quarta-feira, 30 de junho de 2010

IMAGEM DE SANTANA RETORNA A CAICÓ

O mês de julho é um mês especial para o povo seridoense. Em duas cidades da Diocese de Caicó acontece a tradiocional Festa de Santana: Currais Novos e Caicó.

E para marcar a abertura deste mês a Catedral de Santana em Caicó preparou para amanhã, primeiro de julho, uma grande recepção para acolher a Imagem da Padroeira que estava em restauração em Pium. Após cinco meses ausênte a Imagem retorna a cidade de Caicó com a seguinte programação:

8h - Celebração da Santa Missa em Pium.
11h - Celebração da Santa Missa na Catedral Metropolitana de Natal, presidida por D. Heitor de Araújo Sales.
13h - A Imagem segue para a cidade de Caicó.
16h - Acolhida da Imagem de Santana pelos caicoenses na entrada da cidade.

VESTIBULAR UFRN 2011 (1)

A pedido dos nossos jovens estaremos públicando uma série sobre o vestibular da UFRN cujas incrições começam dia 26 de julho e as provas que acontecerão no final de novembro. Em breve estaremos anunciando grupos de estudos em Florânia, com temas específicos seguindo programa divulgado pela Comperve.

I – DO PROCESSO SELETIVO

1. O Vestibular para ingresso nos cursos de graduação da UFRN no ano de 2011 será realizado, simultaneamente, nos municípios de Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz, abrangerá os conhecimentos comuns às diversas formas de escolarização do ensino médio e obedecerá às diretrizes do Edital.
1.1. Serão oferecidas 6.139 vagas nos cursos de graduação da UFRN, distribuídas em diferentes áreas e campi.
2. O Vestibular estará aberto aos portadores de certificado de conclusão do ensino médio (ou curso equivalente) ou aos que estiverem cursando, no ano letivo de 2010, o último ano do ensino médio (ou curso equivalente).

HISTÓRIA DO RÁDIO (3)

1900Landell de Moura

O padre-cientista gaúcho Roberto Landell de Moura foi um homem à frente de seu tempo. Pioneiro das telecomunicações, produziu aparelhos de transmissão e recepção de sinais sonoros - dos quais obteve patentes no Brasil e nos EUA - avançados para a época.

Realizou em 1900, uma demonstração da transmissão e recepção de sinais de voz, em São Paulo. Ele não teve, porém, apoio do governo para o seu trabalho e acabou não tendo na época, o reconhecimento devido.

A EXPULSÃO - Mateus 8, 28-34

O porco era um animal impuro para o judeu do tempo de Jesus. E, naquela época, o porco era o símbolo do poder romano que maltratava e oprimia o povo judeu. Ao enviar os espíritos maus para os porcos, Jesus acaba com duas coisas ao mesmo tempo: com o mal e com o poder opressor de Roma. Liquidar com os porcos é liquidar com o sistema opressor e trazer vida nova, liberdade. Diante de Jesus não há meio termo: ou estamos com Ele ou perecemos; ou lutamos com a fé e com a coragem que Ele faz sugir em nós ou buscamos outros caminhos que nem sempre nos levam a lugares de paz. Decidir por Jesus é decidir pela vida.

terça-feira, 29 de junho de 2010

DIA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Hoje a Igreja do mundo inteiro celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo apóstolos. Estes santos são considerados "os cabeças dos apóstolos" por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.

Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro. Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no Dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor, Jesus Cristo.

Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.

Paulo, cujo nome antes da conversão era Saulo ou Saul, era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada "aos pés de Gamaliel", um dos grandes mestres da Lei na época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.

Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério. Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação.

Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o "Apóstolo dos gentios".

São Pedro e São Paulo, rogai por nós!

BISPOS BRASILEIROS FALAM DA EMOÇÃO DE RECEBER IMPOSIÇÃO DO PÁLIO

Dentre os 38 arcebispos que receberam a imposição do pálio das mãos do Papa Bento XVI nesta terça-feira, 29, dois eram brasileiros. O Arcebispo de Belem do Pará, Dom Alberto Taveira Corrêa, e o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, falaram à nossa equipe de reportagem em Roma sobre a alegria e responsabilidade de receber esta insígnia, que é sinal do pastoreio.

Dom Alberto explicou que receber o pálio é "o sinal de que o bispo deve trazer as 'ovelhas' nos seus ombros, especialmente as desgarradas. Devem ir atrás delas para acolhê-las, e é com esse sentido que eu recebo o pálio".

O bispo recordou que recebeu a imposição do pálio, pela primeira vez, quando foi nomeado arcebispo de Palmas, há 14 anos, e agora, pela segunda vez, o recebe "agradecendo a confiança do Santo Padre", ao dar-lhe outra responsabilidade, a frente da Arquidiocese de Belém. "O recebo com um gosto muito grande pelo serviço a este povo e também pelo serviço de unidade".

Dom Fernando se disse emocionado por estar em Roma para receber este símbolo do pastoreio, e afirmou que o momento é, também, uma ocasião para estar perto do Santo Padre e "renovar o compromissio de fidelidade e amor à Igreja, através da pessoa do Papa".

Mas revelou também que, embora a alegria seja grande, o "coração está dividido", por toda situação trágica que o estado de Pernambuco tem sofrido por causa das chuvas. "Muita gente está passando dificuldades e estamos lá, unidos a eles, neste momento doloroso. Especialmente aos que estão vivendo essa situação de perda dos bens materiais e, também, uma situação dolorosa, do ponto de vista humano".

"Quero dizer a todos os pernambucanos, especialmente os da Arquidiocese de Olinda e Recife, que estamos aqui unidos a todos vocês, rezando pela nossa arquidiocese para que possamos, cada vez mais, fazer a vontade de Deus, nos dedicando sempre mais a missão, a evangelização. Porque essa é a meta da Igreja, esse é o ofício de todos nós que somos comprometidos com a causa do Evangelho", disse Dom Fernando.

O pálio arquiepiscopal (insígnia do arcebispo) é sinal de comunhão com o sucessor de São Pedro, de honra e jurisdição. É uma faixa de lã branca com seis cruzes pretas de seda.

SOBE PARA 57 O NÚMERO DE MORTES CAUSADAS POR ENCHENTES NO NORDESTE

Subiu para 57 o número de mortes em decorrência das enchentes no Nordeste. Em Alagoas, o número de óbitos passou de 34 para 37, de acordo com último balanço divulgado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil no começo da tarde de hoje, 29. O estado tem 69 pessoas desaparecidas. Em Pernambuco, foram registrados 20 falecimentos.

Quatro municípios decretaram situação de emergência e 15 estado de calamidade pública em Alagoas, onde há 26.618 desabrigados e 47.897 desalojados. Em Pernambuco, são 27 cidades em situação de emergência e 12 em estado de calamidade pública. O número de desabrigados e desalojados é de 26.966 e 55.643, respectivamente, no estado.

A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco divulgou que 4.478 quilômetros de estradas e 142 pontes estão comprometidas no estado.
Os Bispos do Brasil, o Secretário do Vaticano e todos nós que fazemos a Paróquia de São Sebastião de Florânia, elevamos nossas preces e gestos de solidariedade por todos os nossos irmãos e irmãs dos Estados atingidos.

HISTÓRIA DO RÁDIO (2)

1896Marconi

O nome mais associado à invenção do rádio é o do físico italiano Guglielmo Marconi, que obteve em 1896, na Inglaterra, a patente de um "transmissor de sinais sem fio". Ele criou ainda a Companhia Marconi, para explorar comercialmente seu invento, no início voltado à telegrafia, fabricando aparelhos, o que associaria seu nome definitivamente à criação do rádio.

SENHOR, SALVA-NOS! - Mateus 8, 23-27

O medo é uma das coisas mais difíceis de ser superado. O medo paralisa, impede novos movimentos, inibe e não nos deixa viver com intensidade tantas outras coisas que nos engrandeceria. Os discípulos vivem uma situação difícil e pedem ajuda a Jesus. Mar revolto, ondas fortes, quanta coisa de dar medo! Em nosso vida há muitos mares revoltos, muitas ondas que caem sobre nós, mas precisamos encontrar forças e pedir auxílio a quem pode dar: Jesus. Peçamos a Ele que transforme o nosso medo, nos encoraje e nos torne verdadeiros discípulos prontos para tudo.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

HISTÓRIA DO RÁDIO (1)

1887 Rádio e Ciência

Assim como no caso de outras tecnologias que se aproveitaram do conhecimento científico, a descoberta da propagação das ondas eletromagnéticas feita pelo alemão Henrich Hertz, em 1887, colaborou com a criação do rádio.

Nesse caso também, muitos técnicos e cientistas, de modo independente ou em colaboração, realizaram descobertas ou aprimoramentos (como o coesor, o circuito elétrico sintonizado, a válvula etc.). Entre estes inventores e pioneiros estão o italiano Marconi e o brasileiro Landell de Moura.

SEGUIMENTO - Mateus 8, 18-22

Existe uma palavrinha bonita chamada "renúncia". Mas esta palavrinha não quer nos colocar contra a parede dizendo que só se renunciarmos a tudo o que temos é que seremos bons seguidores. Além de tantas outras reflexões vamos traduzir um pouco assim: se eu renuncio a tudo aquilo que desune, que causa mal estar aos outros já é uma renúncia muita digna. Cada renúncia, por mais simples que seja, é sinal da graça de Deus. Renunciar é abrir o coração e esvaziar-se de tudo que é ruim e deixar que a força de Deus atue em nós. Acima de tudo é uma questão de decisão pessoal.

NOVA GRADE DE PROGRAMAÇÃO


Os ouvintes da Rádio Ibiapina FM em Florânia acordaram nesta segunda-feira, 28, ouvindo a nova grade de programação. Durante um ano os voluntários da Rádio trabalharam em parceria com a Pastoral da Comunicação, desenvolvendo algo novo que pudesse marcar os oito anos de existência da nossa Emisora. E para celebrar com todos esse evento, estaremos publicando a partir de hoje um breve resumo da história da Rádio até os dias da nossa Emissora em Florânia. E a equipe promete que em breve, estaremos com essa Programação também na internet para que Florânia possa sempre falar mais alto e estar onde estão seus filhos e filhas.

Parabéns a todos os ouvintes e voluntários da Ibiapina FM de Florânia.
Parabéns a todos que fazem a Pastoral da Comunicação em Florânia.

MAIS UMA VEZ DEU BRASIL

O Brasil voltou a utilizar o contra-ataque, principal arma desde que Dunga assumiu o time, e venceu o Chile por 3 a 0 hoje no Ellis Park, em Johanesburgo. Luís Fabiano, Juan e Robinho marcaram os gols da vitória que colocam a seleção brasileira entre as oito melhores equipes do mundo. A Holanda, com aproveitamento de 100% na Copa, é a adversária das quartas de final.

Robinho e Kaká retornaram à equipe e se tornaram importantes na proposta de jogadas rápidas com o setor defensivo chileno desarmado. Sem Elano e Felipe Melo, com Daniel Alves e Ramires em seus respectivos lugares, o Brasil teve dificuldades com a boa marcação chilena nos primeiros 30 minutos de jogo.

Maicon, preso por efetuar a marcação de Beausejour, não conseguiu apoiar tanto como lhe é de ofício. Assim, a saída rápida com os passes de Ramires e a velocidade de Robinho pela esquerda foi a principal arma do time de Dunga.

O JOGO

Aos quatro minutos, Daniel Alves lançou Luís Fabiano no meio da zaga chilena. O camisa nove bateu cruzado e jogou pela linha de fundo.

Pouco depois, Daniel bateu escanteio e Gonzalez afastou. Na sobra, Gilberto Silva arriscou de fora da área e Bravo defendeu. No lance seguinte, foi a vez de Kaká arriscar e mandar à direita do gol.

O Chile chegou pela primeira vez aos 12. Suazo recebeu e tentou encobrir Jülio César, mas o goleiro fez a defesa.

A resposta brasileira veio com o volante Ramires. Pela esquerda, o jogador do Benfica bateu em cima de Bravo.

Aos 23 minutos, Beausejour arriscou de longe e ganhou escanteio com o desvio na zaga brasielira.

Nove minutos depois, o Brasil chegou ao gol na bola parada. Maicon cobrou escanteio, Juan subiu mais que Contreras e abriu o placar.

O segundo veio no ataque seguinte. Robinho recebeu pela esquerda e, em velocidade, tocou para Kaká no meio. O camisa 10, de primeira, serviu Luís Fabiano, que driblou o goleiro Bravo e marcou com o gola vazio.

Aos 40, Michel Bastos avançou pela esquerda e chutou à rente a trave esquerda. Antes do intervalo, Maicon driblou Gonzalez e cruzou para a área. Luís Fabiano antecipou a zaga e cabeceou para fora.

SEGUNDO TEMPO

Bielsa colocou Valdivia, tirou Gonzalez e adiantou Beausejour para a ponta esquerda. Assim, o Chile tentou melhorar a ligação com os três homens de frente.

Aos 14, Ramires antecipou no meio-campo, avançou, passou por dois e tocou para Robinho pela esquerda. O atacante santista chegou batendo e fez o terceiro no canto direito baixo de Bravo.

Daniel Alves, dois minutos depois, arriscou de fora e mandou por cima do gol. O primeiro chute chileno só veio aso 20 minutos. Valdivis recebeu da direita e de frente para o gol chutou por cima da meta de Júlio César.

Michel Bastos foi até à linha de fundo aos 24 e tocou para Kaká. De fora da área, o meia chutou por cima do gol. Quatro minutos depois, Luís Fabiano tocou para Daniel Alves na direita. O jogador do Barcelona deixou Robinho livre e o atacante bateu rasteiro cruzado para a defesa de Bravo.

Aos 29, Suazo girou na grande área e obrigou Júlio César a fazer boa defesa. Três minutos depois, o atacante chileno assustou mais uma vez. Bateu de primeira após escanteio da esquerda e quase encobriu o goleiro brasileiro.

Pouco depois, Dunga colocou Nilmar e Kleberson nos lugares de Luís Fabiano e Kaká. Os dois jogadores estavam pendurados com o cartão amarelo.

Aos 37, Michel Bastos alçou na área e Nilmar cabeceou por cima.

Na sexta-feira, dia 2, Brasil e Holanda reeditam as quartas de final da Copa de 94 no Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth. O vencedor enfrenta Uruguai ou Gana na semifinal do Mundial sul-africano.

NOTA

Durante os últimos dias não foram postadas informações novas em nosso blog devido a falta do sinal da TIM para celular na cidade de Santana do Matos (cidade onde trabalho e estou desde o dia 18 de junho) desde a última sexta-feira, 25, e do sinal de internet da TIM desde quinta-feira, 24. O sinal dos celulares voltaram ontem, domingo, 27, e o sinal da internet voltou hoje, segunda-feira, 28.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

PRÉ-LANÇAMENTO DA NOVA GRADE DE PROGRAMAÇÃO DA FM IBIAPINA



FRUTOS DO AMOR - Mateus 7, 15-20

Eu acredito que deveríamos sempre pensar em nosso futuro. Não no sentido de deixar de viver o presente, vivendo no mundo da lua. Tudo o que fazemos hoje deve ter a preocupação do nosso futuro enquanto cristão. Que frutos deixaremos? O que semearemos para que os que virão depois de nós possam receber? Como seremos lembrados, conhecidos? O que terá motivado a nossa vida? Será que o nosso testemunho, a vida que vivemos, motivará a outras pessoas a serem diferentes, melhores, mais cristãs? Somos continuamente convidados a ser boas árvores com ótimos frutos. Essa deve ser a nosso meta.

ACHADAS EM ROMA AS PINTURAS MAIS ANTIGAS DOS APÓSTOLOS

Em um dos ramais das catacumbas de Santa Tecla foi descoberto recentemente um importantíssimo tesouro da arqueologia sacra: as pinturas mais antigas dos apóstolos (final do século IV). Estão representados Pedro, Paulo, André e João.

O achado, que foi revelado depois de 2 anos de investigações e anunciado no ano passado no L' Osservatore Romano, foi apresentado oficialmente hoje em uma coletiva de imprensa dirigida pelo presidente da Comissão Pontifícia de Arqueologia Sacra e do Conselho Pontifício para a Cultura, Dom Gianfranco Ravasi.

As catacumbas de Santa Tecla se encontram na Via Ostiense de Roma, a 500 metros da basílica de São Paulo Fora dos Muros.

O ACHADO

As descobertas foram realizadas graças à tecnologia a laser, que conseguiu eliminar uma grossa camada que cobria estas obras, e que foi usada pela primeira vez pelos restauradores em um ambiente estreito, extremamente úmido.

Barbara Mizzei, responsável pela restauração, disse que esta aconteceu "em um momento particular", no qual "não tínhamos nenhuma situação de urgência - porque às vezes trabalhamos com urgência".

Mizzei explicou que a concentração de cal que cobria os rostos dos apóstolos "foi levantada sem tocar a película pictórica" devido a que a umidade permitia ao laser "tocar a compressão calcária", a qual "se transformava e se vaporizava e provocava uma espécie de pequena explosão, que gerava o destacamento".

INSCRIÇÕES PARA MUTIRÃO DE COMUNICAÇÃO NO RIO GRANDE DO NORTE


As coordenações da Pastoral da Comunicação, da arquidiocese de Natal (RN) e das dioceses de Caicó e de Mossoró, abrem as inscrições, no dia 1º de julho, para o primeiro Mutirão de Comunicação do Rio Grande do Norte. As inscrições se estenderão até o dia 15 de agosto e poderão ser feitas com as coordenações diocesanas da Pascom ou no site: www.arquidiocesedenatal.org.br.

O primeiro Mutirão do RN será realizado dias 28 e 29 de agosto, no Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, com o tema: "A comunicação a serviço da Palavra". Haverá uma exposição sobre o tema do evento, proferida pelo jornalista, doutor em comunicação e professor da USP, Ismar de Oliveira Soares. À tarde, serão oferecidas oficinas de linguagem radiofônica, produção de blog e twitter, Pastoral da Comunicação, documentário em vídeo, marketing e organização de eventos, comunicação pessoal e grupal, canto litúrgico, fotografia, jornal impresso e webjornal, assessoria de comunicação e como falar em público e o lançamento do CD "Buscai as coisas do alto", do padre Héliton Marconi, da diocese de Caicó.

Haverá também um painel, que enfocará o tema: "Pastoral da Comunicação no RN: missão e desafio". O Mutirão é aberto a agentes da Pascom e de outras pastorais, padres, diáconos, religiosos, seminaristas, estudantes e profissionais da área de Comunicação Social.

terça-feira, 22 de junho de 2010

UMA GRANDE FESTA PARA A MAIOR ESTÁTUA DO MUNDO

A cantora Joana, José Augusto, Padre Antônio Maria e Elymar Santos, farão os shows de inauguração do Santuário de Santa Rita de Cássia, nos próximos dias 26 e 27 de junho. No sábado (26) a partir das 21h se apresentarão Joana e José Augusto, nessa ordem e no domingo (27), Padre Antônio Maria se apresenta às 16h e Elimar Santos, às 20h.



INAUGURAÇÃO DA ESTÁTUA DE SANTA RITA EM SANTA CRUZ

Uma multidão de devotos de Santa Rita de Cássia é esperada nos próximos dias 26 e 27, na cidade de Santa Cruz (RN), a 120 quilômetros de Natal. Uma vasta programação será desenvolvida, sábado e domingo, por ocasião da inauguração da estátua de Santa Rita, a “madrinha dos sertões”.

No dia 26, haverá reza do terço, missa, procissão, solenidade de inauguração e shows musicais. No domingo, 27, a programação terá início com uma missa, na Igreja Matriz e início da visitação ao Santuário. Depois, terá reza do terço, atendimento de confissões, missa e adoração ao Santíssimo Sacramento. No período da tarde, será celebrada missa, presidida pelo arcebispo de Natal (RN), dom Matias Patrício de Macêdo, transmitida pela Rede Vida de Televisão e pela Rádio Rural de Natal. Segundo o reitor do Santuário, padre Aerton Sales da Cunha, a expectativa é que mais de 60 mil devotos vão a Santa Cruz, nos dois dias.

A estátua da imagem da padroeira de Santa Cruz faz parte do Complexo Turístico Religioso Alto de Santa Rita, construído no Monte Carmelo. O início das obras foi em 2007, com recursos dos governos municipal, estadual e federal. A estátua mede 50 metros de altura, sobre um pedestal de seis metros, totalizando 56 metros de altura, tornando-se mais alta que a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que mede 38 metros de altura. O Complexo compreende, além da estátua, uma capela, sala de promessas, praça do romeiro, auditório, restaurante, lanchonete, lojinhas, banheiros, mirante e estacionamento.

O decreto de criação do Santuário de Santa Rita de Cássia foi assinado em 11 de outubro de 2009, por dom Matias Patrício de Macêdo, no encerramento da visita pastoral à Paróquia de Santa Cruz.

PROGRAMAÇÃO PERMANENTE
A partir de agora, será desenvolvida uma programação permanente, todos os domingos, no Santuário: 10h, missa, e às 11h30, bênção do Santíssimo. Além disso, cinco romarias serão realizadas, anualmente: Romaria Eucarística, dias 21 e 22 de abril, fazendo memória à primeira missa celebrada no Santuário; Romaria de Santa Rita de Cássia, de 13 a 22 de maio, na festa da padroeira; Romaria Mariana, de 17 a 22 de julho, festa de Nossa Senhora do Carmo; Romaria da Gratidão, dias 11 e 12 de outubro, celebrando o aniversário de criação do Santuário; e Romaria da Coroa, todo dia 22 de cada mês.

De segunda a sábado, o santuário será aberto para visitação, das 7 às 18 horas. O local também pode ser um espaço para retiros e encontros de grupos pastorais.

SERVIR GRATUITAMENTE - Mateus 7, 6.12-14

A primeira impressão que temos é de que esta palavra fala de lei da compensação. Pra que você receba o bem deve fazer o bem. Dá uma sensação de que faremos as coisas aos outros apenas quando temos a necessidade ou o interesse de receber alguma coisa em troca. Assim, o serviço e a gratuidade ficam sempre em segundo plano porque o fazer torna-se-á sinónimo de interesse, de egoísmo e de busca pelo bem apenas pessoal. Devemos viver a gratuidade porque ela é espaço de ação de graças de tudo o que Deus quer para cada um. Se cada pessoa tiver a prontidão do serviço, toda a sociedade ganhará com isso porque seremos cristãos autênticos e semeadores da Palavra de Jesus.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

SEM JUGAMENTOS - Mateus 7, 1-5

A trave do nosso olho sempre dificulta ver muitas coisas boas em nossos irmãos e irmãs. Aliás, qualquer cisco que temos impede a um mundo claridade da vida dos nossos irmãos. Seria bom se tivéssemos um olhar diferente. Um olhar divino, sem preconceitos, sem medos. Um olhar divino transmite força, muda distinos, incentiva a afetividade e o amor. Esse olhar não julga, não dilacera a alma, não faz brotar rancor, ciúme ou inveja. Por que não deixar brotar em nós essa força de Deus? Por que não buscar um mundo fraterno, solitário e justo? Por que não ser protagonista de uma sociedade igualitária e feliz?

EM COMUNHÃO COM PEDRO


O arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Antônio Fernando Saburido, embarca na noite de hoje, 21, com cerca de 100 padres diocesanos para um retiro em Jerusalém. O grupo que o acompanha vai assistir, no dia 29, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, à entrega do pálio, símbolo do pastor que o papa Bento XVI repassará a arcebispos metropolitanos nomeados há menos de um ano. Dom Fernando e o arcebispo de Belém (Pará), dom Alberto Taveira, são os únicos em atuação no Brasil que receberão a espécie de manto ou gola de lã na ocasião.


"Achei muito bonita essa participação do clero. Será mais um momento para estarmos todos juntos", avaliou dom Fernando. Esse será o primeiro retiro do clero arquidiocesano com dom Fernando Saburido como arcebispo. No encontro estarão discutindo as questões do sacerdócio.

A comitiva parte às 18h, diretamente para Tel Aviv, capital de Israel. De lá irão a Jerusalém, para peregrinação e retiro espiritual. Essa parte do programa marca também a conclusão do ano sacerdotal. Depois da entrega do pálio, o grupo seguirá a Assis, terra de São Francisco, e retornará ao Recife no dia 2 de julho.

Enquanto estiverem em viagem, os párocos serão substituídos nas igrejas por religiosos como frades, monges e sacerdotes de outras congregações.

O pálio arquiepiscopal (insígnia do arcebispo) é sinal de comunhão com o sucessor de São Pedro. É uma faixa de lã branca com seis cruzes pretas de seda.

FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

A novena da noite de hoje, segunda-feira, 21, na Festa do Sagrdo Coração de Jesus em Florânia será na residência de Julia Lino, logo mais às 19h e terá como tema: Prostai-vos diante daquele que nos envia.

Amanhã, terça-feira, 22, será na residência de Maria de Fátima Medeiros (Biica) e terá como tema: A autoridade dos discípulos missionários.

INSCRIÇÕES PARA O ENEM COMEÇAM HOJE

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 começam hoje segunda-feira (21). O Ministério da Educação (MEC) informou que será necessário que o estudante informe o número do seu CPF, porque não será aceito o dos pais ou responsáveis, mesmo que o estudante seja menor de idade.

Segundo o MEC, o próprio sistema de inscrição vai impedir que participantes usem o número do CPF de terceiros, pois buscará as informações do titular na base de dados da Receita Federal. Os estudantes que não tiverem o documento podem retirá-lo em qualquer agência dos Correios, Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. No caso dos menores de 16 anos, é preciso que esse pedido seja feito pelos pais ou pelo responsável legal.

As inscrições estarão abertas exclusivamente via internet entre 21 de junho e 9 de julho. As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro. O exame terá 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade para a edição deste ano é a inclusão de língua estrangeira. No momento da inscrição, o aluno deverá escolher entre o inglês e o espanhol.

No primeiro dia (sábado, 6 de novembro), as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo (7), os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, além da redação.

A taxa de inscrição será de R$ 35. Estudantes que cursam o 3º ano em escola pública não pagam. Outros candidatos interessados na isenção poderão fazer o pedido assinando uma declaração de carência.

O ADEUS A DONA MILITANA


Uma das maiores expressões culturais do Rio Grande do Norte, Dona Militana, intitulada "a maior romanceira viva do Brasil" foi sepultada ontem. Ela morreu no sábado, aos 85 anos, em sua residência, no município de São Gonçalo do Amarante, de causas naturais. Ela já havia passado por uma recente internação e os familiares não sabem dizer o que ela tinha exatamente, mas disseram que ela estava dormindo "mais do que o normal".

Aos 85 anos, Dona Militana morreu no sábado em casa, em São Gonçalo, de causas naturais enquanto dormia Foto: Joana Lima/DN/D.A Press
Batizada Militana Salustino do Nascimento, Dona Militana era a memória viva dos romances ibéricos. Esse estilo tem temas bem variados como amores perdidos, fidelidade, religião, demonstrações de valentia e sedução. Ela nasceu no sítio Oiteiros, em São Gonçalo do Amarante, no dia 19 de março de 1925. Seu pai, Atanásio Salustino do Nascimento, era outro nome forte do folclore,considerado o Mestre dos Fandangos. Quem descobriu e deu visibilidade à obra de Dona Militana foi o folclorista potiguar Deífilo Gurgel, que estava presente no velório, no Teatro Municipal Poti Cavalcanti.

Em sua homenagem no velório, Gurgel lembrou da homenagem que o governo federal rendeu à romanceira, a Comenda do Mérito Cultural e destacou a sua importância. "Trata-se de uma condecoração oficial concedida a pessoas como Chico Buarque de Holanda e Oscar Niemeyer. Ela foi igualada aos grandes nomes da cultura de nosso país", disse Gurgel ao teatro lotado.

O folclorista afirma que ela sabia não apenas romances, mas também adotava outras formas de manifestações culturais. "Dona Militana tinha uma memória incrível. Em uma pesquisa recente, constatei que nenhuma das romanceiras nordestinas tem uma gama de romances tão grande quanto ela", declara.

O diretor teatral Véscio Lisboa, que fez peças inspiradas na obra de Militana, disse que "viajou na beleza dos romances e os transportou para o século XXI".

A ex-governadora Wilma de Faria, emocionada, disse que a obra de Dona Militana deveria ter uma "exposição maior" do que alcançou. "É uma pena que nossa cultura seja tão pasteurizada, cheia de artistas pré-fabricados, além de programas de TV que só exibem 'enlatados'", declarou.

O deputado estadual Fernando Mineiro espera que a obra de Dona Militana seja melhor divulgada a partir de agora. "Ela era uma romanceira única na quantidade e na qualidade de suas letras. Espero que, com sua morte, a obra fique mais conhecida. Infelizmente é assim que sempre acontece", diz ele.

Depois de uma missa na Igreja Matriz de São Gonçalo, o corpo de Dona Militana foi enterrado no cemitério do mesmo município.
Fonte: Diário de Natal

domingo, 20 de junho de 2010

TU ÉS CRISTO DE DEUS - Lucas 9, 18-24

Pedro sempre tem uma resposta quando Jesus questiona os seus discípulos ou até mesmo quando ele faz alguma repreensão. Nem sempre Pedro tem a resposta certa e até mesmo se confunde. Mas no evangelho de hoje ele acerta em cheio e diz aquilo que Jesus gostaria de ouvir. Pedro só não esperava que esta revelação o conduziria a sofrer a cruz com Jesus. Saber que Jesus é o Cristo de Deus é aceitar todo o seu projeto, é estar com ele e assumir a sua vida, os seus desejos e a proposta do Reino de Deus. Vamos pensar muito verdadeiramente quem é Jesus para nós.

CORAÇÃO TORCEDOR - SEGUNDO JOGO DA SELEÇÃO HOJE


Brasil e Costa do Marfim se enfrentam hoje, domingo, às 15h30, no Estádio Soccer City, em Johanesburgo, em duelo decisivo pela segunda rodada do Grupo G da Copa do Mundo da África do Sul.

Na primeira rodada, o Brasil venceu por 2 a 1 a Coréia do Norte ficando na liderança do grupo e caso vença amanhã já estará classificado. Já a Costa do Marfim empatou em 0 a 0 contra Portugal, e pode ver a vaga nas oitavas-de-final ficar distante em caso de derrota.

BOM RETROCESSO

A Seleção Brasileira jamais perdeu um jogo de Copa do Mundo da FIFA para qualquer equipe que não fosse da América do Sul ou da Europa. Se mantiver essa escrita diante da Costa do Marfim, a equipe do técnico Dunga (foto) assegura a classificação para a segunda fase.

O Brasil deve manter a mesma formação que iniciou a primeira partida. Na sexta-feira, houve um treino secreto onde Josué atuou como titular devido à um problema de contusão com Gilberto Silva, mas neste sábado a hipótese foi descartada, e a dupla de volantes será a mesma que começou jogando contra os norte-coreanos. Após a pressão da estreia, a esperança é que a seleção demonstre um melhor futebol neste domingo, algo que ainda está devendo nesta Copa.

A esperança estão todas voltadas para o meia Kaká, que não decolou pela Seleção e vive má fase física e técnica. Afirmando estar melhor a cada jogo, o craque do Real Madrid pode ser um fator de desequilíbrio caso apresente o futebol que se espera dele.

ESTRELAS PERIGOSAS

A Costa do Marfim conta com jogadores extremamente talentosos, como os atacantes do Chelsea Didier Drogba (foto) e Salomon Kalou, que formam uma excelente dupla de ataque. Didier Zokora do Sevilla e Yaya Touré do Barcelona dão pegada ao meio de campo, ao lado do baixinho Bakary Koné, do Olympique de Marselha.

Emmanuel Eboué e Kolo Touré, que atuam na Inglaterra, completam com Arthur Boka, do Stuttgart, uma das melhores defesas da África. Esses jogadores são as principais esperanças dos marfinenses no jogo contra o Brasil.

Vale lembra que apesar de não estar 100% fisicamente, Drogba "se escalou" para o jogo. O atacante se recupera de uma lesão no braço, e atuou no segundo da partida contra Portugal, inclusive perdendo um gol cara a cara no duelo.

FICHA TÉCNICA

Brasil x Costa do Marfim

Local: Estádio Soccer City, em Johanesburgo, na África do Sul
Data: 20/06/2010
Horário: 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Stephane Lannov-FRA

Brasil
Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká; Robinho e Luís Fabiano
Técnico: Dunga

Costa do Marfim
Barry; KoloToure, Zokora, Tiene e Eboue; Tiote, Yaya Toure, Dindane; Gervinho, Kalou e Drogba.
Técnico: Sven-Göran Eriksson

sábado, 19 de junho de 2010

A FAVOR DA VIDA SEMPRE

Depois do êxito do vídeo no qual relata a história de como sua mãe desobedeceu aos conselhos médicos para acabar com sua vida porque detectaram uma deficiência física no ventre, o tenor Andrea Bocelli assinala que não quer que este seu testemunho seja considerado como "uma intervenção contra o aborto: com minhas convicções pessoais, de fervente católico, não somente combato contra algo, combato por algo e estou a favor da vida".

Em uma entrevista concedida ao jornalista Paolo Rodari do jornal Il Foglio da Itália, o tenor assinala que com o vídeo "quis ajudar, confortar as pessoas que se encontram em dificuldades e que em ocasiões só necessitam sentir que não estão abandonadas: a força da vida é perturbadora, mas é necessário ficar à escuta, abrir bem as orelhas" para acolhê-la.

Bocelli assinala logo, antes de contar como filmou o vídeo, que chamou muito a sua atenção o fato de que começaram a chegar ligações de todo o mundo, mais que o usual: "disse essas coisas há um ano e meio em uma vídeo-mensagem para o Padre Richard Frechette (padre Rick), um missionário que trabalha para os meninos do Haiti e mereceria, ele só, um livro inteiro: fiz um concerto, para ajudá-lo a construir a Casa dos Anjos e me pediu dizer umas palavras de esperança para as mães em dificuldades e escolhi contar a história do meu nascimento".

"Eu o fiz contando a experiência pessoal da minha mãe sem sequer pedir permissão a ela, mas ela não me censurou, e eu tampouco estava preparado para todo este clamor que foi gerado com efeito retardado", acrescenta no telefone enquanto esperava com sua família o início do primeiro jogo da seleção italiana de futebol que empatou com o Paraguai em 1 a 1.

Na entrevista, Bocelli também relata como desde pequeno e quando jovem "era muito inquieto, bastante inconsciente: amava a velocidade" e que sentiu a música desde muito pequeno: "minha mãe me conta que eu chorava assim que escutava uma melodia, inclusive através da parede do quarto do hospital, girava em direção ao som e escutava encantado".

FERNANDO DE NORONHA RECEBE PADRE RESIDENTE

Depois de 50 anos, os 3 mil habitantes de Fernando de Noronha terão um padre residente na ilha. O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, dá posse hoje ao Padre Glênio Guimarães Braga Costa, proveniente da Diocese de Paraíba.

O Arcebispo preside a cerimônia oficial de posse às 20h, na igreja Nossa Senhora dos Remédios, fundada em 1770 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1981.
Além dela, há outras duas igrejas, São Pedro e Nossa Senhora das Graças, e 10 vilarejos sem igrejas. Padre Glênio, que além de teólogo e filósofo, também é dentista, garante que uma das primeiras ações como vigário será a descentralização dos atendimentos na ilha.

“Hoje, as atividades da igreja católica em Noronha estão concentradas na igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Mas a ideia é realizar os atendimentos nas três igrejas e na casa de fiéis – declara o padre ao “O Globo”.

Natural de Penedo, em Alagoas, foi o próprio sacerdote a solicitar a transferência de diocese para atuar em Fernando de Noronha.

Segundo a Arquidiocese de Pernambuco, o arquipélago de Noronha faz parte da Paróquia São Pedro Gonçalves, cuja igreja matriz é a Madre de Deus, no Recife Antigo.

FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS 2010

Chegamos ao sétimo dia da Festa em honra ao Sagrado Coração de Jesus em Florânia e a programação para o dia de hoje, 19 de junho de 2010, é a seguinte:
  • 19h - Novena na Igreja Matriz de São Sebastião com o tema: Encontrar-se com Jesus Ressuscitado.

  • 20h - Jantar de Confraternização do Apostolado da Oração.

Amanhã, domingo, 20 de junho de 2010:

  • 10h - Novena e Celebração dominical na Igreja Matriz de São Sebastião presidida pelo Pe. Stanley - Diretor Diocesano do Apostolado da Oração.

Lembramos que está será a única Missa desde final de semana em Florânia. Estejamos unidos e reúnidos em torno de Jesus que nos apresenta seu Sagrado Coração para que estejamos todos nele, como Ele está no Pai.


ANVISA QUER TORNAR MAIS RÍGIDA A VENDA DE ANTIBIÓTICO

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu uma consulta pública sobre a proposta que prevê normas mais rígidas para a venda de antibióticos no país. Uma das mudanças é tornar obrigatória a apresentação de duas vias da receita médica no momento da compra do remédio – uma via ficaria retida na farmácia ou drogaria e a outra seria devolvida ao paciente com carimbo do estabelecimento.

Atualmente, basta apresentar a receita para comprar o antibiótico. As embalagens e bulas também passariam a ter a frase: “Venda sob prescrição médica – Só pode ser vendido com retenção da receita”.

Com as regras mais rígidas, a Anvisa quer aumentar o controle no comércio desses medicamentos e reduzir a resistência bacteriana no país. Em 2009, a venda de antiobióticos movimentou cerca de R$ 1,6 bilhão no país. O Brasil tem mais de 90 substâncias antimicrobianas, sendo quatro delas (amoxicilina, azitromicina, cefalexina e sulfametoxazol) as campeãs de venda. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que mais da metade das prescrições mundiais de antibióticos são inadequadas.

SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO: IMPOSSÍVEL - Mateus 6, 24-34

A Campanha da Fraterniddade deste ano vem trabalhar justamente o tema do evagelho de hoje. Não podemos estar em dois barcos como muitas pessoas. Elas fazem isso em relação à religião, à política e a outras coisas mais. Isso é falta de atitude, inseguraça e não confiança, principalmente em Deus. Estar em dois caminhos ao mesmo tempo manifesta um coração dividido, sem entrega e que nunca se abandona aos carinhos e proteção de Deus. Fica a pergunta: a quem queremos servir? Quais projetos têm mais consistência em nós? É bom pensar e deixar que a força e a vontade de Deus atue sobre nós.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

SEMANA DE LITURGIA EM FLORÂNIA

Acontecerá de 28 de junho a 02 de julho a I Semana de Liturgia. Os encontros aconterão sempre às 19h na Igreja Matriz de São Sebastião de Florânia e será ministrado pelo seminarista Fábio, estudante do segundo ano de teológia, no Seminário São Pedro em Natal. Estarão participando desta Semana: representantes das Pastorais, Associações, Movimentos e Serviços da cidade de Florânia.

FICHA LIMPA VALE PARA CONDENADOS ANTES DA LEI, DIZ TSE

Por 6 votos a 1, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ontem, 17, que a lei conhecida como Ficha Limpa vale para quem foi condenado antes da lei entrar em vigor, no dia 4 de junho. O ministro Marco Aurélio foi o único que votou contra. O relator, ministro Arnaldo Versiani, ressaltou que a inelegibilidade não é uma pena, mas uma condição que deve ser verificada no momento de registro da candidatura.

O TSE respondeu a consulta feita pelo deputado federal Ilderlei Cordeiro (PPS-AC), que questionou sobre a aplicabilidade da lei já neste ano e sobre a abrangência da lei. O TSE já havia respondido positivamente à primeira na semana passada.

A dúvida sobre a abrangência da lei, em relação aos já condenados antes de sua sanção, surgiu por causa da mudança do tempo verbal introduzida pelo senador Demóstenes Torres, passando de “tenham sido condenados” para “os que forem condenados”. “O momento de aferição das causas de inelegibilidade é o registro, pouco importa o tempo verbal. Não há direito adquirido à elegibilidade, as causas devem ser aferidas a cada eleição”, disse Versiani.

“A decisão de ontem, do STE, ao entender que a Lei da Ficha Limpa se aplica também aos condenados antes do dia 7 de junho, foi mais uma vitória da democracia e do povo brasileiro, que se mobilizou para manifestar sua vontade”, disse o secretário da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa. “Convém ressaltar a importância da Magistratura em todo esse processo, já que a idéia de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular nasceu do protagonismo do TER-RJ, então sob a presidência do Desembargador Marcus Faver, que, por primeiro, procurou vetar a candidatura de pessoas com débitos graves com a Justiça”, acrescentou.

CATEQUETAS ESTUDAM NOVO MODELO DE CATEQUESE ADOTADO PELA IGREJA CATÓLICA NO BRASIL

Um grupo de 25 coordenadores de Escolas Catequéticas e de cursos de pós-graduação em pedagogia catequética, de sete regionais da CNBB, se encontra em Brasília, para estudar o novo modelo de catequese adotado pela Igreja Católica no Brasil, chamado de “Iniciação à Vida Cristã” [Documento 97 da CNBB]. O encontro do Grupo de Escolas Catequéticas (Grescat) teve início hoje, 18, e termina no domingo, 20.

Os participantes, vindos de várias as regiões do país, se reúnem para refletir conteúdo, metodologia e projetos pedagógicos para as Escolas Catequéticas solicitados pelo documento da CNBB. “É um espaço de reflexão importante para os coordenadores levarem de maneira dinâmica às suas dioceses, paróquias e comunidades, o que está sendo aprendido durante esses três dias sobre esse novo modelo de catequese”, afirmou a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, irmã Zélia Maria Batista.

Segundo o doutor em teologia pastoral catequética e assessor da CNBB e do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) para a catequese, padre Luiz Alves de Lima, o objetivo do encontro é estudar um processo mais amplo de catequese, denominado iniciação cristã, tendo em vista a organização das escolas de catequese nesse novo foco catequético.

“Estamos estudando a iniciação cristã que as escolas de catequese devem aprofundar dentro da caminhada da Igreja, tradicionalmente chamada de catequese, que evoluiu hoje para essa forma da iniciação cristã, mais ampla do que o processo tradicional de catequese”.

Padre Luiz explica o significado desse novo modelo de catequese. “A novidade é o uso da Palavra de Deus, a presença da dimensão bíblica, das celebrações da liturgia, de uma catequese mais orante e experiencial. O nosso grupo está mais preocupado em como organizar as escolas tendo esta visão da iniciação cristã, que recebe também o nome de catecumenato”.

PROVOCAR A FÉ

O presidente da Sociedade de Catequetas Latino Americanos (Scala), irmão Israel José Nery, acredita que o grande diferencial do novo modelo de catequese solicitado pelo documento 97 da CNBB, bem como pelo Documento de Aparecida (DAp), considera o estudo da iniciação cristã como uma preparação para a formação do discípulo e missionário, desconsiderando assim, o antigo de modelo de “cursinhos vestibulares de preparação aos sacramentos”.

“O estudo da iniciação à vida cristã prepara a pessoa para ser discípula e missionária porque esse novo modelo de catequese tem por objetivo transformar a pessoa com o propósito de introduzir a pastoral da conversão na sua vida”, disse irmão Nery. Ele destaca a responsabilidade individual, como outra característica da nova catequese. “Já não basta que meus familiares assumam a vida cristã por mim [pais e padrinhos], mas eu tenho que assumir minhas próprias responsabilidades cristãs, sobretudo quando jovem e adulto, para que eu chegue à maravilha interior de encontrar Jesus e viver a sua intimidade”.

Ainda segundo irmão Nery, a iniciação à vida cristã é a nova direção da catequese na Igreja Católica no Brasil, com o objetivo de provocar a fé nas pessoas. “A preocupação central desse encontro é orientar as escolas de catequese paroquiais, diocesanas, regionais e até mesmo a pós-graduação em pedagogia catequética, para que a nova catequese tenha um estilo, não somente acadêmico de curso de filosofia e teologia, mas celebrativo, comunitário, orante, de modo que a disciplina que você ministra numa escola dessas provoque a fé”, completou.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

ORAR VERDADEIRAMENTE - Mateus 6, 7-15

A oração de Jesus não é uma mera repetição de palavras. São palavras simples, ditas e repetidas com devoção, com amor, com fé. Cada petição do Pai Nosso tem a sua particularidade. Nela reconhecemos a Deus como Pai, como criador, como gerador de vida e que nos pede a capacidade de fazer esse amor se perpetuar em nós através do perdão, da partilha, da bondade, e de nos livrar de todo mal que possa germinar em nosso coração. A oração do Pai Nosso deveria ser a nossa arma constante contra o mal e a favor de tudo o que for bom e que gostaríamos que se realizasse em nossa sociedade. A realização do Pai Nosso é a realização do Reino de Deus.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

PE. CARLOS EM MISSA NA TERRA SANTA - VEJA O VIDEO

MORUMBI ESTÁ FORA DA COPA DO MUNDO DE 2014


O estádio do Morumbi foi cortado nesta quarta-feira da Copa do Mundo de 2014 que será realizada no Brasil por não ter apresentado as garantias financeiras para realizar o projeto de reforma aprovado pela Fifa, informaram o comitê organizador do Mundial e a entidade que comanda o esporte nesta quarta-feira.

O estádio do São Paulo Futebol Clube teve um projeto aprovado para realizar jogos até as semifinais do Mundial que teria um custo em torno de 600 milhões de reais, de acordo com o comitê organizador da Copa, mas não apresentou a viabilidade financeira para realizar as obras, segundo comunicado conjunto do comitê organizador e da Fifa.

No lugar da garantia financeira, o comitê local da cidade de São Paulo apresentou um novo projeto, de custo menor, que no entanto "não será examinado" pela Fifa por estar fora do prazo, de acordo com a nota.

"Sendo assim, fica excluído do projeto da Copa do Mundo de 2014 o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi," afirmou o comunicado.

O chefe de comunicação do comitê organizador da Copa de 2014, Rodrigo Paiva, disse à Reuters que ainda nesta quarta-feira haverá um outro comunicado a respeito da participação da cidade de São Paulo no Mundial.

Um outro estádio pode ser indicado para substituir o Morumbi, ou a cidade pode ficar de fora da competição.

NOVA DIOCESE DO BRASIL TEM BISPO DE ASSU - RN


O Papa Bento XVI criou, nesta quarta-feira, 16, uma nova diocese no Brasil e nomeou seu primeiro bispo. Trata-se da diocese de Salgueiro, em Pernambuco, desmembrada das dioceses pernambucanas de Petrolina e Floresta.

O primeiro bispo da nova diocese será o frei Magnus Henrique Lopes, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Frei Magnus

Natural de Assu, no Rio Grande do Norte, frei Magnus nasceu no dia 31 de julho de 1965. Entrou para o Ordem dos Capuchinhos em 1988, cursando Filosofia na Faculdade de Filosofia do Recife e Teologia no Instituto Franciscano de Olinda. Foi ordenado padre no dia 21 de dezembro de 1996.

Com bacharelado em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió e mestrado em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, em Roma, frei Magnus foi animador vocacional dos Capuchinhos do Nordeste, mestre de postulantes em Maceió, ecônomo em várias fraternidades da Província, vigário paróquia de diversas paróquias e vigário da Fraternidade Capuchinha de Maceió.

Atual guardião e ecônomo da Fraternidade do Convento Santo Antônio em Natal, frei Magnus foi também Definidor Provincial, ministro dos Capuchinhos do Brasil e diretor espiritual de diversos grupos, movimentos e pastorais.

FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

A novena em honra ao Sagrado Coração de Jeseus acontecerá hoje às 19h na residência de Leonila (Mariquinha de Gaúcho) e terá como tema: Vocação e Missão: dois lados de uma mesma moeda.
Amanhã, quinta-feira, será na residência de Geraldo e Zilma Toscano e terá como tema: A identidade missionária da Igreja. Este ano o Apostolado da oração de Florânia está completando 103 anos de história.

A BENDITA APARÊNCIA - Mt 6, 1-6.16-18

Querer ser o que não somos é um dos nossos maiores defeitos. Além de não conseguirmos, nos decepcionamos conosco mesmo e mentimos. A mentira se alastra e nos faz comportar como alguém que não existe. Fabricamos alguém para existir e isso não é bom. Temos que ser o que somos e pedir a DEus que nos ajude a levar adiante até mesmo as nossas limitações, para que, no momento certo, nos livremos também delas. Assim, nos livramos das várias atitudes que não são boas como o orgulho, a vaidade, a inveja e a cobiça. Peça a Deus para te sustentar naquilo que você é e que Ele te transforme naquilo que precisa ser transformado.

terça-feira, 15 de junho de 2010

FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA 2010

Apresentado o tema, livro e cd da Festa de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padoeira do Brasil, para este ano de 2010 que acontece em outubro de 3 a 12. O tema proposto para este ano: " Sob o olhar da Senhora Aparecida caminhamos com Jesus".
E em comunhão com Aparecida no dia 12 de outubro, acontecerá, na nossa Diocese de Caicó a I Romaria Diocesana da Pastoral do Dízimo que terá como tema: "Dízimo, resposta de uma Igreja que ama". Um grande oportunidade de evangelização e confratenização da família dizimista do Seridó.

VITÓRIA DO BRASIL

Não foi com o futebol que a (exigente) torcida brasileira esperava. Não foi a goleada que os mesmo torcedores queriam. Mas foi da maneira que o técnico Dunga gosta. E a Seleção começou com vitória a caminhada na luta pelo hexacampeonato. Com belos gols de Maicon e Elano, o Brasil venceu a Coreia do Norte por 2 a 1, nesta terça-feira, noEllis Park, em Johannesburgo.

O PADRE CARLOS ESTÁ EM BÉLEM


Agora a pouco falamos com Padre Carlos Eduardo que está neste momento na cidade de Bélem. O mesmo tinha acabado de chegar da Jerusalém. Está achando a peregrinação muito produtiva. Disse que a Terra Santa um lugar lindo e que vale a pena está lá para conhecer e estar mais próximo de Jesus. Ele está registrando todos os momentos com fotos e filmagens que estaremos postando em breve no Perfil do Orkut do Santuário das Graças e aqui no blog.

BRASILEIROS APOSTOS PARA TORCER PELA SELEÇÃO

O brasileiro não só está confiante no hexa como é o povo que mais acredita na sua seleção. A afirmação é do Ibope, que traduziu em números o que se vê nas ruas, cheias de bandeiras e camisas verde-amarelas. Segundo pesquisa divulgada ontem pelo instituto, 67% dos brasileiros acham que o Brasil será campeão da Copa do Mundo da África do Sul. É o maior índice de confiança doméstica entre todos os 14 países onde a pesquisa foi realizada, entre 27 de abril e 31 de maio. A consulta ainda mostra que o Brasil é apontado como favorito por 36% dos entrevistados mundo a fora.

Conduzida pela Worldwilde Independent Network of Market Research (WIN), uma rede internacional à qual o Ibope é associado, a consulta ouviu 14.577 pessoas. Além do Brasil, foram colhidas opiniões na Alemanha, Argentina, Coreia do Sul, Eslovênia, França, Holanda, Itália e Suíça; nos Estados Unidos, no Chile e no México, em Gana e Camarões.

Todos responderam a mesma pergunta: "Até onde você acredita que o seu país chegará no Mundial?". Os brasileiros esbanjaram empolgação, com 67% acreditando no título. Mas há os pessimistas: 6% acham que o Brasil será vice; 5%, que chegará às semifinais; 7%, que não passará das quartas; e 5%, que cai nas oitavas. Os que não souberam ou não responderam são 10%.

No quesito animação, os africanos se destacam, com 65% dos ganeses e 39% dos camaroneses acreditando que suas seleções fariam história como os primeiros africanos campeões mundiais. Eles também, com 80% e 75%, respectivamente, são os com maior índice de interesse pelo megaevento.

Os argentinos (48%) depositam fichas em Messi e seus companheiros. Muito antes da bela exibição de domingo, apenas 37% dos alemães acreditavam no tetra. Desconfiança também entre italianos (33%), holandeses (20%) e franceses (19%). Já 3% dos sul-coreanos preferiram sonhar com sua seleção voltando campeã para Seul.

Na opinião de 36% dos entrevistados nos 14 países, a seleção de Dunga será a campeã. A lista de candidatos segue com Alemanha (10%), Itália (9%), Espanha (7%), Argentina (6%), França (5%) e Inglaterra (3%). A maioria (72%) vai assistir aos jogos pela televisão, 4% pela internet e 3% pelos jornais.

Para a diretora executiva de marketing e novos negócios do Ibope, Laure Castelnau, os números confirmam a condição do Brasil como favorito. "O Brasil ser apontado como favorito e a maioria dos brasileiros acreditarem no título não é surpresa. Surpresa é o resultado dos africanos, mas isso se explica pelo fato de o Mundial acontecer naquele continente", analisa.

FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Hoje estaremos vivenciando o terceiro dia da Festa do Sagrado Coração de Jesus em Florânia, que tem como responsável o Apostolado da Oração que há 103 anos divulga a devoção ao Sagrado Coração de Jesus na terra das Florês.
A novena de hoje será na residência de Maria do Carmo de Araújo (Tetéu) às 19h e terá como tema: Confiança no Senhor da Messe.

AMARÁS SEMPRE - Mt 5, 43-48

Sempre buscamos exemplos, referências. Isto é muito bom. Pessoas que dão testemunho, que mostram que é possível caminhar na verdade, na perseverança, sempre são estímulo. As pessoas, às vezes, se espelham em artistas, em pessoas da política e outras mais. Por que não espelham-se no próprio Jesus? Por que não deixar brotar em nós o próprio Deus? A Palavra, Eucaristia, o próprio corpo de Jesus, são o que precisamos para sermos perfeitos, santos e verdadeiros discípulos. Será que somos exemplos? As pessoas nos vêem como aqueles que testemunham o amor de Deus?

segunda-feira, 14 de junho de 2010

OLHO POR OLHO - Mt 5, 38-42

Uma das coisas mais interessantes neste texto é uma questão que Jesus trabalha sem que persebamos: a vingança. Devemos oferecer ao outro mesmo que ele não peça, ser generoso mesmo que o outro não seja ou não te faça o mesmo. A generosidade é um dom, uma conquista, um hábito a ser criado e experimentado sempre. É preciso buscar no íntimo de nós a força para o bem, para as coisas de Deus, para o que nos ajuda, nos estimula e nos faz ser melhor. Por que vingar-se se a vingança é uma semente do mal? Por que retribuir com ofensas quando isto é uma força demoníaca que atua em nós? Não dar espaço ao mal é o nosso dever.

CAMINHADA DA FRATERNIDADE EM TEREZINA ACOMPANHADA POR MAIS DE 60 MIL PESSOAS


Na manha do último domingo, 13, as avenidas de Teresina (PI), ficaram coloridas. Realizada há 15 anos na capital do Piauí, a Caminhada da Fraternidade deste ano entrou em campo com o tema "Solidariedade com a bola toda". O evento, que já é tradição e um marco para toda a sociedade, reuniu cerca de mais de 60 mil pessoas de todas as idades com um objetivo em comum: promover a paz e a solidariedade.

A 15ª Caminhada da Fraternidade teve início com a missa presidida pelo arcebispo de Teresina, dom Sérgio da Rocha, e concelebrada por dezenas de sacerdotes da arquidiocese.

caminha2Para o mentor da caminhada e presidente da Ação Social Arquidiocesana (ASA) de Teresina, padre Tony Batista, a cada ano a meta é se superar. "Todos os anos só aumenta o número de pessoas que participam dessa ação tão valorosa. Este ano queremos mais, não pensamos em regredir. Enquanto a África do Sul se prepara para a Copa, nós aqui nos preparamos para levar a paz sem traves, mas fazendo um belo gol. Com o tempo, nossa maior satisfação foi saber que o com o crescimento deste grande momento solidário, a Ação Social Arquidiocesana fez com que a Caminhada da Fraternidade abraçasse outras causas e outras pessoas também carentes da solidariedade humana".

Com a venda dos kits, o que a caminhada arrecada é destinada a centenas de pessoas que vivem em diversas entidades de Teresina: Lar da Fraternidade (casa que acolhe portadores do vírus HIV), Centro Maria Imaculada (centro de tratamento a Hansenianos), Projeto Periferia-Pastoral do Menor (ações sociais e pedagógica em comunidades carentes), Lar de Misericórdia (centro de hospedagem a doentes de Câncer sem referência residencial na cidade) e Casa Frederico Ozanam (casa para idosos). Além disso, os recursos são ofertados a outros tipos de serviços da ASA.
Fonte: CNBB