quinta-feira, 31 de março de 2011

SANTO DO DIA: São Guido

Guido nasceu na segunda metade do século X, em Casamare, perto de Ravena, Itália. Após concluir seus estudos acadêmicos na cidade natal, mudou-se para Roma, onde recebeu o hábito de monge beneditino e retirou-se à solidão. Sob a direção espiritual de Martinho, também ele um monge eremita e depois canonizado pela Igreja, viveu observando fielmente as Regras de sua ordem, tornando-se um exemplo de disciplina e dedicação à caridade, à oração e à contemplação. Três anos depois, seu diretor o enviou ao mosteiro de Pomposa. Embora desejasse afastar-se do mundo, seu trabalho como musicista era necessário para a comunidade cristã.

No convento a história se repetiu. Era um modelo tão perfeito de virtudes, que foi eleito abade por seus irmãos de congregação. Sua fama espalhou-se de tal forma, que seu pai e irmãos acabaram por toma-lo como diretor espiritual e se tornaram religiosos. Sentindo o fim se aproximar, Guido retirou-se novamente para a tão almejada solidão religiosa. Mas, quando o imperador Henrique III foi a Roma para ser coroado pelo Papa, requisitou o abade para acompanhá-lo como conselheiro espiritual.

Guido cumpriu a função delegada, mas ao despedir-se dos monges que o hospedaram, despediu-se definitivamente demonstrando que sabia que não se veriam mais. Na viagem de retorno, adoeceu gravemente no caminho entre Parma e Borgo de São Donino e faleceu, no dia 31 de março de 1046.

Imediatamente, graças passaram a ocorrer, momentos depois de Guido ter morrido. Um homem cego recuperou a visão em Parma por ter rezado por sua intercessão. Outros milagres se sucederam e os moradores da cidade recusaram-se a entregar o corpo para que as autoridades religiosas o trasladassem ao convento. Foi necessário que o próprio imperador interviesse. Henrique III levou as relíquias para a Catedral de Spira. A igreja, antes dedicada a São João Evangelista, passou a ser chamada de São Guido, ou Wido, ou ainda Guy, como ele era também conhecido.

A história de São Guido é curiosa no que se refere à sua atuação religiosa. Ele é o responsável pela nova teoria musical litúrgica. Desejava ser apenas um monge solitário, sua vocação original, mas nunca pode exerce-la na sua plenitude, teve que interromper esta condição a pedido de seus superiores, devido ao dom de músico apurado, talento que usou voltado para a fé. Quando pensou que poderia morrer na paz da solidão monástica, não conseguiu, mas foi para a Casa do Pai, já gozando a fama de santidade.

ADMIRAR NÃO BASTA! É PRECISO FÉ! - Lucas 11,14-23

Jesus está a caminho do conflito final, em Jerusalém. Os sinais libertadores (curas e exorcismos) que ele vem operando suscitam a admiração das multidões. Lucas registra mais uma modalidade deste conflito com o judaísmo. "Alguns" acusam Jesus de usufruir do poder de Beelzebu. Estes "alguns" que acusam são, na narrativa paralela dos evangelhos de Marcos e Mateus, escribas e fariseus enviados pelos chefes religiosos de Jerusalém para fiscalizarem e incriminarem Jesus. Pretendem difamar Jesus diante da opinião pública. Jesus inverte a acusação. Em resposta, Jesus refere-se à contradição de alguém expulsar demônios pelo poder de Beelzebu, o que significaria o fim do reino de Satanás. Declarando que sua ação procede de Deus, Jesus afirma que veio para libertar, pelo dedo de Deus, todos que estão retidos sob o poder do "homem forte", ou seja, daqueles chefes religiosos que oprimem o povo humilde.

quarta-feira, 30 de março de 2011

MUTICOM IRÁ REUNIR COMUNICADORES DE TODO PAIS NO RIO DE JANEIRO

"Não se vive sem a comunicação. Só existimos porque nos comunicamos. O outro nos constitui, assim como cada um de nós se elabora no processo comunicativo", assim destaca o coordenador acadêmico do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), Miguel Pereira. O evento pretende reunir comunicadores, acadêmicos e representantes de pastorais de todo o país, entre os dias 17 a 22 de julho, no Rio de Janeiro.

A página do evento foi lançada oficialmente na tarde desta quarta-feira, 30, e pôde ser acompanhado ao vivo através do site. Promovido pela CNBB, o Muticom acontece a cada dois anos, e desta vez, está sendo organizado pela Arquidiocese de São Sebastião e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com o apoio do Regional Leste 1, da CNBB.

Com o tema "Comunicação e vida: diversidade e mobilidades", o 7º Muticom pretende motivar as comunidades brasileiras "a refletirem sobre a comunicação relacionada com a vida cotidiana e suas expressões que acolhem a diversidade que somos e as mobilidades que experimentamos na cultura contemporânea", explica Miguel Pereira.

Dinâmica do curso

Seguindo o modelo dos mutirões anteriores, o encontro deste ano terá espaço para a teoria e a prática da comunicação.

Durante as manhãs, cinco grandes painéis temáticos irão apresentar desde a estrutura e as modalidades de comunicação na Igreja até o papel fundamental das organizações e instituições católicas de comunicação do Brasil, passando pelo documentário e a ficção, as novas comunidades e redes sociais, etc. Paralelamente, outros quatro painéis partirão do cinema para refletir aspectos da sociedade, sempre com a exibição de um filme, seguida de debate entre os participantes.

As tardes serão dedicadas aos encontros em grupos menores. Nas oficinas pastorais, técnicas e gerenciais, os participantes terão aulas práticas, voltadas para o dia a dia das atividades de comunicação na Igreja. Quem preferir, poderá participar dos Grupos de Trabalho, que trazem a proposta de uma discussão mais teórica sobre temas relevantes para a Igreja e a sociedade.

Uma das novidades do 7º Muticom é o Comgás. Montado originalmente como um espaço para a apresentação de projetos e pesquisas de alunos do curso de Comunicação Social da PUC-Rio, desta vez ele será um espaço aberto não só para os estudantes, mas para agentes pastorais e pesquisadores interessados em compartilhar os trabalhos que desenvolvem.

Por fim, nas oficinas-visitas, os participantes inscritos terão a oportunidade de conhecer empresas de comunicação no Rio de Janeiro, além de outras instituições e até o trabalho desenvolvido neste campo em duas comunidades do Rio: a Rocinha e o Complexo do Alemão.

CATEQUESE: Papa diz que leigos podem ser "fermento evangélico na sociedade"

O Papa Bento XVI falou sobre o italiano Santo Afonso Maria de Ligório, Bispo, Doutor da Igreja e fundador da Congregação religiosa do Santíssimo Redentor, na Catequese desta quarta-feira, 30.

O Pontífice destacou que uma das tantas iniciativas apostólicas do santo, as chamadas "cappelle serotine" [capelas da noite] - que evangelizou pessoas pobres e modestas, muitas dedicadas a vícios e que realizavam ações criminosas nos bairros mais miseráveis da cidade italiana de Nápoles -, são modelo de ação missionária que podem inspirar também hoje uma "nova evangelização", particularmente dos mais pobres, que ajude a construir uma convivência humana mais justa, fraterna e solidária.

"Aos sacerdotes é confiada uma missão de ministério espiritual, enquanto leigos bem formados podem ser eficazes animadores cristãos, autêntico fermento evangélico no seio da sociedade", ressaltou.

O Santo Padre recordou que a época de Santo Afonso era marcada por uma interpretação muito rigorosa da vida moral que não aumentava a confiança e a esperança na misericórdia de Deus, mas fomentava o medo e apresentava um rosto de Deus triste e severo, bem distante daquele que foi revelado por Jesus. No entanto, esse Doutor da Igreja propõe uma síntese equilibrada e convincente entre as exigências da lei de Deus e os dinamismos da consciência e da liberdade do homem.

"Aos pastores das almas e aos confessores, Afonso recomendava ser fiéis à doutrina moral católica, assumindo, ao mesmo tempo, uma atitude de caridade, compreensiva, doce, para que os penitentes pudessem sentir-se acompanhados, sustentados, encorajados no próprio caminho de fé e de vida cristã. Santo Afonso não se cansava nunca de repetir que os sacerdotes são um sinal visível da infinita misericórdia de Deus, que perdoa e ilumina a mente e o coração do pecador, a fim de que se converta e mude de vida. Na nossa época, em que há claros sinais de perda da consciência moral e – é preciso reconhecê-lo – uma certa falta de estima pelo Sacramento da Confissão, o ensinamento de Santo Afonso é ainda de grande atualidade", disse Bento XVI.

Além da vasta obra de teologia, Santo Afonso também escreveu muitas obras destinadas à formação religiosa do povo. "Ele insiste muito sobre a necessidade da oração, que permite abrir-se à Graça divina para cumprir cotidianamente a vontade de Deus e conseguir a própria santificação. Com relação à oração ele escreve: 'Deus não nega a ninguém a graça da oração, com a qual se obtém o auxílio para vencer toda a concupiscência e toda a tentação. E digo, e repito e repetirei sempre, enquanto tiver vida, que toda a nossa salvação está na oração'. Daqui o seu famoso axioma: 'Quem reza se salva'", explicou o Pontífice.

Adoração, Maria, confiança e santidade

A visita ao Santíssimo Sacramento é uma das diversas formas de oração aconselhadas fervorosamente por Santo Afonso. "Certamente entre todas as devoções, esta de adorar Jesus sacramentado é a primeira depois dos sacramentos, a mais querida a Deus e a mais útil a nós [...] Oh, que bela delícia deter-se diante de um altar com fé [...] e apresentar-lhe as próprias necessidades, como faz um amigo a outro amigo com o qual tem toda a confiança!", ensina este Doutor da Igreja.

A espiritualidade alfonsiana é cristológica e, exatamente por isso, primorosamente mariana. "Devotíssimo de Maria, ele ilustra o seu papel na história da salvação: participante da Redenção e Mediadora da graça, Mãe, Advogada e Rainha. Além disso, Santo Afonso afirma que a devoção a Maria nos será de grande conforto no momento da nossa morte", salienta Bento XVI.

Santo Afonso também era convicto de que a meditação sobre o destino eterno e o chamado a participar para sempre das bem-aventuranças de Deus, "bem como sobre a trágica possibilidade da condenação, contribui para viver com serenidade e compromisso, e a afrontar a realidade da morte conservando sempre a plena confiança na bondade de Deus", complementou o Sucessor de Pedro.

Ele também relembrou a defesa do santo de que a santidade é acessível a todo o cristão: "O religioso como religioso, o leigo como leigo, o sacerdote como sacerdote, o esposo como esposo, o comerciante como comerciante, o soldado como soldado, e assim falando de qualquer outro estado de vida", diz Afonso.

"Agradeçamos ao Senhor que, com a sua Providência, suscita santos e doutores nos lugares e tempos diversos, que falam a mesma linguagem para convidar-nos a crescer na fé e a viver com amor e com alegria o nosso ser cristãos nas simples ações de cada dia, para caminhar sobre a estrada da santidade, sobre a estrada rumo a Deus e rumo à verdadeira alegria", concluiu.

A audiência

O encontro do Bispo de Roma com os cerca de 20 mil fiéis reunidos na Praça de São Pedro aconteceu às 10h30 (horário de Roma - 6h30 no horário de Brasília). O Papa continua uma breve série de encontros para completar a apresentação dos Doutores da Igreja, no contexto de Catequeses dedicadas aos padres da Igreja e grandes figuras de teólogos e mulheres da Idade média.

Ao final da audiência, o Papa lançou um apelo em prol do diálogo na Costa do Marfim.

Na saudação aos fiéis de língua portuguesa, o Papa salientou:

"queridos fiéis da paróquia de Santa Maria do Barreiro, na diocese de Setúbal: a minha saudação amiga para todos vós, com votos de um frutuoso empenho na caminhada quaresmal que estais fazendo. Que nada vos impeça de viver e crescer na amizade de Deus, e testemunhar a todos a sua bondade e misericórdia! Sobre vós e vossas famílias, desça a minha Bênção Apostólica".

Santo Afonso de Ligório

Nasceu em 1696 e era membro de uma nobre e rica família da cidade de Nápoles, na Itália. Com apenas 16 anos obteve a láurea em direito civil e canônico. Em 1723, indignado pela corrupção e injustiça do foro, abandonou a profissão e decidiu tornar-se sacerdote, apesar da oposição do pai. Foi ordenado sacerdote em 1726 e vinculou-se, pelo exercício do ministério, à Congregação diocesana das Missões Apostólicas.

"Afonso iniciou uma ação de evangelização e de catequese entre as classes mais humildades da sociedade napolitana, à qual amava pregar, e que instruía sobre as verdades básicas da fé. Não poucas dessas pessoas, pobres e modestas, às quais ele se dirigia, muito frequentemente eram dedicadas aos vícios e realizavam ações criminosas. Com paciência, ensinava-as a rezar, encorajando-as a melhorar o seu modo de viver", enfatizou Bento XVI.

Santo Afonso chegou a cogitar partir para evangelizar os povos pagãos, mas, na idade de 35 anos, entrou em contato com os agricultores e pastores das regiões interioranas do Reino de Nápoles e, impressionado com a ignorância religiosa e estado de abandono em que viviam, decidiu deixar a capital e dedicar-se a essas pessoas, que eram pobres espiritual e materialmente.

Em 1732, fundou a Congregação religiosa do Santíssimo Redentor. Em 1762, Afonso foi nomeado Bispo de Sant’Agata dei Goti, ministério que, por ocasião das doenças que lhe afligiram, deixou em 1775, por concessão do Papa Pio VI. "O mesmo Pontífice, em 1787, sabendo da notícia da sua morte, acontecida após muitos sofrimentos, exclamou: 'Era um santo!'. E não se enganou: Afonso foi canonizado em 1839 e, em 1871, foi declarado Doutor da Igreja", complementou o Papa.

O Papa Pio XII declarou-o, em 1950, "Patrono de todos os confessores e moralistas".

SANTO DO DIA - São João Clímaco

O Monte Sinai está historicamente ligado ao cristianismo. Foi o lugar indicado por Deus para entregar a Moisés as tábuas gravadas com os Dez Mandamentos. É uma serra rochosa e árida que, não só pela sua geografia, mas também pelo significado histórico, foi escolhida pelos cristãos que procuravam a solidão da vida eremítica.

Assim, já no século IV, depois das perseguições romanas, vários mosteiros rudimentares foram ali construídos por numerosos monges que se entregavam à vida de oração e contemplação. Esses mosteiros tornaram-se famosos pela hospitalidade para com os peregrinos e pelas bibliotecas que continham manuscritos preciosos. Foi neste ambiente que viveu e atuou o maior dos monges do Monte Sinai, João Clímaco.

João nasceu na Síria, por volta do ano 579. De grande inteligência, formação literária e religiosa, ainda muito jovem, aos dezesseis anos, optou pelo deserto e viajou para o Monte Sinai, tornando-se discípulo num dos mais renomados mosteiros, do venerável ancião Raiuthi. Isso aconteceu depois de renunciar a fortuna da família e a uma posição social promissora. Preferiu um cotidiano feito de oração, jejum continuado, trabalho duro e estudos profundos. Só descia ao vale para recolher frutas e raízes para sua parca refeição e só se reunia aos demais monges nos fins de semana, para um culto coletivo.

Sua fama se espalhou e muitos peregrinos iam procura-lo para aprender com seus ensinamentos e conselhos. Inicialmente eram apenas os que desejavam seguir a vida monástica, depois eram os fiéis que queriam uma benção do monge, já tido em vida como santo. Aos sessenta anos João foi eleito por unanimidade abade geral de todos os eremitas da serra do Monte Sinai.

Nesse período ele escreveu muito e o que dele se conserva até hoje é um livro importantíssimo que teve ampla divulgação na Idade Média, "Escada do Paraíso". Livro que lhe trouxe também o sobrenome Clímaco que, em grego, significa "aquele da escada". No seu livro ele estabeleceu trinta degraus necessários à subir para alcançar a perfeição da alma.

Trata-se de um verdadeiro manual, a síntese da doutrina monástica e ascética, para os noviços e monges, onde descreveu, degrau por degrau, todas as dificuldades a serem vividas, a superação da razão e dos sentidos, e que as alegrias do Paraíso perfeito serão colhidas no final dessa escalada, após o transito para a eternidade de Nosso Senhor Jesus Cristo.

João Clímaco morreu no dia 30 de março de 649, amado e venerado por todos os cristãos do mundo oriental e ocidental, sendo celebrado por todos eles no mesmo dia do seu falecimento.

A PERFEIÇÃO DA LEI - Mateus 5,17-19

Tudo que é imperfeito sempre apresenta algum aspecto que pode ser considerado parte do todo que é perfeito. Assim Jesus anuncia o advento do Reino dos Céus no qual a Lei e os Profetas podem encontrar seu lugar. Desta maneira, Jesus, em continuidade à sua fala no Sermão da Montanha, declarará que a Lei e os Profetas encontram seu sentido na prática da sentença: "Tudo quanto desejais que os outros lhe façam, fazei-o, vós também, a eles" (Mt 7,12.). Identificar o seu bem com o bem do outro é a forma concreta do amor, e nisto se resume a Lei e os Profetas. Com o contraste expresso pela menção ao abolir e ao cumprir a Lei e os Profetas, Jesus, em continuidade, fará a seguir seis contraposições entre o que "foi dito" na Lei e nos Profetas, e o que "eu porém vos digo". Tendo as bem-aventuranças como referência, Jesus passa a fazer a revisão da antiga lei. Ao mencionar "estes mandamentos" Jesus está se referindo às bem-aventuranças que acabara de proclamar. A prática das bem-aventuranças não é assumida por obediência cega, mas por comunhão de amor com Jesus e com os irmãos. No entusiasmo do encontro com a vida plena, os discípulos se empenham em comunicar ao mundo sua experiência de amor.

terça-feira, 29 de março de 2011

VATICANO DIVULGA GASTOS COM BEATIFICAÇÃO DE JOÃO PAULO II

O Vaticano informou nesta terça-feira que a cerimônia de beatificação de João Paulo 2º, agendada para o dia 1º de maio, deve custar cerca de "3 a 4 euros por peregrino", mas será financiada por grupos privados.

 O vice-presidente da Obra Romana de Peregrinações, Liberio Andreatta, informou que os gastos totais do evento serão pagos por instituições privadas, como "patrocinadores, institutos de crédito e fundações".

A beatificação é um parte do processo de canonização, que só ocorrerá após a confirmação de um segundo milagre.

"Em um momento de grave crise econômica para o país [Itália], que nós estamos vivendo, não quisemos agravar os orçamentos da administração pública", disse Andreatta.

"Pedimos ajuda a fiéis e apoiadores, e tivemos uma grande resposta por parte dos institutos de crédito, fundações e particulares", explicou o religioso.

O Vaticano espera que cerca de 300 mil peregrinos compareçam ao evento.

O padre Cesare Atuire, administrador da Obra Romana de Peregrinações, disse que a cidade "está pronta para acolher qualquer número" de fiéis.

A organização do evento está sendo realizada de forma conjunta pelo Vigariado de Roma e pelas administrações regionais e municipais.

JOSÉ ALENCAR MORRE AOS 79 ANOS

Faleceu, na tarde desta terça-feira, 29, o ex-vice-Presidente da República José Alencar. A morte do político mineiro aconteceu às 14h41 no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por falência múltipla de órgãos. Alencar foi vice-presidente de 2003 a 2010.

Alencar tinha 79 anos - faria aniversário em outubro - e lutava havia 13 anos contra um câncer na região do abdômen. No período da doença, passou por 17 cirurgias e realizou tratamento de quimioterapia.

Desde ontem, 28, José Alencar estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sírio-Libanês, em São Paulo, com quadro de obstrução intestinal. Na manhã desta terça-feira, o médico de Alencar já havia alertado que a infecção no intestino não tinha mais condições de tratamento.

No último dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, o ex-vice-presidente deixou o hospital e foi condecorado com a Medalha 25 de Janeiro.

Durante a cerimônia de posse da presidente Dilma Rousseff, Alencar pensou em deixar o hospital, mas foi convencido pela esposa, Mariza, a desistir da ideia. O ex-vice-presidente era casado com Mariza Campos Gomes da Silva e deixa três filhos - Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia.

SANTO DO DIA - São Segundo de Asti

Segundo era um soldado pagão, filho de nobres, nascido em Asti, norte da Itália, no final do século I e profundo admirador dos mártires cristãos, que o intrigavam pelo heroísmo e pela fé em Cristo. Chegava a visitá-los nos cárceres de Asti, conversando muito com todos, quantos pudesse. Consta dos registros da Igreja, que foi assim que tomou conhecimento da Palavra de Cristo, aprendendo especialmente com o mártir Calógero de Bréscia, com o qual se identificou, procurando-o para conversar inúmeras vezes.

Além disso, Segundo era muito amigo do prefeito de Asti, Saprício, e com ele viajou para Tortona, onde corria o processo do bispo Marciano, o primeiro daquela diocese. Sem que seu amigo político soubesse, Segundo teria estado com o mártir e este encontro foi decisivo para a sua conversão.

Entretanto, esta só aconteceu mesmo durante outra viagem, desta vez a Milão, onde visitou no cárcere os cristãos Faustino e Jovita. Tudo o que se sabe dessa conversão está envolto em muitas tradições cristãs. Os devotos dizem que Segundo teria sido levado à prisão por um anjo, para lá receber o batismo através das mãos daqueles mártires. A água necessária para a cerimônia teria vindo de uma nuvem. Logo depois, uma pomba teria lhe trazido a Santa Comunhão.

Depois disso, aconteceu o prodígio mais fascinante, narrado através dos séculos, da vida deste santo, que conta como ele conseguiu atravessar a cavalo o Pó, sem se molhar, para levar a Eucaristia, que lhe fora entregue por Faustino e Jovita para ser dada ao bispo Marciano, antes do martírio. O Pó é um rio imponente, tanto nas cheias, quanto nas baixas, minúsculo apenas no nome formado por duas letras, possui mil e quinhentos metros cúbicos de volume d'água por segundo, nos seiscentos e cinqüenta e dois quilômetros de extensão, um dos mais longos da Itália.

Passado este episódio extraordinário, Saprício, o prefeito, soube finalmente da conversão de seu amigo. Tentou de todas as formas fazer Segundo abandonar o cristianismo, mas, não conseguiu, mandou então que o prendessem, julgassem e depois de torturá-lo deixou que o decapitassem. Era o dia 30 de março do ano 119.

No local do seu martírio foi erguida uma igreja onde, num relicário de prata, se conservam as suas relíquias mortais. Uma vida cercada de tradições, prodígios, graças e sofrimentos foi o legado que nos deixou São Segundo de Asti, que é o padroeiro da cidade de Asti e de Ventimilha, cujo culto é muito popular no norte da Itália e em todo o mundo católico que o celebra no dia 29 de março.

PERDOAR SEMPRE - Mateus 18,21-35

Mateus introduz uma parábola sobre o perdão, apresentando-o como uma reversão da violência presente no Antigo Testamento: "... Caim é vingado sete vezes, mas Lamec, setenta e sete vezes!" (Gn 4,23-24). Jesus revela que nosso Deus é o Deus do perdão. Perdoar, não apenas sete vezes mas setenta e sete vezes (em algumas traduções: setenta vezes sete), isto é, perdoar sem limites. A parábola que se segue, desenvolve-se sob a forma de um drama entre o perdão e a violência. Mais sugestiva para revelar a misericórdia divina é a parábola do filho pródigo. Pela prática da misericórdia mantemos o vínculo da unidade na comunidade e entramos em comunhão com Deus.

segunda-feira, 28 de março de 2011

FIFA PEDE AO BRASIL QUE ACELERE PREPARATIVOS PARA COPA 2014

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, alertou o Brasil nesta segunda-feira, 28, que o país precisa acelerar os preparativos para sediar a Copa do Mundo de 2014, dizendo aos brasileiros que o torneio será "amanhã", e não "depois de amanhã".

"Gostaria de transmitir a meus colegas brasileiros, em relação à Copa de 2014, que ela será amanhã. Os brasileiros estão pensando que será depois de amanhã", disse ele a jornalistas.

"Estamos esperando ver um pouco de boa fé. As coisas não estão avançando rapidamente."

"Se comparamos a África do Sul (que sediou a Copa em 2010) e o Brasil três anos antes da Copa do Mundo, o Brasil ainda não avançou tanto quanto a África do Sul em seus preparativos."

"Se o Brasil continuar assim, não haverá partidas da Copa das Confederações no Rio de Janeiro ou em São Paulo."

A Copa das Confederações acontece um ano antes da Copa do Mundo no mesmo país que sedia o Mundial, sendo usada como ensaio final dos estádios principais.

Blatter acrescentou que, em função de divergências entre políticos brasileiros, ainda não está claro onde será realizado o sorteio das eliminatórias, previsto originalmente para acontecer no Rio de Janeiro em julho deste ano.

Em São Paulo, onde participou de um encontro com empresários, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, minimizou as declarações do presidente da Fifa e garantiu que a maior parte das obras está "a pleno vapor".

"Eu entendo a preocupação e a ansiedade da Fifa. Nós não temos que debater com a Fifa, temos que trabalhar para fazer com que esse cronograma se aproxime do seu cumprimento", disse o ministro a jornalistas na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

"Vou convidar o presidente da Fifa para vir ao Brasil conhecer detalhes da preparação do país. Tenho certeza que ele vai ficar muito seguro que o Brasil realizará um grande Mundial."

Segundo o ministro, dos 12 estádios que serão construídos para a Copa, 10 estão com obras em andamento. As únicas exceções são os estádios de Natal e São Paulo.

"A indefinição aqui em São Paulo criou alguma insegurança para a Fifa, mas o empenho do prefeito e do governador, do Corinthians e de algumas grandes empresas brasileiras nos dão segurança de que também em São Paulo nós teremos uma boa solução", avaliou.

De acordo com o ministro, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, se reuniram com a presidente Dilma Rousseff no final de fevereiro e deram a ela garantias de que o estádio a ser construído pelo Corinthians no bairro de Itaquera, zona leste da capital paulista, ficará pronto a tempo.

Escândalo de corrupção

Blatter, que em junho disputará a presidência da Fifa com um candidato concorrente --Mohamed Bin Hamman, da Confederação Asiática de Futebol-- reafirmou que confia na capacidade do comitê ético da Fifa de combater a corrupção, mas também tem um plano novo.

"Vou apresentar algo muito especial ali (no Congresso da Fifa em junho), mas não vou revelar o teor agora --é para combater a corrupção, todas as fraudes e a discriminação", disse ele.

No ano passado a Fifa foi abalada por um escândalo de corrupção quando dois membros de seu comitê executivo foram expulsos por terem se oferecido a vender seus votos na disputa dos países que vão sediar as Copas de 2018 e 2022 a jornalistas que se fizeram passar por outras figuras.

O presidente rejeitou sugestões de que a Fifa deveria autorizar investigações externas sobre seus assuntos. "Seria como a Suíça pedir que a França, Alemanha ou Itália votassem em seu lugar na eleição do conselho federal", disse ele.

Blatter, que tem 75 anos e preside a Fifa desde 1998, rejeitou sugestões de que deveria dar lugar a um homem mais jovem.

"A idade não é questão do número de anos de vida, é uma questão de o que você é capaz de fazer", disse ele. "É o Congresso da Fifa que vai decidir se estou velho demais ou não", concluiu.

CARDEAL DAMASCENO TOMARÁ POSSE DE SUA IGREJA TITULAR EM ROMA

O Departamento de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice divulgou nesta segunda-feira, 28, que o Cardeal brasileiro Dom Raymundo Damasceno Assis tomará posse de sua igreja titular em Roma.

A celebração acontece no próximo domingo, 3 de abril. O Cardeal terá o Título da Imaculada al Tiburtino, na Via degli Etruschi, 36.

SAIBA MAIS

Dom Damasceno foi nomeado Cardeal pelo Papa Bento XVI no dia 20 de outubro de 2010, integrante da lista de 24 novos cardeais que foram criados no Consistório do dia 20 de novembro.

O Arcebispo de Aparecida foi nomeado membro do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais (PCCS) no dia 29 de dezembro, mesma data em que foi confirmado como membro da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL).

SANTO DO DIA - São Xisto

Xisto chegou a adotar uma posição neutra na controvérsia entre pelagianos e semipelagianos do sul da Gália, especialmente contra Cassiano, sendo advertido pelo papa Zózimo. Mas reconheceu o seu erro, com a ajuda de Agostinho, bispo de Hipona, que combatia arduamente aquela heresia, e que lhe escrevia regularmente.

Ao se tornar papa em 432, Xisto III agindo com bastante austeridade e firmeza, nesta ocasião, Agostinho teve de lhe pedir moderação. Foi assim, que este papa conseguiu o fim definitivo da doutrina herege. Esta doutrina pelagiana negava o pecado original e a corrupção da natureza humana. Também defendia a tese de que o homem, por si só, possuía a capacidade de não pecar, dispensando dessa maneira a graça de Deus.

Ele também conduziu com sabedoria uma ação mais conciliadora em relação a Nestório, acabando com a controvérsia entre João de Antioquia e Cirilo, patriarca de Constantinopla, sobre a divindade de Maria. Em seguida, demonstrou a sua firme autoridade papal na disputa com o patriarca Proclo. Xisto III teve de escrever várias epístolas para manter o governo de Roma sobre a lliría, contra o imperador do Oriente que queria torná-la dependente de Constantinopla, com a ajuda deste patriarca.

Depois do Concílio de Éfeso em 431, em que a Mãe de Jesus foi aclamada Mãe de Deus, o papa Xisto III mandou ampliar e enriquecer a basílica dedicada à Santa Mãe das Neves, situada no monte Esquilino, mais tarde chamada Santa Maria Maior. Esta igreja é a mais antiga do Ocidente que foi dedicada a Nossa Senhora.

Desta maneira ele ofereceu aos fiéis um grande monumento ao culto da bem-aventurada Virgem Maria, à qual prestamos um culto de hiperdulia, ou seja, de veneração maior do que o prestado aos outros santos. Xisto III, mandou vir da Palestina as tábuas de uma antiga manjedoura, que segundo a tradição havia acolhido o Menino Jesus na gruta de Belém, dando origem ao presépio. Introduziu no Ocidente a tradição da Missa do Galo celebrada na noite de Natal, que era realizada em Jerusalém desde os primeiros tempos da Igreja.

Durante o seu pontificado, Xisto III promoveu uma intensa atividade edificadora, reformando e construindo muitas igrejas, como a exuberante basílica de São Lourenço em Lucina, na Itália.

Morreu em 19 de agosto de 440, deixando a indicação do sucessor, para aquele que foi um dos maiores papas dos primeiros séculos, Leão Magno. A Igreja indicou sua celebração para o dia 28 de março, após a última reforma oficial do calendário litúrgico.

JESUS É REJEITADO EM NAZARÉ - Lucas 4,24-30

O texto de Lucas acentua a dimensão controvertida do anúncio de Jesus e justifica o anúncio aos gentios. Jesus é identificado como um profeta. O judaísmo é uma forma tardia da religião de Israel, formado a partir do exílio de Judá. Em Judá já se vivenciava uma religião diferenciada de Israel, centralizada na teologia davídica. Alguma esperança de igualdade e liberdade que animava o Israel antigo foi progressivamente afastada pela realeza e pelo Templo. Elias e Eliseu eram profetas de Israel, tradicionalmente populares. Representavam a defesa daquela esperança. Os dois gentios que acolheram as palavras dos profetas representam o universalismo da salvação. Agora, todos estão apegados ao seu clã religioso, com suas pretensões nacionalistas e irritam-se com Jesus. Jesus passa por eles, para dirigir-se àqueles que acolherão sua mensagem de amor e misericórdia.

domingo, 27 de março de 2011

COMO DEVEM SER NOSSAS FESTAS DE IGREJA?

Outra grande novidade anunciada pelo Pe. Carlos e aprovada na APP-2011 em Tenente Laurentino Cruz é que as Festas promovidas pela Igreja terão caráter extritamente religioso. Nada de bebidas  alcoolicas e festas com bandas que não sejam católicas. Se acontecerem não serão parte integrante da Festa ou de responsabilidade da Igreja.

O anúncio foi aplaudido pelos agentes de pastoral presentes na APP que aconteceu na Igreja de Santo Antônio na cidade de Tenente Laurentino Cruz.

Para isso queremos saber a sua opnião. Responsa nossa enquete. Você acha que as Festas da Igreja devem ter bebidas alcoolicas e festas que não tenham caráter evangelizador?

JESUS DE NAZARÉ - 35 MIL EXEMPLARES VENDIDOS EM PORTUGAL

O segundo volume do livro de Bento XVI sobre Jesus foi reimpresso pela terceira vez em Portugal, chegando aos 35 mil exemplares.

De acordo com a Principia Editora, a obra tem conseguido sucesso "junto dos leitores e dos livreiros", refere ‘Agência Ecclesia'.

"Jesus de Nazaré. Da Entrada em Jerusalém até à Ressurreição" desenrola-se em nove capítulos, mostrando, segundo o Papa, as palavras e acontecimentos decisivos da vida de Cristo. O volume, publicado a 10 de março, é o segundo de uma trilogia prometida pelo Papa.

TAXA DE BATISMO NÃO SERÁ COBRADA NA PARÓQUIA

Um dos grandes avanços dos últimos tempos na nossa Paróquia de São Sebastião, que compreende as cidades de Florânia e Tenente Laurentino Cruz é a valorização da Pastoral do Dízimo e consequêntemente a abolição de taxas cobradas para realização dos Sacramentos.

Há alguns anos já não é cobrada a taxa para o Sacramento do Matrimônio e a partir de abril não será mais cobrada a taxa para o Sacramento do Batismo. Parabéns a todos os dizimistas das cidades de Florânia e Tenente Laurentino. Graças a vocês foi possível o Pe. Carlos Eduardo tomar esta importante decisão anunciada na última APP.

E a palavra de ordem para esse ano é perseverança. Continuemos firmes no cumprimento da Palavra de Deus e veremos as maravilhas que Ele pode realizar nas nossas vidas, em nossas famílias e em nossas comunidades.

ÂNGELUS: Encontro com Jesus é garantia de verdadeira felicidade, ensina Papa

O Papa Bento XVI refletiu, antes da tradicional oração mariana do Angelus diante dos milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro neste domingo, 27, sobre o Evangelho que narra o encontro de Jesus com a Samaritana.

"Cada um de nós pode identificar-se com a mulher Samaritana: Jesus nos espera, especialmente neste tempo de Quaresma, para falar ao nosso, ao meu coração. Ajude-nos a Virgem Maria a não esquecer desse encontro, do qual depende a nossa verdadeira felicidade", disse.

O Pontífice explicou que o "cansaço da viagem" (Jo 4,6), sentido por Jesus, é sinal da sua verdadeira humanidade e também prelúdio da paixão com a qual Ele levou a cumprimento a obra da redenção humana.

"Deus pai enviou-o para saciar a nossa sede de vida eterna, doando-nos o seu amor, mas para nos dar esse dom Jesus pede a nossa fé. A onipotência do Amor respeita sempre a liberdade do homem; bate à porta do coração e espera com paciência a sua resposta", afirmou. Por fim, Bento XVI disse que é graças ao encontro com Jesus e o dom do Espírito Santo que a fé do homem alcança o seu cumprimento.

Ao final do encontro, o Santo Padre lançou um apelo pelo fim de uso de armas na Líbia. Mais cedo, no início da manhã, ele também visitou as Fossas Ardeatinas e disse que a violência entre os homens é ofensa gravíssima a Deus.

SANTO DO DIA - São Ruperto

Ruperto era um nobre descendente dos condes que dominavam a região do médio e do alto Reno, rio que percorre os Alpes europeus. Os Rupertinos eram parentes dos Carolíngios e o centro de suas atividades estava em Worms, onde Ruperto recebeu sua formação junto aos monges irlandeses.

No ano 700, sua vocação de pregador se manifestou e ele dirigiu-se à Baviera, na Alemanha, com este intuito. Com o apoio do conde Téodo da Baviera, que era pagão e foi convertido por Ruperto, fundou uma igreja dedicada a São Pedro, perto do lago Waller, a dez quilômetros de Salzburgo. Mas, o local não condizia ainda com os objetivos de Ruperto, que conseguiu do conde outro terreno, próximo do rio Salzach, nos arredores da antiga cidade romana de Juvavum.

Nesse terreno, o mosteiro que o bispo Ruperto construiu é o mais antigo da Áustria e veio a ser justamente o núcleo de formação da nova cidade de Salzburgo. Teve para isso o apoio de doze concidadãos, dois dos quais também se tornaram santos: Cunialdo e Gislero. Fundou, ao lado deste, um mosteiro feminino, que entregou a direção para sua sobrinha, a abadessa Erentrudes. Foi o responsável pela conversão total da Baviera e, é claro, de toda a Áustria.

Morreu no dia 27 de março de 718, um domingo de Páscoa, depois de rezar a missa, no mosteiro de Juvavum. Antes, como percebera que a morte estava próxima, fez algumas recomendações e pedido de orações à sua sobrinha, e irmã espiritual, Erentrudes. Suas relíquias estão guardadas na belíssima catedral de Salzburgo, construída no século XVII. Ele é o padroeiro de seus habitantes e de suas minas de sal.

São Ruperto, reconhecido como o fundador da bela cidade de Salzburgo, cujo significado é cidade do sal, aparece retratado com um saleiro na mão, tamanha sua ligação com a própria origem e desenvolvimento da cidade. Foi seu primeiro bispo e sua influência alastrou-se tanto, que é festejado nesse dia, não só nas regiões de língua alemã, como também na Irlanda, onde estudou, porque alí foi tomado como modelo pelos monges irlandeses.

JESUS E A SAMARITANA - João 4,5-42

O evangelho de João dá um destaque particular ao povo samaritano, valorizando-o e colocando-o em contraposição aos judeus. Neste sentido temos, logo no inicio do evangelho, o contraste entre o chefe fariseu Nicodemos, um homem importante, que vai procurar Jesus na calada da noite e a mulher pobre samaritana que dialoga com Jesus em pleno meio-dia. Enquanto que Nicodemos não entende as palavras de Jesus a samaritana o entende e ainda vai chamar os moradores da cidade, os quais, acorrendo a Jesus, crêem nele e o acolhem. Este longo e belo diálogo entre Jesus e a samaritana tem um estilo poético, tecido com inúmeros fios de simbolismo. O povo da Samaria, de raça miscigenada em uma região que ficava entre a Judéia, ao sul, e a Galiléia, ao norte, era desprezado e evitado pelos judeus que se consideravam raça pura. A partir da água da fonte de Jacó, de grande importância nas tradições religiosas dos samaritanos, Jesus oferece à mulher a novidade da água viva do Espírito. Na seqüência do diálogo, a mulher pede a Jesus esta água viva e compreende o anúncio de Jesus, crendo nele. Vai, por sua vez, anunciá-lo ao povo que acolhe Jesus, e Jesus fica com eles por um tempo. Com Jesus estão superadas as discriminações baseadas em crenças religiosas. Os verdadeiros adoradores de Deus o adoram em Espírito e Verdade. A ação missionária é o reconhecimento e a proclamação da presença de Deus em todos os valores de todos os povos e culturas.

NOTA AOS WEBLEITORES DO SANTUÁRIO

Durante esta semana o nosso blog ficou sem atualizações devido estarmos sem intenet móvel. Mas nada que uma lan house não resolva. Por isso dedico um pouco do meu domingo para estar com vocês na Casa da Mãe esperando poder regulariar a nossa situação nos próximos dias. Um bom dia do Senhor para todos.

sábado, 19 de março de 2011

TENENTE LAURENTINO REALIZA SUA ASSEMBLEIA DE PASTORAL

 Teve início as 8h na Igreja de Santo Antônio em Tenente Laurentino Cruz a sua Assembleia de Pastoral. A assessoria da Assembleia ficou sob a responsabilidade de Joseilzon.

O Pe. Carlos Eduardo de Lira participou desta APP em Tenente Laurentino, destacando os pontos que serão trabalhados neste ano de 2011. 

Em 2011 serão trabalhados cinco ponto de destaque: Semana do Dízimo (de 1 a 8 de maio), Festa de Santo Antônio (de 1 a 13 de junho), Semana Missionária (de 21 a 28 de agosto), Festa de São Francisco de Assis (de 30 de setembro a 9 de outubro) e Encontros Pastorais que deverão acontecer antes da Semana Missionária.

A comunidade de Tenente Laurentino Cruz tem crecido bastante em participação dos fiéis, engajamento nas Pastorais e responsabilidade com a Igreja de Jesus presente na Serra de Santana. E em 2011 deverão ser dadas continuidade a obras na Igreja de São Francisco e construção de uma casa paroquial.

A todos que participaram, nossa gratidão e orações.

DILMA E PATRIOTA RECEBEM OBAMA NO PALÁCIO DO PLANALTO

O presidente norte-americano, Barack Obama, foi recebido, na manhã deste sábado, 19, no Palácio do Planalto pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

Depois de subir a rampa, foi homenageado com uma salva de tiros de canhão. Ele e Dilma ouviram os hinos nacionais dos Estados Unidos e do Brasil. Após, os dois presidentes tiraram a foto oficial e Obama foi cumprimentado por ministros brasileiros.

Um grupo de 20 crianças de uma escola pública do Guará, cidade a 15 quilômetros da região central de Brasília, acenava bandeiras dos dois países para o presidente norte-americano.

Na chegada ao palácio, Obama não encontrou o público. A Polícia Militar isolou a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes. Os brasilienses puderam chegar apenas até o Supremo Tribunal Federal, a cerca de 300 metros do Palácio do Planalto.

Apenas o presidente norte-americano subiu a rampa. A primeira-dama Michelle Obama chegou por uma entrada lateral. Seguindo o protocolo, Barack Obama subiu acompanhado da mulher do chanceler Antonio Patriota, a diplomata Tânia Cooper Patriota, que é norte-americana.

Primeiramente, Obama e Dilma terão uma conversa privada. Em seguida, ministros brasileiros e secretários dos Estados Unidos se juntarão à conversa.

Do Palácio do Planalto, Obama irá ao Itamaraty, onde participará do encerramento do fórum de presidentes-executivos de empresas brasileiras e norte-americanas e de um almoço com 150 convidados.

Presidentes visitam exposição

Antes de terem a primeira reunião privada, o presidente norte-americano, Barack Obama, e a presidenta Dilma Rousseff visitam uma exposição com obras de artistas brasileiras. Organizada no Palácio do Planalto, a mostra só será aberta ao público na terça-feira, 23.

A presidenta mostrou a Obama a tela Abaporu, da pintora modernista Tarsila do Amaral. A obra veio da Argentina apenas para a exposição.

SANTO DO DIA - São José

São raros os dados sobre as origens, a infância e a juventude de José, o humilde carpinteiro de Nazaré, pai terrestre e adotivo de Jesus Cristo, e esposo da Virgem de todas as virgens, Maria. Sabemos apenas que era descendente da casa de David. Mas, a parte de sua vida da qual temos todo o conhecimento basta para que sua canonização seja justificada. José é, praticamente, o último elo de ligação entre o Velho e o Novo Testamento, o derradeiro patriarca que recebeu a comunicação de Deus vivo, através do caminho simples dos sonhos. Sobretudo escutou a palavra de Deus vivo. Escutando no silêncio.

Nas Sagradas Escrituras não há uma palavra sequer pronunciada por José. Mas, sua missão na História da Salvação Humana é das mais importantes: dar um nome a Jesus e fazê-lo descendente de David, necessário para que as profecias se cumprissem. Por isso, na Igreja, José recebeu o título de "homem justo". A palavra "justo" recorda a sua retidão moral, a sua sincera adesão ao exercício da lei e a sua atitude de abertura total à vontade do Pai celestial. Também nos momentos difíceis e às vezes dramáticos, o humilde carpinteiro de Nazaré nunca arrogou para si mesmo o direito de pôr em discussão o projeto de Deus. Esperou a chamada do Senhor e em silêncio respeitou o mistério, deixando-se orientar pelo Altíssimo.

Quando recebeu a tarefa, cumpriu-a com dócil responsabilidade: escutou solícito o anjo, quando se tratou de tomar como esposa a Virgem de Nazaré, na fuga para o Egito e no regresso para Israel (Mt 1 e 2, 18-25 e13-23). Com poucos mas significativos traços, os evangelistas o descreveram como cuidadoso guardião de Jesus, esposo atento e fiel, que exerceu a autoridade familiar numa constante atitude de serviço. As Sagradas Escrituras nada mais nos dizem sobre ele, mas neste silêncio está encerrado o próprio estilo da sua missão: uma existência vivida no anonimato de todos os dias, mas com uma fé segura na Providência.

Somente uma fé profunda poderia fazer com que alguém se mostrasse tão disponível à vontade de Deus. José amou, acreditou, confiou em Deus e no Messias, com toda sua esperança. Apesar da grande importância de José na vida de Jesus Cristo não há referências da data de sua morte. Os teólogos acreditam que José tenha morrido três anos antes da crucificação de Jesus, ou seja quanto Ele tinha trinta anos.

Por isso, hoje é dia de festa para a Fé. O culto a São José começou no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança grande popularidade. Em 1870, o Papa Pio IX o proclamou São José, padroeiro universal da Igreja e, a partir de então, passou a ser venerado no dia 19 de março. Porém, em 1955, o Papa Pio XII fixou também, o dia primeiro de maio para celebrar São José, o trabalhador. Enquanto, o Papa João XXIII, inseriu o nome de São José no Cânone romano, durante o seu pontificado.

JOSÉ, O JUSTO - Mateus 1,16.18-21.24a ou Lucas 2,41-51

Mateus apresenta José como que tendo uma ascendência genealógica remontando a Davi. Por outro lado, os três evangelistas sinóticos, Marcos, Lucas, e o próprio Mateus (13,53-58), mencionam que Jesus foi desprezado em sua própria terra de origem por ter uma origem humilde, o que não condiz com aquela origem davídica, a qual lhe teria proporcionado prestígio. A Sagrada Família, José, Maria, e Jesus, em sua humildade e simplicidade corresponde ao projeto de Deus de "exaltar os humildes e depor os poderosos de seus tronos", conforme proclamado por Maria (Lc 1,52). Mateus, em sua narrativa, parece apresentar José como representante dos israelitas sinceros, e Maria como as novas comunidades surgidas em torno de Jesus, sugerindo que estes israelitas acolham estas novas comunidades, unindo-se a elas.

sexta-feira, 18 de março de 2011

ENCONTRÃO DOS GRUPOS DE TERÇO DOS HOMENS

No dia 15 de maio de 2011 acontecerá em Florânia um grande ENCONTRÃO dos Grupos de Terços dos Homens. Até o final desse mês estaremos enviando carta convite a todas as Paróquias e estaremos disponibilizando aqui no Blog toda Programação desse dia. Mas os grupos que quiserem participar, independente de convite, podem. Basta entrar em contato que estaremos dando todas as informações possíveis.

O Encontro terá inicio às 8h do dia 15 de maio na Igreja Matriz de São Sebastião com acolhimento dos Grupos e credenciamento dos participantes. As 8h30min teremos celebração da Santa Missa e em seguida caminhada até o local do encontro onde teremos show e palestras. O Encontro será encerrado com recitação do Terço pelas ruas da cidade e bênção do SS. Sacramento.

As 13h, paralelamente ao encontro, teremos um oficina, com vagas limitadas, sobre como elaborar o Estatuto do Grupo Terço dos Homens, Ficha Individual do Participante e Ficha do Grupo. Os participantes saírão dessa oficina com seu estatudo montado. Para essa oficina os interessados já podem fazer sua reserva pelo e-mail: joseilzon.lima@gmail.com.

Estaremos disponibilizando aos interessados o Kit do Terço: Manual do Terço dos Homens, CD com 14 músicas que fazem referência ao terço dos homens e um terço. As encomendas desse Kit poderá ser feito pelo mesmo e-mail citado anteriormente.

Aos que desejarem teremos quentinhas. Mas os grupos podem se organizar como melhor convier.

Será um dia de bênçãos para os nossos grupos. Saíremos fortalecidos e motivados para caminhada. E com certeza, aos participantes da oficina, mais organizados.

NOTA RÁPIDA: Evangelização em todos os cantos e lugares

Na próxima terça-feira, 22, Joseilzon estará apresentado trabalho sobre a Origem do Cristianismo na Universidade Federal do Rio Grande Norte para um grupo de 60 alunos daquela instiuição de ensino. O trabalho faz parte da matéria de Fundamentos Socio Filosoficos da Educação e será ministrada no Setor III, sala 3B4.

ASSEMBLEIA PAROQUIAL DE PASTORAL

Neste final de semana a Paróquia de São Sebastião realizará suas Assembleias Paroquial de Pastoral. Amanhã a partir das 8h na Igreja de Santo Antônio em Tenente Laurentino Cruz e no domingo a partir das 8h na Escola Estadual Cel. Silvino Bezerra em Florânia. Será discutido e elaborado o plano de ação para o ano de 2011 - ANO DA PERSEVERANÇA EM FLORÂNIA  e ANO MISSIONÁRIO NA DIOCESE DE CAICÓ.

Durante a semana estaremos postando o quadro atual de cada pastoral. Suas ações em 2010, necessidades e ações planejadas para 2011.

Rezemos por todos que irão participar para que o Espírito Santo inspire ações que rendam furtos a nossa comunidade paroquial.

Uma boa APP para todos.

BEATIFICAÇÃO DE IRMÃ DULCE DEVE REUNIR 60 MIL EM SALVADOR

A Arquidiocese de Salvador e as Osid (Obras Sociais Irmã Dulce) divulgaram a programação da cerimônia de beatificação de Irmã Dulce.

Marcada para o próximo dia 22 de maio, a celebração deve reunir mais de 60 mil pessoas no parque de exposições de Salvador, segundo expectativa dos organizadores.

DIVULGAÇÃO

A Arquidiocese de Salvador e as Osid divulgaram a programação da beatificação de Irmã Dulce, marcada para 22 de maio

A programação da cerimônia foi divulgada na quinta-feira (17) durante evento na sede das Osid. Serão cinco dias de celebração, entre os dias 21 e 28 de maio, sendo que o rito de beatificação (evento principal) será no dia 22.

O decreto de beatificação de Irmã Dulce (1914-1992), conhecida como "o anjo bom da Bahia", foi assinado pelo papa Bento 16 em dezembro passado.

O Vaticano reconheceu a intercessão da religiosa na recuperação de uma mulher sergipana, desenganada pelos médicos após sofrer uma forte hemorragia durante o parto. O processo tramitava desde junho de 2001.

No dia 21, que antecede a cerimônia de beatificação, haverá uma missa no Santuário de Irmã Dulce, seguida de vigília. No dia 22, a celebração está prevista para começar às 14h. O primeiro evento será a exibição de um espetáculo sobre a vida da religiosa, com a participação de 700 alunos do núcleo de educação da Osid.

Em seguida, às 17h, o cardeal D. Geraldo Majella Agnelo presidirá a celebração canônica com uma missa seguida do roteiro litúrgico do rito de beatificação do Vaticano. O cardeal representará o papa Bento 16 na cerimônia.

O altar da cerimônia foi planejado pelo arquiteto João Martins, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). "Com dois grandes pórticos, os quais vistos de cima formam a figura de uma cruz, o altar contará também com uma arquibancada para um coral de 300 pessoas", explicou Martins.

Os ingressos para a festa serão distribuídos gratuitamente, mas não há previsão de data. Em Salvador, os interessados devem procurar as paróquias, a sede das Obras Sociais e a rádio Excelsior. Uma central de atendimento foi montada para atender as caravanas do interior baiano e de outros Estados. A central funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelo telefone 0800-284-5284 e do email cerimonial@irmadulce.org.br.

Com a beatificação, o fluxo anual de turistas que visitam o memorial de Irmã Dulce, em Salvador, deve passar de 35 mil para 100 mil, segundo estimativa da superintendente da Osid, Maria Rita Pontes.

A Secretaria de Turismo do Estado deve investir R$ 5 milhões na requalificação do largo de Roma, onde fica o memorial. O governo baiano espera atrair principalmente o comércio voltado para romeiros, com a venda de artigos religiosos.

BEATA

Irmã Dulce será a primeira baiana a se tornar beata. O título de santa só poderá é dado após a comprovação de mais um milagre atribuído à religiosa e reconhecido pelo Vaticano. Após a beatificação, ela será chamada de Bem-aventurada Dulce dos Pobres.

Irmã Dulce, cujo nome era Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, começou a praticar caridade aos 13 anos, ajudando mendigos que moravam nas ruas da capital baiana. Aos 18 anos, entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição. Dedicou toda sua vida à caridade.

O corpo de Irmã Dulce foi transferido em 2009 para um túmulo lacrado na capela das Relíquias, na igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no Largo de Roma, bairro onde a religiosa fez trabalhos de caridade, em Salvador. Antes da transferência, o corpo mumificado da religiosa ficou exposto por três dias e atraiu centenas de pessoas.

PE. JOÃO MEDEIROS FILHO TOMA POSSE NA ACADEMIA DE LETRAS DO RIO GRANDE DO NORTE

O Pe. João Medeiros Filho tomou posse na Academia Norteriograndese de Letras na última terça-feira,15, às 20 horas. Ele ocupa a cadeira de número 18, que antes era ocupada por Dom Nivaldo Monte. Padre João Medeiros será o terceiro ocupante da cadeira 18. O primeiro foi o musicista potiguar, Valdemar de Almeida, no período de 1936 a 1975; o segundo foi o então Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Nivaldo Monte, no período de 1975 a 2006.Atualmente, Pe. João Medeiros é assessor acadêmico da Faculdade de Filosofia e Teologia Dom Heitor Sales. O Pe. João Medeiros escreveu um livro de interesse de todos nós que conta a história do Santuário das Graças em Florânia. Um pedido feito em vida pelo Pe. José Dantas Cortez. Outro livro muito bom do Pe. João Medeiros é "Felizes os que crêem". Prestigiemos a boa leitura.

DEVOÇÃO AO PAI ETERNO ATRAI MILHARES DE FIÉIS

Uma multidão, calculada em mais de 30 mil pessoas, lotou a frente da Catedral Metropolitana de Natal e adjacências, na tarde e início da noite, do último domingo, 13 de março. Eram pessoas oriundas de municípios de todos os recantos do Rio Grande do Norte e de estados vizinhos.

A programação começou às 13 h, com adoração ao Santíssimo Sacramento, no interior da Catedral Metropolitana. A partir das 15 horas, o ministério de músicas da Comunidade Canção Nova começou a animar a multidão, em frente à Catedral. Às 16h45, o Pe. Robson de Oliveira, reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), chegou à Catedral. Às 17h30, teve início a celebração eucarística, presidida pelo Pe. Robson, concelebrada pelo pároco da Catedral, Pe. Aerton Sales, e por outros padres da Arquidiocese de Natal. No início da celebração o reitor do Santuário foi acolhido pelo Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo. A governadora do Estado, Rosalba Ciarline, e o Ministro da Previdência Social, Garibalde Alves Filho, também participaram da celebração.

Em meio ao olhar atento da multidão, Pe. Robson proferiu a homilia, reforçando a necessidade e a importância de os fiéis participarem, ativamente, da vida da Igreja. A celebração terminou às 19 horas e foi transmitida pela Rádio Rural de Natal e pela Rede Vida de Televisão.

Pe. Robson é membro da Congregação dos Missionários Redentoristas e, desde 2003, está à frente do Santuário Basílica, em Trindade (GO). Para divulgar a devoção ao Divino Pai Eterno, ele utiliza os Meios de Comunicação. Atualmente, está, diariamente, na Rede Vida de Televisão, rezando a novena dos Filhos do Pai Eterno, de segunda a sexta, às 10h, às 17h e às 20h, e, aos sábados, às 12h, às 17h e às 21 horas; e a da Perpétuo Socorro, de segunda a sexta, às 8h30 e às 14h, e aos sábados, às 12 horas. A Rede Vida também transmite, todos os domingos, às 17h30, a missa, presidida pelo Pe. Robson.

Em 2009, o reitor do Santuário Basílica deu início a um projeto de levar a imagem do Pai Eterno a várias cidades brasileiras. O projeto fazia parte das comemorações dos 170 anos de devoção ao Pai Eterno, nas terras goianas, completados em 2009. Em cada cidade, milhares de pessoas participam da celebração.

IMAGENS DO PE. ROBSON E IMAGEM DO DIVINO PAI ETERNO EM NATAL









FONTE: Arquidiocese de Natal

EUROPA: Tribunal decide pela permanência dos crucifixos nas escolas

O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) anulou nesta sexta-feira, 18, a condenação do Estado italiano pela presença de crucifixos nas salas de aula de escolas públicas, considerando que esta é uma decisão de cada Estado.

O veredito final, que não é passível de recurso, encerra o chamado “caso Lautsi”, tendo o TEDH decidido por maioria, com 15 votos contra 2, que não estava em causa qualquer violação da Convenção Europeia dos Direitos do Homem de 1950.

“O Tribunal considerou, em particular, que a questão da presença dos símbolos religiosos nas salas de aulas resulta, em princípio, da apreciação do Estado – tanto mais na falta de consenso europeu nesta questão – na medida, contudo, em que as escolhas neste domínio não conduzam a uma forma de doutrinamento”, informou o comunicado divulgado pela página oficial do TEDH.

A cidadã italiana de origem finlandesa, Soile Lautsi, apresentou uma queixa contra o Estado italiano em Estrasburgo, França, no ano de 2006, após o instituto público Vittorino da Feltre, frequentado pelos seus filhos, se ter negado, em 2002, a retirar os crucifixos que ali se encontravam expostos.

Para o Tribunal, uma “percepção subjectiva” não basta para que se possa falar em “violação” da Convenção de 1950.

Nesta sexta-feira, no Vaticano, o Presidente do Conselho Pontifício da Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, disse aos jornalistas que “a presença cristã na cidade secular, durante os séculos, representou um elemento fundacional e absolutamente decisivo para a construção” da civilização europeia.

Antes de conhecer a decisão final, o Cardeal italiano sublinhava que “o crucifixo, além do seu significado teológico, é um sinal de civilização e constitui um dos maiores símbolos do ocidente”, acrescentando que este é um “dado cultural”.

Em comunicado de imprensa, o TEDH precisa que o “caso Lautsi”, se referia “à presença de crucifixos nas salas de aula das escolas públicas na Itália, que segundo os requerentes, é contrária ao direito à educação, particularmente ao direito dos pais de assegurar aos seus filhos uma educação e um ensino conformes às suas convicções religiosas e filosóficas”.

Na primeira sentença, emitida em 3 de Novembro de 2009, os sete juízes entenderam que a presença dos crucifixos nas escolas constituía “uma violação ao direito dos pais em educar os filhos segundo as próprias convicções” e uma “violação à liberdade religiosa dos alunos”.

A vitória de hoje não é só da Itália, mas também de todos os 47 países que fazem parte da União Europeia.

O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem foi criado em Estrasburgo pelos Estados membros do Conselho da Europa em 1959, para analisar alegações de violação da Convenção Europeia dos Direitos do Homem.

SANTO DO DIA: São Cirilo de Jerusalém

Desde o início dos tempos cristãos a heresia se infiltrara na Igreja, mas, foi no século IV, que ocorreram as do arianismo e do nestorianismo causando profundas divisões. Cirilo viveu nesse período em Jerusalém, perto de onde nascera em 315, de pais cristãos e bem situados financeiramente. Muito preparado, desde a infância, nas Sagradas Escrituras e nas matérias humanísticas, em 345, foi ordenado sacerdote.

Em 348, foi consagrado, bispo de Jerusalém. Ocupou o cargo durante aproximadamente trinta e cinco anos, dezesseis dos quais passou no exílio, em três ocasiões diferentes. A primeira porque o bispo Acácio, de grande influencia na Igreja, cuja obra foi citada por São Jerônimo, acusou Cirilo de heresia. A segunda por ordem do imperador Constâncio que entendeu ser Cirílo realmente um simpatizante dos hereges, mas em sua defesa atuaram os bispos, Atanásio e Hilário, ambos Padres da Igreja assim como o próprio bispo Cirilo o é. A terceira, foi a mais longa , porque o imperador Valente, este sim herege, decidiu mandar de volta ao exílio todos os bispos anistiados, fato que fez Cirilo peregrinar durante onze anos, por várias cidades da Ásia, até a morte do soberano, em 378.

O seu trabalho, entretanto resistiu a tudo e chegou até nossos dias e especialmente porque ele sabia ensinar o Evangelho, como poucos. Em sua cidade, logo que se tornou sacerdote e no início do episcopado era o responsável por preparar os catecúmenos, isto é, os adultos que se convertiam e iriam ser batizados. Foi nesse período que escreveu dezoito discursos catequéticos, um sermão, a carta ao imperador Constantino e outros pequenos fragmentos. Treze escritos eram dedicados à exposição geral da doutrina e cinco dedicados ao comentário dos ritos Sacramentais da iniciação cristã . Assim, seus escritos explicam detalhadamente os "como" e os "porquês" de cada oração, do batismo, da crisma, da penitência, dos sacramentos e dos mistérios do Cristianismo, ditos dogmas da Igreja..

Cirilo também soube viver a religião na prática. Numa época de grande carestia, por exemplo, não hesitou em vender valiosos vasos litúrgicos e outras preciosidades eclesiásticas, para matar a fome dos pobres da cidade. Ele morreu no ano 386.

Desde o início de sua vida religiosa, Cirilo cujo caráter era afável e suave, sempre preferiu a catequese aos assuntos polêmicos, chegando quase a se comprometer com os arianos e semi-arianos. Porém, de maneira contundente aderiu à doutrina ortodoxa da Igreja no III Concílio ecumênico de Constantinopla, em 382, no qual ficou clara sua sempre fiel postura à Santa Sé e à Verdade de Cristo. Nessa oportunidade teve em seu favor a eloqüência das vozes dos sinceros bispos e amigos, Atanásio e Hilário, que o chamaram "valente lutador para defender a Igreja dos hereges que negam as verdades de nossa religião".

Sua canonização demorou porque, durante muito tempo, seu pensamento teológico foi considerado vascilante, como dizem os registros. Em 1882, o Papa Leão XIII, na solenidade em que instituiu sua veneração, honrou São Cirilo de Jerusalém, com os títulos de doutor da Igreja e príncipe dos catequistas católicos.

RECONCILIAR É FUNDAMENTAL NO REINO - Mateus 5,20-26

Jesus descarta a justiça dos escribas e fariseus, que atendia apenas a seus interesses próprios e não era a favor da vida. O antigo mandamento da Lei de Moisés, "não matarás", só se aplicava entre os membros do povo eleito. Os povos vizinhos, considerados inimigos, eram exterminados, em nome de Deus. Jesus vem destacar o verdadeiro sentido do respeito à vida. A rejeição de alguém já é um desrespeito à vida. E deve-se buscar a reconciliação com aquele que é visto como adversário ou inimigo. "Não matarás" significa: não atentarás contra a vida de qualquer forma, pela violência ou pela injustiça. Os poderosos que escudam a economia de mercado matam ostensivamente, pela bomba, e o próprio mercado, na injusta apropriação dos bens necessários à sobrevivência das pessoas, mata pela extinção lenta da vida, na exclusão, na doença e na fome.

quinta-feira, 17 de março de 2011

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE 2011

A campanha de vacinação contra a gripe sazonal deste ano vai imunizar os grupos também contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que a vacina muda a cada ano e tem como base os três vírus do tipo influenza que mais circularam no ano anterior.

O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, ressaltou que este ano não haverá uma campanha de vacinação específica para a imunização contra a gripe suína. Ele lembrou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou o alerta de pandemia e que os casos registrados são esporádicos.

Em 2011, além de idosos com mais de 60 anos e indígenas, gestantes, crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos e profissionais de saúde também vão receber a vacina contra a gripe sazonal. A campanha começa no dia 25 de abril e segue até 13 de maio. O Dia de Mobilização Nacional contra a gripe será em 30 de abril.

DIA DE ORAÇÃO: Juventude Missionária Italiana faz memória aos agentes de pastoral assassinados em 2010 em todo o mundo .

No próximo dia 24, (dia do assassinato de dom Oscar Romero, bispo de El Salvador, 1980) a Juventude Missionária na Itália celebra o 19º Dia de Oração e Jejum em Memória dos Agentes de Pastoral assassinados em 2010 em todo o mundo.

A Agência Fides publicou em dezembro do ano passado a lista dos agentes pastorais, bispos, sacerdotes, religiosos e leigos assassinados em 2010. De acordo com as informações da Agência, foram assassinados 23 agentes de pastorais, um bispo, 15 sacerdotes, um religioso, uma religiosa, dois seminaristas e três leigos.

Os dados da Agência especificam os continentes em que foram mortos os agentes. A América, por exemplo, é o continente com o número mais elevado de assassinatos: foram 15 agentes pastorais, 10 sacerdotes, um religioso, um seminarista, três leigos. Atrás da América está a Ásia, com um bispo, quatro padres e uma religiosa, mortos. O continente africano perdeu um sacerdote e um seminarista de modo violento, segundo a Fides.

BRASIL

Somente no Brasil, em 2010, foram assassinados o padre Dejair Gonçalves de Almeida, em Volta Redonda (RJ), vítima de um assalto; o leigo Epaminondas Marques da Silva foi agredido por um bandido em busca de dinheiro; em Campos Belos (GO), foi assassinado o padre Rubens Almeida Gonçalves, provavelmente após uma discussão sobre o aluguel de uma sala paroquial. No estado do Maranhão o seminarista Mario Dayvit Pinheiro Reis perdeu a vida após ladrões tentarem roubar seu carro. O padre Bernardo Muniz Rabelo Amaral foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte) por um homem a quem havia oferecido carona, no município de Humberto de Campos (MA).

Na celebração do Angelus de 26 de dezembro de 2010, o papa Bento XVI lembrou as vidas dos agentes de pastoral ceifadas ao longo de todo o ano. Na ocasião ele deixou uma mensagem especial. “Nosso mundo continua marcado pela violência, especialmente contra os discípulos de Cristo”, disse ele recordando que “a terra se manchou de sangue” em várias partes do mundo. “Nosso mundo continua marcado pela violência, especialmente contra os discípulos de Cristo”, concluiu o pontífice. As Pontifícias Obras Missionárias do Brasil (POM) se une à iniciativa da Juventude Missionária Italiana.

CÁRITAS E BISPOS DO JAPÃO ORGANIZÃO PLANO PARA RECUPERAR O PAÍS

A população japonesa reage com “muita serenidade e dignidade, mas também com grande solidariedade em uma compreensível situação de medo difundido”, explica o diretor da Cáritas do Japão, padre Dasuke Narui.

Nesta quinta-feira, 17, em Sendai, se desenvolveu um encontro com todos os bispos junto ao presidente da Cáritas do Japão, monsenhor Isao Kikuchi e ao diretor, padre Narui, para a elaboração de um plano global com o apoio da Igreja Católica.

A Cáritas italiana colocou a disposição uma primeira contribuição de 100 mil euros e permanece em contato com a Cáritas japonesa por meio de teleconferências para coordenar as ações, analisando os problemas de toda área atingida pelo terremoto e pelo tsunami.

A todo momento chegam mensagens de apoio e ofertas de ajuda às Cáritas de todo mundo, em particular aquelas dos países asiáticos atingidos por um tsunami em 2004, que na época receberam ajuda da Cáritas japonesa.

A Cáritas do Japão confirmou que se concentrará, em particular, nas fases de reabilitação e desenvolvimento, em ações de médio e longo prazo, com grande atenção também no apoio psicológico à população.

Auxílio à população

As dimensões da catástrofe que atingiu o país são sempre mais preocupantes: os tremores de terra são contínuos e cresce o temor pela contaminação nuclear. A Cáritas do Japão e a Igreja, por meio de quatro dioceses, diversas paróquias e com a ajuda de voluntários, contribui com os esforços nacionais para auxiliar a população.

Segundo o diretor da Cáritas, o que conforta é a disponibilidade de muitos voluntários, sobretudo jovens, que de todas as dioceses pedem para ir às zonas mais atingidas para serem úteis. Nesses lugares o principal problema é a falta de alimento e de combustível.

Aqueles que podem se deslocam para o sul do país, onde é mais seguro, e lá, a Cáritas japonesa colocou à disposição as próprias estruturas assistindo os casos mais urgentes, em particular as pessoas idosas, portadores de deficiência e as famílias com crianças pequenas, explica padre Narui.

FONTE: Canção Nova