domingo, 28 de fevereiro de 2010

A IGREJA É SANTA?

Entrevista com o teólogo Miguel De Salis

Por Giovanni Tridente

A “santidade da Igreja” é um tema atual. Não somente por algumas notícias, como os escândalos que Bento XVI e os bispos irlandeses discutiram nessa terça-feira, mas também porque ela foi abordada por recentes documentos e atos pontíficios.

O tema está contido no volume Concidadãos dos santos e familiares de Deus. Estudo histórico-teológico sobre a santidade da Igreja, escrito pelo sacerdote português Miguel de Salis, professor da Faculdade de Teologia da Pontíficia Universidade Santa Cruz.
-No Prefácio do cardeal José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos, em seu livro, fala da santidade como “dom de Deus” e “resposta do homem a Deus”. Falta esse dom na Igreja do século XXI?
–Miguel De Salis: Creio que não. Não faltam nem o dom nem a resposta. Basta pensar no rastro deixado por pessoas como Madre Teresa, Padre Pio, Maximiliano Kolbe, Piergiorgio Frassati, João Paulo II e tantos outros, por mencionar alguns dos personagens importantes que marcaram a história recente.

–É possível ver a santidade através de alguma notícia publicada recentemente?

–Miguel De Salis:
É possível, mas às vezes é difícil de encontrá-la. Algumas notícias mostram feridas, e quando algo está ferido é difícil entender que outras partes do corpo estão sãs, que nem tudo está perdido. Entretanto, sabemos que todos os cristãos aqui na terra devem se converterem a cada dia, e é necessária uma purificação para poder ver a santidade. O Concílio Vaticano II recordava na Lumen Gentium (8) que “a Igreja, contendo pecadores no seu próprio seio, simultaneamente santa e sempre necessitada de purificação, exercita continuamente a penitência e a renovação”.

–Mas isso justifica o pecado?

–Miguel de Salis:
De forma alguma. Todo pecado é uma ação contra Deus e contra sua Igreja. Com certeza, ainda que houvesse somente um caso comprovado de abuso, se trataria de um ato gravíssimo em total contraste com o Evangelho, uma violência tremenda contra um filho de Deus. Não há que ter medo da verdade. Nossa fé é fundamentada por Cristo, não nos homens nem no fato de ter uma vida em que o pecado dos demais não se faz sentir tanto.

–Então, como compreender algumas das acusações dirigidas aos pastores da Igreja que não intervieram a tempo sobre alguns abusos?

–Miguel de Salis:
O Catecismo da Igreja (827) recorda que “todos os membros da Igreja, incluindo seus ministros, devem se reconhecer pecadores. Em todos, até o final dos tempos, o joio do pecado se encontra misturado com o bom trigo do Evangelho. A Igreja reúne portanto os pecadores alcançados pela salvação de Cristo, mas sempre em caminho de santificação”. É possível, como tem demonstrado a história, que aqueles que formam a Igreja atuem de forma contrária ao Evangelho, mas há muitos pastores (a Igreja tem mais de 5 mil bispos) que servem aos fiéis com uma dedicação e generosidade únicas. Basta pensar nos bispos presos na China, Vietnã e outros lugares do mundo. Ao invés de fazer a soma de tudo isso, deixe que Deus faça. Creio que isso nos convida a não desanimar.

Diante da experiência contrastante da santidade e do pecado na Igreja, é oportuno revisar experiências parecidas já vividas na história da Igreja e compreendê-las antes de inventar uma nova resposta. Isso supõe olhar ao nosso redor. Você percebe, quase com surpresa, que Deus segue habitando em nosso meio apesar de tudo. E isso tem duas consequências fundamentais.

Em primeiro lugar, nossa esperança não é ingênua nem inconsciente, mas está enraizada na certeza da ajuda de Deus. A segunda consequência é a responsabilidade de todos os fiéis na Igreja, fundada pelo chamado de Deus, a colaborar na missão. Em outras palavras, diante do pecado do outro é necessário responder com santidade e não com outro pecado. E ninguém disse que a resposta santa deve ser sempre passiva. Há espaço para a criatividade humana: os santos eram criativos.

–A Igreja é verdadeiramente santa?

–Miguel de Salis:
Tradicionalmente se explica a santidade da Igreja distinguindo dois aspectos. O primeiro é que é objetivamente santo nela: os sacramentos, a Palavra de Deus, a presença de Cristo e do Espírito Santo, a lei moral e todos os demais dons que Deus lhe deu para que realize a missão confiada.

O segundo inclui os frutos da santidade causada pelos dons divinos oferecidos, quer dizer, os santos e a habitual vida na graça de Deus, vivida aqui na terra. Mas essa forma de participar na santidade da Igreja não consegue explicar bem a influência do pecado na Igreja e, portanto, em sua santidade vivida.

–Então, como o senhor explica esses dois elementos nos tempos atuais?

–Miguel de Salis:
Sempre haverá um pouco de desordem na vida da Igreja e sempre haverá desafios que esperam uma resposta criativa que requer trabalho e tempo. A vida cristã é assim na terra: existe sempre a Cruz e esta é a porta de entrada ao Céu e à terra novos. Coloco um exemplo: o venerável Newman dizia, depois de estudar a história da Igreja antiga, que atrás de cada Concílio havia sempre uma grande confusão. Ainda existem confusões hoje, e talvez mais amplas através da mídia.

–Parece adequado o comportamento dos sacerdotes em países diversos?

–Miguel de Salis:
Olhe o número de sacerdotes que em todo o mundo serve aos fiéis, são cerca de 400 mil. Celebram a missa, fazem catequese, cuidam dos enfermos, ajudam as famílias... O bem não faz ruído nem aparece nos jornais, mas o mal sim.

Basta olhar o número de sacerdotes mortos nesses últimos anos por seu compromisso com as pessoas mais pobres, ou o número de sacerdotes que sofrem perseguição por causa da fé e da defesa dos direitos humanos.

Todavia, é necessário entender que frequentemente as notícias são apresentadas de tal maneira que nos chamam a atenção. E em tempos onde a secularização é tão forte, como agora, a proporção de comportamentos equivocados entre os sacerdotes está nos mesmos níveis, ou menores, que a proporção entre os cidadãos que compõem as sociedades ocidentais.

Isso não exclui que tenham existido casos graves que podem não ter sido tratados adequadamente, e por isso a hierarquia tomou nota e tentou resolver os problemas, pedindo o perdão se necessário.

-Mas não parece que há detrás um comportamento contraditório?

–Miguel de Salis:
Claro. Quando experimentamos o contraste em que um cristão faz e o que pretende fazer, encontramos a contradição. Nestes casos é tão contraditório quanto um membro fiel laico como um membro da hierarquia ou um religioso. O dom da liberdade humana pode se dirigir a fazer o bem ou o mal, também enquanto formarmos parte da Igreja, sejamos ou não sacerdotes. Isso não deve assustar, se se tem fé em Deus e não no comportamento dos homens de Deus. Ao mesmo tempo, não devemos renunciar ou se acostumar contra o incentivo ao pecado, porque Deus pediu para nós transmitirmos com nossa vida o amor que ele tem por nós. Seguindo a atitude de Cristo, estamos chamados a responder com a santidade e a conversão na qual Deus nos ajuda com sua graça.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

O QUE A IGREJA PODE ESPERAR DA PRÓXIMA GERAÇÃO

A Igreja Católica nos Estados Unidos pode esperar muito dos seus membros de 18 a 29 anos de idade. Mas também tem muito trabalho pela frente, na proclamação da mensagem de Cristo à seguinte geração.

Uma nova pesquisa dos Cavaleiros de Colombo e Maristas, publicada no dia 11 de fevereiro, oferece um perfil das perspectivas dos “milenários”, aqueles no grupo de idade entre 18 e 29 anos.

Muitos dos resultados da pesquisa são animadores: 85% dos “milenários” católicos acreditam em Deus, por exemplo, e suas principais prioridades são casar-se e formar uma família, além de estar mais perto de Deus.

Mais de 80% destes católicos também acreditam que o compromisso matrimonial está sendo desvalorizado.

Cerca de 60% dos entrevistados reconhecem que o aborto é ruim, assim como a eutanásia.

Aceitável?

No entanto, a influência da cultura está marcada também nos católicos adultos jovens. Por exemplo, 82% deles consideram a moral católica como “relativa” e só uma pequena maioria dos católicos praticantes (54%) está de acordo com ela.

E a definição do que é moralmente aceitável reflete uma hierarquia de valores pouco clara: 37% dos jovens do milênio consideram “moralmente aceitável” realizar pesquisas médicas com células-tronco embrionárias.

Talvez o mais animador seja que os católicos do milênio (65%) afirmam que estão muito ou bastante interessados em aprender mais sobre sua fé.

Segundo o cavaleiro supremo, Carl Anderson, os líderes da Igreja precisam compreender a perspectiva da próxima geração de adultos católicos.

“Os católicos do milênio apoiam o ensinamento da Igreja em uma ampla variedade de áreas, incluindo temas polêmicos como o aborto e a eutanásia. Em outras áreas, o relativismo cultural – sobre o qual o Papa Bento XVI falou tanto – é muito evidente e confirma a sabedoria da sua atenção a esta questão como elemento central da nova evangelização”, observou.

Anderson afirmou que “existem muitas boas notícias para a Igreja nesta pesquisa”.

Mas acrescentou que esta “deve agir e ensinar de uma maneira que deixe claras as razões do ensinamento da Igreja como parte do que o nosso Papa chamou de o nosso 'sim' a Jesus Cristo”.

O informe apresenta os resultados de uma pesquisa com 2.23 americanos – incluindo uma amostragem suplementar de 1.006 “milenários”. O informe sobre os americanos tem uma margem de erro de + / - 2%, e o dos jovens do milênio, de + / - 3%.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

RELIGIOSA ESPANHOLA CÂNDIDA MARIA DE JESUS SERÁ CANONIZADA EM OUTUBRO

Trata-se da fundadora da congregação das Filhas de Jesus

Por Carmen Elena Villa

“Onde não há lugar para os pobres, não há lugar para mim”. Essas foram palavras da religiosa espanhola Cândida Maria de Jesus (1845 – 1912), fundadora da congregação das Filhas de Jesus.
O Papa Bento XVI, durante o consistório que se realizou na manhã desta sexta-feira, anunciou que sua canonização se realizará no próximo 17 de outubro, no Vaticano, junto à de outros cinco beatos.

Seu nome de batismo é Juana Josefa Cipitria y Barriola. Nasceu na pequena localidade de Berrospe, em Adoain, norte da Espanha, na comunidade autônoma do País Basco.

Sempre mostrou uma grande sensibilidade pelas pessoas mais necessitadas e abandonadas. “Sua profunda experiência do amor de Deus por cada uma de suas criaturas a levou a corresponder com generosidade e decisão”, disse o Papa João Paulo II durante a homilia de beatificação, a 12 de maio de 1996.

Filhas de Jesus

Em 1868, Juana Josefa conhece o sacerdote jesuíta Miguel José Herranz, que a ilumina no chamado a fundar uma congregação que responda aos desafios da turbulenta sociedade daquela época.

Assi foi como em Salamanca, a 8 de dezembro de 1871, junto com outras cinco mulheres e inspirada na espiritualidade inaciana, Cândida Maria da Cruz, com 26 anos, deu início à Congregação com uma eucaristia celebrada na igreja de Clerecía.

João Paulo II recordou em sua beatificação como a futura santa “moldou sua caridade com o próximo na fundação da congregação das Filhas de Jesus, com o carisma da educação cristã, da infância e da juventude”.

Após a fundação, em pouco tempo, a congregação se expandiu ao longo da Espanha. Em 1911, o primeiro grupo das Filhas de Jesus partiu para o Brasil, onde se realizou a primeira fundação fora da Espanha. Hoje estão presentes em oito países da América Latina e em países asiáticos e africanos.

As Filhas de Jesus buscam que suas escolas sejam um lugar de encontro da comunidade cristã por meio de um clima educativo impregnado de valores cristãos e favoráveis ao desenvolvimento pessoal, uma pedagogia atenta à pessoa concreta e a suas circunstâncias, um enfoque positivo da educação.

A congregação também oferece exercícios espirituais com o esquema de Santo Inácio de Loyola a leigos e pessoas que desejam ter este espaço privilegiado de encontro com Deus.

“É verdade que a realidade atual nos pode lançar no desalento, pode-nos prostrar, fazendo pensar que somos uma gota muito pequena no grande mar deste mundo despedaçado pela ausência de Deus – disse uma das religiosas da comunidade de Buchardo, na Argentina – mas sinto que a Madre Cândida nos diz: confie n’Aquele que já disse um dia ‘Eu sou a luz, Eu sou a vida’”.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

COMO O PAPA VIVE A QUARESMA?


Gestos pastorais inspirados pelo espírito penitencial

No momento em que Bento XVI entra em uma semana dedicada à oração e aos exercícios espirituais, o porta-voz da Santa Sé fala sobre como o Papa começou a Quaresma.

“Na sociedade secularizada, muitos já não sabem muito bem o que significa a Quaresma e como se deve viver. Se quisermos uma resposta clara e concreta, basta ver o que Bento XVI faz”, constata o padre Federico Lombardi S.J., diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé no editorial da última edição de "Octava Dies", semanário do Centro Televisivo Vaticano.

Deste modo, o porta-voz analisou os atos públicos que o bispo de Roma realizou nestes últimos dias, marcados no espírito quaresmal.

Caridade concreta

No dia 14 de fevereiro, antes de Quarta-Feira de Cinzas, visitou o albergue da Cáritas na estação ferroviária de Roma. “Pôde encontrar os pobres na cidade da qual é bispo: esteve com eles, apertou-lhes as mãos, olhou-nos nos olhos com comoção, teve para eles palavras de consolo e esperança. Caridade concreta”, constata o porta-voz.

Conversão e penitência

Nos dias 15 e 16 de fevereiro, reuniu-se com os bispos irlandeses e “rezou e compartilhou com eles a situação da Igreja em seu país, onde se registraram tantos pecados e tantos erros, e o escândalo pelos abusos sexuais por parte de sacerdotes feriu muitas pessoas e humilhou profundamente a Igreja. O Papa os alentou a implorar a misericórdia de Deus e o dom do Espírito para a renovação da Igreja. Conversão e penitência”.

Oração e escuta da Palavra

A 17 e 18 de fevereiro, o papa celebrou a liturgia penitencial, recebendo e impondo as cinzas, e depois manteve um encontro com os sacerdotes para ler e meditar uma página da Escritura. Ele o fez com sua costumeira profunda inteligência e sabedoria, ajudando-nos a voltar a encontrar a alegria, talvez perdida, da escuta da Palavra de Deus”, recorda o padre Lombardi.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

COMENTÁRIO DO EVANGELHO DESTA TERÇA-FEIRA

Mt 6, 7-15

“Seja feita a vossa vontade.”

Leia corretamente esse evangelho. Diga corretamente: “Seja feita a vossa vontade...”. Não diga; “seja feita a vossa vontade, mas que é a minha vontade particular”. É como se você dissesse a Deus: “saiba qual é a minha vontade, para que quando eu rezar seja feita a ‘vossa vontade’; que o Senhor realize aquela vontade que conheceu em mim”.

Deus não esta a nosso dispor quando nos referimos aos nossos pedidos egoístas. Deus não precisa do nosso egoísmo. Não precisa da nossa necessidade quando se trata de necessidades extremamente particulares.

A oração do Pai Nosso é realização dos desejos de Deus. Fala do amor, da partilha, do serviço, do desapego das coisas pessoais, da cura do coração e de todo mal. Deveríamos rezá-la com a convicção de que no exato momento em que rezamos, alguma coisa muda em nós. Ela é a oração da segurança, do reconhecimento de que sem Ele, nada podemos.

Comece a rezar a oração do Pai Nosso como uma oração de abandono. Abandone-se e veja como se sentirá nos braços de Deus e Ele saberá entender os seus pedidos e as suas ações de graça.

EM MARÇO TEM NOVIDADE NO NOSSO BLOG



A partir do mês de março o comentário do Evangelho do dia será feito pelo nosso Seminárista do segundo ano de teologia Fábio Silva.

Fábio estuda atualmente no Seminário São Pedro em Natal e é um apaixonado pelas Sagradas Escrituras. Por isso se preparem para uma leitura que irá tornar os nossos dias mais agradáveis e plenos da graça de Deus.

Que nos abençõe pela intercessão da Sempre Virgem Maria, Nossa Senhora das Graças.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

AUMENTA O NÚMERO DE CATÓLICOS NO MUNDO


Apresentado a Bento XVI o Anuário Pontifício 2010
Aumenta o número de católicos no mundo, bem como o de sacerdotes e seminaristas, especialmente na Ásia e na África: é o que indica o Anuário Pontifício 2010, apresentado na manhã de sábado a Bento VXI pelo secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, e por Dom Fernando Filoni, da Secretaria de Estado para Assuntos Gerais.

A elaboração do novo anuário, que em breve estará à venda nas livrarias, foi conduzida por Dom Vittorio Formenti, encarregado do Escritório Central de Estatística da Igreja, e pelo professor Enrico Nenna e seus colaboradores.

Em 2008, foram registrados 1 bilhão e 166 milhões de fiéis batizados, com um aumento de 19 milhões (+1,7%) em relação ao ano anterior. Mesmo considerando o aumento da população mundial, que atingiu um total de 6 bilhões e 700 milhões de pessoas, observa-se um discreto aumento da população católica em termos percentuais (de 17,33 para 17,40 %).

Foi verificado também um aumento no número de bispos, que passou de da 4.946 em 2007 para 5.002 em 2008. O aumento foi mais expressivo na África e nas Américas, enquanto que Ásia e Europa mantiveram taxas de crescimento abaixo da média. A Oceania registrou uma redução de 3% no número de bispos.

Houve também um discreto aumento no número de sacerdotes, seja diocesanos ou religiosos, da ordem de 1% no período entre 2000 a 2008.

A distribuição do clero entre os continentes, em 2008, era caracterizada por uma forte prevalência de sacerdotes europeus (47,1%), enquanto aqueles provenientes das américas são cerca de 30%; o clero asiático corresponde a 13,2%, o africano a 8,7 e o da Oceania, 1,2%.

No período de 2000 a 2008, a incidência relativa de sacerdotes da Oceania manteve-se constante. O peso do clero da África, por outro lado, bem como o da Ásia, aumentou. A contribuição do clero europeu caiu de 51,5 para 47,1%.

Em nível global, o número de candidatos ao sacerdócio aumentou, passando de 115.919 em 2007 para 117.024 em 2008.

Tal aumento foi mais pronunciado na África (+3,6%), na Ásia (+4,4%) e na Oceania (+6,5), enquanto que a Europa registrou uma queda no número de candidatos ao sacerdócio de 4,3%.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO DESTA SEGUNDA

Mt 16, 13-19

“Eu te darei as chaves do Reino dos Céus.”

Depois de alguns anos com os discípulos, houve um momento em que Jesus apresentou-lhes o seu desejo. De que eles fizessem sempre memória da sua vida, dos acontecimentos e de toda a história. Eles deveriam perpetuar as ações na humanidade. Seriam os responsáveis para que todas as ações de Jesus pudessem ser vivenciadas e experimentadas por todos. Ele não queria que a humanidade fosse privada da sua ação de graça.

Foi através dos discípulos que a memória de Jesus perpetuou nas primeiras comunidades. A partir delas esta memória foi se estendendo a territórios mais distantes até chegar aos nossos dias. Somos, então, os continuadores desta memória. Fazer Jesus conhecido e amado. Somos convidados a servir aos outros. A continuidade da missão de Jesus não esta vinculada em quantas pessoas conseguimos para o seu reino, mas como o nosso testemunho chegou até as pessoas.

Você também é responsável por essa missão. Você que abre as portas há tempos fechadas. Por isso, abra as portas dos corações que estão à sua espera. Vamos! Ainda há muitas portas.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

PRECISAMOS DA SUA OPNIÃO

O Blog do Santuário das Graças em Florânia é pensado para você. Aqui colocamos tempo, dedicação e amor ao seu serviço. Para que você fique informado/a no que esta acontecendo na nossa Igreja. Por isso estamos colocando no final de cada matéria uma enquete para que você diga se a mesma é INTERESSANTE, LEGAL ou se PRECISA MELHORAR.

Contamos com a sua participação de filho/a na construção da Casa da nossa Mãe do Céu. Que Deus te abençõe.

PAPA BENTO XVI FALA SOBRE QUARESMA NO ANGELUS DESTE DOMINGO

Quaresma é tempo de ‘vigor espiritual’, diz Papa

No Angelus do primeiro domingo de Quaresma

A Quaresma é como um "lugar de retiro" que convida a voltar para si e "escutar a voz de Deus”. Foi o que disse Bento XVI neste primeiro domingo de Quaresma, ao saudar os fiéis presentes na Praça São Pedro para a oração do Angelus.

Em seu discurso introdutório à tradicional oração mariana de domingo, o Papa lembrou que o período quaresmal é “um tempo de penitência, de obras de caridade e de conversão”; “um tempo de vigor espiritual a ser vivido com Jesus, não com orgulho ou presunção, mas usando as armas da fé, que são a oração, o ouvir a Palavra de Deus e a penitência”.

Em sua reflexão, o Papa retomou o Evangelho deste domingo, no qual Jesus, após ter recebido o batismo de João, “Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do rio Jordão e, no Espírito, era conduzido pelo deserto”, onde foi tentado por quarenta dias pelo diabo.

As tentações - enfatizou o Santo Padre – “não foram um acidente de percurso, mas a consequência da escolha de Jesus de seguir na missão confiada pelo Pai, de viver até o fim sua realidade de Filho amado, que confia totalmente Nele”.

“Cristo veio ao mundo para nos libertar do pecado e do ambíguo fascínio de conceber nossa vida prescindindo a Deus”, explicou.

“Este exemplo vale para todos: melhora-se o mundo começando por si mesmo, mudando, com a graça de Deus, aquilo que não está bem na própria vida”, continuou.

“Esta nova vida” – acrescentou o Papa – “vemos em Jesus Cristo. Ele, que compreende nossa fraqueza humana porque, como nós, foi submetido à tentação, nos mostra que o homem vive de Deus”.

Diante das tentações do diabo, “Jesus contrapõe aos critérios humanos o único critério autêntico: a obediência, a conformidade com a vontade de Deus, que é o fundamento de nosso ser”.

“Também este é um ensinamento fundamental para nós: se portarmos na mente e no coração a Palavra de Deus, se esta adentra em nossa vida, se tivermos confiança em Deus, podemos refutar todo o tipo de trapaça do Tentador”, concluiu o Papa.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO DESTE DOMINGO

Lc 4, 1-13

“Não só de pão vive o homem”

Se fossemos contabilizar as nossas tentações teríamos um número imenso delas. Somos tentados a cada instante de nossa vida. Somos tentados a ser melhor, a não valorizar o outro. Somos tentados a roubar, a tirar vantagem, a esconder esse ou aquele defeito. Somos, enfim, tentados a tudo. se os nossos valores não falarem mais alto, não teremos tantas possibilidades de ser anunciadores da Palavra. A cada dia vencemos uma luta contra o mal, contra tudo aquilo que pode ser causa da nossa divisão.

Jesus foi tentado cotidianamente, principalmente quando estava privado das coisas essenciais. Mas mostrou-se firme no propósito de vencer as tentações que o tornariam o maior dos maiores. Caso Jesus tivesse cedido às tentações não saberíamos hoje, o valor do sacrifício por uma causa, por um jeito novo de ser numa sociedade que nem sempre apresenta os bons valores como realidades a serem queridas e buscadas.

Vamos pensar em tudo isso: nas tentações, nos perigos de ceder ao mais fácil. Se bobearmos, seremos presas fáceis. Sempre será o momento de resistir a tudo o que pode abalar a nossa fé. Confie. Deus está do seu lado.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

COMENTÁRIO DO EVANGELHO DESTE SÁBADO

Lc 5, 27-32

“Segue-me”

A disposição para o serviço é um dom. Mas este serviço deve estar diretamente ligado aos irmãos e irmãs. A condição para servir é um coração desapegado, sem medos, sem inseguranças. O serviço também fala através do despojamento. Despojar-se é não ter interesse ao que nos é próprio. Nada importa a não ser o outro, através de quem chegaremos até Deus.

Seguir Jesus implica justamente nisso: entregar-se, despojar-se, negar-se. Foram vários os seguidores de Jesus. Em alguns momentos de sua vida havia uma multidão que deixava tudo para ouvi-Lo e ter um contato mais direto com ele. Mas nem todos foram capazes do seguimento. Poucos foram os que aceitaram e permaneceram fiéis. Segui-Lo implica em algumas renuncias que nem sempre queremos. Falta-nos segurança.

Cabe-nos uma pergunta: será que o nosso seguimento está baseado na radicalidade do serviço ou seguimos porque alguém nos disse que era importante, mas não estamos tão convictos disso? O que importa é a alegria em doar-se aos outros. Faça o gesto de servir a alguém, principalmente ao que mais necessita e veja como reage o seu coração.

ABERTURA DA QUARESMA EM FLORÂNIA

Ao colocar a cinza sobre a cabeça o ministro diz: "Convertei-vos e crede no Evangelho".

O tempo da Quaresma tem duração de 40 dias e a cor liturgica desse tempo é o roxo.

Quaresma é o tempo que nos prepara para a maior festa da cristandade: A Páscoa.

Em Florânia essa preparação se dará com a seguinte programação:
Nas segundas teremos o terço das mulheres na Igreja do SS. Sacramento;
Toda terça e quinta-feira teremos via-sacra nos setores missionários;
Toda quarta-feira às 19h - adoração ao SS. Sacramento nas Igrejas e capelas;
Na quinta-feira na Matriz de São Sebastião teremos o terço dos homens;
Toda sexta-feira teremos Escola de Catequese e Evangelização na Igreja Matriz;
Além de Missas, encontros, retiros, celebrações da Palavra.
Quartafeira de cinzas marcou o inicio da Quaresma para os católicos e abertura da Campanha da Fraternidade na Igreja no Brasil que tem como Tema: Fraternidade e Economia.

Na nossa Diocese de Caicó neste dia foi realizada a coleta da solidariedade em prol dos nossos irmãos que estão no Haiti. Em Tenente Laurentino a coleta rendeu R$ 1.200,00 e em Florânia a coleta rendeu R$ 800,00 , totalizando o valor de R$ 2.000.00 que foi enviado a sede da Diocese. Desde já agradecemos a todos que se sensibilizaram e fizeram a sua oferta de coração aberto.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

COMENTÁRIO DO EVANGELHO DESTA SEXTA-FEIRA

Mt 9, 14-15

“Então eles jejuarão”

Todo tipo de penitência pode correr o risco de dar em nada. Temos que ser sempre cautelosos nesse quesito. A penitência por si só não tem sentido. Serve apenas para que soframos um pouco sem nenhum beneficio aparente. Quando depositamos no sacrifício um sentimento que o supere, aí sim ele passa a ter sentido. Não fosse por amor, a cruz de Cristo perderia toda sua força. O sofrimento teria sido em vão. A opção, o amor, a doação, o resgate do homem, tudo isso fez com que a dor fosse suportada.

O sentido que damos aos nossos planos é o que nos faz realizá-los bem. Não o realizamos sob condições, o realizamos porque sabemos que isto será bom para nós. E, se para isso, precisamos passar por algumas dificuldades, o faremos sem pestanejar.

O jejum de que nos fala o texto pode ser um espaço de graça se o fizermos para um bem, se acreditarmos profundamente nele e o fizermos em vista de algo bom. Caso contrário será apenas uma pena ao vento, do jeito que for está bom.

CAMISETA DO ANO DA JUVENTUDE


Apresentada o modelo da Camiseta do Setor Juventude da Diocese de Caicó. O preço da camiseta é de R$ 12,00. Maiores informações com os coordenadores dos grupos de jovens da sua paróquia.
Lembrando que este ano a Diocese de Caicó escolheu como prioridade pastoral a Juventude. E as atividades que abrem os trabalhos deste ano será no próximo dia 07 de março em Lagoa Nova com a Caminhada da Juventude.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

COMENTÁRIO DO EVANGELHO DESTA QUINTA-FEIRA

Lc 9, 22-25

“Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo e siga-me”

Em muito casos queremos mesmo é salvar a nossa pele. Somos espertos em muitas ocasiões e agimos como se toda esperteza do mundo fosse o suficiente para se chegar até os céus. Nem sempre agimos com a reta intenção e acabamos, pela nossa esperteza, prejudicando a nós mesmos e o nosso irmão. O fato é que agindo dessa forma estamos perdendo a oportunidade de um crescimento mais profundo da nossa fé. Quando só agimos em nosso favor, não conseguimos entender a Palavra de Jesus. Doar-se continuamente é uma atitude necessária para entender a cruz de Jesus. Foi por doação, por abandonar-se e por confiar plenamente no Pai que Jesus assumiu a sua cruz.

A doação é um exercício cotidiano. Uma semente pequenina que plantamos ao longo da nossa vida. Essa semente vai crescendo e frutificando enquanto vamos gastando um pouco da nossa vida com os nossos irmãos e irmãs. Gastar-se cotidianamente é assumir convictamente a nossa cruz. Doar-se, condoer-se, colocar-se à disposição do Pai. Esse é o exercício da cruz.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI PARA A QUARESMA

Foi apresentada naSala de Imprensa da Santa Sé, no Vaticano, a mensagem do Santo Padre para a Quaresma 2010, com o tema: “A justiça de Deus está manifestada mediante a fé em Jesus Cristo”.

Segue abaixo a íntegra da mensagem, em tradução oficial fornecida pela Secretaria de Estado do Vaticano.

“A justiça de Deus está manifestada mediante a fé em Jesus Cristo (Rom 3, 21–22)
Queridos irmãos e irmãs, todos os anos, por ocasião da Quaresma, a Igreja convida-nos a uma revisão sincera da nossa vida á luz dos ensinamentos evangélicos. Este ano desejaria propor-vos algumas reflexões sobre o tema vasto da justiça, partindo da afirmação Paulina: A justiça de Deus está manifestada mediante a fé em Jesus Cristo (cfr Rom 3,21 – 22 ).

Justiça: “dare cuique suum”
Detenho-me em primeiro lugar sobre o significado da palavra “justiça” que na linguagem comum implica “dar a cada um o que é seu – dare cuique suum”, segundo a conhecida expressão de Ulpiano, jurista romana do século III. Porém, na realidade, tal definição clássica não precisa em que é que consiste aquele “suo” que se deve assegurar a cada um. Aquilo de que o homem mais precisa não lhe pode ser garantido por lei. Para gozar de uma existência em plenitude, precisa de algo mais intimo que lhe pode ser concedido somente gratuitamente: poderíamos dizer que o homem vive daquele amor que só Deus lhe pode comunicar, tendo-o criado á sua imagem e semelhança. São certamente úteis e necessários os bens materiais – no fim de contas o próprio Jesus se preocupou com a cura dos doentes, em matar a fome das multidões que o seguiam e certamente condena a indiferença que também hoje condena centenas de milhões de seres humanos á morte por falta de alimentos, de água e de medicamentos - , mas a justiça distributiva não restitui ao ser humano todo o “suo” que lhe é devido. Como e mais do que o pão ele de fato precisa de Deus. Nora Santo Agostinho: se “ a justiça é a virtude que distribui a cada um o que é seu…não é justiça do homem aquela que subtrai o homem ao verdadeiro Deus” (De civitate Dei, XIX, 21).

De onde vem a injustiça?
O evangelista Marcos refere as seguintes palavras de Jesus, que se inserem no debate de então acerca do que é puro e impuro: “Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa tornar impuro. Mas o que sai do homem, isso é que o torna impuro. Porque é do interior do coração dos homens, que saem os maus pensamentos” (Mc 7,14-15.20-21). Para além da questão imediata relativo ao alimento, podemos entrever nas reações dos fariseus uma tentação permanente do homem: individuar a origem do mal numa causa exterior. Muitas das ideologias modernas, a bem ver, têm este pressuposto: visto que a injustiça vem “de fora”, para que reine a justiça é suficiente remover as causas externas que impedem a sua atuação: Esta maneira de pensar - admoesta Jesus – é ingênua e míope. A injustiça, fruto do mal, não tem raízes exclusivamente externas; tem origem no coração do homem, onde se encontram os germes de uma misteriosa conivência com o mal. Reconhece-o com amargura o Salmista: ”Eis que eu nasci na culpa, e a minha mãe concebeu-se no pecado” (Sl. 51,7). Sim, o homem torna-se frágil por um impulso profundo, que o mortifica na capacidade de entrar em comunhão com o outro. Aberto por natureza ao fluxo livre da partilha adverte dentro de si uma força de gravidade estranha que o leva a dobrar-se sobre si mesmo, a afirmar-se acima e contra os outros: é o egoísmo, consequência do pecado original. Adão e Eva, seduzidos pela mentira de Satanás, pegando no fruto misterioso contra a vontade divina, substituíram á lógica de confiar no Amor aquela da suspeita e da competição; á lógica do receber, da espera confiante do Outro, aquela ansiosa do agarrar, do fazer sozinho (cfr Gn 3,1-6) experimentando como resultado uma sensação de inquietação e de incerteza.

Como pode o homem libertar-se deste impulso egoísta e abrir-se ao amor?

Justiça e Sedaqah
No coração da sabedoria de Israel encontramos um laço profundo entre fé em Deus que “levanta do pó o indigente (Sl. 113,7) e justiça em relação ao próximo. A própria palavra com a qual em hebraico se indica a virtude da justiça, sedaqah, exprime-o bem. De fato sedaqah significa, dum lado a aceitação plena da vontade do Deus de Israel; do outro, equidade em relação ao próximo (cfr Ex 29,12-17), de maneira especial ao pobre, ao estrangeiro, ao órfão e á viúva (cfr Dt 10,18-19). Mas os dois significados estão ligados, porque o dar ao pobre, para o israelita nada mais é senão a retribuição que se deve a Deus, que teve piedade da miséria do seu povo. Não é por acaso que o dom das tábuas da Lei a Moisés, no monte Sinai, se verifica depois da passagem do Mar Vermelho. Isto é, a escuta da Lei , pressupõe a fé no Deus que foi o primeiro a ouvir o lamento do seu povo e desceu para o libertar do poder do Egito (cfr Ex s,8). Deus está atento ao grito do pobre e em resposta pede para ser ouvido: pede justiça para o pobre (cfr.Ecli 4,4-5.8-9), o estrangeiro (cfr Ex 22,20), o escravo (cfr Dt 15,12-18). Para entrar na justiça é portanto necessário sair daquela ilusão de auto – suficiência , daquele estado profundo de fecho, que á a própria origem da injustiça. Por outras palavras, é necessário um “êxodo” mais profundo do que aquele que Deus efetuou com Moisés, uma libertação do coração, que a palavra da Lei, sozinha, é impotente a realizar. Existe portanto para o homem esperança de justiça?

Cristo, justiça de Deus
O anuncio cristão responde positivamente á sede de justiça do homem, como afirma o apóstolo Paulo na Carta aos Romanos: “Mas agora, é sem a lei que está manifestada a justiça de Deus… mediante a fé em Jesus Cristo, para todos os crentes. De fato não há distinção, porque todos pecaram e estão privados da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela Sua graça, por meio da redenção que se realiza em Jesus Cristo, que Deus apresentou como vitima de propiciação pelo Seu próprio sangue, mediante a fé” (3,21-25). Qual é, portanto a justiça de Cristo? É antes de mais a justiça que vem da graça, onde não é o homem que repara, que cura si mesmo e os outros. O fato de que a “expiação” se verifique no “sangue” de Jesus significa que não são os sacrifícios do homem a libertá-lo do peso das suas culpas, mas o gesto do amor de Deus que se abre até ao extremo, até fazer passar em si “ a maldição” que toca ao homem, para lhe transmitir em troca a “bênção” que toca a Deus (cfr Gal 3,13-14). Mas isto levanta imediatamente uma objeção:

Que justiça existe lá onde o justo morre pelo culpado e o culpado recebe em troca a bênção que toca ao justo? Desta maneira cada um não recebe o contrário do que é “seu”? Na realidade, aqui manifesta-se a justiça divina, profundamente diferente da justiça humana. Deus pagou por nós no seu Filho o preço do resgate, um preço verdadeiramente exorbitante. Perante a justiça da Cruz o homem pode revoltar-se, porque ele põe em evidencia que o homem não é um ser autárquico , mas precisa de um Outro para ser plenamente si mesmo. Converter-se a Cristo, acreditar no Evangelho, no fundo significa precisamente isto: sair da ilusão da auto suficiência para descobrir e aceitar a própria indigência – indigência dos outros e de Deus, exigência do seu perdão e da sua amizade.

Compreende-se então como a fé não é um fato natural, cômodo, obvio: é necessário humildade para aceitar que se precisa que um Outro me liberte do “meu”, para me dar gratuitamente o “seu”. Isto acontece particularmente nos sacramentos da Penitencia e da Eucaristia. Graças á ação de Cristo, nós podemos entrar na justiça “ maior”, que é aquela do amor ( cfr Rom 13,8-10), a justiça de quem se sente em todo o caso sempre mais devedor do que credor, porque recebeu mais do que aquilo que poderia esperar.

Precisamente fortalecido por esta experiência, o cristão é levado a contribuir para a formação de sociedades justas, onde todos recebem o necessário para viver segundo a própria dignidade de homem e onde a justiça é vivificada pelo amor. Queridos irmãos e irmãs, a Quaresma culmina no Triduo Pascal, no qual também este ano celebraremos a justiça divina, que é plenitude de caridade, de dom, de salvação. Que este tempo penitencial seja para cada cristão tempo de autentica conversão e de conhecimento intenso do mistério de Cristo, que veio para realizar a justiça. Com estes sentimentos, a todos concedo de coração, a Bênção Apostólica”.

Com informações da CNBB

COMENTÁRIO DO EVANGELHO DESTA QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Mc 6, 1-6.16-18

“Quando jejuares, perfuma a tua cabeça”.

Os fariseus, no tempo de Jesus, tinham uma verdadeira adoração para serem reconhecidos em praça pública. Gostavam de muitas vestimentas de panos caros como se isso lhes desse autenticidade. Gostavam de todos os salamaleques para serem admirados e achavam-se impotentes por causa disso. Todos sabiam quando jejuavam, quando estavam tristes e assim por diante.

Jesus repudia isso. Tudo deve ser feito pelo coração e na sua “invisibilidade”. O coração deve encher-se de graça e transbordar na sua boa ação. Ninguém precisa saber quando somos bons, porque ser bom para ser visto não é o caminho para o reino de Deus. A bondade deve ser praticada em função do amor. É no amor gratuito que seremos reconhecidos. Todas as coisas que não são de Deus são relativas. Tudo em nós tem um prazo de validade, até nós mesmos.

Temos que pensar nisso. É sempre bom preparar o nosso coração. Deixar que toda nossa vida esteja vinculada ao amor de Deus e naquilo que realmente somos e não no que aparentamos ser.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

COMENTÁRIO DO EVANGELHO DESTA TERÇA-FEIRA

Mc 8, 14-21

“Tendes, pois, o coração insensível?”

A autenticidade é uma das coisas que Jesus cobrará de nós. Ela nos dá a verdadeira dimensão do quanto podemos ser fiéis a Palavra. A autenticidade nos faz ser aceitos em qualquer grupo, pela verdade, pela pureza, pela alegria e por não se deixar enganar pelos rótulos. Nem tudo o que vemos é bom ou importante para nós, ou como diz o ditado popular: “Nem tudo que reluz é ouro”. Podemos facilmente ser enganados por um belo comercial de televisão. Podemos querer ter muitas coisas que de fato não precisamos, simplesmente porque vimos e achamos bonito. Quantas pessoas não são seduzidas por promessas fáceis de salvação tendo apenas que pagar por isto ou aquilo?

Jesus preocupou-se quando percebeu isso nos seus discípulos. Eles estavam quase sendo seduzidos por Herodes. Jesus recorda os seus atos, a sua forma de amar o povo, para que os discípulos não se percam. Creio que também precisamos estar atentos antes que o lobo em pele de cordeiro se aproxime de nós e nos devore. Se não somos pessoas de oração somos presas fáceis. Pense: como você se comporta diante da sociedade? Você se considera uma presa fácil para o mal?

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

COMENTÁRIO DO EVANGELHO DESTA SEGUNDA-FEIRA

Mc 8, 11-13

“Deixou-os e seguiu de barca para a outra margem”.

Você não acha que, às vezes, somos exigentes demais com Deus? Tenho essa impressão todas as vezes que todas as vezes que percebo que a nossa oração tem um lado de comércio, de troca, de conivências. Quando fazemos falsas promessas estamos abusando da bondade de Deus. A promessa, em alguns casos, é como colocar Deus contra a parede para que Ele realize nossa vontade. Em muitos casos obrigamos Deus a realizar os nossos caprichos. Com toda piedade dizemos assim: “Se o senhor realizar isso ou aquilo, eu prometo não comer doces durante a quaresma”. E acabamos não conseguindo. Por que não cumprimos a promessa primeiro, colocando diante de Deus o nosso sacrifício, e deixamos Deus Pai decidir, de fato, se vamos receber ou não a graça pedida?

Os fariseus, na passagem de hoje, exigiram um sinal de Jesus para acreditarem nele. Jesus respondeu enfaticamente não deixando dúvidas, que a fé na Sua pessoa não está vinculada ao sinal externo, mas no fato de Ele ser o Filho de Deus. Os sinais, se viessem, eram secundários.

Será que, às vezes, não temos a tentação de tentar Deus com nossas promessas e com a nossa mesquinhez? Pense bem.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

COMENTÁRIO DO EVANGELHO DESTE DOMINGO

Lc 6, 17.20-26

“As bem-aventuranças”.

Nós podemos viver sob os vários códigos de lei. Aliás, elas são um meio pelo qual nos organizamos. Sabemos que não devemos atravessar o semáforo quando ele estiver vermelho. Sabemos que não podemos trafegar em alta velocidade dentro das cidades. Sabemos que não podemos nos comportar de determinada maneira naquele ambiente e por aí vai. São normas que nos auxiliam a conviver educada e civilizadamente em sociedade. Se todos cumprirem, seremos uma sociedade mais humana, mais irmã. Caso contrário, o caos impera.

Hoje, lemos as bem-aventuranças. Não são normas operacionais, mas são a manifestação da grandeza de Deus e dos seus escolhidos, que não são estes ou aqueles em ordem de preferência, mas todo aquele que vive a Palavra e, principalmente, as bem-aventuranças.Todo aquele que vive a Palavra de Deus é um bem-aventurado, porque deverá suportar todo obstáculo, toda dificuldade.

Precisamos ter a real consciência dessa Palavra em nossa vida. Faça o outro feliz e você o ajudará a entender as bem-aventuranças. Ser bom é viver a bem-aventurança.

SANTUÁRIO DAS GRAÇAS NO FACEBOOK


Agora você pode acessar o Santuário das Graças pelo Facebook: http://www.facebook.com/home.php#!/profile.php?ref=profile&id=100000782792764


É o Santuário das Graças querendo evangelizar em todos os meios atendendo ao convite do Santo Padre Bento XVI.


Se você tem um perfil no Facebook nos add por lá.

CORPO DE SANTO ANTÔNIO É EXPOSTO EM PÁDUA








Ostensão excepcional de 15 a 20 de fevereiro

Da segunda-feira, dia 15, ao sábado, 20 de fevereiro, os fiéis poderão assistir a uma exposição – ostensão – extraordinária dos restos mortais de Santo Antônio, na Capela das Relíquias da basílica do santo, em Pádua.

A ostensão coincide com a festa litúrgica do Translado de Santo Antônio (conhecida também como “Festa da Língua”), celebrada anualmente na basílica, no dia 15 de fevereiro. A festa recorda o primeiro translado do corpo do santo, em 8 de abril de 1263, por obra de São Boaventura (que, naquela ocasião, encontrou sua língua incorrupta), e de 15 de fevereiro de 1350, quando o túmulo do santo ocupou seu lugar definitivo na atual Capela da Arca.

A festa pública é celebrada no domingo seguinte ao dia 15 de fevereiro.

O corpo de Santo Antônio será recomposto e visível em uma urna de vidro após 29 anos desde o seu último reconhecimento canônico e médico-científico, ocorrido em janeiro de 1981, 750 anos depois da morte do santo. A isso seguiu uma ostensão que se prolongou até o dia 1º de março de 1981 e que contou com a presença de mais de 650 mil peregrinos.

Hoje, 14 de fevereiro, às 21h, a urna com o corpo do santo será transferida de forma privada do lugar atual à Capela das Relíquias.

Entre os dias 15 e 20, os fiéis poderão visitar livremente a capela, para venerar os restos do santo, durante o horário de abertura da basílica.

No sábado, dia 20, acontecerá a reposição do corpo de Santo Antônio, de forma privada, à Capela da Arca. No dia seguinte, comemorar-se-á a Festa do Translado. Os momentos culminantes serão a Missa solene, presidida pelo delegado pontifício, às 11h, e a das 17h, presidida pelo ministro provincial dos Frades Menores Conventuais, à qual seguirá a tradicional procissão dentro da basílica com a relíquia do queixo de Santo Antônio.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

COMENTÁRIO DO EVANGELHO DESTE SÁBADO

Mc 8, 1-10

“Tenho compaixão deste povo”.

Todas as vezes que Jesus percebe que o povo está sofrendo, o seu coração se move de compaixão. Este é um dos sentimentos de Jesus mais recorrentes na Palavra de Deus. Isso acontece quando Ele desce da barca e vê uma multidão que já o esperava. E, hoje, na leitura da multiplicação dos pães. Este sentimento dá a dimensão de como Jesus ama o seu povo. De como o seu coração se dilacera quando falta a sensibilidade daqueles que governam o povo. A sede e a fome não eram apenas de matéria, mas de um líder, de alguém que os amasse. O acolhimento de Jesus é a chave para entender porque as pessoas O procuram. Eles querem alguém que os ame.

Jesus não multiplica os pães, multiplica os corações. Multiplica os sentimentos de solidariedade, de compaixão e de bem querer. Jesus os faz entender a real necessidade do outro e como cada um poderia estar atento aos desejos, às vontades e às necessidades do irmão ao lado. E eles conseguem chegar ao ponto alto do ensinamento de Jesus. Já inauguram ali o Reino de Deus.

Você já teve esse sentimento de compaixão? Em que situação você sentiu? Isso mudou a sua vida?

CRISTÃOS PERSEGUIDOS E DETIDOS PARA RENUNCIAREM A SUA FÉ

Um grupo de 48 cristãos, nativos da província de Salavan, ao sul do Laos, estão detidos “até que renunciem à sua fé”, informou nesta sexta-feira a agência católica Ucanews.

O governador do distrito de Ta-Oyl ordenou sua detenção após um incidente ocorrido em 10 de janeiro, em que um grupo de cerca de cem oficiais armados irromperam durante uma celebração religiosa dominical, no vilarejo de Katin.

Os oficiais, apontando armas para as cabeças de alguns dos fiéis, exigiram a interrupção do evento, expulsaram os participantes e detiveram 48 pessoas, forçando-os a se deslocarem para um campo improvisado nas proximidades, no qual ainda permanecem detidos.

O governo confiscou seus pertences e destruiu seis de suas casas. Estão impedidos de regressar ao vilarejo, dormindo ao relento e com pouca comida, segundo a ICC.

A organização destacou que os fiéis cristãos se negaram a obedecer às ordens de renunciar à sua fé.

Segundo a HRWLRF, a polícia local organizou barreiras para impedir que os cristãos expulsos pudessem regressar a Katin.

O líder local do povoado declarou, no ano passado, que o “culto aos espíritos” seria a única forma tolerada de culto na comunidade, segundo informou a HRWLFR.

Em 11 de julho de 2009, determinou o confisco do gado dos aldeões cristãos e convocou uma reunião como todos os moradores, na qual declarou que estava “proibida a fé cristã no povoado”.

O Laos, com quase 7 milhões de habitantes, tem população majoritariamente budista (65%). Os cristãos representam 1,5% da população, com cerca de 40.000 católicos. As autoridades comunistas acusam os cristãos de aderirem a “credos importados”, que representariam uma ameaça ao sistema político do país.

A Constituição do Laos, em seus artigos 6 e 30, garante claramente o direito de culto aos cristãos e demais minorias religiosas. A ação representa um retrocesso ao período de perseguições anti-cristãs dos anos 90.

MISSÃO DO DÍZIMO EM TENENTE LAURENTINO CRUZ

A cidade de Tenente Laurentino Cruz irá vivenciar de 07 à 21 de março de 2010 a sua primeira semana do dízimo, que por ser em duas semanas está sendo chamada de missão do dízimo.

Terminada a construção da Igreja de São Francisco de Assis, a grande preocupação da comunidade é manter e melhorar as estruturas existentes para que em breve a comunidade possa passar a ser uma Área Autônoma de Pastoral ou Paróquia.

E para preparar os missionários e agentes do dízimo para a missão, teremos uma preparação de 4 dias: de 03 a 06.

Durante todo dia 06 e manhã do dia 07/03 contaremos com a assessoria de Marcio, que atua na Pastoral do Dízimo na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida em Natal.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE DE LUTO

Foi sepultado nesta tarde em Recife o Secretário de Educação do Rio Grande do Norte Ruy Pereira. O mesmo faleceu ontem, 11, de um acidente enquanto se dirigia a Recife, onde reside sua família, para passar o carnaval.
Recentemente o Pe. Carlos Eduardo tinha enviado um ofício ao Secretário solicitando 100 cadeiras para equipar as salas que estão sendo construidas na Igreja do Santissímo Sacramento em Florânia.
Sabendo da sua devoção a Nossa Senhora, pedimos por sua intercessão, que Deus acolha sua alma no paraíso.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA

Mc 7, 31-37

“Abre-te”.

Uma das coisas mais belas é a nossa voz. Ouvir o som o faz existir plenamente. Para que o som seja reconhecido é preciso ouvi-lo. Quando somos privados destes sentidos temos que encontrar outras formas de compreender o som. Não nos tornamos incapacitados porque o ser humano pode recriar uma função que não funciona bem. Na Bíblia, em vários momentos Jesus cura um surdo-mudo. Devolve-lhe a audição e a possibilidade de projetar sua voz. Dá a eles o poder da comunicação imediata sem intermediação de outro. Dá-lhe a possibilidade de reintegração na sociedade.

“Éfeta. Abre-te”, disse Jesus. Vá em frente, caminhe. Um mundo novo está diante de você. Ao tomar aquele homem do meio da multidão, Jesus demonstra que o tirou do meio do povo, o encheu dos dons que faltava e o devolveu a multidão para que ele fosse um sinal. Peça no seu dia de hoje que Jesus te dê a possibilidade de falar, testemunhar a Sua ação na sua vida. Que a sua boca proclame as maravilhas que Deus tem operado em você. No meio de tantas vozes que ouvimos por aí, que a sua seja a voz que fale de Deus e aquela que aproxima Deus das pessoas. Peça, e Ele te concederá esta graça.

RETIRO DE CARNAVAL NO SANTUÁRIO DAS GRAÇAS

A grande pedida para Florânia neste carnaval é o Retiro de Carnaval da Renovação Carismática Católica que acontece de 13 a 16 de fevereiro no Santuário das Graças e que terá como tema: "Tua palvra é luz pra os meus passos". Segundo Junior Filho, coordenador da RCC em Florânia, já são 40 inscritos até o momento. O Retiro terá alegria, shows, luau, cinema, Missa, adoração... Que Deus abençõe a todos e um bom carnaval para todo mundo.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

DISPARA USO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO ENTRE ADOLESCENTES

Igreja tenta alcançar a juventude no mundo digital

Por Padre John Flynn, L.C.

Quem disse que a Igreja não está caminhando para o mundo moderno? Em sua recente mensagem para o Dia Mundial das Comunicações, Bento XVI anima os sacerdotes a se comunicarem através dos meios digitais.

“Na verdade, o mundo digital oferecendo meios que permitam uma capacidade da expressão quase ilimitada, abre importantes perspectivas e atualiza a exortação paulina: Ai de mim se não pregar o Evangelho!’”, comentava o Papa.

Alguns dias antes de se divulgar a mensagem ao público, em 21 de janeiro, um estudo da Kaiser Family Foundation mostrava a importância da Igreja estar presente nesses meios de tão rápido desenvolvimento.

Generation M2: Media in the Lives of 8 to 18 Years Old (Geração M2: Os media nas Vidas dos de 8 aos 18 anos) foi a terceira de uma série de enquetes em grande escala da fundação sobre o uso dos meios de comunicação pelos jovens.

Foi revelado que hoje as pessoas de 8 aos 18 anos dedicam, em um dia normal, uma média de 7 horas e 38 minutos utilizando meios de comunicação, o que soma mais de 53 horas por semana. Mas esse número não é nem sequer completo, posto que muitos deles usam mais de um meio de comunicação ao mesmo tempo. Se o consumo conjunto de meios de comunicação for contado de forma separada, dedicam um total de 10 horas e 45 minutos por dia.

O relatório se baseava em uma pesquisa realizada com uma amostra representativa nacional, nos EUA, de 2.002 estudantes do terceiro ao décimo ano, de 8 até 18 anos. Além disso, um subgrupo selecionado de 702 entrevistados fez um diário de 7 dias sobre o uso dos meios de comunicação, que foi usado para calcular a cifra de consumo.

Fazendo uma comparação com a última enquete realizada em 2004 pela Kaiser Family Foundation, o volume de tempo dedicado aos meios aumentou nos últimos cinco anos em 1 hora e 17 minutos por dia.

A pesquisa identificava ainda a revolução nos meios móveis e online como uma das principais causas do aumento da utilização dos meios de comunicação. Nos últimos cinco anos o tempo dedicado à leitura diminuiu ligeiramente em comparação com o tempo crescente dedicado aos meios digitais.

MEIOS MÓVEIS

A pesquisa observa que o adolescente intermediário nessa faixa etária de 8 a 18 anos utiliza seu telefone celular todo dia. Agora, programas de TV podem-se ver através de um celular ou um computador portátil.

Segundo a pesquisa, 20% do consumo de mídia no grupo estudado teve lugar através de dispositivos móveis, e quase uma hora é dedicada ao conteúdo “visual” como programas de TV, que agora são vistos através do computador e outras formas de transmissão.

O consumo de meios de comunicação pelos jovens foi facilitado ao se ter acesso aos mesmos em seus dormitórios. Não menos de 71% dos pesquisados de 8 a 18 anos tinham uma televisão em seus quartos. Além disso, a metade tem videogame (50%) ou televisão a cabo (49%), e um terço, computador (36%) e acesso à internet (33%) em seus quartos.

Além disso, nesses 5 anos, a porcentagem dos jovens entre 8 e 18 anos que possuíam computador portátil subiu de 12% para 29%, enquanto que os proprietários de um telefone celular passaram de 39% para 66%. Os que tinham um Ipod ou outro reprodutor de MP3 passaram de 18% para 76%.

Uma outra característica do uso dos meios de comunicação por parte dos jovens foi o enorme salto que teve no grupo de idade entre 11 e 14 anos. Os jovens dessa faixa etária aumentaram em mais de três horas ao dia no tempo dedicado aos meios de comunicação - um aumento de quatro horas ao dia no total, se contar o uso múltiplo.

Essa mudança significa que, no total, o grupo de idade entre 11 e 14 anos dedica 8 horas e 40 minutos ao dia utilizando os meios de comunicação. Em relação à atividade física, a pesquisa afirmou que, ao contrário da crença popular, o jovem que utiliza os meios de comunicação não significa ser sedentário em relação aos exercícios físicos.

Já em matéria de resultados acadêmicos, as notícias não são das melhores. As crianças que mais usam os meios de comunicação tendem a tirar notas mínimas ou ruins em relação às outras crianças.

Segundo os resultados da entrevista, 47% dos que mais tempo dedicavam à mídia diziam que normalmente tiravam notas mínimas ou ruins, comparados com 23% dos que usam pouco os meios.

Além disso, essa correlação entre o uso da mídia e as notas é constante quando se leva em conta fatores como idade, sexo, a baixa escolaridade dos pais. Ao mesmo tempo, os autores do estudo afirmam que sua pesquisa não pode estabelecer se há uma relação de causa e efeito entre o uso da mídia e as notas.

Ao tratar da questão da felicidade e do uso dos meios de comunicação, a pesquisa revela que a grande maioria dos jovens tende a afirmar um alto indíce de contentamento. No entanto, aqueles que são menos felizes dedicam mais tempo à mídia que aqueles que estão mais acima na tabela que mede a felicidade. Tal como os resultados acadêmicos, a pesquisa indicava que não foi determinante se existe uma relação de causa e efeito entre o uso dos meios e a felicidade pessoal.
REGRAS

Outra dimensão do uso da mídia por parte dos jovens examinada pela pesquisa era o tema do controle dos pais. Para começar, a entrevista revelou que muitos jovens vivem em casas onde a televisão fica ligada durante as refeições e muitas vezes fica ligada mesmo independente de se estar assistindo ou não.

Foi pedido aos estudantes que informassem se seus pais fixavam regras para as diversas formas de meios de comunicação. A maioria afirmou que não tinha nenhuma regra sobre o tipo de conteúdo dos meios e que podia utilizá-los o quanto quisesse. Uma exceção foi que 52% afirmaram que tinham normas sobre o que podiam fazer com o computador.

Menos da metade, 46%, afirmou que tinha regras sobre o que é permitido ver na televisão. Para os videogames e a música, a porcentagem era de 30% e 26% respectivamente.

No geral, é mais provável que os pais restrinjam o tipo de conteúdo que seus filhos podem consumir do que a quantia de tempo que podem utilizá-los. Assim, 46% dos meninos responderam que tinham regras sobre o que podiam ver na televisão, em comparação com 28% que tinham regras sobre quanto tempo poderiam assisti-la.

Entretanto, os pais fazem cumprir as normas de modo mais restrito às crianças menores.

Quanto aos maiores, a aplicação das normas cai consideravelmente. Nos grupos dos maiores, somente 12% informaram que tinham normais sobre os jogos de videogame ou a música. E 26% tinham regras sobre o que podiam ou não ver na TV.

Em sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Papa expressava seu desejo de que os sacerdotes, os homens e mulheres consagrados usassem aos meios de comunicação para permitir que a mensagem de Deus caminhe pelo mundo digital, de modo que Nosso Senhor possa bater à porta de nossas casas e de nossos corações e entrar em nossas vidas. Uma nova forma de responder ao mandado de Cristo de pregar o Evangelho até os confins da Terra, seja física ou virtualmente.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

HORÁRIO DAS MISSAS

Em virtude do Carnaval neste final de Semana teremos apenas uma Missa em Florânia que será no domingo, 14, às 7h30min no Santuário de Nossa Senhora das Graças presidida pelo Pe. Givanildo.
A Missa da Quarta-Feira de Cinzas em Florânia será às 19h na Igreja Matriz de São Sebastião presidida pelo nosso Pároco Pe. Carlos. Na Celebração teremos a abertura da Campanha da Fraternidade 2010.

REUNIÃO DO CLERO

Aconteceu, hoje, em Caicó, a primeira reunião do Clero para este ano de 2010. A mesma teve inicio as 8h com a Celebração da Santa Missa na Igreja Matriz de São José em sufragio da alma da Dra. Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa. A Missa foi presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom Delson com a presença de todo clero. Da nossa Paróquia de São Sebastião de Florânia, além do Pe. Carlos, tivemos a presença de 3 membros das nossas pastorais.

POSSE DO PE. VALTAIR LIRA EM SANTA CRUZ

Imagem de Santa Rita de Cássia, padroeira da Paróquia de Santa Cruz - RN

No dia 03 de fevereiro a Comunidade de Santa Cruz recebeu o seu novo Pároco, o Pe. Vatair de Lira Lucas, primo do nosso Pároco Pe. Carlos Eduardo de Lira.

Pe. Carlos se fez presente a esta Festa, para apoiar seu primo e desejar votos de felicidades nesta nova etapa da sua caminhada sacerdotal.

A comunidade esperava o Pe. Valtair em frente a Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, com bandeiras, flores e cartazes.

Prefeito de Santa Cruz acolhe o novo Pároco em nome do povo do Município.

O Pe. Valtair entra na Matriz de Santa Rita sob um corredor de rosas.


A Igreja Matriz estava lotada para dar as boas vindas ao seu pastor.

Ao lado do Ascebispo Metropolitano de Natal, o Pe. Valtair recebe flores dos seus paroquianos.

O Pe. Valtair é conduzido ao Sacrário.

Diante de Jesus Eucaristico o Pe. Valtair faz seu momento de adoração e preces.

Pe. Valtair assume a Paróquia de Santa Rita de Cassia em Santa Cruz, depois de vários anos a frente do Seminário São Pedro, em Natal, como Reitor.

Além do Pe. Carlos Eduardo, a celebração contou com a presença de boa parte do Clero Arquidiocesano de Natal e de outras dioceses.

" Do mesmo modo ao fim da ceia, Ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente e entregou a seus discípulos dizendo: Tomai e bebei todos vós "

Em nome da Paróquia de São Sebastião de Florânia, desejamos ao Pe. Valtair e seus colaboradores, exito nos seus trabalhos pastorais.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

APRESENTADO NO BRASIL DIRETÓRIO DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO CATÓLICOS

FONTE: ZENIT

Por Dom Claudio María Celli, presidente do Conselho para as Comunicações Sociais

O arcebispo Claudio María Celli, presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, apresentou no Brasil o primeiro diretório global em linha dos meios de comunicação católicos, Intermirifica.net.

Sua apresentação aconteceu durante o MUTICOM (Mutirão Latino-americano e caribenho de comunicação), realizado de 3 a 7 de fevereiro na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

O novo diretório de meios católicos www.intermirifica.net – de estrutura Wiki –, é de construção colaborativa entre os editores que se vão registrando no sistema e recolhe os endereços e dados de iniciativas católicas de rádio, televisão, produção audiovisual, imprensa e internet.

Além do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, o diretório está animado pelo CELAM (Conselho Episcopal Latino-americano), a associação mundial católica para a comunicação (SIGNIS), o Conselho Católico para os Meios de Comunicação (CAMECO) e outros organismos eclesiais internacionais.

Na apresentação, o arcebispo italiano constatou que só no Brasil há mais de 180 rádios católicas, enquanto que em todo o continente africano existem algo menos de 200 rádios católicas, e que as possibilidades de sinergia, intercâmbio e mútua colaboração são agora promovidas por Intermirifica.net.

Ao explicar o espírito que deu vida ao diretório, Dom Celli afirmou que “a primeira tarefa que temos como discípulos do Senhor é conseguir que o corpo esteja bem comunicado; que não haja pontos sem conexão, pois cada um tem muito a contribuir e a receber”.

“Por isso, é para nós uma prioridade reduzir a brecha digital inclusive dentro da Igreja, para poder fazê-lo também fora”, disse.

A conferência de Dom Celli, "A Igreja e o desafio das novas tecnologias de comunicação", pode-se ler em espanhol na seção de documentos do site de ZENIT.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

COMENTÁRIO DO EVANGELHO DESTE DOMINGO

Lc 5, 1-11

“Lançai as vossas redes para pescar”

Deus tem sempre uma forma de se aproximar de nós. Quando nos lembramos do nosso encontro com Deus, sempre vamos nos lembrar que naquele determinado momento ele usou alguém ou alguma situação para chamar nossa atenção para Ele. Conhecendo os nossos corações e sabendo de nossas fraquezas, Ele sempre dá um jeito de se fazer presente. Com Pedro, foi assim. Aquele homem totalmente seguro de si, que não precisava de auxílio de ninguém em seu trabalho, sente-se completamente dependente de Jesus a partir do momento em que se encontra com Ele.

Como pescador experiente ele sabia que àquela hora em que Jesus o convida a pescar novamente não havia peixes. Mas, mesmo contra a vontade e atendendo ao pedido de alguém que ainda não conhecia direito, ele vai. A voz da experiência teve que se colocar a serviço daquele que o chamava. Ao pescar, ele sente que a sua vida é invadida por Jesus de tal modo que ele não consegue deixar de estar na presença d’Ele. Por isso, é sempre bom pensar: quando nos sentimos auto-suficientes é o momento exato de baixar a guarda e nos colocarmos diante de Deus. Ele é o absoluto.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

COMENTÁRIO DO EVANGELHO DESTE SÁBADO

Mc 6, 30-34

“Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-se dela”

O olhar de Jesus é sempre um capítulo especial. Um olhar que busca no fundo da alma, um sentimento diferente, de indignação, mas ao mesmo tempo de bondade. De inconformidade com a realidade, mas com a misericórdia própria que só Deus tem. Faltavam bons pastores, faltavam bons operários. Havia muitos pastores, mas eles não eram bons. No templo havia um incontável número deles, mas todos a serviço do poder, do dinheiro, da administração, das leis e dos encargos.

Jesus clama por pastores que, de fato, ouviram a voz das ovelhas que não sabiam por onde caminhar. A sociedade estava se deteriorando e os valores básicos estavam sendo desrespeitados. A compaixão estava diretamente ligada à necessidade de se buscar quem pudesse atender aquele povo.

Será que somos bons operários? O convite de Jesus está aberto. Há outros que precisem de nós. Somos convidados a pastorear outras ovelhas com uma palavra, um carinho, um gesto. Somos capazes disso pelo batismo que recebemos. Somos anunciadores. Faça valer esse dom que Deus depositou em você.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

VOTAÇÃO DO PROJETO FICHA LIMPA FICA PARA MARÇO


Movimento contra corrupção não aceita alterações que possam desfigurar iniciativa

A votação do projeto que proíbe no Brasil a candidatura em eleições de processados na Justiça, conhecido como projeto "Ficha Limpa", ficará para março.

A decisão foi tomada na reunião desta semana dos líderes do Congresso Nacional, em que ficou definida a criação de uma comissão especial para consolidar em um só texto todos os projetos existentes na Casa sobre o tema; informa a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Segundo parlamentares, a comissão deve apresentar o texto final até o fim de fevereiro. A proposta foi feita pelo presidente da Câmara, deputado Michel Temer, que havia prometido colocar o projeto “Ficha Limpa” em votação na próxima semana.

O projeto, de iniciativa popular, chegou ao Congresso com 1,5 milhão de assinaturas, em setembro do ano passado. Para valer para as próximas eleições, a proposta precisa ser votada até maio.

A respeito da discussão desta semana no Congresso Nacional, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) divulgou hoje uma nota pública reforçando o seu compromisso na aprovação do Projeto Ficha Limpa.

O texto, assinado pelo secretário geral da CNBB, Dom Dimas Lara, recorda que as mais de 1,5 milhão de assinaturas “que apoiam o projeto de lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos (PLP 518/2009) são apenas uma mostra da forte base social da Campanha Ficha Limpa”.

“A sociedade brasileira espera que não ocorram novos adiamentos na discussão e aprovação dessa matéria que está em primeiro lugar na pauta de interesses de todos os cidadãos e cidadãs”, destaca a nota.

O MCCE dispõe-se a participar “de qualquer diálogo congressual que tenha por finalidade aprimorar o texto do projeto de lei, não aceitando que eventuais alterações redacionais venham a desfigurar os princípios que nortearam a iniciativa”.

O projeto Ficha Limpa estabelece que não seja concedido registro eleitoral aos políticos condenados em primeira instância por crimes graves, como crimes contra a vida e contra a administração e patrimônio públicos, em ações feitas pelo Ministério Público.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA

Marcos 6,14-29

“Que hei de pedir?

A vida de alguém nem sempre tem o valor que merece. Para Herodíadis, a vida de João Batista não tinha nenhum valor. Ela não estava satisfeita com a sinceridade de João. A sinceridade nos custa muito. As vezes, em nome da amizade, deixamos de ser sinceros, não falamos a verdade e permitimos que as pessoas tomem caminhos obscuros. Até que ponto isso é, de fato, amizade? A sinceridade e a profecia não está vinculada a ninguém, nem a amigos e nem a familiares. Não quero dizer que tenhamos que sair por aí semeando a discórdia em todos os lares. Temos que ser prudentes e saber como dizer certas verdades, o que dizer, e em que circunstâncias algo precisa ser dito. Quando alguém não está trilhando o caminho do bem, precisamos alertar, mesmo que seja alguém de nossa família.

Incomodamos quando optamos pelo caminho do serviço, da palavra ou de uma vivência mais cristã. Somos até aviltados, como se fazer o bem fosse um mal. Mas isso não deve nos desanimar. Ser de Deus exige coisas que nem imaginamos.

PAPA PEDE MAIS ARDOR MISSIONÁRIO À IGREJA


Previne contra a tentação de “fazer carreira” na Igreja

Por Inma Álvarez

Seguindo com seu ciclo de catequeses sobre a história da teologia na Igreja na Idade Média, após a catequese sobre São Francisco de Assis, o Papa Bento XVI dedicou sua intervenção de hoje a falar sobre o outro grande fundador do século XIII: São Domingos de Gusmão.

O pontífice, explicando a história do insigne fundador da Ordem dos Frades Pregadores, o propôs como modelo de pobreza e consagração à evangelização, afastado dos prestigiosos eclesiásticos.

“Este grande santo nos recorda que, no coração da Igreja, deve arder sempre um fogo missionário, que conduz incessantemente a levar o primeiro anúncio do Evangelho e, onde for necessário, a uma nova evangelização”, explicou.

“É Cristo, de fato, o bem mais precioso que os homens e as mulheres de todas as épocas e lugares têm o direito de conhecer e amar!”

Neste sentido, mostrou sua satisfação pelos “pastores e fiéis leigos, membros de antigas ordens religiosas e de novos movimentos eclesiais que, com alegria, gastam sua vida por este ideal supremo: anunciar e dar testemunho do Evangelho”, também na Igreja atual.

O Papa destacou de São Domingos sua renúncia aos privilégios pessoais que poderia ter conseguido em uma promissora carreira eclesiástica, à qual renunciou, dedicando-se humildemente às tarefas que lhe foram confiadas.

“Não seria talvez uma tentação a da carreira, do poder, uma tentação da qual nem sequer estão imunes aqueles que têm um papel de animação e de governo na Igreja?”, perguntou o Papa, recordando suas próprias palavras do último mês de setembro, durante uma consagração episcopal.

“Não procuremos o poder, o prestígio e a estima para nós mesmos. (...) Sabemos como as coisas na sociedade civil e, com frequência, também na Igreja sofrem pelo fato de que muitos deles, aos quais foi conferida uma responsabilidade, trabalham para si mesmos e não para a comunidade”, dizia ele naquela ocasião.

Importância do estudo

Após fundar a Ordem dos Pregadores, que se distinguia por não ter bens a serem administrados e sim por viver mendigando, Domingos, “com um gesto valente, quis que seus seguidores adquirissem uma sólida formação teológica e não hesitou em enviá-los às universidades da época”, explicou o Papa.

Precisamente a dedicação ao estudo “como preparação para o apostolado” é um dos elementos que distingue os dominicanos: “Domingos quis que seus frades se dedicassem a ele sem reservas, com diligência e piedade”.

Trata-se, acrescentou o Papa, de “um estudo fundado na alma de cada saber teológico, isto é, na Sagrada Escritura, e respeitoso diante das perguntas apresentadas pela razão”.

Neste sentido, exortou os católicos, especialmente os sacerdotes, a cultivarem essa “dimensão cultural” da fé, “para que a beleza da vida cristã possa ser mais bem compreendida e a fé possa ser verdadeiramente nutrida, reforçada e também defendida”.

“O desenvolvimento da cultura impõe àqueles que realizam o ministério da Palavra, nos diversos níveis, uma boa preparação”, acrescentou, dirigindo-se particularmente a sacerdotes e seminaristas, por ocasião do Ano Sacerdotal.

“Os sacerdotes, os consagrados e também todos os fiéis podem encontrar uma profunda ‘alegria interior’ ao contemplar a beleza da verdade que vem de Deus, verdade sempre atual e sempre viva. O lema dos Frades Pregadores – contemplata aliis tradere – nos ajuda a descobrir, além disso, um desejo pastoral no estudo contemplativo destas verdades, pela exigência de comunicar aos demais o fruto da própria contemplação”, concluiu.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

COLETA DA SOLIDARIEDADE


A Diocese de Caicó convida todos os fiéis católicos para celebrarem a quarta-feira de cinzas no espírito de solidariedade com os nossos irmãos do Haiti.

Na nossa Paróquia de São Sebastião as coletas de todas as missas celebradas serão enviadas a Sede da Diocese que encaminhará para Caritas - Responsável pelas ajudas humanitárias na Igreja Católica.

Pedimos a generosidade dos nossos irmãos e irmãs nesta coleta da solidariedade.

HORÁRIO DAS MISSAS NO PRÓXIMO FINAL DE SEMANA

No próximo final de semana celebramos as Missas na intenção dos nossos dizimistas, responsáveis pela manutenção da Casa de Deus na Comunidade Paroquial de São Sebastião. Segue os horários das missas:
  • Sábado (06/02)
17h - Missa na Igreja do SS. Sacramento em Florânia
19h - Missa na Igreja de São Francisco em Tenente Laurentino
  • Domingo (07/02)
7h30min - Missa no Santuário das Graças em Florânia
10h - Missa na Igreja Matriz de São Sebastião em Florânia
17h - Missa na Igreja de São Francisco em Tenente Laurentino
19h - Missa na Igreja Matriz de São Sebastião em Florânia.

POSSE DO NOVO ADMINSTRADOR PAROQUIAL DE LAJES

No dia 01 de fevereiro às 19h na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Lajes, foi dado posse ao Pe. Zezinho como novo Administrador Paroquial. O Pe. Zezinho foi da turma do Pe. Carlos. O mesmo ingressou no Seminário no mesmo ano, sendo colega de turma do nosso Paróco Pe. Carlos.

O Pe. Carlos e grande número de sacerdotes prestigiaram a posse do Pe. Zezinho. Dentre eles o presidente da Celebração foi o Arcebispo Metropolitano de Natal D. Matias Patricio de Macêdo.

D. Matias neste momento empossa oficialmente o novo Adminstrador Paroquial de Lajes.

O Pe. Carlos pede a Nossa Senhora da Conceição, padroeira daquela Paróquia que guarde e proteja o seu amigo sacerdote nesta nova etapa da sua vida.

O Pe. Carlos assina a Ata da Posse.

ESCOLA DE CATEQUETESE E EVANGELIZAÇÃO

Conforme decisão da Assembleia Paroquial de Pastoral realizada em janeiro, estaremos implantando na Paróquia de São Sebastião de Florânia a Escola de Catequese e Evangelização e suas atividades terão inicio no mês de março.

As pessoas que desejarem participar já podem se dirigir a Secretaria Paroquial para fazer sua inscrição inteiramente grátis. Nesta primeira etapa teremos aulas sobre:
  • Sagrada Tradição
  • Sagrada Escritura
  • Sagrado Magistério
  • Catecismo da Igreja Católica