidade de São Vicente.

domingo, 10 de janeiro de 2010

EVANGELHO DO DOMINGO

Por Dom Jesús Sanz Montes, ofm, arcebispo eleito de Oviedo
Publicamos o comentário ao Evangelho deste domingo, solenidade do Batismo de Jesus (Lc 3, 15-22), redigido por Dom Jesús Sanz Montes, ofm, bispo de Huesca e de Jaca, arcebispo eleito de Oviedo.
* * *
Deus, mais uma vez, como já fez ao escolher sua forma de nascer humano, não coincidirá talvez com nossos gostos refinados ou com nossas ideias perfeccionistas, nem com nossas eficácias infalíveis.
Ou será que nos surpreende que Deus tenha querido vir a nós do “escândalo” de uma família peregrina, sem alojamento nem seguranças, ao abrigo do deus-dará? Será que já não nos comove que aquele divino mensageiro passe a maior parte da sua vida “como se não fosse nada nem ninguém”, aprendendo a viver humanamente, para poder depois nos ensinar para sempre o que significa viver com humana dignidade?
E assim chegou o dia, o fruto maduro, a hora da estreia. Mas esse Jesus homem-Deus tampouco agora realizará algo espetacular para dar início ao seu ministério público. Não convocará coletivas de imprensa nem fará declarações. Como qualquer um entre aqueles pecadores (ainda que Ele não tenha conhecido o pecado), como mais um daqueles que oravam ao Deus buscado (ainda que Ele fosse uma só coisa com o Pai). Aparentemente nada especial, mas ali estava tudo nessa tripla solidariedade de Deus, que se une sem cerimônias a um povo, que aparece como um pecador, que tem necessidade de orar. E tripla será também a resposta do Pai: abrirá os céus, descerá o Espírito e fará a confissão de um amor predileto.
Por Jesus, na fila comum como um dentre tantos outros, podemos entrar na morada de Deus, que Ele abriu para nós. Por Jesus, na fila dos pecadores, o pecado não será a última palavra que nossa vida poderá escutar como algo fatal e sem saída. Por Jesus, na fila dos que buscam a Deus para orar e escutá-lo, descerá o Espírito como no primeiro dia da criação, transformando todo o nosso caos em beleza e harmonia.
O batismo de Jesus, depois daquele primeiro ato em seu Natal, será o segundo gesto de abraçar a nossa humanidade. O último ato será a doação suprema da sua vida no drama da cruz, o testemunho mais alto de um amor que não evitou amar-nos até a dor, até a morte, até o final ressuscitado.
Nós, irmãos e discípulos de tal Senhor, somos convidados a entrar na fila também, na comunhão solidária com todos os homens. Os cristãos também querem entrar na fila dos que não renunciam à cruz, à espera de que algo novo, que nasce cada dia, possa abrir para todos os homens os céus da luz e da vida, e seu Espírito nos encha com sua força, e seu Pai anuncie sobre nós o final de todos os lutos e orfandades, porque também cada homem e cada mulher são, em Jesus, amados prediletos de um Deus que nos ensina a ser humanos.

sábado, 9 de janeiro de 2010

JOVEM DE 18 ANOS SERÁ BEATIFICADA

Chiara “Luz” Badano, bela italiana e esportista, pertencia ao movimento dos Focolares

Por Jesús Colina

Logo a Igreja proclamará beata uma jovem falecida em 1990, aos 18 anos: trata-se de Chiara “Luz” Badano.
Bento XVI aprovou a publicação do decreto que reconhece um milagre realizado por Deus graças à intercessão desta jovem italiana, bela esportista, no dia 19 de dezembro.
É o primeiro membro do Movimento dos Folcolares, fundado por Chiara Lubich, que alcança este objetivo.
Maria Voce, presidente dos Folcolares, comenta que o reconhecimento “nos anima a acreditar na lógica do Evangelho, do grão de trigo que cai na terra, morre e produz frutos”.
“Seu exemplo luminoso nos ajudará a divulgar a luz do carisma e anunciar ao mundo que Deus é Amor”, completa a sucessora de Chiara Lubich.
Uma descoberta: Deus é Amor
Chiara nasceu em Sassello, no norte da Itália, no dia 29 de outubro de 1971.
Aos nove anos tomou conhecimento do Movimento dos Focolares, ao participar com seus pais, em Roma, da Family Fest, um encontro mundial organizado por esta realidade eclesial que teria futuramente um impacto decisivo para os três membros da família.
A jovem era extremamente ativa no Movimento Gen (Geração Nova), dos Focolares, onde descobriu que Deus é Amor.
“Surpresa” dolorosa
Ela tinha 17 anos quando sentiu uma forte dor nas costas durante uma partida de tênis. Logo nos primeiros exames os médicos se deram conta que se tratava de câncer nos ossos.
Com o passar do tempo, as hospitalizações tornaram-se mais frequentes e os tratamentos cada vez mais dolorosos. Depois de cada “surpresa” dolorosa, Chiara repetia: “Por ti, Jesus, se Tu queres, também quero!”.
Logo uma das provas mais duras chegaria: Chiara não conseguia mais movimentar as pernas. Uma dolorosa operação não ajudou em nada. A dor era imensa. Disse a uma de suas amigas: “Se tivesse que escolher entre caminhar e ir ao Paraíso, não teria dúvidas, escolheria o Paraíso. Agora, somente isso me interessa”.
Chiara "Luz"
Sua relação com Chiara Lubich, que a chamava de “Luz” (Chiara Luce), foi-se tornando cada vez mais intensa.
Quando no verão de 1990 os médicos decidiram interromper os tratamentos, devido a irreparável enfermidade, no dia 19 de julho, a jovem informou Chiara Lubich com as seguintes palavras: “A medicina depôs as armas. Ao interromper os tratamentos, as dores na coluna aumentaram, quase não posso me mover. Sinto-me tão pequena e o caminho que devo percorrer é tão duro... Frequentemente tenho a impressão de que sou sufocada pela dor. É o esposo que sai ao meu encontro, verdade? Sim, eu também repito com você ‘se Tu queres, também quero’... Contigo estou segura de que junto a Ele conquistaremos o mundo!”.
Chiara Libich respondeu: “Não tenha medo, Chiara, de dizer-lhe ‘sim’, repetidamente. Ele lhe dará forças, tenha certeza disso. Eu também rezo por isso e sempre estou contigo. Deus te ama intensamente e quer penetrar na intimidade de sua alma. Fazer com que experimente gotas do céu. ‘Chiara Luz’ é o nome que pensei para você. Gosta? É a luz do Ideal conquistado pelo mundo”.
Chiara faleceu no dia 7 de outubro de 1990. Havia preparado tudo: as canções de seu funeral, as flores, o penteado, o vestido – branco, de bodas. As últimas palavras que dirigiu para sua mãe foram: “Seja feliz, eu sou!”.
Quando seu pai perguntou-lhe se queria doar as córneas dos olhos, respondeu com um sorriso de aprovação.
A causa da beatificação foi aberta em 1990 e o milagre reconhecido deu-se na cidade italiana de Trieste.
No momento do fechamento desta edição, seu perfil no Facebook (Chiara Luce Badano) contava com 2.900 membros.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

OS JOVENS E O PAPA NA INTERNET


Pope2you é o portal eletrônico da Santa Sé que tem o intuito de unir os jovens do mundo com o Papa. O site começa o ano oferecendo às pessoas a oportunidade de enviar aos amigos mensagens de paz dadas por Bento XVI, além de enviar ao próprio Papa mensagem de um feliz ano novo.
A mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz pode ser compartilhada com os usuários do Facebook e toda a rede, explica o sacerdote italiano Paolo Padrini, responsável do site.
A iniciativa continuará devido ao êxito da experiência natalina, que permitiu aos milhares de jovens, de todo o mundo, enviar saudações de Natal ao Santo Padre.
O padre Padrini explica que, neste mês de janeiro, “como o mês da paz, através do portal www.pope2you.net, poderão ser enviadas mensagens de paz que serão entregues ao Santo Padre, tal como aconteceu com as felicitações natalinas”.
“As mensagens são enviadas ao mundo, criando assim, ao seu redor, uma rede de difusão da mensagem de paz”, segue explicando.
Por meio de uma mensagem em vídeo, o arcebispo Cláudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, através de H2Onews.org, explica que “Pope2you deseja aproximar o Papa dos jovens e vice-versa”.
Ele esclarece que o objetivo consiste em “fazer com que os jovens conheçam realmente quem é Bento XVI, o que oferece à humanidade, com seu grande magistério, sua palavra, seu testemunho, sua delicada presença, caracterizada pela doçura, por uma mensagem profundamente rica e positiva”.

PEREGRINAÇÃO DE SÃO SEBASTIÃO 2010

Tem inicio hoje as peregrinações da Imagem de São Sebastião com celebração da Santa Missa na residência de Zé e Lena no Conhecido Bar da Rapa no Sitio Poço da Pedra. O Pe. Carlos convida a todos para estarmos juntos em oração nos preparando para a Festa do nosso glorioso Padroeiro São Sebastião 2010.

RAINHA DA PAZ

O Grupo de Evangelização Rainha da Paz nasceu com o objetivo especifico de evangelizar pela liturgia e concentrava seus trabalhos na Igreja do Santíssimo Sacramento. A partir da VII Assembleia Paroquial de Pastoral realizada no ultimo dia 03/01, o Rainha da Paz assume a Pastoral Liturgica a nível de Paróquia de São Sebastião de Florânia. Agracermos o SIM dado a nossa Paróquia e rezamos que esta nova etapa produza frutos cem por um.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

CNBB FAZ BALANÇO DA REFORMA AGRARIA EM 2009

A Comissão Pastoral da Terra do Regional Nordeste 2 da CNBB [Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte] divulgou o balanço da Reforma Agrária no ano de 2009. De acordo com a CPT Regional, o “ano que se encerra trouxe muitos desafios para os camponeses e envolvidos na luta pela Reforma Agrária” e “os trabalhadores se despedem de 2009 sem levar saudades e, para o ano de 2010 estarão firmes no enfrentamento de novos cenários e desafios”.

A CPT divulgou ainda que em 2009, o Governo brasileiro reafirmou o abandono total da pauta da Reforma Agrária, “com uma permanente paralisação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) com falta de recursos e de uma prioridade efeitva para essa fundamental política pública”.

O balanço da CPT destaca que em 2009, “o fortalecimento da aliança entre o estado e o latifúndio provocou o aumento da violência contra os trabalhadores rurais nas várias unidades federativas. O exemplo maior, segundo a Comissão, foi a “escalada da violência que gerou o aumento drástico de famílias despejadas em ocupações de terra neste ano de 2009 nos quatro estados.

Números

Os dados da CPT Nordeste 2 mostram que em 2008 foram registradas 40 famílias despejadas em Pernambuco, enquanto no ano de 2009 esse número subiu para 260 famílias. Na Paraíba, 34 famílias haviam sido vítimas de despejo dem 2008, crescendo ano passado para 106 famílias. No Rio Grande do Norte, onde em 2008 não foi registrado nenhum despejo, 150 famílias foram despejadas em processos de ocupação no ano de 2009. E o governo de Alagoas ampliou a sua condição de campeão da violência, tendo despejado 700 famílias neste ano de 2009, quando em 2008 o estado já havia expulsado a elevada quantidade de 447 famílias camponesas.Também ocorreu o aumento das agressões, prisões e ameaças contra os trabalhadores rurais nos estados do Nordeste. Somente no estado de Pernambuco, foram registradas 14 prisões em 2009, das quais várias foram vítimas de violentos despejos. Em áreas de conflitos indígenas, foram registradas mais de 30 ameaças de prisões contra os povos Xukuru, no município de Pesqueira, no agreste pernambucano.Enquanto isso, nesses estados acompanhados pela CPT NE 2, o Incra praticamente nada fez em relação às desapropriações, se limitando apenas a desapropriar áreas com processos muito antigos. A ação do Instituto foi centrada apenas na liberação de alguns créditos, sobretudo para reformas de casas. Outra ação priorizada, infelizmente, foi o incentivo do Governo às atividades de expansão do agronegócio também sobre agricultura familiar.

No setor sucroalcooleiro, aumentaram os investimentos públicos, o que consequentemente fez avançar a produção da cana de açúcar. Cresceram também os números de trabalho análogo à escravidão. Nos últimos dois anos (2008 – 2009) Pernambuco destacou-se entre os estados em que mais foram encontrados trabalhadores em situação de escravidão nos canaviais. De acordo com dados da CPT, em 2008 foram libertados 309 trabalhadores.

Em 2009, foram 369 trabalhadores libertados dos canaviais no estado. O caso mais emblemático de trabalho escravo em Pernambuco aconteceu em 12 de fevereiro, no município de Aliança, quando auditores do Ministério do Trabalho e Emprego libertaram 252 trabalhadores da Usina Cruangi S/A, dentre eles 27 menores, sendo que 6 com menos de 16 anos. Todos foram recrutados para o corte de cana e foram encontrados pelo Grupo Móvel de Erradicação do Trabalho Escravo sem as mínimas condições de trabalho e de dignidade humana. Um dos casos mais graves de violações aos direitos e a vidas dos trabalhadores, foi a descoberta, em novembro, de duas mortes de trabalhadores rurais em canaviais do estado de PE, com claras evidências de colapso por super-exploração do trabalho e da falta de acompanhamento da saúde e da segurança do trabalhador canavieiro por parte da usina empregadora.

O balanço da CPT foi fechado com uma conclusão, na qual a Comissão reafirma a posição dos trabalhadores que, em 2010, “continuarão não apenas resistindo à violência do latifúndio e do agronegócio, mas demonstrando, a partir de lutas concretas, que seguirão contribuindo para a construção de um país soberano, justo e sustentável, na defesa de uma reforma agrária profunda [...]”.

INICIATIATIVAS QUE PROMOVEM A PAZ

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) manifestou seu apoio às iniciativas “que promovem o encontro, o diálogo, a cooperação e a convivência pacífica entre pessoas, povos, culturas e religiões”.

O organismo episcopal manifestou-se a esse respeito em uma mensagem de início de ano, divulgada hoje. A CNBB considera que “a acolhida, o diálogo, a convivência pacífica e a cooperação são exigências fundamentais para toda a humanidade”.

A mensagem, assinada pela presidência da CNBB – chefiada pelo arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio – afirma que as diferentes expressões religiosas e culturais podem-se sentir irmanadas “na construção de um mundo de justiça, paz e liberdade para todos”.

“Afirmamos, assim, que a paz é possível e que a vida é um valor sagrado, cooperando para a realização de um dos anseios fundamentais de toda a humanidade”, destaca o texto.

OS 10 MELHORES FILMES ATUAIS DO PONTO ESPIRITUAL

Segundo o diretor do Departamento de Cinema do arcebispado de Barcelona, apresentamos os 10 melhores filmes do ponto de vista espiritual para que os filhos de Nossa Senhora das Graças possam ver filmes de qualidade e qu elevem o espirito.

Como todos os anos, o Prof. Peio Sánchez, diretor do Departamento de Cinema do arcebispado de Barcelona (Espanha), oferece sua avaliação sobre os 10 melhores filmes do ponto de vista espiritual.

Sánchez afirma que, ao fazer este elenco, ele o apresenta “como um material válido para a recuperação educativa e pastoral através do DVD. (...) Parece-nos hoje imprescindível escolher bem o que vemos para sermos pessoas melhores. E acreditamos que esse tipo de cinema convida a aprofundar nos grandes interrogantes, propõe um olhar aberto ao mistério de Deus”.

1. Gran Torino (2008), Clint Eastwood

“Em Gran Torino, Clint Eastwood soube contar uma história simples com uma enorme força dramática, apresentando temas espirituais de fundo, como o sentido do perdão, a redenção como sacrifício e o caminho da conversão. E do ponto de vista cristão, não somente apresenta uma imagem positiva da Igreja, representada no Pe. Janovich, mas também oferece uma poderosa imagem crítica nas decisões finais do protagonista.”

2. Jornada pela liberdade (2006), Michael Apted

“Esta homenagem a William Wiberforce – um parlamentar da Câmara dos Comuns, que dedicou, desde a sua juventude, sua atividade política à luta contra a escravidão e as injustiças sociais – apresenta-se com uma magnífica produção e uma série de atuações excepcionais. Marcada profundamente pela perspectiva social cristã, é um filme imprescindível para conhecer a força ética do Evangelho e sua herança em nossa cultura.”

3. Katyn (2007), Andrzej Wajda

“Surpreendente filme do mestre polonês Andrezej Wajda. Este testamento fílmico do genocídio de Katyn, perpetrado pelo comunismo soviético em 1940, afetou pessoalmente o diretor, já que seu pai era um dos 20 mil oficiais e cidadãos poloneses assassinados. Narrada a partir da perspectiva dos sobreviventes, especialmente mulheres, é um hino à reconciliação, da memória que busca a verdade. A fé católica é mostrada com intensidade em diversos momentos, mas de forma mais contundente nos últimos minutos.”

4. Quem quer ser um milionário? (2008), Danny Boyle

“O diretor Danny Boyle, de formação e convicções cristãs, soube contar uma dura história sobre a superação da miséria à vitória. Narrado como um conto de fadas, acompanha a história de três garotos que nascem nas barracas de Calcutá e como, a partir do protagonista Jamal, verão o triunfo da bondade e do amor, muito além da injustiça e da violência. A história nos apresenta uma intriga que move o espectador à esperança e que convida a reconhecer a presença da Providência, que acompanha os acontecimentos respeitando a liberdade, mas estimulando a bondade.”

5. O visitante (2007), Thomas McCarthy

“É a história de uma visita gratuita na qual se vê envolvido um obscuro professor universitário, genialmente interpretado por Richard Jenkins, que, após ficar viúvo, vive sem sentido e cuja vida se transformará em seu encontro com Tarek. Este sírio, que carrega a perseguição em seu coração, representa a alegria e a vontade de viver que faltam ao protagonista. Neste itinerário de transformação, veremos como cresce nele a sensibilidade e o compromisso, a capacidade de amar e o exercício responsável da liberdade. Um filme que, além do mais, é um grito contra a injustiça das leis migratórias.”

6. A caixa de Pandora (2008), Yesim Ustaoglu.

“O mal de Alzheimer da avó abrirá a caixa de Pandora da uma família que vive às margens da infelicidade, como se uma maldição caísse sobre eles quando a anciã, uma genial Tsilla Chelton de 89 anos, desaparece de casa. Com esta fuga, começa uma viagem rumo à verdade que envolverá todos eles, quando vão a uma aldeia de montanha na costa do Mar Negro. A lucidez da demência não conseguirá dobrar o desvario dos instalados na comodidade ou no fracasso; mas conseguirá mover os que sentem que a vida vai muito além e que sempre estão dispostos a subir uma montanha, ainda que as forças já sejam escassas. Uma aliança na qual os mais velhos transmitem a esperança aos mais jovens.”

7. A partida (2008), Yojiro Takita

“Daigo, um violoncelista desempregado, descobre sua vocação quando abandona Tóquio com Mika, sua mulher, e vai à cidade e à casa em que viveu sua infância. Um processo lento e surpreendente o converterá em um especialista em nôkan, ritual mortuário japonês que supõe uma recordação do defunto desde o ato de embalsamento. Em sua aprendizagem, vão se cruzando várias histórias de reconciliação dos vivos com os mortos e ele irá, pouco a pouco, abrindo sua própria história a um caminho de pacificação. O filme nos permite contemplar a morte com uma perspectiva diferente.”

8. O curioso caso de Benjamin Button (2008), de David Fincher

“Baseada em uma novela de F. Scott Fitzgerald, conta a vida singular de Benjamin: um estranho bebê que nasce sendo idoso e que, com o passar do tempo, acabará transformando-se em um bebê. Este estranho personagem, que terá um corpo que cresce ao contrário do seu espírito, oferece-nos um personagem que amadurece de uma forma diferente e que também terá que amar Daisy – seu fiel e verdadeiro único amor – de uma forma diferente, ainda que não por isso impossível.”

9. Le Hérisson (2009), Mona Achache

“Adaptação do famoso livro de Muriel Barbery, ‘A elegância do ouriço’, e que supõe o primeiro longa-metragem da diretora francesa Mona Achache. Baseia-se no contraste de dois personagens: por um lado, uma menina com um rico a inteligente mundo interior; por outro, a porteira do número 7 da rua Grenelle, uma mulher descuidada e um pouco antipática. Mas ambas terão um segredo que virá à tona com a chegada de Kakuro Ozu, um elegante viúvo japonês. Esta revelação servirá de desculpa para compreender o segredo profundo das pessoas e como às vezes o essencial não está nas aparências.”

10. Rio congelado (2008), de Courtney Hunt

“História sobre a resistência e a amizade de duas mulheres que começam em conflito, mas que criarão um profundo laço de solidariedade que tem como origem comum uma maternidade transcendida e o desejo de amar inclusive acima de suas forças. Dirigido por Courtney Hunt, apresenta os personagens com grande veracidade. A dureza e a desolação nas imagens nos permitem encontrar na alma das protagonistas uma generosidade desmedida, que devolve a confiança no ser humano, inclusive nas situações de solidão e limite que enfrentam.”