quarta-feira, 31 de março de 2010

REFLEXÃO SOBRE A PALAVRA DE DEUS

Mt 26, 14-25

“Fixaram com ele, o preço de trinta moedas de prata”

Quanto sofreu nosso Senhor por nossa salvação. Judas o traiu de modo desumano. O preço foi de trinta moedas de prata. Esse valor era o equivalente a vida de um escravo. Na verdade, como diz a carta aos Filipenses: “Ele assumiu a condição de um escravo, fazendo-se aos homens semelhantes” (Fl 2, 7). Cristo quis se rebaixar ao máximo, para poder elevar-nos ao ponto mais alto da humanidade: aquilo que ele fez e que ele pregou. Assumindo a nossa condição de escravos, ele nos tornou livres para Deus e para os irmãos. Livres do poder do maligno. E de que modo? Quando morreu por nós, Ele que não tinha pecado, pagou pelos meus pecados e se ofereceu a Deus, por isso “Deus o exaltou de modo admirável e lhe concedeu um nome que está acima de todos os nomes” (Fl 2, 9). Se Cristo quis morrer por nós, não desejará também nos dá a vida? Ele nos mostrou o caminho para a vida: o Amor. Foi por amor que salvou a humanidade; é retribuindo esse amor que nós nos seremos salvos. Portanto, irmãos e irmãs, “Amemo-nos uns aos outros” (1 Jo 4, 7) porque foi isso que Ele nos mandou fazer!
E que seu Espírito esteja sempre conosco!

terça-feira, 30 de março de 2010

REFLEXÃO SOBRE A PALAVRA DE DEUS

Jo 13, 21-33.36-38

“Senhor, quem vais te trair?”

Irmãos e irmãs, nessa terça-feira santa a Igreja nos propõe meditar sobre o momento no qual Jesus apresenta aquele que iria o trair e aquele que iria o negar.
Sem conhecermos o contexto da cultura judaica, podemos cometer o erro de achar que Jesus denuncia Judas como traidor e o manda se afastar dele. Mas, o texto nos propõe outra meditação. Era um costume judaico, usado durante a refeição, de se dá uma prova de amizade a alguém “molhando o pão e entregando” a pessoa. Assim, ao invés de condenar, Jesus está pela última vez declarando o seu divino amor incondicional a Judas e afirmando a ele, que mesmo que o traia ele ainda será um discípulo amado. Por isso, Jesus propõe: “o que tens de fazer, faze-o depressa”, – decide-te homem, se vais colocar seu plano para a frente ou se vais me ser fiel – é a proposta de Jesus.
Mas aqui nesse texto aparece também outro personagem importantíssimo: Pedro. Jesus profetiza que Pedro o negará, três vezes o negará. Qual a diferença entre Pedro e Judas? O que os torna tão profundamente diferente em seus corações? Os dois traíram Jesus! Judas o entregou, mas Pedro fez pior, disse que não o conhecia. Qual a diferença? Judas não confiou na misericórdia de Deus depois que cometeu o erro; Pedro, chorou de arrependimento, e voltou para os braços de Jesus.
Meu irmão, minha irmã, você pode até ter traído os mandamentos de Jesus, ou até mesmo o negado, mas se você quiser, e se arrepender ele te acolherá.
Que Deus ilumine a todos nós e nos dê a virtude do arrependimento!

segunda-feira, 29 de março de 2010

REFLEXÃO SOBRE A PALAVRA DE DEUS

Jo 12, 1-11

“Ela guardou esse perfume para o dia da minha sepultura”

No Evangelho de hoje, João nos narra o dia que equivale ao de hoje nos últimos dias de Jesus. De fato, estamos a seis dias do dia que Jesus morreu, ou seja, o sábado da páscoa dos judeus naquele ano. Nessa segunda-feira santa, somos convidados a nos prepararmos intensamente para celebrar o mistério do Cristo que por nós padeceu, morreu e ressuscitou.
Vemos hoje, Maria, irmã de Lázaro, derramar sobre Jesus um vaso de perfume de nardo puro, que custava cerca de 300 moedas de pratas. O salário mínimo do tempo de Jesus seria 30 moedas de prata. Isso gera um valor para nós de R$ 5150,00. Era um perfume bem caro mesmo. Mas o que isso significa? Se você amasse muito alguém e soubesse que estava vendo aquela pessoa pela última vez, o que você ofereceria a ela? Com certeza o melhor que você possuísse. Maria ofertou o que de melhor ela possuía.
Nesta semana contemplamos o maior presente de amor de Deus para a humanidade. Ele nos deu seu próprio Filho (o melhor que ele possuía) e espera de nós uma resposta. Que possamos agradecer a Deus e retribuir-lhe com o que possuímos de melhor: nosso amor e nossa vida.
Um santa e feliz semana santa.

sexta-feira, 26 de março de 2010

REFLEXÃO SOBRE A PALAVRA DE DEUS

(Jo 10, 31-42)

“Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte de meu Pai. Por qual dessas obras me apedrejais?”

A palavra de Jesus foi forte de mais para os judeus, de modo que, mesmo vendo as obras maravilhosas boas que ele fazia, não puderam aderir às verdades que ele ensinava. Nós cometemos o mesmo pecado que os judeus. Muitas vezes construímos um deus para nós, que é apenas um deus milagreiro, e acreditamos piamente nesse deus, contudo, um deus que não nos fala, não nos cobra e não nos pede uma resposta, uma ação. Os judeus quiseram as obras de Jesus, disseram em outras palavras, vamos te apedrejar não pelas obras, mas pelo que tu disseste. Nós sempre invocamos a Deus pedido e, às vezes, exigindo seus milagres; que Ele cure uma pessoa enferma de nossa família ou mesmo que realize algo que eu estou precisando muito. Claro que não tem nenhum problema pedir a Deus que realize milagres na nossa vida e entregar o cuidado dela a Ele. Mas devemos ter consciência que Deus também nos exige através de sua lei e de seus mandamentos. Bom exemplo, é que estamos no fim da quaresma, e como anda a nossa vida? Nós praticamos mais caridade? Rezamos mais? Fizemos alguma penitencia?
Que Deus seja para nós o Deus dos milagres e que nós sejamos para Ele filhos obedientes!
Paz e bem!

SEMANA DA CIDADANIA


As Pastorais da Juventude do Brasil (PJB) vão realizar entre os dias 14 e 21 de abril a Semana da Cidadania. Trata-se de uma programação especial que integra as “Atividades Permanentes” das PJB, juntamente com a Semana do Estudante, que acontece em agosto; e o Dia Nacional da Juventude, que ocorre em outubro. Para a organização da Semana, já está disponível no site da CNBB o material completo de apoio. A versão impressa pode ser solicitada pelos regionais e dioceses através do e-mail juventude2@cnbb.org.br
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
De acordo com as Pastorais da Juventude do Brasil, a Semana da Cidadania tem por objetivo fazer com que a juventude reflita em grupo algumas questões do seu cotidiano e se organize em torno de um projeto de mundo sadio, fazendo coisas concretas, em comunhão com as Igrejas e com as organizações que partilham do mesmo sonho.
Em 2010, a Semana da Cidadania conta com o tema “Trabalho para a vida, não para a morte” e o lema “Juventude, suando e sonhando, em marcha contra a violência”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade e com a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens.
“O foco da programação é direcionada ao sentido do trabalho para a vida da juventude e à reflexão sobre o trabalho como uma oportunidade de geração não só de renda, mas de vida plena”, explicam os organizadores.

quinta-feira, 25 de março de 2010

COMPLETADOS 30 ANOS DO ASSASSINATO DE DOM ROMERO EM EL SALVADOR


Seu processo de beatificação está na fase romana

Por Gilberto Hernández García

Em 24 de março se completam 30 anos desde o dia em que Dom Oscar Arnulfo Romero, à época arcebispo de San Salvador, foi morto a tiros sobre o altar enquanto celebrava a Eucaristia na capela do hospital para doentes de câncer Divina Providência, na capital salvadorenha.
Em 15 de agosto do ano passado, data em que Dom Romero completaria 92 anos, a Igreja Católica de El Salvador realizou uma série de atividades comemorativas sobre o tema “dom Romero, esperança das vítimas”, que incluíram, além de um congresso teológico, uma série de conferências, peregrinações, marchas, celebrações litúrgicas, emissão de selos comemorativos estampados com sua imagem, exibições de filmes, a tradicional vigília da luz e outras iniciativas.
“Celebrar a memória de Romero é resgatar seus apelos pela transcendência, pela recusa dos novos ídolos que assolam nossa sociedade atual, por assumir nossa fé com uma profunda dimensão histórica, para reconhecer na antiga e na moderna face da exclusão a face de Deus”, declarou a Fundação Romero em um comunicado.
Ao lado das vítimas
O cardeal Roger Etchegaray, presidente emérito do Conselho Pontifício Justiça e Paz, no prefácio do livro “Oscar Romero: um Bispo entre a guerra fria e a Revolução”, afirma que o arcebispo salvadorenho “foi assassinado por denunciar a violência das partes envolvidas” na guerra civil que opôs o governo e a guerrilha.
“Foi morto em uma sociedade que mergulhava confusamente na guerra civil, porque há muito se havia frustrado os anseios por justiça, e ambas as partes não viam outro caminho a tomar que não o das armas”.
“Após ter dedicado toda a sua vida a servir a Deus, Romero tornou-se um profeta da justiça e da paz. Suas homilias, transmitidas por rádio, eram acompanhadas por todo o país, tanto por seus amigos como por seus adversários, porque Romero dizia a verdade... porque era uma voz humana, religiosa, fraterna. [...] Considerava seu dever falar com determinação a favor da paz, da justiça e da reconciliação”.
Dom Vincenzo Paglia, bispo de Terni-Narni-Amelia, postulador da causa de beatificação do bispo salvadorenho, disse que há dois anos ao "L'Osservatore Romano" que “Dom Romero foi vítima da polarização política, que não deixava espaço para sua caridade e pastoralidade”.
“Contrário à violência, tanto por parte do governo militar como a da guerrilha, viveu, na condição de pastor, o drama de seu rebanho”.
Falando ao periódico vaticano, o prelado acrescentou ainda que Dom Romero contava com a solidariedade de dois Pontífices, Paulo VI e João Paulo II, conforme documentado em seu próprio diário, o que representa um ponto favorável no processo de beatificação.
Dom Paglia lembrou que João Paulo II reconheceu publicamente sua figura ao visitar sua tumba, bem como quando o citou entre os mártires do século XX, orando “pelo inesquecível Dom Oscar Romero, assassinado sobre o altar”.
O Dia de Dom Romero
No contexto do 30º aniversário do assassinato, a Assembléia Legislativa de El Salvador aprovou, em 4 de março, um decreto que institui o dia 24 de março como “Dia de Dom Oscar Romero”, com o apoio da Igreja Católica, das Igrejas históricas presentes no país e de diversas organizações sociais.
A causa de beatificação de Oscar Arnulfo Romero, cujos restos mortais jazem na Catedral metropolitana da capital salvadorenha, iniciou sua fase diocesana em 1994, que foi concluída em 1996.
O processo foi então apresentado à fase vaticana no mesmo ano, e, em 1997, foi recebido por Roma o decreto por meio do qual a causa era oficialmente aceita como válida, uma vez que todos as etapas anteriores haviam sido cumpridas segundo as normas estabelecidas.

CINCO ANOS SEM JÃO PAULO II

Papa presidirá Missa no 5º aniversário de falecimento de João Paulo II

Na Segunda-Feira Santa, no Vaticano

No dia 29 de março, às 18h, Bento XVI presidirá, na Basílica Vaticana, a Santa Missa pelo 5º aniversário de falecimento de João Paulo II, como anunciou Dom Guido Marini, mestre das celebrações litúrgicas pontifícias.
Na verdade, Karol Wojtyla faleceu em 2 de abril de 2005, mas este ano a data coincide com a Sexta-Feira Santa, motivo pelo qual a Missa de sufrágio do Sumo Pontífice foi antecipada para a Segunda-Feira Santa.
Durante a oração dos fiéis desta Celebração Eucarística, está previsto que se eleve, em polonês, a seguinte súplica: “Pelo venerável Papa João Paulo II, que serviu a Igreja até o limite das suas forças, para que, do céu, interceda para infundir a esperança que se realiza plenamente participando da glória da ressurreição”.
Também se rezará em alemão por Bento XVI, “para que continue, seguindo os passos de Pedro, desempenhando seu ministério com perseverante mansidão e firmeza, para confirmar os irmãos”.
Em espanhol se rezará depois “pelos que estão reunidos para recordar o Papa João Paulo II, para que saibam amar e servir a Igreja como ele a amou e serviu, dando testemunho da fé em Deus e oferecendo seu amor a todos”.

REFLEXÃO SOBRE A PALAVRA DE DEUS


Lc 1, 26-38

“Eis que conceberás e darás à luz um filho, e ele será chamado Emanuel”

Caros irmãos e irmãs, salve Maria!

Hoje festejamos a Solenidade da Anunciação do anjo a Nossa Senhora. A Igreja suspende hoje o espírito da quaresma, para festejar o dia em que Maria concebeu Jesus pela ação do Espírito Santo.
O Evangelho nos narra a conversa que São Gabriel teve com a Virgem e seu anúncio da escolha dela por parte de Deus Pai, para ser a mãe do salvador. Diz o Catecismo da Igreja Católica que com a anunciação a Maria inaugura-se a plenitude dos tempos, ou seja, o cumprimento da promessa que Deus fez a toda a humanidade em Abraão (CIC 484). É que Jesus, a nossa salvação, se encarnou através do sim de Maria e a nossa redenção dependeu desse “sim” pronunciado pela boca da Santíssima Virgem.
Esse mistério é tão grande! Como pode aquele que o universo não contém, caber no seio de uma mulher? Deus que é criador se tornar criatura? Perguntamos: por quê? E a resposta nos dá São João “Deus amou tanto o mundo, que deu seu Filho único, para que todo aquele que nele crer tenha a vida eterna” (Jo 3, 16). Essa foi a razão, Deus amou tanto o mundo que quis redimi-lo, trazer os homens de volta ao convívio com ele, fazê-los livres do pecado, para que pudessem viver a vida de Deus.
Agradeçamos por tão grande amor!

MENSAGEM DO VATICANO NO SEU TWITTER

Santa Sé continua desembarcando nos novos meios digitais

Por Jesús Colina

Sem comunicados oficiais de lançamento, o canal vaticano no Twitter já contava com milhares de seguidores, apenas 3 dias depois da sua criação.
Em geral, as iniciativas da Santa Sé nos novos meios de comunicação digitais costumam gerar um notável interesse entre os correspondentes de Roma, como ocorreu há pouco mais de um ano, com o canal no YouTube. No entanto, o desembarque no Twitter foi menos percebida, já que aconteceu ao mesmo tempo que a apresentação da Carta pastoral de Bento XVI aos católicos da Irlanda sobre os abusos sexuais, no dia 20 de março, que, logicamente, atraiu a atenção.
“Bento XVI destinará a coleta da Missa da Ceia do Senhor à reconstrução do seminário do Haiti” foi o último dos 11 tuítes publicados – boa parte deles dedicados à carta do Santo Padre aos irlandeses.
Até o fechamento desta edição, o canal em inglês do Vaticano (news_va_en) contava com 1534 seguidores; o canal em espanhol (news_va_es), com 1.182; em português (news_va_pt), 958; em francês (news_va_fr), 287; em italiano (news_va_it), 146; e em alemão (news_va_de), 81. O aumento destes números é rápido e quando o leitor vir esta notícia, certamente constatará um importante incremento.
A grande diferença com relação a qualquer outro canal no Twitter é que os canais linguísticos do Vaticano não têm seguidos, apenas seguidores; dessa maneira, evitam fazer propaganda institucional, por parte da Santa Sé, de qualquer outro canal da rede social.
Trata-se de um novo instrumento instantâneo de comunicação que tem como site de referência a Rádio Vaticano (http://rv.va), mas que, além disso, divulga informação do site do Vaticano (www.vatican.va).
E já que este último é um poço sem fundo de documentação, no qual o navegante recém-chegado pode perder-se facilmente ao buscar informação de atualidade, por ocasião da apresentação da carta do Papa à Irlanda foi lançado um novo site da Santa Sé para navegar na internet: www.resources.va.
O site não apresenta somente a carta do Papa, mas oferece também toda a documentação em texto e vídeo sobre os pronunciamentos de Bento XVI e da Santa Sé sobre pederastia. No futuro, contará também com documentos e informação sobre os grandes acontecimentos da vida do Papa e da Santa Sé.
Estas iniciativas são possíveis graças à sinergia entre colaboradores de Bento XVI no campo da comunicação, seja na Secretaria de Estado, no Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais ou nos diferentes meios de comunicação “clássicos” do Vaticano.O principal coordenador do lançamento no Twitter e do novo site do vaticano é o Pe. Federico Lombardi, SJ, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, da Rádio Vaticano, do Centro Televisivo Vaticano e membro do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais.

quarta-feira, 24 de março de 2010

ATITUDES ATUAIS DE UM SACERDOTE BOM PASTOR

Dom José Policarpo proferiu catequese no quinto domingo da Quaresma
Um desafio do Ano Sacerdotal é “fazer com que os sacerdotes sejam, em tudo e sobretudo, pastores do Povo que lhes foi confiado”.
Essa foi a indicação dada pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo, ontem, na Sé Patriarcal, na catequese do quinto domingo da Quaresma, em que o purpurado discutiu a atitude sacerdotal de Jesus Cristo ligada à imagem do Bom Pastor.
“Tanto no Antigo como no Novo Testamento a designação de Deus como Pastor do seu Povo exprime, em linguagem tocante e significativa, o intenso amor de Deus pelo seu Povo, define a salvação e o sacrifício que no-la mereceu como ato de amor, de um amor intenso e levado ao extremo”, explica o cardeal.
Cristo “é Sacerdote porque nos salvou; e salvou-nos porque nos amou até ao limite, até ao dom da própria vida. Ele é o Sumo Sacerdote do novo Povo de Deus porque é o seu Bom Pastor”.
Segundo Dom José Policarpo, ligar o sacerdócio de Cristo ao seu amor de Bom Pastor “ajuda a viver cada momento sacerdotal da Igreja como expressão da intensidade atual do amor com que Deus nos ama, em Jesus Cristo”.
“Esta perspectiva do Pastor pode inspirar toda a renovação pastoral na forma de exercer, atualmente, o ministério sacerdotal. Essa pode transformar-se na grande interpelação do Ano Sacerdotal: fazer com que os sacerdotes sejam, em tudo e sobretudo, pastores do Povo que lhes foi confiado.”
O Patriarca de Lisboa enumerou “as atitudes atuais de um sacerdote bom pastor, até para as transformarmos em prece, quando rezamos pelos nossos sacerdotes”.
Um bom pastor “é alguém que guia, que tem a coragem de indicar, à luz da fé, o caminho a seguir. Sabe dizer a verdade com amor. Um bom pastor é um amigo da vida. Ele deve abrir para os outros as fontes da vida eterna”.
“Um bom pastor é aquele que não fica prisioneiro daqueles que o rodeiam sempre, mas vai à procura dos que se desviaram ou nunca vieram; é aquele que, sem desprezar ninguém, dá um lugar especial no seu coração aos pobres, aos pequeninos, aos mais fracos.”
“Um bom pastor é alguém que vigia, está atento, avisa dos perigos; um bom pastor não se apascenta a si mesmo, não usa o seu ministério para proveito próprio; um bom pastor conhece as suas ovelhas.”
“É sobretudo quando celebramos a Eucaristia e damos atualidade à ação sacerdotal de Cristo, que somos os pastores que Ele deseja para o seu Povo. Isso exige que, na nossa vida, nos tornemos ‘modelos do rebanho’”, afirma Dom José Policarpo.

BENTO XVI CONTRÁRIO À CULTURA D SILÊNCIO

Bento XVI, sempre contrário à cultura do silêncio

Porta-voz do Vaticano comenta a Carta do Papa aos católicos irlandeses
Com relação aos casos de abusos por parte de sacerdotes, Bento XVI esteve sempre empenhado contra a cultura do silêncio, afirmou o diretor da Sala de Imprensa vaticana, o padre Federico Lombardi S.J., em seu briefing de apresentação aos jornalistas da carta do Papa endereçada aos católicos da Irlanda.
“Verdade”, “consciência”, “dor”, “conversão”, “empenho”: estas são as palavras-chave com as quais o porta-voz falou do documento.
“É um documento que não procura por desculpas, é honesto e sincero” – explicou o padre Lombardi. “A carta pastoral permanece muito honesta e lealmente concentrada sobre a Igreja, sobre as responsabilidades dos membros da Igreja, sobre os sofrimentos causados, e não tenta se eximir do problema”.
O sacerdote jesuíta lembrou em seguida que, antes de publicar esta Carta, o Papa consultou os relatórios irlandeses Ryan e Murphy, e reuniu-se com os bispos do país.
Por este motivo, disse ele, “o Papa não acredita que se trate de algo simples ou rápido, pois declarou: ‘este é apenas um passo num longo caminho’”.
Respondendo às perguntas dos jornalistas, padre Lombardi evidenciou o empenho do Papa em combater a pedofilia na Igreja e sua firme oposição à “cultura do silêncio”, desde de seus tempos de cardeal.
“Aquele que conhece a situação e conhece o trabalho desenvolvido pelo Papa” – disse o porta-voz – “sabe do seu testemunho pela busca de coerência e de clareza, desde sua atuação na Congregação para a Doutrina da Fé”.
A Carta, esclareceu o diretor da Sala de Imprensa, é um documento pastoral, e portanto é claro que não aborda eventuais “decisões sobre demissões de prelados, que competem apenas ao Papa e à Congregação para os Bispos”.
Adicionalmente, evidenciou como a situação da Igreja na Alemanha se diferencia da irlandesa: “na carta, o Papa aborda o problema em geral, mas também o contexto específico da Irlanda, que é diferente do alemão”.
Padre Lombardi enfatizou que todos os membros da Igreja têm o dever de respeitar as leis dos países onde atuam e de colaborar com as autoridades civis.
A Igreja, prosseguiu, apresenta-se como uma autoridade moral, o que faz com que estes crimes se tornem ainda mais graves, quando cometidos por agentes eclesiais.
Ainda durante o briefing, o porta-voz vaticano anunciou a inauguração de uma nova seção no site oficial do Vaticano, www.vatican.va, que reúne diversos documentos pontifícios ligados à questão, bem como uma tradução para a língua inglesa da Crimen sollicitationis.

REFLEXÃO SOBRE A PALAVRA DE DEUS

Jo 8, 31-42

“E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”

Percebamos o contexto e a mensagem desse evangelho. Jesus continua o seu discurso, que estamos meditando durante essa semana. O evangelho de ontem terminava dizendo que muitos creram nele, e hoje, Jesus propõe que aquele que permanece nele será livre. Ao ouvirem essa frase um grupo adversário replica a ele: nós nunca fomos escravos, como falais de libertação?
Irmãos, infelizmente vivemos muitas vezes ainda enganados como os fariseus estavam, como que de olhos vendados para a verdade. Na verdade, nem todos somos livres no mundo moderno: a mídia bombardeia o ser humano com todo o tipo de falsidades que garantiriam a felicidade, tais como: beleza física, poder, dinheiro, moda. Essas coisa sendo mal usadas como pretende o mundo de hoje, são mais uma prisão do que a expressão pessoal de felicidade. O mundo está cheio de profissionais desiludidos e depressivos, que seguiram uma profissão somente porque dava muito dinheiro; cheio de adolescentes frustrados porque seus amigos vestem roupas caras da moda, que eles não podem comprar; cheio de pessoas bonitas por fora, mas totalmente esvaziadas por dentro; cheio de pessoas poderosas, mas que a tempo esqueceram o que é ser gente; é por isso que somente Jesus é liberdade. Nele encontramos a felicidade. O erro não é vestir-se bem, ser bonito ou bonita fisicamente, ter dinheiro ou poder; o erro é colocar tudo isso acima de Deus e fazer dessas coisas seu deus pessoal. Para nós fica outra frase de Jesus: “buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça; o resto virá por acréscimo (Mt 6, 33).
Paz e bem para todos!

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA EM TENENTE LAURENTINO CRUZ

31/03 - QUARTA-FEIRA SANTA
12:00(meio dia): Confissão Comunitária na Igreja de São Francisco - Teremos a queima de pecado.

01/04 - QUINTA-FEIRA SANTA
17:00h – MISSA DO LAVA PÉS E CEIA DO SENHOR.
Após a Missa, Adoração ao Santíssimo Sacramento:
18:30h às 19:00h – Comunidade em Geral
19:00h às 20:00h – OFS e Ministros da Sagrada Comunhão
20:00h às 21:00h – Juventude em Geral

02/04 - SEXTA-FEIRA SANTA
0:00(Meia noite): Caminhada para o Monte das Graças

Continuação da Adoração ao Santíssimo:
09:00h às 10h – Apostolado da Oração
10:00h às 11h – Ministros da Sagrada Comunhão
11:00h às 12:00h – Coral de São Francisco
12:00h às 13:00h – Pastoral da Criança e Pastoral do Dizimo
13:00h às 14:00h – Capelinhas e Pastoral do Batismo
14:00h às 15:00h – Setores Missionários

15:00h – Celebração da Paixão e Morte de Cristo

03/04 - SÁBADO SANTO
19:00h – VIGILIA PASCAL

04/04 - DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
16:00h – Santa Missa da Páscoa

PROGRAMÇÃO DA SEMANA SANTA EM FLORÂNIA

Dia 27/03 – Sábado
20h – Via – Sacra encenada na Igreja do Santissimo.

Dia 28/03 – Domingo de Ramos
7h30min – Missa e benção dos Ramos na Igreja Matriz.
18h – Benção dos Ramos em frente à Igreja do Santíssimo Sacramento e em seguida procissão pelas ruas da cidade até à Igreja Matriz.
Obs: Pedimos que todas as pessoas tragam ramos e uma cruz de palha para serem bentos para colocar na porta da sua casa.

Dia 29/03– Segunda-Feira Santa
7h30min – Missa das almas na Igreja Matriz
8h30min – confissão aos doentes nas residências
14h30min – confissão aos doentes nas residências.

Dia 30/03– Terça-Feira Santa
6h – Missa das almas em frente ao cemitério e benção do Novo Cemitério.
8h30min – confissão aos doentes nas residências
14h30min – confissão aos doentes nas residências.

Dia 31/03 – Quarta- Feira Santa
18h30min – Procissão do encontro - saindo da Matriz com a imagem de N. Sra das Dores e da Igreja do Santíssimo Sacramento com a imagem do Sagrado Coração de Jesus, onde teremos o encontro na Praça Mãe Santa.
Obs: Pedimos aos fiéis que tragam velas para procissão da luz.
21h – Confissão Comunitária – Queima de pecados
Obs.: Às nove horas da noite em ponto as portas da Igreja serão fechadas

Dia 01/04 – Quinta-Feira Santa – Tríduo Pasca
8h – Missa dos Santos óleos na Catedral de Santana – Caicó – Renovação das Promessas sacerdotais.
19h – Missa do lava-pés e da Instituição da Eucaristia. Dia do Sacerdócio – Homenagem a todos os Padres.

ADORAÇÃO AO SANTISSÍMO SACRAMENTO
21h às 22h – Apostolado da Oração, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e Setor Missionário Sagrado Coração de Jesus (Rezaremos pelos que moram nas ruas José Fassanaro Pepino, Cícera Rosalina, Francisco Campos Nogueira, Dedé Laurentino, Francisco Juvenal de Moura, Cândida Fernandes de Brito, Antônio Pereira da Silva, Braz Hermes da Cruz).

22h às 23h – Setor Missionário Santa Luzia (Rezaremos pelos que moram nas ruas Pe. Ibiapina, Pça. Calon, Tereza Adelaide de Medeiros, João Sérgio do Rego, Raimundo Nonato, Francisco Minervino), CPP e CAEP, Secretaria Paroquial.

23h às 24h – Pastoral da Juventude (JUSAC, Shalom, Rainha da Paz, Adonai e jovens da nossa cidade que ainda não fazem parte de um dos nossos grupos), Rádio Comunitária Ibiapina e o Terço dos Homens.

24h – Procissão do fogaréu – Prisão de Jesus – Apenas homens com tochas, saindo em cortejo da Matriz em direção a Igreja do Santíssimo Sacramento, em seguida prisão de Jesus e retorno à Igreja Matriz.

Dia 02/04 – Sexta-Feira Santa
4h – Via Sacra Penitencial – Saindo da Igreja Matriz até o Santuário das Graças.

ADORAÇÃO AO SANTISSÍMO SACRAMENTO
7h às 8h – Setor Missionário Santo Expedito (Rezaremos pelos que moram nas ruas Inácio Araújo, Alberto Gomes , Manoel Hilário de Araújo, da Alegria, Manoel Emídio, Joaquim Silva, Trav. Maria Malaquias, Pedro Velho), Setor Missionário São Sebastião (Rezaremos pelos que moram nas ruas Benjamin Constant , Teônia Amaral, Cel. Silvino Bezerra, Pça. Getúlio Vargas, José Paulino Dantas.)
8h às 9h – Catequese (Catequistas, crianças e jovens que se preparam para 1ª Eucaristia e Crisma), Infância Missionária, Pastoral da Criança, Pastoral do Batismo, Acólitos.

9h às 10h – Pastoral Familiar, ECC, Movimento das Capelinhas, Missionárias de Santa Terezinha, Setor Missionário N. Sra. de Fátima (Rezaremos pelos que moram nas ruas José Felizardo, João Praxedes, Gelson Dantas, Silvino Garcia do Amaral, João Toscano Filho, Agnaldo Dantas.), Setor Missionário Menino Jesus (Rezaremos pelos que moram nas ruas João Damata Toscano, Gilberto Pinheiro Borges, Izabel Bezerra, Adamastor Vieira Dantas, Manoel Matilde de Menezes, Lidia Galvão Nobre, Joaquim José de Souza)
10h às 11h - Setor Missionário Santo Antônio ( Rezaremos pelos que moram nas ruas Severino José de Souza, Mãe Moça, Tereza Alice, Cônego Ambrósio da Silva, Tomaz Emídio de Araújo, São Sebastião, Major Adonias Galvão, 1 de Janeiro, Vinoca Toscano de Menezes, Inácio José de Azevedo, Manoel Galdino de Araújo) e Pastoral da Comunicação

11h às 12h – Pastoral da Pessoa Idosa, Grupos de Idosos, Setor Missionário São Lazaro ( Rezaremos pelos que moram nas ruas Praça Mãe Santa, Airton Laurentino, Joaquim José de Araújo, Joaquim Emídio, Safira Araújo, Aprígio Azevedo, Venâncio Toscano de Medeiros, Manoel Alberto de Medeiros, João Bezerra, Clementino Araújo, Elvira Freire, João Damata Toscano Neto, José Silva de Medeiros).

12h às 13h - Setor Missionário São Francisco de Assis (Rezaremos pelos que moram nas ruas José Nunes da Silva Paes, Professor Manoel Fernandes, Jarino Tinoco), Setor Missionário N. Sra. do Rosário (Rezaremos pelos que moram nas ruas Vereador Paulo Bezerra, Vereador José Félix Dantas, Ver. Heráclito Clementino de Medeiros, Janúncio Evangelista, Joaquim Laurentino de Medeiros, Vereador Joaquim José dos Santos)

13h às 14h – Setor Missionário Sagrado Coração de Maria (Rezaremos pelos que moram nas ruas Barão do Rio Branco, João Pessoa, Suly Araújo, Cosme de Abreu, Floriano Peixoto, Praça José Leão, Severino Azevedo da Silva, Pedro Araújo Filho, Pça Ten. Cel. Fernando Campos, Francisco Cícero, Antônio Giffoni), Setor Missionário N. Sra. das Graças ( Rezaremos pelos que moram nas ruas José Toscano de Menezes, Tomaz Silva, Gilberta Maria da Conceição, Sebastião Menezes, Gentil Fernandes de Araújo, Josué Teodoro da Cruz)

14h às 15h – Apostolado da Oração, Equipe de Cânticos, Equipe de Liturgia, Setor Missionário Santa Clara (Rezaremos pelos que moram na Passagem das Flores), Setor Missionário São Pedro (Rezaremos pelos que moram nas ruas Vicência Corcina Lopes, Francisco Eugênio da Silva, Laurentino Cruz, Tomaz Garcia, Antônio Pereira), Setor Missionário São Paulo (Rezaremos pelos que moram nas ruas Trav. Maria Bendita, Avenida Beira Rio, Trav. Pe. João Clemente, Atanásio Fernandes, Quintino Bocaiúva, Marechal Deodoro, Cel. Toscano)

15h – Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor, Adoração da Santa Cruz e Procissão com a Imagem do Senhor morto.

19h –Confissão Comunitária – Queima de pecados Obs.: Às sete horas da noite em ponto as portas da Igreja serão fechadas

20h – Encenação da Paixão de Cristo
Org.: Grupos de Jovens e de teatro da nossa cidade

Dia 03/04 – Sábado Santo21h – Celebração da Vigília Pascal
Obs: Pedimos aos fiéis que tragam velas, água e objetos para serem bentos. Em seguida procissão com a Imagem do Senhor Ressuscitado pelas ruas da cidade.
Dia 04/04 – Domingo da Ressurreição
7h30min – Missa no Santuário das Graças10h – Missa do Dízimo na Igreja Matriz17h30min – Missa do Dizimo na Igreja do Santíssimo
19h – Missa do Dizimo na Matriz

UM CONVITE A ORAÇÃO

Fazemos memória nesta semana da maior prova de amor já vista pela história em todos os tempos e lugares, “porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna” (Jo 3, 16); mesmo não sendo merecedores desse amor, “mas Deus prova o seu amor para conosco porque Cristo morreu por nós quando ainda éramos pecadores” (Rm 5, 8). Agora Florânia se levanta para retribuir esse amor que Deus nos dá todos os dias, indo as celebrações e fazendo dessa a mais Santa de todas as semanas para que, também, as outras sejam santificadas em Cristo nosso Senhor. Repetimos hoje o que milhares de Cristãos fizeram ao longo de mais de dois mil anos. São Paulo já dizia: “Por primeiro, eu lhes transmiti aquilo que eu mesmo recebi, isto é: Cristo morreu por nossos pecados, conforme as escrituras; ele foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras” (1Cor 15, 3-4).

Pe. Carlos Eduardo de Lira
Pároco

MUTIRÃO DE CONFISSÃO

Aproxima-se a Festa da Páscoa, a maior festa dos Cristãos. Cristo vence o pecado e a morte e nos garante a vida eterna juntos do Pai. Não podemos celebrar essa festa de qualquer jeito, precisamos estar cada vez mais unidos a Deus. Por isso, nesta sexta-feira, dia 26, acontecerá em nossa Paróquia de São Sebastião, das 14h às 17h e das 19h às 21h um múltirão de confissão nas Igrejas de São Sebastião (Igreja Matriz) em Florânia e de Francisco de Assis em Tenente Laurentino Cruz. Não deixe essa oportunidade passar. A confissão quer ser para nós, hoje, a boa notícia de um coração arrependido.


terça-feira, 23 de março de 2010

O VATICANO NO TWITTER

Inaugurada nova página sobre atualidades

Desde o sábado, o Vaticano ingressou na rede social de mensagens breves Twitter, inaugurando ainda uma nova página na web, http://www.resources.va/, na qual disponibiliza informação multimídia abordando questões da atualidade.

A chegada do Vaticano à rede Twitter se dá através de seis canais – um para cada idioma. O endereço do canal de língua portuguesa é “news_va_pt”.

O Twitter é um serviço gratuito de microblogging que permite que seus usuários recebam em tempo real micro-mensagens de texto – as “tweets” – cuja extensão máxima é de 140 caracteres.

Além do português, estão disponíveis canais nos idiomas italiano, francês, alemão, inglês e espanhol.

Através destes canais no Twitter, a Rádio Vaticana e outros órgãos de comunicação do Vaticano divulgarão informações, notícias e conteúdos multimídia de particular relevância para a vida da Igreja.

Além disso, por ocasião da publicação da carta de Bento XVI aos católicos da Irlanda, o Vaticano lançou o website http://www.resources.va/ , no qual serão publicados artigos completos, além de materiais em vídeo e áudio relacionados com o magistério do Santo Padre sobre abusos sexuais cometidos por sacerdotes.

O Vaticano conta ainda, há mais de um ano, com um canal oficial no Youtube (www.youtube.com/vatican), em quatro idiomas.

REFLEXÃO SOBRE A PALAVRA DE DEUS

Jo 8, 21-30

“Quando tiverdes levantado o filho homem, sabereis que EU SOU”

Na passagem de hoje, Jesus continua a sua conversa com os fariseus. Nela, mais uma vez ele anuncia quem é e que veio ao mundo para fazer a vontade do Pai. Entretanto, é nessa passagem onde encontramos uma das afirmações de Jesus mais difíceis de serem compreendidas pelos judeus. Jesus declara que quando for levantado sabereis que “Eu sou”, este é o significado do Deus altíssimo e nome que os judeus não pronunciavam por respeito ao Deus que é totalmente transcendental. Nos lábios de Jesus, isso significa que ele é igual a Deus, ou melhor, que Ele é Deus. Diz o texto que muitos acreditaram nele depois disso. Na verdade, os judeus somente viam um homem como qualquer outro, Jesus não tinha nenhum “efeito sobrenatural” sobre ele, como luzes, aureolas ou coisa do gênero. Era um homem como todos os outros. Isso é o difícil de compreender! Temos que ter a fé que Jesus é tanto Deus, quanto homem, e por isso, seu chamamento à conversão é possível e segui-lo também, porque sendo homem, Jesus mostrou ao homem o que este é capaz de fazer. Assim, creiamos que Jesus é nosso Deus, e acreditemos também que ele nos chama a praticar o que ele viveu e ensinou.
Que a misericórdia de Jesus nos auxilie!

SEMANA DE CATEQUESE NA PARÓQUIA

Teve inicio ontem a Semana de Catequese da Paróquia de São Sebastião de Florânia. Serão dois dias na cidade de Tenente Laurentino e dois dias na cidade de Florânia. No sábado será a vez dos catequistas da Zona Rural. A Paróquia de São Sebastião tem atualmente 48 catequistas. Ao longo do ano de 2010 os catequistas terão sete encontros onde bebaterão sobre os Sacramentos da Igreja Católica. Além disso os catequistas participarão da Ecola de Catequese e Evangelização.

segunda-feira, 22 de março de 2010

ENCONTRO REGIONAL DA PASTORAL DA CRIANÇA

A pedido da nossa irmã Eliane de Floriano PI, divulgamos que a diocese de Campina Grande (PB) acolheu hoje, 22, e segue até o próximo dia 26, o Encontro Regional da Pastoral da Criança, com a presença, nesta terça-feira, 23, do coordenador internacional da pastoral, o médico Nelson Arns, filho da fundadora da pastoral, Dra. Zilda Arns, que faleceu no último mês de janeiro, durante um terremoto no Haiti.

O evento que acontece no Convento dos Irmãos Maristas, localizado no município de Lagoa Seca, Brejo paraibano, e também contará, durante todos os dias de programação, com a presença da coordenadora nacional da pastoral, a irmã Vera Lúcia Altoé.

Com a participação de representantes de dioceses das Províncias do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Paraná, o encontro tem como objetivo fortalecer a missão da Pastoral e estimular a espiritualidade.

“Em comunhão com os nossos coordenadores internacional e nacional, buscaremos aprofundar a vivência da espiritualidade no compromisso da conquista do Reino de Deus”, destacou a irmã Irma Rodrigues, coordenadora da pastoral na Província da Paraíba.

Irmã Rodrigues disse ainda que serão avaliadas algumas práticas. “O encontro também tem a finalidade de renovar a nossa metodologia, desenvolvendo as ações básicas de saúde”.

O evento começou hoje às 14h e segue até as 12h do próximo dia 26.

Um bom encontro para todos.

Faça como a nossa irmã Eliane. Mande uma sugestão de noticia que pesquisaremos e divulgaremos para que todos tenham conhecimento.

DIOCESE DE GUARABIRA RECEBE PEREGRINAÇÃO DOS PRESBÍTEROS DA CNBB NE2

A Diocese de Guarabira e o Santuário do Padre Ibiapina vivem um momento de preparação para receber a Peregrinação dos Presbíteros da CNBB Regional NE2, neste ANO SACERDOTAL.

O evento será marcado por uma grande Concelebração Solene da Santa Missa no Santuário do Padre Ibiapina, Santa Fé-PB, às 16h do próximo dia 08 de abril.

"Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote".

O Padre Ibiapina

José Antônio Maria Ibiapina (Sobral-CE, 5 de agosto de 1806 — Solânea-PB, 19 de fevereiro de 1883).

Foi Advogado (formado pela Faculdade de Direito de Pernambuco), Juiz de Direito e Delegado em Quixeramobim-CE, Deputado Geral (hoje Deputado Federal) no Império, dentre outras relevantes atividades. A Decepção com a vida civil o fez abandonar tudo para tornar-se sacerdote.

Aos 47 anos, iniciou uma obra missionária, visitando várias regiões do Nordeste, erguendo casas de caridade (22), igrejas, capelas, cemitérios, cacimbas d'água, açudes e outras obras em quase todas as cidades do interior.

O zelo apostólico do Padre José Antônio Pereira Ibiapina, no percurso do século XIX, no interior do Nordeste brasileiro, deixou marcas significativas, não apenas na organização posterior da Igreja, mas, sobretudo, na vida das pequenas comunidades desta região.

Pe. Ibiapina viveu, em grau heróico, a vida de cada dia e foi fiel até o fim de seus dias. Que ele inspire todos os sacerdotes a viverem fiéis a Cristo.

COMEÇAM OS PREPARATIVOS PARA O I ROMARIA DIOCESANA DO DÍZIMO


Durante o Encontro Diocesano de Coordenadores da Pastoral do Dízimo no Santuário das Graças em Florânia foi apresentada a camiseta que fará a divulgação da I Romaria Diocesana do Dízimo no dia 12 de outubro, dia que estamos dedicando a todos os dizimistas, pessoas que decidiram fazer uma experência de fé e de amor pelo Dízimo.

As pessoas que desejarem encomendar sua camiseta já podem fazer pelo e-mail: joseilzon.lima@gmail.com. o preço da camiseta é de R$ 15,00 (quinze reais). A forma de pagmento é de R$ 8,00 (oito reais) no ato da reserva e R$ 7,00 (sete reais) no ato da entrega da camiseta.

Você pode encomendar em todos os tamanhos PP, P, M, G, GG (nos tamanhos infantil, adulto e baby look). A camiseta está linda e com ela você leva a mensagem com você a todos os lugares como sinal da presença de um cristão comprometido com sua Igreja.

REFLEXÃO SOBRE A PALAVRA DE DEUS

Jo 8, 12-20

Caros irmãos e irmãs no Senhor Jesus, A paz!
Nessa narrativa de hoje, João nos apresenta Jesus em um discurso com os fariseus na festa das tendas. Nessa festa, costumava-se acender grandes tochas para iluminar, representando o tempos messiânicos, que os judeus tanto esperavam. Por isso, Jesus em seu discurso afirma: "eu sou a luz do mundo", indicando que o messias que os judeus esperavam e que era representados por todas aquelas luzes, já havia chegado. Infelizmente, os filhos de Israel não reconheceram o Messias Jesus.
Tomemos cuidado, portanto, para não deixarmos de reconhecer Jesus, como nosso messias e salvador.
Já se aproxima a semana santa, na qual iremos meditar sobre a paixão, morte ressurreição do Senhor. Que possamos reconhecer Jesus como Deus de nossas vidas, que por nós morreu e ressuscitou e que nos chama a conversão.
Que a luz de Deus, o próprio Cristo, ilumine a todos!

domingo, 21 de março de 2010

DOM CLÁUDIO HUMMES REPRESENTARÁ BENTO XVI NO XVI CONGRESSO EUCARISTICO NACIONAL EM BRASÍLIA

O papa Bento XVI nomeou, na semana passada, o prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Cláudio Hummes, como seu Enviado Especial para o 16º Congresso Eucarístico Nacional. Organizado pela arquidiocese de Brasília, o Congresso ocorrerá nos dias 13 a 16 de maio, na capital federal, logo após a 48ª Assembleia Geral da CNBB que, por causa do Congresso, também terá Brasília como sede.

Segundo o arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz, por sugestão do cardeal, foi incluída na pauta do Congresso uma jornada sacerdotal, que acontecerá no dia 13, antes da abertura oficial do evento. O cardeal Hummes será um dos conferencistas da Jornada Sacerdotal. A organização do evento espera a participação de 8 mil padres.

INTRANSIGENTES COM O PECADO E INDULGÊNTES COM AS PESSOAS - DIZ BENTO XVI

Reflexões antes da oração do Angelus sobre a narrativa evangélica da adúltera

“Aprendamos a ser intransigentes com o pecado – a começar pelo nosso! – e indulgentes para com as pessoas”. Foi o que disse Bento XVI neste domingo, antes da tradicional oração mariana do Angelus, recitada com os fiéis presentes na Praça São Pedro.
Em sua reflexão, o Papa partiu da narrativa do Evangelho de João sobre a mulher adúltera, proposta pela liturgia de hoje.
“Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra!” – assim disse Jesus, lembrou o Santo Padre - aos escribas e fariseus que pretendiam apedrejar a mulher, de acordo com o previsto pela lei mosaica.
“Estas palavras” – o observou o Pontífice – “Estas palavras estão plenas da força desarmante da verdade, que abate o muro da hipocrisia”, para abrir assim as consciências “justiça maior, aquela do amor, à qual corresponde o pleno cumprimento de qualquer preceito”.
“Das palavras de Jesus’ – continuou o Papa – dependi a vida daquela pessoa, mas também sua própria vida”, uma vez que, na verdade, “estes homens pedem a Jesus que julgue a pecadora, com o intuito de testá-lo e de induzi-lo a se contradizer”.
“Jesus, porém, é cheio de graça e de verdade” - “sabe o que está no coração de cada homem, quer condenar o pecado, mas quer salvar o pecador, e desmascarar a hipocrisia”.
De fato, observou o Santo Padre, “Jesus, absolvendo a mulher de seu pecado, a introduz em uma nova vida, orientada para o bem”. “Eu também não te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais”.
“Caros amigos” – concluiu Bento XVI – “aprendamos com o Senhor Jesus a não julgar e não condenar o próximo. Aprendamos a ser intransigentes com o pecado – a começar pelo nosso! – e indulgentes para com as pessoas. Que nos ajude a santa Mãe de Deus, que, isenta de toda culpa, é mediadora de graça para todo pecador arrependido”.
Após a oração do Angelus, o Papa lembrou que o próximo domingo – que será Domingo de ramos – comemorar-se-á o 25º aniversário da Jornada Mundial da Juventude, criada por João Paulo II.
Para celebrar o evento, os jovens de Roma e do Lácio estão convidados a se reunirem na quinta-feira a partir das 19 horas na Praça São Pedro, para festejarem juntos.
“Aguardo-vos em grande número”, disse a eles o Pontífice.

SUCESSO NA MISSÃO DO DÍZIMO

Teve sua conclusão hoje às 17h com a Celebração da Santa Missa a Missão do Dízimo na cidade de Tenente Laurentino Cruz. Durante quinze dias os missionários visitaram as residências da zona rural e urbana convidando os fiés católicos a fazerem uma experiência de fé e amor pela Pastoral do Dízimo. Antes da realização da Missão a cidade de Tenente Laurentino tinha pouco mais 400 dizimistas incritos. Até a tarde deste domingo já passavamos dos 1.060 dizimistas.

Durante a celebração da Santa Missa o Pe. Carlos abençoou os envelopes que deverão ser usados pelos dizimistas e que começarão a ser entregues amanhã pelos agentes do dízimo. Rezo a Deus pela fidelidade desses nossos irmãos e irmãs e imploro as bênçãos de Deus sobre a vida e a família de cada um deles.

REFLEXÃO SOBRE A PALAVRA DE DEUS

Jo 8, 1-11

Caros irmãos e irmãs,
No Evangelho deste dia, Jesus nos ensina uma de suas lições não apenas com palavras, mas também com gestos. Os fariseus, que eram responsáveis pela observância da lei mosaica, trazem a Jesus uma mulher pega em adultério, com o objetivo de testá-lo. Meditemos primeiros os gestos de Jesus e depois suas palavras.
Nos conta o Evangelho que Jesus se inclinando escrevia no chão. Esse gesto é motivo de grande discussão entres os estudiosos da Bíblia, mas nos aponta para uma “imparcialidade” de Jesus. Por não querer tirar a liberdade do homem, Jesus não interfere em seus atos, mesmo pecaminosos, abandonando-os aos seus duros corações. Pensemos que cada vez que fazemos o mal, Jesus fica a “escrever no chão” não querendo nos impedir de usar nossa liberdade, mesmo que seja para o mal.
Contudo, as palavras de Jesus nos chama para uma conversão. “levantando-se disse: ‘quem não tiver pecado, que seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra!’.” Nesse contexto, podemos dizer que antes que queiramos aplicar a lei de Deus a outrem, devemos aplicá-la a nós mesmo, ou seja, “com a mesma medida que medirdes, sereis medidos” (Mt 7, 2). O julgamento pertence somente a Cristo, que é o único que não cometeu pecado. E Este quer misericórdia, e não sacrifício (Cf. Mt 9, 13). Assim, ao invés de julgarmos o irmão, aprendamos com Jesus a perdoá-lo.
Um abençoado domingo para todos!

VATICANO CONSTITUI COMISSÃO PARA INVESTIGAR SOBRE MEDJUGORJE

Dentro da Congregação para a Doutrina da Fé

Foi constituída dentro da Congregação para a Doutrina da Fé, sob a presidência do cardeal Camillo Ruini, uma Comissão internacional de investigação sobre Medjugorje.
É o que indica um breve comunicado publicado esta quarta-feira pela Sala de Informação da Santa Sé.
A comissão vaticana estudará o fenômeno de Madjugorje, que se converteu em um lugar ao qual milhões de pessoas peregrinam desde o ano 1981, atraídas pelas “aparições” da Virgem Maria nesta pequena aldeia da Bosnia-Herzegovina.
“Tal Comissão, composta por cardeais, bispos, peritos e especialistas, trabalhará de maneira reservada, submetendo o resultado de seu próprio estudo às instâncias do Dicastério”, acrescenta o texto.
O diretor da Sala de Informação, padre Federico Lombardi, S.J., recordou que inicialmente existiu uma comissão diocesana para investigar as aparições.
Mas, dado que o fenômeno ia além das competências da diocese de Móstar, o bispo delegou à Conferência Episcopal, que naquele momento era a da Iugoslávia e que atualmente já não existe.
Mas a Conferência Episcopal da Iugoslávia não chegou a nenhuma conclusão no que diz respeito à questão da sobrenaturalidade ou não dos fenômenos.
Em sua declaração sobre Medjugorje, de 10 de abril de 1991, o episcopado explicou que não se podia constatar nada de sobrenatural no que sucedia.
E também destacou a necessidade de auxiliar no campo pastoral, sob a responsabilidade do pároco e do bispo local, todos aqueles que se dirigem para rezar neste lugar.
“Os bispos de Bosnia-Herzegovina pediram, portanto, à Congregação para a Doutrina da Fé que tomasse em suas mãos a situação”, recordou ontem pe. Lombardi.
A resposta chega com a constituição desta comissão, presidida pelo anterior presidente da Conferência Episcopal Italiana e composta por cerca de 20 membros.
Segundo Lombardi, “não é a Comissão que toma as decisões, os pronunciamentos definitivos, mas oferece o resultado de seu estudo, seu ‘voto’, como se diz em termos técnicos, à Congregação, que logo tomará as decisões do caso”.
Em novembro do ano passado, o arcebispo de Sarajevo e presidente da Conferência Episcopal da Bósnia, cardeal Vinko Puljić, expressou seu desejo de que a Santa Sé desse indicações “sobre a constituição de uma comissão que acompanhe o fenômeno, registrando os conteúdos das aparições e das mensagens, tendo em conta que até hoje são mais de trinta mil”.

sábado, 20 de março de 2010

PARA RENOVAR A CLASSE POLÍTICA, É NECESSÁRIO EDUCAR PARA CIDADANIA

“O sonho de ampliar a formação de políticos de inspiração cristã passa pela capacidade de educar e formar para o senso de cidadania, de legalidade e de comprometimento para com a sociedade civil”. Foi o que disse o presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), cardeal Angelo Bagnasco, em uma conferência proferida num encontro de Comunhão e Libertação, cujo tema era “A aventura educativa”.
Em seu discurso, o purpurado afirmou que “o chamado à participação e à paixão, algo cada vez mais raro em nosso contexto atual, se pretende ser mais que mera retórica, exige que se dedique energias e recursos à educação das gerações jovens”.
Estas gerações, observou ele, “que herdaram uma democracia já consolidada, tomando-a como algo já superado, com frequência não parecem capazes de vivê-la, nos termos de valores fundamentais como a justiça, a liberdade e a paz”.
“Conhecemos os limites e as falhas próprias da condição humana, mas isso não pode obscurecer a importância da experiência secular da comunidade cristã”, continuou.
“Por vezes, diante de tantos episódios de violência, antigos e recentes, de um mundo desfigurado por desequilíbrios e injustiças, por formas de involução cultural, podemos indagar: qual foi a contribuição do cristianismo na elevação da humanidade, quão eficaz foi a pregação da fé?”.
Mencionando a “emergência educativa”, tema das Orientações pastorais da CEI para este decênio, Bagnasco sublinhou que “a questão pedagógica anda de mãos dadas com a questão antropológica”, e que é necessário “ampliar a racionalidade”, como indicou o Papa, educar para aquele “pensar grande” tão frequentemente evocado por Antonio Rosmini “diante da pequenez de nosso próprio ambiente e dos reducionismos de todo tipo”.
“Estamos diante de uma espécie de exílio da palavra em um mundo desorientado”, explicou o presidente da CEI – “uma época de fragmentação do saber”.
Por isso, concluiu cardeal Bagnasco, é necessário vencer a “dúvida radical” e o “desespero epistemológico”, partindo da consciência de que “a emergência educacional” que enfrentamos “está na urgência de se ensinar e se aprender a pensar, para além de suas expressões vagas e superficiais”, verificadas “não apenas entre os que aprendem, mas também entre os que ensinam”.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Paquistão: menina cristã é queimada viva para que não denunciasse estupro

Uma menina cristã paquistanesa foi queimada viva para que não denunciasse um estupro pelo filho de seu empregador, para quem trabalhava como empregada doméstica.
A jovem Kiran George teve 80% de seu corpo queimado e veio a morrer após agonizar por dois dias no hospital, de acordo com a agência AsiaNews. Após ter sido violentada, ameaçou denunciar seu agressor à polícia, que decidiu então matá-la.
O crime ocorreu em Sheikhupura, um vilarejo na província de Punjab, e lembra os eventos trágicos ocorridos recentemente com Shazia Bashir, uma menina cristã de 12 anos violentada e morta por seu empregador, um rico advogado muçulmano, que ainda não foi formalmente acusado.
Num primeiro momento, Kiran relatou as violências que havia sofrido apenas para algumas amigas, temendo perder o emprego de empregada doméstica na casa de seu agressor, Mohammad Ahmda Raza. Mais tarde, entretanto, ameaçou o rapaz de contar o ocorrido à polícia. Este, então, com a ajuda de sua irmã, atirou gasolina e ateou fogo ao corpo da menina.
O pai do rapaz, embora tenha socorrido Kiran e levado-a ao hospital, disse à família de Kiran que esta teria sofrido um acidente ao trabalhar na cozinha. Antes de morrer, no entanto, a menina contou a polícia o que realmente havia ocorrido.
Ainda em Punjab, a 10 de março, uma multidão de muçulmanos enfurecidos saqueou e incendiou a casa de uma família cristã. Ao que tudo indica, o ataque teria sido motivado pelo suposto envolvimento de um cristão no assassinato de latifundiário da região.
Um suspeito de envolvimento nos ataques, Yasir Abid, encontra-se em “prisão preventiva”. A família alega que cópias da Bíblia encontradas em sua casa teriam sido “deliberadamente incineradas”. A polícia investiga a possibilidade de abrir um inquérito de “crime de blasfêmia”. Peter Jacob, secretário executivo da Comissão Nacional por Justiça e Paz, disse não acreditar que os tribunais aplicarão esta lei neste caso. “O Código Penal Paquistanês prevê até mesmo a pena de prisão perpétua com trabalhos forçados para quem profana o Alcorão, mas não contempla os livros sacros de outras religiões", disse ele.
“Somos contrários a essa lei”, declarou Peter Jacobs, “independentemente de qual livro sagrado se trate”. Mas, de qualquer modo, “esperamos que sejam realizadas investigações detalhadas que levem aos culpados de terem incendiado a casa da família cristã”.

DIA DE SÃO JOSÉ


Neste dia de São José, pai adotivo de Jesus e padroeiro da Igreja Católica foram celebradas três Missas na nossa Paróquia de São Sebastião de Florânia: às 7h30min na Igreja Matriz, às 17h na Passagem das Flores e as 19h no Tenente Laurentino.

CONGRESSO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

Acontece neste final de semana, 20 e 21, o I Congresso Diocesano da Pastoral Familiar na sede da Diocese, Caicó. De Florânia irão participar 4 pessoas. A Pastoral Familiar de Florânia esta em fase de reestruturação e tem como coordenação paroquial o casal Manoel Cesar e Francimária Fabricio. Casais que desejarem fazer parte desta pastoral devem proucurar se informar das atividades previstas. Atualmente a Pastoral Familiar está assumindo vários trabalhos na nossa paróquia: cusro de pais e padrinhos em preparação para o sacramento do batismo; jornada matrimonial e familias de São José. Além disso assume um setor missionário. Que Deus abênçoe este trabalho para que produza frutos cem por um.

quarta-feira, 17 de março de 2010

MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI PARA O 44º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS


“O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos media ao serviço da Palavra" [Domingo,16 de Maio de 2010]
Queridos irmãos e irmãs!

O tema do próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais – “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos media ao serviço da Palavra” – insere-se perfeitamente no trajeto do Ano Sacerdotal e traz à ribalta a reflexão sobre um âmbito vasto e delicado da pastoral como é o da comunicação e do mundo digital, que oferece ao sacerdote novas possibilidades para exercer o seu serviço à Palavra e da Palavra. Os meios modernos de comunicação fazem parte, desde há muito tempo, dos instrumentos ordinários através dos quais as comunidades eclesiais se exprimem, entrando em contacto com o seu próprio território e estabelecendo, muito frequentemente, formas de diálogo mais abrangentes, mas a sua recente e incisiva difusão e a sua notável influência tornam cada vez mais importante e útil o seu uso no ministério sacerdotal.
A tarefa primária do sacerdote é anunciar Cristo, Palavra de Deus encarnada, e comunicar a multiforme graça divina portadora de salvação mediante os sacramentos. Convocada pela Palavra, a Igreja coloca-se como sinal e instrumento da comunhão que Deus realiza com o homem e que todo o sacerdote é chamado a edificar n’Ele e com Ele. Aqui reside a altíssima dignidade e beleza da missão sacerdotal, na qual se concretiza de modo privilegiado aquilo que afirma o apóstolo Paulo: «Na verdade, a Escritura diz: “Todo aquele que acreditar no Senhor não será confundido”. […] Portanto, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Mas como hão de invocar Aquele em quem não acreditam? E como hão de acreditar n’Aquele de quem não ouviram falar? E como hão de ouvir falar, se não houver quem lhes pregue? E como hão de pregar, se não forem enviados?» (Rm 10,11.13-15).
Hoje, para dar respostas adequadas a estas questões no âmbito das grandes mudanças culturais, particularmente sentidas no mundo juvenil, tornaram-se um instrumento útil as vias de comunicação abertas pelas conquistas tecnológicas. De fato, pondo à nossa disposição meios que permitem uma capacidade de expressão praticamente ilimitada, o mundo digital abre perspectivas e concretizações notáveis ao incitamento paulino: “Ai de mim se não anunciar o Evangelho!” (1 Cor 9,16). Por conseguinte, com a sua difusão, não só aumenta a responsabilidade do anúncio, mas esta torna-se também mais premente reclamando um compromisso mais motivado e eficaz. A este respeito, o sacerdote acaba por encontrar-se como que no limiar de uma «história nova», porque quanto mais intensas forem as relações criadas pelas modernas tecnologias e mais ampliadas forem as fronteiras pelo mundo digital, tanto mais será chamado o sacerdote a ocupar-se disso pastoralmente, multiplicando o seu empenho em colocar os media ao serviço da Palavra.
Contudo, a divulgação dos “multimídia” e o diversificado «espectro de funções» da própria comunicação podem comportar o risco de uma utilização determinada principalmente pela mera exigência de marcar presença e de considerar erroneamente a internet apenas como um espaço a ser ocupado. Ora, aos presbíteros é pedida a capacidade de estarem presentes no mundo digital em constante fidelidade à mensagem evangélica, para desempenharem o próprio papel de animadores de comunidades, que hoje se exprimem cada vez mais frequentemente através das muitas «vozes» que surgem do mundo digital, e anunciar o Evangelho recorrendo não só aos media tradicionais, mas também ao contributo da nova geração de audiovisuais (fotografia, vídeo, animações, blogues, páginas internet) que representam ocasiões inéditas de diálogo e meios úteis inclusive para a evangelização e a catequese.
Através dos meios modernos de comunicação, o sacerdote poderá dar a conhecer a vida da Igreja e ajudar os homens de hoje a descobrirem o rosto de Cristo, conjugando o uso oportuno e competente de tais meios – adquirido já no período de formação – com uma sólida preparação teológica e uma espiritualidade sacerdotal forte, alimentada pelo diálogo contínuo com o Senhor. No impacto com o mundo digital, mais do que a mão do operador dos media, o presbítero deve fazer transparecer o seu coração de consagrado, para dar uma alma não só ao seu serviço pastoral, mas também ao fluxo comunicativo ininterrupto da «rede».
Também no mundo digital deve ficar patente que a amorosa atenção de Deus em Cristo por nós não é algo do passado nem uma teoria erudita, mas uma realidade absolutamente concreta e atual. De fato, a pastoral no mundo digital há de conseguir mostrar, aos homens do nosso tempo e à humanidade desorientada de hoje, que «Deus está próximo, que, em Cristo, somos todos parte uns dos outros» [Bento XVI, Discurso à Cúria Romana na apresentação dos votos de Natal: «L’Osservatore Romano» (21-22 de Dezembro de 2009) pág. 6].
Quem melhor do que um homem de Deus poderá desenvolver e pôr em prática, mediante as próprias competências no âmbito dos novos meios digitais, uma pastoral que torne Deus vivo e atual na realidade de hoje e apresente a sabedoria religiosa do passado como riqueza donde haurir para se viver dignamente o tempo presente e construir adequadamente o futuro? A tarefa de quem opera, como consagrado, nos media é aplanar a estrada para novos encontros, assegurando sempre a qualidade do contacto humano e a atenção às pessoas e às suas verdadeiras necessidades espirituais; oferecendo, às pessoas que vivem nesta nossa era «digital», os sinais necessários para reconhecerem o Senhor; dando-lhes a oportunidade de se educarem para a expectativa e a esperança, abeirando-se da Palavra de Deus que salva e favorece o desenvolvimento humano integral. A Palavra poderá assim fazer-se ao largo no meio das numerosas encruzilhadas criadas pelo denso emaranhado das auto-estradas que sulcam o ciberespaço e afirmar o direito de cidadania de Deus em todas as épocas, a fim de que, através das novas formas de comunicação, Ele possa passar pelas ruas das cidades e deter-se no limiar das casas e dos corações, fazendo ouvir de novo a sua voz: «Eu estou à porta e chamo. Se alguém ouvir a minha voz e Me abrir a porta, entrarei em sua casa, cearei com ele e ele comigo» (Ap 3, 20).
Na Mensagem do ano passado para idêntica ocasião, encorajei os responsáveis pelos processos de comunicação a promoverem uma cultura que respeite a dignidade e o valor da pessoa humana. Este é um dos caminhos onde a Igreja é chamada a exercer uma “diaconia da cultura” no atual «continente digital». Com o Evangelho nas mãos e no coração, é preciso reafirmar que é tempo também de continuar a preparar caminhos que conduzam à Palavra de Deus, não descurando uma atenção particular por quem se encontra em condição de busca, mas antes procurando mantê-la desperta como primeiro passo para a evangelização. Efetivamente, uma pastoral no mundo digital é chamada a ter em conta também aqueles que não acreditam, caíram no desânimo e cultivam no coração desejos de absoluto e de verdades não caducas, dado que os novos meios permitem entrar em contacto com crentes de todas as religiões, com não-crentes e pessoas de todas as culturas. Do mesmo modo que o profeta Isaías chegou a imaginar uma casa de oração para todos os povos (cf. Is 56,7), não se poderá porventura prever que a internet possa dar espaço – como o «pátio dos gentios» do Templo de Jerusalém – também àqueles para quem Deus é ainda um desconhecido?
O desenvolvimento das novas tecnologias e, na sua dimensão global, todo o mundo digital representam um grande recurso, tanto para a humanidade no seu todo como para o homem na singularidade do seu ser, e um estímulo para o confronto e o diálogo. Mas aquelas apresentam-se igualmente como uma grande oportunidade para os crentes. De fato nenhum caminho pode, nem deve, ser vedado a quem, em nome de Cristo ressuscitado, se empenha em tornar-se cada vez mais solidário com o homem. Por conseguinte e antes de mais nada, os novos media oferecem aos presbíteros perspectivas sempre novas e, pastoralmente, ilimitadas, que os solicitam a valorizar a dimensão universal da Igreja para uma comunhão ampla e concreta; a ser no mundo de hoje testemunhas da vida sempre nova, gerada pela escuta do Evangelho de Jesus, o Filho eterno que veio ao nosso meio para nos salvar. Mas, é preciso não esquecer que a fecundidade do ministério sacerdotal deriva primariamente de Cristo encontrado e escutado na oração, anunciado com a pregação e o testemunho da vida, conhecido, amado e celebrado nos sacramentos sobretudo da Santíssima Eucaristia e da Reconciliação.
A vós, queridos Sacerdotes, renovo o convite a que aproveiteis com sabedoria as singulares oportunidades oferecidas pela comunicação moderna. Que o Senhor vos torne apaixonados anunciadores da Boa Nova na «ágora» moderna criada pelos meios atuais de comunicação.
Com estes votos, invoco sobre vós a proteção da Mãe de Deus e do Santo Cura d’Ars e, com afeto, concedo a cada um a Bênção Apostólica.

Vaticano, 24 de Janeiro – Festa de São Francisco de Sales – de 2010. BENEDICTUS PP. XVI

NOVO BISPO PARA FLORIANO - PI


Padre Valdemir Ferreira dos Santos, da arquidiocese de Vitória da Conquista, na Bahia, é o novo bispo da diocese de Floriano, no estado do Piauí. A nomeação foi anunciada nesta quarta-feira, 17, pelo papa Bento XVI. Padre Valdemir vai suceder a dom Augusto Alves da Rocha, 76, que pediu renúncia após completar 75 anos, conforme prescreve o cânon 401 parágrafo 1º do Código de Direito Canônico.

Ordenado padre em 1987, padre Valdemir é baiano da cidade de Nova Canaã e completará 50 anos no próximo dia 30 de março. Atualmente é vigário episcopal e ecônomo da arquidiocese de Vitória da Conquista (BA), além de pároco da paróquia Nossa Senhora das Candeias, em Vitória da Conquista. O novo bispo fez seus estudos de filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG), e de teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Em 2002, obteve a licença em teologia bíblica, na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma. Na arquidiocese de Vitória da Conquista, foi moderador das paróquias de Iguaí, Nova Canaã e Ibicuí (1987). Foi pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças, em Vitória da Conquista. Coordenou a catequese na arquidiocese por dez anos e, durante três anos, foi professor no Instituto Diocesano de Filosofia. Exerceu, ainda, a função de vice-reitor e reitor do Seminário Maior de Filosofia e reitor do Seminário propedêutico. Durante dois anos, foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.Desde 2007 é diretor da Escola de Formação Diaconal, sendo ainda vigário episcopal do Vicariato São Lucas, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio de sua Assessoria de Imprensa, saúda o novo bispo e lhe deseja frutuoso trabalho nesta nova missão que lhe é confiada pelo papa. Ao mesmo tempo agradece a dom Augusto pelo zelo pastoral com que serviu ao povo de Deus na diocese de Floriano.

terça-feira, 16 de março de 2010

Aconteceu nos dias 06 e 07 de março no prédio anexo a Rádio Comunitária Ibiapina FM em Florânia o Primeiro Seminário de Rádio para os voluntários que atuam na nossa Rádio, com a acessoria de Dj Big Francis e Hessi Ramos; os mesmos fazem parte da 95,1 FM de Currais Novos. Participaram do encontro 20 membros voluntários. O Pe. Carlos Eduardo se fez presente no evento. Uma das decisões tomadas no encontro foi: Criação de uma comissão artistica que irá atuar junto a diretoria na dinâmica da programção e atualização constante dos quadros existentes fazendo com que nossa rádio acompanhe as inovações que as novas tecnologias apresentam a cada dia. Com isso ganha o ouvinte, os parceiros e a rádio.

CONGRESSO EUCARISTICO NACIONAL


Acontecerá de 13 à 16 de maio de 2010 em Brasília o XVI CONGRESSO EUCARISTICO NACIONAL . E da nossa Paróquia de São Sebastião de Florânia irá uma caravana de 5 pessoas: Alailson, Ilza Maria, Stephany Cristina, Tita e Fátima Sabiá (1 jovem, 1 criança e 3 adultos). Além da Caravana participarão como delegados Pe. Carlos Eduardo e Joseilzon Lima da Diocese de Caicó e participaram do Simpósio Teológico.

ENCONTRO DO DÍZIMO


Aconteceu nos dia 13 e 14 de março, no Santuário das Graças em Florânia, Encontro Diocesano para Coordenadores Paroquiais da Pastoral do Dízimo.
O Encontro teve inicio no sábado com a oração da manhã. Em seguida os Coordenadores se reuniram por Zonal para traçar um perfil da realidade de nossa Diocese, de sua Paróquia e do seu Zonal. O resultado da discussão foi apresentado no plenário e o Pe. Carlos deu o seu parecer sobre a realidade apresentada. À tarde Joseilzon apresentou a história da Pastoral do Dízimo no Primeiro e Segundo Testamento da Bíblia, do século I ao V, do Século VI até a Revolução Francesa e de 1789 até os dias de hoje. No inicio da noite O Pe. Carlos presidiu a Celebração da Santa Missa.

No domingo iniciamos com a oração da manhã e em seguida teve inicio as discussões acerca do Calendário Diocesano para Pastoral do Dízimo e da Ia Romaria Diocesana da Pastoral do Dízimo que acontecerá no dia 12 de outubro de 2010. Foi apresentado o modelo da camiseta e do cartaz. A pedido dos presentes estaremos elaborando um Devocionário que poderá ser usado em diversas situações da vida paroquial para favorecer a espiritualidade da Pastoral do Dízimo.

Estiveram presentes no Encontro as Paróquias: da Imaculada Conceição de Currais Novos (2 pessoas), Santo Estevão Diácono de Caicó (3 pessoas), Santana de Currais Novos (2 pessoas), São João Batista de Cerro Corá (2 pessoas), São José de Caicó (2 pessoas), Nossa Senhora da Guia de Acari (2 pessoas), Divino Espírito Santo (1 pessoa), São José de São José do Seridó (2 pessoas), Santa Cruz de Caicó (1 pessoa), Nossa Senhora dos Remédios de Cruzeta (2 pessoas), São Sebastião de Jucurutu (3 pessoas), Nossa Senhora do Ó de Serra Negra do Norte (2 pessoas), Nossa Senhora dos Aflitos de Jardim de Piranhas (1 pessoa), São Vivente Ferrér de São Vivente (2 pessoas), Santana de Caicó (3 pessoas), São Sebastião de Florânia (7 pessoas).

Atendendo aos apelos do Santo Padre Bento XVI e dos anseios dos Coordenadores estaremos criando meios para facilitar o intercambio das informações, de modo especial pela internet. BLOG: http://www.dizimonadiocesedecaico.blogspot.com/; ORKUT E FACEBOOK: Dízimo – Diocese de Caicó. Fale conosco pelo e-mail e msn: joseilzon.lima@gmail.com / joseilzon.lima@hotmail.com. Estamos presentes no informativo semanal A FOLHA com uma coluna semanal.

O Encontro foi considerado positivo e terá seus desdobramentos nos encontros que deverão acontecer por Zonal, no mês do Dízimo na Diocese de Caicó que acontecerá em maio, nas Semanas do Dízimo que acontecerão em todas as paróquias da nossa Diocese em datas a serem definidas e terá o seu cume no Dia Diocesano do Dizimista em 12 de Outubro com a Romaria Diocesana da Pastoral do Dízimo que terá como Tema: “Dízimo: resposta de uma Igreja que ama”.

A EUCARISTIA DEVE PLASMAR A VIDA DO SACERDOTE

Segunda pregação de Quaresma na presença do Papa e da Cúria Romana

O sacerdote, em seu ministério, deriva a própria força do sacrifício de Cristo, e por isso deve enraizar toda a sua vida na Eucaristia, ajudando também os fiéis a viverem-na plenamente.

Foi o que disse nesta sexta-feira o padre Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia, por ocasião da segunda pregação de Quaresma realizada na Capela Redemptoris Mater do Palácio Apostólico, na presença do Papa e da Cúria Romana.

O sacerdócio cristão, afirmou o frade capuchinho, “não pode ser explicado a não ser em dependência e como participação sacramental no sacerdócio de Cristo”: “A oferenda do sacerdote e de toda a Igreja, sem aquela de Jesus, não seria nem santa, nem agradável a Deus, porque somos criaturas pecadoras”. “Mas a oferenda de Jesus, sem aquela de seu corpo que é a Igreja, seria também incompleta e insuficiente”.

Jesus, quando disse “Tomai meu corpo”, ofereceu sua vida concreta – “oferecer o corpo significa oferecer o tempo, os recursos físicos, mentais, um sorriso, típico de um espírito que vive em um corpo; oferecer o sangue é oferecer a morte”. A Eucaristia é a semente da vida e da morte de Jesus.

Por isso, convidou a também oferecer, além da própria vida, também nossas mortificações: “as doenças, a passividade, tudo o que é negativo na vida”. “Toda o dia, não apenas o momento da celebração, é uma eucaristia”.

Referindo-se à relação do trabalhador com seu trabalho, afirmou: “ensinemos o trabalhador cristão a oferecer, na Missa, seu corpo e seu sangue, isto é, seu tempo, seu suor, sua fadiga. Assim, o trabalho não será algo alienante e passará a ser santificante”.

Em um mundo onde o corpo é tratado como “um instrumento de prazer e desfrute”, “algo a ser vendido, espremido enquanto ainda é jovem e atraente, para depois ser descartado”, o sacerdote pode ensinar os jovens a não oferecerem o corpo como “artigo de consumo”: “ensinemos os jovens cristãos a dizerem, no momento da consagração: ‘Tomai e comei, este é meu corpo, que será entregue por vós’. O corpo, assim, passa a ser consagrado, torna-se algo sagrado”.

ASSALTANTES MATAM A TIROS EX-SEMINARISTA E FEREM PADRE

O ex-seminarista Epaminondas Marques da Silva, 26, morreu, e o padre Dejair Gonçalves de Almeida, 32, está em estado grave na UTI do hospital São João Batista, em Volta Redonda (Rio de Janeiro), após serem baleados por assaltantes nesse final de semana; informa CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Segundo a assessoria de imprensa da diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda, padre Dejair e Epaminondas foram sequestrados e levados até a casa paroquial, na madrugada de domingo, 14, em Volta Redonda, quando voltavam da Comunidade Eclesial Senhor Bom Jesus, bairro Água Limpa.

“Os sequestradores queriam dinheiro e, como não encontraram, atiraram na cabeça dos dois. O ex-seminarista morreu no local e o padre passou por uma cirurgia e está em estado grave na UTI”, explicou à CNBB o assessor de imprensa, Vagner Mattos.

O ex-seminarista Epaminondas da Silva era coordenador de pastoral no bairro Santa Cruz. Já o padre Dejair de Almeida é responsável por oito comunidades eclesiais em Volta Redonda. É ainda chanceler da Mitra Diocesana de Barra do Piraí/Volta Redonda e assessor do Apostolado de Oração.

O bispo de Volta Redonda, Dom João Maria Messi, disse que a Igreja está inserida na sociedade e que a diocese sofre com a violência. Ele cobrou mais atitudes em favor da paz. “Precisamos ser embaixadores da Paz e promovê-la em todos os sentidos. Sejamos como o Cristo e não busquemos a vingança”, disse.

segunda-feira, 8 de março de 2010

PARA VOCÊ MULHER

As flores irradiam a glória e a beleza de Deus-Mãe, pois ela caminha sobre a Terra em cada mulher.

Mulher! Todos os grandes senhores te reverenciam no dia de hoje, pois eles nasceram do teu ventre. Mulher! Além de todos os poderes cósmicos, levas dentro de ti a semente sagrada que provê a vida. Tu és o mais belo pensamento de Deus. Teu coração é manancial de sabedoria. De teu íntimo brota a força amorosa que nutre, regenera e ressuscita.

Homem! Neste dia internacional da mulher, lembra-te que podes divinizar-te pela admiração da mulher.

Estás aflito? Recorre à mulher. Ela é o consolo dos aflitos.
Estás enfermo? O toque da mulher é curativo.
Queres descobrir os mistérios da Divindade? Busca compreender o coração da mulher.
Porque quem não reverencia a mulher, fecha as portas à graça e à beleza.

Mulher! Ao olhar-te no espelho, reconhece ali a Mãe Divina! Mira-te nela! Encarna com dignidade os dons femininos de amor, fidelidade, pureza, sensibilidade, compreensão, delicadeza, generosidade, doçura, abnegação, serenidade e o dom de tudo embelezar.

Mulher! Não te deixes corromper pela futilidade e mediocridade do mundo. Aumenta ainda mais tua força, apreendendo as virtudes dos homens, mas nunca os vícios. A regeneração do mundo depende de ti, pois tens o poder de moldar o caráter de um ser, desde o teu ventre e por toda a sua vida.

Podes transformar teu lar num templo da Divina Missão de Amor. Quando defendes tua dignidade, defendes a dignidade de cada ser humano.

Mulher! Rejeita qualquer pensamento ou sentimento de rivalidade, pois isto destrói a unidade das mulheres. Caminha graciosamente, olhando sempre com admiração o teu eterno companheiro, o homem.

Mulher! Neste Dia Internacional da Mulher, dedicado a ti, todos te proclamam como a Senhora da criação e da beleza, e admiram a dádiva que é ser mulher!

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História

1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.

1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas

1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres

1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.

1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças

1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina

1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres
A todas as mulheres o nosso Parabéns, na certeza de que não só neste dia, mas em todos os dias do ano vocês tem o nosso respeito, carinho e amor.

QUINTO DOGMA MARIANO. ESTAMOS PREPARADOS?

“Vatican Forum” acolhe um debate sobre a Festa da Anunciação

Por Robert Moynihan

Desde que, na Sexta-feira Santa, em que Jesus, falando da cruz quando estava prestes a morrer, disse ao apóstolo João “Eis tua mãe”, o papel maternal de Maria tem sido um elemento central da fé e da devoção cristã.

As representações da dor de Maria em obras de arte como a Pietà de Michelangelo sugeriram uma profunda verdade emocional: quando um crente é confrontado com uma grande dor ou sofrimento, podemos recorrer a Maria, nossa mãe espiritual, em busca de consolo, porque ela experimentou um sofrimento imenso.

As grandes aparições marianas, especialmente em Lourdes em 1858 e em Fátima em 1917, sugerem aos observadores atentos da vida mística que Maria segue “aproximando” os “pequenos”, as crianças, para incentivar e compartilhar com eles uma mensagem de consolo materno e exortação.

Ao longo dos séculos, a reflexão teológica da Igreja tem premiado títulos particulares e especiais a Maria, para explicar quem ela é, e porque é merecedora de nossa devoção filial.

Até agora, a Igreja proclamou quatro dogmas sobre a Mãe de Jesus: (1) seu papel materno no nascimento de Cristo, o Filho de Deus, se tornando verdadeiramente a Mãe de Deus (Theotokos, Concílio de Éfeso, 431); (2) sua Virgindade Perpétua (primeiro Concílio de Latrão, 659); (3) sua Imaculada Conceição (Pio IX, proclamação ex cathedra, 1854); e (4) sua Assunção ao céu (Pio XII, proclamação ex cathedra, 1950).

Durante quase um século, houve um movimento pequeno, mas crescente na Igreja a favor da proclamação de um quinto dogma mariano, que se refere ao papel da Beata Virgem como Mãe Espiritual de toda a Humanidade.

Em 25 de março, o Vatican Forum da revista Inside the Vatican e do St. Thomas More College, em um local próximo à Praça de São Pedro, convidará um grupo internacional de bispos e teólogos para debater se agora é o momento apropriado para pronunciar uma quinta definição ou “dogma” sobre a Virgem Maria.

Anos de preparação

O movimento na Igreja por um quinto dogma sobre o papel da Virgem Maria em nossa salvação tem mais de 90 anos. O líder ecuménico católico belga cardeal Désiré-Joseph Mercier iniciou em 1920, com o apoio do então padre Maximiliano Kolbe.

Desde então até o presente, mais de 800 cardeais e bispos pediram para diferentes Papas uma definição do papel especial de Maria na salvação da humanidade.

Além disso, os promotores dessa devoção recolheram mais de sete milhões de pedidos de fiéis de todo o mundo.

Os Papas que promulgaram os dois recentes dogmas marianos, Papa Pio IX (1846-1878) e Pio XII (1939-1958), reconheceram de forma positiva o papel dos pedidos de membros da hierarquia e dos leigos.

Ao longo de 2009, cardeais e bispos de todos os continentes pediram que o Papa Bento XVI considere o dogma da Maternidade espiritual de Maria, em três aspectos essenciais, como co-redentora, mediadora de todas as graças e como “advogada”. Isso aconteceu depois de cinco cardeais terem escrito aos bispos do mundo requerendo pedidos ao Santo Padre para o quinto dogma mariano.

Entre os que assinaram a petição estão o cardeal Telesphore Toppo, arcebispo de Ranchi (Índia); cardeal Luis Aponte Martínez, arcebispo emérito de San Juan (Porto Rico); cardeal Varkey Vithayathil, arcebispo de Ernakulam-Angamaly (Índia); cardeal Riccardo Vidal, arcebispo de Cebu, (Filipinas) e o cardeal Ernesto Corripio y Ahumada, arcebispo emérito da Cidade do México.

Alguns bispos, particularmente no Ocidente, veem uma definição Mariana potencialmente contraproducente para o ecumenismo. Dois dos cinco cardeais que em 2009 escreveram aos bispos do mundo todo sobre esse potencial quinto dogma mariano, os cardeais indianos Telesphore Toppo e Vithayathil, arcebispo da Igreja sírio-malabar, responderam publicamente a essa objeção ecumênica argumentando que proclamar a verdade sobre a Mãe de Jesus apenas traria uma unidade cristã baseada na unidade da verdade e da fé, acompanhada da renovada intercessão de Maria, Mãe da unidade, como resultado da proclamação papal de seu papel de mãe espiritual universal.

João Paulo II usou o título co-redentora ao menos em seis ocasiões durante seu papado.

Bento XVI, sem usar o título, tem repetidamente afirmado a doutrina da co-redenção de Maria, ou “co-sofrimento” com Jesus, particularmente em seu discurso do Dia Mundial do Doente e em sua oração de 2008 pelas pessoas que sofrem na China, dirigida a Nossa Senhora de Sheshan.

Inícios

Ao refletir sobre o início desse movimento por um dogma mariano, temos de ressaltar que o cardeal Mercier (1851-1926), arcebispo de Mechelen (Bélgica) desde 1906 até sua morte, foi um líder eclesial chave de seu tempo. Além da liderança heroica demostrada durante a Primeira Guerra Mundial, o cardeal Mercier acolheu o famoso diálogo entre anglicanos e católicos conhecido como Conversas de Malinas, e obteve o estabelecimento da festa litúrgica da Beata Virgem Maria, Mediadora de Todas as Graças, com sua própria missa e ofício. Seu mentor espiritual foi o beato Columbano Marmion.

Aqui, em suas próprias palavras, está o exercício espiritual diário que foi recomendado pelo cardeal Mercier. É válido até hoje.

Ele escreveu: “Eu vou revelar o segredo da santidade e da alegria. Todos os dias durante cinco minutos, controle sua imaginação e feche os olhos, e pare de escutar todos os sons do mundo para entrar em si. Então, na santidade de sua alma batizada (que é templo do Espírito Santo) fale a esse Espírito Divino, dizendo: “Oh, Santo Espírito, amado de minha alma, te adoro”. Ilumina-me, guia-me, dá-me forças e me consola. Diga-me o que fazer. Dá-me tuas ordens. Prometo submeter-me a tudo o que quer de mim e aceito tudo o que permitir que aconteça. Deixe-me saber tua vontade”.

“Se você fizer isso, sua vida fluirá para a felicidade, serenidade e pleno consolo, mesmo no meio das tribulações. Vai dar graça em tempos de dificuldades, dando-lhe força para suportá-las, e alcançar os Portões do Paraíso cheio de méritos. Esta submissão ao Espírito Santo é o segredo da santidade”.

“E foi essa submissão ao Espírito Santo, é claro, a marca que distinguiu a vida de Maria, especialmente no momento na Anunciação (25 de março), quando ela disse, "Faça-se em mim segundo a tua palavra".

Diálogo

O diálogo do dia 25 vai incluir como palestrantes Dom Ramón Argüelles, arcebispo de Lipa (Filipinas) e presidente da Sociedade Mariana-Mariológica das Filipinas; padre Enrique Llamas, presidente da Sociedade Mariológica da Espanha. Estarão presentes também Judith Gentle, teóloga anglicana, escritora e membro da Sociedade Mariológica “Nossa Senhora de Walsingham”, da Grã-Bretanha.

As sessões matutinas serão constituídas de breves apresentações dos palestrantes, debatendo se é apropriado um quinto dogma mariano nesse momento, enquanto que as sessões vespertinas consistirão em um diálogo entre os palestrantes, a imprensa e o público nesse assunto.

A Academia Pontíficia Mariana foi convidada a participar no diálogo, mas posteriormente informou a revista Inside the Vatican que os membros da Academia não iriam participar. O evento, que é livre e aberto ao público, começará às 10h da manhã na Via Borgo Pio, 141.

sábado, 6 de março de 2010

EQUIPE DIOCESANA É CONVOCADA PARA ENCONTRO

ENCONTRO DIOCESANO DA PASTORAL DO DÍZIMO
DIAS 12, 13 e 14 MARÇO DE 2010
SANTUÁRIO DAS GRAÇAS – FLORÂNIA – RN

“Aos que fizeram tudo o que tiveram ao seu alcance para permanecer fiéis, não lhes faltará, nem a guarda dos anjos nem a proteção dos santos.”
Santo Hilário de Poitiers


Equipe Diocesana da Pastoral do Dízimo
Saudações em Cristo!

Passados os primeiros meses deste novo ano, chegou à hora de iniciarmos nossas atividades diocesanas para 2010. Peçamos as bênçãos de Deus para que possamos chegar ao coração de muitos que anseiam por uma experiência de amor com o nosso Deus.

O Encontro da Equipe Diocesana da Pastoral do Dízimo terá inicio na sexta-feira, 12, às 17h na Casa Paroquial de Florânia (ao lado do Banco do Brasil). Às 18h estaremos saindo para participar da Missão do Dízimo que acontece na cidade de Tenente Laurentino Cruz, retornando para dormir no Santuário das Graças em Florânia.

Na manhã do dia 13/03 receberemos os coordenadores e vice-coordenadores paroquiais que irão participar conosco no Centro de Estudos e Reflexão Dom Heitor de Araújo Sales, no Santuário das Graças em Florânia, do nosso primeiro Encontro Diocesano para este ano. O encontro se estenderá até o dia 14/03 às 11h30min.

Estamos pedindo que os coordenadores tragam:
· Bíblia;
· Amostra de Material da Pastoral do Dízimo usado na sua Paróquia (envelope, carnê, cartaz, panfleto...);
· Folha com dados da Pastoral do Dízimo da sua Paróquia no ano de 2009 (ver folha em anexo);
· Uma doação de R$ 5,00 (cinco reais) por pessoa para ajudar nas despesas do encontro;
· Lençol, toalha e objetos de uso pessoal.

Pedimos confirmar presença da sua Paróquia pelo telefone (84) 3435-2206 (Secretaria Paroquial de Florânia) até o dia 10/03. A Secretaria Paroquial de Florânia funciona de segunda a sábado de 8h às 12h.

É com muita alegria que te aguarmos para festejar a fé e o amor que nos une pela experiência do Dízimo.

Fraternalmente


Pe. Carlos Eduardo de Lira Joseilzon Ferreira de Lima
Coordenador Diocesano da Pastoral do Dízimo Articulador Diocesano da Pastoral do Dízimo

CARTA CONVIDA COORDENADORES DO DÍZIMO PARA ENCONTRO


ENCONTRO DIOCESANO DE COORDENADORES PAROQUIAIS DA PASTORAL DO DÍZIMO
DIAS 13 E 14 DE MARÇO DE 2010
SANTUÁRIO DAS GRAÇAS – FLORÂNIA – RN

“Aos que fizeram tudo o que tiveram ao seu alcance para permanecer fiéis, não lhes faltará, nem a guarda dos anjos nem a proteção dos santos.”
Santo Hilário de Poitiers


Estamos iniciando nossos trabalhos para este ano do Senhor de 2010 pedindo a intercessão dos nossos Santos Padroeiros para que este empreendimento gere frutos em abundância para nossas comunidades paroquiais.

Nos dias 13 e 14 de março estaremos nos reunindo na Casa da Mãe de Jesus e nossa, Santuário das Graças em Florânia, para nosso primeiro Encontro Diocesano de Coordenadores Paroquiais neste ano. E gostaríamos de contar com a presença do coordenador/a e vice-coordenador/a (duas pessoas) da sua comunidade Paroquial.

O encontro terá inicio no dia 13/03 às 8h no Centro de Estudos e Reflexão Dom Heitor de Araújo Sales, no Santuário das Graças em Florânia e se estenderá até o dia 14/03 com o almoço.
Para este encontro pedimos trazer:

· Bíblia;
· Amostra de Material da Pastoral do Dízimo usado na sua Paróquia (envelope, carnê, cartaz, panfleto...);
· Folha com dados da Pastoral do Dízimo da sua Paróquia no ano de 2009 (ver folha em anexo);
· Uma doação de R$ 5,00 (cinco reais) por pessoa para ajudar nas despesas do encontro;
· Lençol, toalha e objetos de uso pessoal.

Pedimos confirmar presença da sua Paróquia pelo telefone (84) 3435-2206 (Secretaria Paroquial de Florânia) até o dia 10/03. A Secretaria Paroquial de Florânia funciona de segunda a sábado de 8h às 12h. Pedimos ainda que no ato da confirmação nos sejam fornecidos os nomes das pessoas que irão participar do encontro.

Fraternalmente


Pe. Carlos Eduardo de Lira Joseilzon Ferreira de Lima
Coordenador Diocesano da Pastoral do Dízimo Articulador Diocesano da Pastoral do Dízimo