sexta-feira, 30 de setembro de 2011

INTENÇÕES PARA O MÊS DE OUTUBRO

Neste mês de outubro, a intenção geral de oração do Papa Bento XVI é “pelos doentes terminais, para que os seus sofrimentos sejam aliviados pela fé em Deus e pelo amor dos seus irmãos".

E a intenção missionária é pelo Dia Mundial das Missões, que será celebrado neste sábado, 1º, “para que a celebração faça crescer no povo de Deus a paixão da evangelização assim como o apoio a toda a atividade missionária, pela oração e pela ajuda econômica às Igrejas mais pobres”.

Todos os meses, o Santo Padre confia suas intenções ao Apostolado da Oração, uma iniciativa que é seguida por milhões de pessoas em todo o mundo

DOCUMENTO DA CNBB - 94: Capítulo II - Marcas de Nosso Tempo (18)

O Concílio Vaticano II nos conclama a considerar atentamente a realidade, para nela viver e testemunhar nossa fé, solidários a todos, especialmente aos mais pobres. Sabemos, porém, que nem sempre é fácil compreender a realidade. Ela é sempre mais complexa do que podemos imaginar. Nela existem luzes e sombras, alegrias e preocupações. Daí a contínua atitude de diálogo, de evangélica visão crítica, na busca de elementos comuns que permitam, em meio à diversidade de compreensões, estabelecer fundamentos para a ação.

DEFINIDO O TEMA PARA A PRÓXIMA JORNADA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES

“Silêncio e Palavra: caminho de evangelização” é o tema escolhido por Bento XVI para a próxima Jornada Mundial das Comunicações Sociais que se realizará em 20 de maio de 2012, no domingo que antecede Pentecostes. A mensagem do papa para esse evento será divulgada no dia 24 de janeiro, em memória de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas.

De acordo com uma nota do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, no pensamento de Bento XVI, “o silêncio não é apresentado simplesmente como uma forma de contraposição a uma sociedade caracterizada pelo fluxo constante da comunicação, mas sim como um necessário elemento de integração”.

Para o Pontífice, “o silêncio, justamente porque favorece a dimensão do discernimento e do aprofundamento, pode ser visto como um primeiro grau de acolhimento da palavra”.

A nota ainda manifesta a vontade do papa de sincronizar o tema da Jornada com a celebração do Sínodo dos Bispos. Este que terá como tema “a Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã”.

A Jornada Mundial das Comunicações Sociais foi estabelecida pelo Concílio Vaticano II com o Decreto Inter Mirifica de 1963.

DIOCESE DE SANTO AMARO ACOLHE CRUZ DA JMJ


Na última quarta-feira (28) foi realizado o evento Bote Fé Santo Amaro, com a acolhida da Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o Ícone de Nossa Senhora. O Local escolhido para o evento foi o Santuário Mãe dos Aflitos da Diocese de Santo Amaro, em São Paulo.

O dia festivo foi marcado por várias personalidades do meio católico, dentre eles, padre Anderson Andrad; Laércio Oliveira; Nando Mendes; Tony Allysson; Gil Monteiro e Fred – Banda Dom.

O evento teve inicio às 14h e pouco mais de uma hora depois o espaço do santuário já estava “tomado” por jovens de todas as paróquias da diocese. Entre as apresentações musicais o público se manteve muito animado e de maneira organizada.

As 19h foi celebrada uma missa presidida pelo bispo diocesano, dom Fernando Figueiredo, concelebrada por padres e com a participação dos seminaristas. A Cruz da JMJ e o ícone de Nossa Senhora foram acolhidos em procissão até o altar logo no início da celebração, enquanto a assembleia acenava com bandeirinhas. A Missa foi transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão.

De acordo com dom Fernando, este evento como, como os muitos que já aconteceram e ainda serão realizados pelo Brasil e em alguns países da América Latina, esta sendo um grande reavivamento da Igreja, em especial da juventude.

Logo após a missa os cantores Nando Mendes, Tony Allysson, Gil Monteiro e Fred da banda Dom fizeram um quarteto cantando músicas de seus repertórios.

E para finalizar o evento os jovens do Santuário Mãe dos Aflitos ficaram em vigília com a comunidade Shalom e as irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito santo. Às 5h do dia seguinte, houve outra missa ação de graças pela vinda dos símbolos da JMJ na Diocese.

Por Herbert Codonho – Diocese de Santo Amaro

IIa MOTO-ROMARIA DO SANTUÁRIO DAS GRAÇAS

Aconteceu, ontem, a IIa Moto-Romaria do Santuário. Saindo do Monte das Graças em Florânia, com a Imagem de Nossa Senhora das Graças, até a cidade de Tenente Laurentino Cruz. No assentamento Nossa Senhora das Vitórias, no alto da Serra de Santana, carros e grande número de fiéis juntaram-se aos motoqueiros se guiram até a Igreja de São Francisco de Assis, onde aconteceu a bênção dos carros e motos e celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. Carlos Eduardo de Lira.

"UMA RELIGIÃO DA PALAVRA DE DEUS, NÃO DO LIVRO", DIZ BIBLISTA

“O cristianismo não é a religião do livro”, afirma Bento XVI na exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini, publicada em 30 de setembro de 2010, dia de São Jerônimo. O que o Santo Padre quis dizer com uma frase tão forte e ao mesmo tempo tão desafiadora?

O biblista italiano que participou do Sínodo dos bispos sobre a Palavra de Deus em 2008, padre Giorgio Zevini, responde a este questionamento detalhando o que o Santo Padre considera a essência da relação entre Igreja e Sagrada Escritura.

“O cristianismo é a religião da Palavra de Deus, e não do livro, não de uma palavra escrita e muda, mas do Verbo encarnado e vivente. No início do cristianismo não existia uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá vida e horizonte e, com isto, a direção decisiva”, explicou.

“Ler além do que está escrito”

A difusão de uma doutrina fundamentalista que diz basear-se na Sagrada Escritura sempre preocupou a Igreja Católica. O Papa Bento XVI durante o discurso proferido aos luteranos, na sua ultima viagem apostólica internacional à Alemanha chegou a afirmar: “Trata-se de um cristianismo de escassa densidade institucional, com pouca bagagem racional, sendo ainda menor a bagagem dogmática, e também com pouca estabilidade”. (Discurso de Bento XVI aos membros da Igreja Evangélica Alemã, 23 de setembro de 2011). O biblista também fez referências ao que o Pontífice considera uma verdadeira hermenêutica da fé, ou seja, a interpretação da fé.

“O papa, falando da interpretação da Sagrada escritura insistiu muito sobre a exegese teológica, que valoriza não somente o sentido literal do texto, mas também o sentido espiritual, através do Espírito Santo, o verdadeiro exegeta das Sagradas Escrituras. È decisivo colher a passagem entre letra e espírito, sublinhando uma unidade interna de toda a Escritura, para uma correta hermenêutica da fé”, salientou.

Anunciar a Palavra: missão de todos

A missão da Igreja Católica é anunciar a Palavra de Deus. Não existe um “grupo restrito de anunciadores”, mas aquilo que é tarefa dos bispos, padres e diáconos é também tarefa de cada cristão. Padre Zevini fala como na terceira parte do documento chamado de Verbum Ecclesia, o Pontífice traz orientações precisas sobre a evangelização.

“A palavra de Deus envolve todos os cristãos: todos somos servos e anunciadores da Palavra. Não somos só destinatários da revelação divina, mas também portadores aos outros da Palavra de Salvação, já que esta é para todos. Naturalmente isto exige que nos deixemos envolver pessoalmente pela Palavra de Deus, conhecendo-a e fazendo-a germinar dentro de nós sob a direção do Espirito Santo”, disse.

30 DE SETEMBRO: Dia da Bíblia


A palavra "bíblia" origina-se do grego biblíon (livro) e bíblia (livros). A Bíblia é constituída por 73 livros que falam sobre a aliança e o plano de salvação de Deus para a humanidade. Embora esses livros tenham sido escritos pelo ser humano, sua inspiração veio diretamente de Deus.

A Bíblia começou a ser escrita no século XV a.C., aproximadamente, e foi concluída no final do século I d.C. A Bíblia é também chamada de "Sagradas Escrituras" ou, somente, "Escrituras". Foram utilizadas três línguas diferentes para se escrever a Bíblia: hebraico, usado na redação do Antigo Testamento; aramaico (língua falada por Jesus), usado em alguns trechos do Antigo Testamento e no original do Evangelho de Mateus; grego, usado em alguns livros do Antigo Testamento e em todo o Novo Testamento. Os livros do Novo Testamento foram completados, mais ou menos, no ano 90 da Era Cristã.

Visto que Jesus Cristo nada escreveu, durante 60 anos os primeiros cristãos viveram a fé sem os 27 livros do Novo Testamento, embora já possuíssem o Antigo Testamento, que começou a ser escrito no tempo de Moisés, em torno do ano 1250 a.C.

A primeira tradução da Bíblia, do grego para o latim, foi feita por São Jerônimo, a pedido do papa Dâmaso, no século IV, e recebeu o nome de "Vulgata latina". São Jerônimo morreu no dia 30 de setembro de 420 e, para homenageá-lo, a Igreja escolheu a sua festa para comemorar o Dia da Bíblia, mas a celebração passou a ser feita no último domingo de setembro.

A Bíblia é o livro mais conhecido, mais lido e estudado em toda a história da literatura. Para facilitar sua leitura e para consultá-la, em 1228 cada livro foi dividido em capítulos, e em 1528 cada capítulo do Antigo Testamento foi dividido em versículos. Em 1550, foi a vez de os capítulos do Novo Testamento serem divididos em versículos. Atualmente, a Bíblia é traduzida em quase todas as línguas do mundo. As cópias mais antigas da Bíblia se encontram na Biblioteca do Vaticano e no Museu Britânico.

De acordo com o profeta João, "Feliz é aquele que lê e aqueles que escutam as palavras da profecia e põem em pratica o que nela está escrito" (Ap 1, 1-3).

SANTO DO DIA: São Jerônimo

É incontestável o grande débito que a cultura e os cristãos, de todos os tempos, têm com este santo de inteligência brilhante e temperamento intratável. Jerônimo nasceu em uma família muito rica na Dalmácia, hoje Croácia, no ano 347. Com a morte dos pais, herdou uma boa fortuna, que aplicou na realização de sua vocação para os estudos, pois tinha uma inteligência privilegiada. Viajou para Roma, onde procurou os melhores mestres de retórica e desfrutou a juventude com uma certa liberdade. Jerônimo estudou por toda a vida, viajando da Europa ao Oriente com sua biblioteca dos clássicos antigos, nos quais era formado e graduado doutor.

Ele foi batizado pelo papa Libério, já com 25 anos de idade. Passando pela França, conheceu um monastério e decidiu retirar-se para vivenciar a experiência espiritual. Uma de suas características era o gosto pelas entregas radicais. Ficou muitos anos no deserto da Síria, praticando rigorosos jejuns e penitências, que quase o levaram à morte. Em 375, depois de uma doença, Jerônimo passou ao estudo da Bíblia com renovada paixão. Foi ordenado sacerdote pelo bispo Paulino, na Antioquia, em 379. Mas Jerônimo não tinha vocação pastoral e decidiu que seria um monge dedicado à reflexão, ao estudo e divulgação do cristianismo.

Voltou para Roma em 382, chamado pelo papa Dâmaso, para ser seu secretário particular. Jerônimo foi incumbido de traduzir a Bíblia, do grego e do hebraico, para o latim. Nesse trabalho, dedicou quase toda sua vida. O conjunto final de sua tradução da Bíblia em latim chamou-se "Vulgata" e tornou-se oficial no Concílo de Trento.

Romano de formação, Jerônimo era um enciclopédico. Sua obra literária revelou o filósofo, o retórico, o gramático, o dialético, capaz de escrever e pensar em latim, em grego, em hebraico, escritor de estilo rico, puro e eloqüente ao mesmo tempo. Dono de personalidade e temperamento fortíssimo, sua passagem despertava polêmicas ou entusiasmos.

Devido a certas intrigas do meio romano, retirou-se para Belém, onde viveu como um monge, continuando seus estudos e trabalhos bíblicos. Para não ser esquecido, reaparecia, de vez em quando, com um novo livro. Suas violências verbais não perdoavam ninguém. Teve palavras duras para Ambrósio, Basílio e para com o próprio Agostinho. Mas sempre amenizava as intemperanças do seu caráter para que prevalecesse o direito espiritual.

Jerônimo era fantástico, consciente de suas próprias culpas e de seus limites, tinha total clareza de seus merecimentos. Ao escrever o livro "Homens ilustres", concluiu-o com um capítulo dedicado a ele mesmo. Morreu de velhice no ano 420, em 30 de setembro, em Belém. Foi declarado padroeiro dos estudos bíblicos e é celebrado no dia de sua morte.

AS CIDADES QUE NÃO CREEM - Lucas 10,13-16

Este texto, praticamente com as mesmas palavras, está também no evangelho de Mateus. Lucas inseriu-o no fim das orientações para a missão dos setenta e dois discípulos, na Samaria. Temos aqui um contundente texto de imprecação. É um estilo característico do Antigo Testamento, sendo também encontrado na literatura grega. São os "ai" como anúncio de desgraça. Têm origem em lamentações fúnebres, tendo passado ao uso literário como lamentações de advertência sobre pessoas ou cidades passíveis de condenação. No evangelho de Lucas encontramos quatro "ais" dirigidos aos ricos, em contraposição às quatro bem-aventuranças e, como em Mateus, sete "ais" dirigidos aos fariseus, censurando sua hipocrisia. As sentenças menos duras associadas às cidades gentílicas de Tiro e Sidônia em relação às cidade de influência do judaísmo, Corazim, Betsaida e Cafarnaum, indicam que os gentios estavam mais abertos do que os judeus à acolhida da novidade de Jesus. A frase final encerra as orientações para a missão. O missionário representa o próprio Jesus, enviado do Pai.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

SANTO DO DIA: Arcanjos são Miguel, são Gabriel e são Rafael

O mês de setembro tornou-se o mais festivo para os cristãos, pois a Igreja unificou a celebração dos três arcanjos mais famosos da história do catolicismo e das religiões - Miguel, Gabriel e Rafael - para o dia 29 de setembro, data em que se comemorava apenas o primeiro.

Esses três arcanjos representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, o seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao trono de Deus e são seus "mensageiros dos decretos divinos" aqui na terra.

Miguel, que significa "ninguém é como Deus", ou "semelhança de Deus", é considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do Povo de Deus. Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas. É citado três vezes na Sagrada Escritura, que narramos na sua página. O seu culto é um dos mais antigos da Igreja.

Gabriel significa "Deus é meu protetor" ou "homem de Deus". É o arcanjo anunciador, por excelência, das revelações de Deus e é, talvez, aquele que esteve perto de Jesus na agonia entre as oliveiras. Padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones, comumente está associado a uma trombeta, indicando que é aquele que transmite a Voz de Deus, o portador das notícias. Na sua página, descrevemos com detalhes as suas aparições citadas na Bíblia . Além da missão mais importante e jamais dada a uma criatura, que o Senhor confiou a ele: o anúncio da encarnação do Filho de Deus. Motivo que o fez ser venerado, até mesmo no islamismo.

Rafael, cujo significado é "Deus te cura" ou "cura de Deus", teve a função de acompanhar o jovem Tobias, personagem central do livro Tobit, no Antigo Testamento, em sua viagem, como seu segurança e guia. Foi o único que habitou entre nós, passagem que pode ser lida na página dedicada a ele. Guardião da saúde e da cura física e espiritual, é considerado, também, o chefe da ordem das virtudes. É o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes e, também, dos viajantes, soldados e escoteiros.

A Igreja Católica considera esses três arcanjos poderosos intercessores dos eleitos ao trono do Altíssimo. Durante as atribulações do cotidiano, eles costumam aconselhar-nos e auxiliar, além, é claro, de levar as nossas orações ao Senhor, trazendo as mensagens da Providência Divina. Preste atenção, ouça e não deixe de rezar para eles.

EU TE VI - João 1,47-51

Jesus, após ser batizado, começa a fazer seu discipulado dentre os discípulos de João Batista. Depois da adesão de André, Pedro e Filipe, quando Natanael vem ao seu encontro, Jesus elogia sua retidão e sinceridade, características favoráveis à sua conversão. Com uma alusão bíblica (a figueira) toca Natanael que manifesta sua crença em Jesus. Pode-se ver em Natanael a figura dos discípulos oriundos do judaísmo que esperavam um messias nacionalista poderoso e glorioso. Porém Jesus adianta que nele próprio se manifestará a plenitude do humano (o Filho do Homem), a plenitude de todos os homens e mulheres, aos quais se abrem as portas do céu. Os anjos "descendo e subindo sobre o Filho do Homem" é uma alusão ao sonho de Jacó (Gen 28,12). Agora exprime a presença de Deus entre os humanos, na pessoa de Jesus. Os anjos, como emissários ou representantes de Deus, integram as tradições persas e mesopotâmicas que foram assimiladas no Antigo Testamento. São, ainda hoje, fonte de devoções no cristianismo e em religiões exotéricas.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CNBB LANÇA SUBSÍDIO SOBRE A PEREGRINAÇÃO E ACOLHIDA DA CRUZ DA JMJ


Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Cruz da dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora, iniciaram sua peregrinação pelo Brasil no dia 18 de setembro, em São Paulo. Até julho de 2013, passarão por todo o país, de norte a sul, levados pela juventude. Mas o que são esses dois símbolos? Qual sua importância? E como acolhê-los em cada diocese?

Elaborado pela CNBB, o subsídio "Cruz Peregrina - Rio 2013" busca dar essas respostas. O texto faz uma reflexão sobre a devoção à Cruz e a Nossa Senhora na história cristã e explica o significado dessa peregrinação dentro do espírito da JMJ. Além disso, o subsídio apresenta sugestões de como organizar a peregrinação e a acolhida dos símbolos. É bastante útil para as equipes responsáveis, dentro de cada diocese, por esses atos, e também para todos os jovens que desejam estar diante da Cruz respondendo ao chamado que será o guia da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro em 2013: "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28,19).

CRUZ DA JMJ EM GUARULHOS

A passagem da Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e do Ícone de Nossa Senhora por Guarulhos (SP) foi de intensa oração e união dos católicos. Os símbolos foram aclamados pelos diocesanos no evento Bote Fé, com missas, vigília, procissões e ofícios nos dias 23 e 24 de setembro.

CUBATÃO, NA DIOCESE DE SANTOS, RECEBE A CRUZ DA JMJ


Alegria, entusiasmo e devoção foram a marca registrada dos milhares de fiéis que acolheram e celebraram a estada da Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e do Ícone de Nossa Senhora na Diocese de Santos, nos dias 26 e 27 de setembro.

Os símbolos da JMJ foram levados à Diocese de Santos por uma comitiva da Diocese de Mogi das Cruzes e acolhidos por Dom Jacyr Francisco Braido, bispo de Santos, pelos padres do Conselho Diocesano de Pastoral, pela Comissão Diocesana de Juventude e por milhares de fiéis que lotaram a igreja São Francisco de Assis, em Cubatão.

A Cruz da Juventude foi entregue pela primeira vez aos jovens em 1984, pelo beato João Paulo II. Desde então, ela começou a peregrinar mundo afora, sempre levada pela juventude nas jornadas mundiais. Em 2003, junto com a Cruz, passou a peregrinar também o ícone de Nossa Senhora.

Os dois símbolos vão peregrinar pelo Brasil e por alguns países do Cone Sul, como parte da preparação para a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro, em 2013.

No dia 26, após a celebração de acolhida, o Seminário Diocesano São José organizou uma caminhada com os jovens das escolas municipais de Cubatão, que percorreu algumas ruas do bairro, lembrando a comunidade da importância da paz e dos direitos dos jovens.

Em seguida, foi apresentada uma peça teatral, em que foram mostradas algumas das cruzes que a juventude carrega: violência, fome, desemprego, drogas, intolerância.

Na terça-feira, às 11 horas, Dom Jacyr Braido, presidiu a missa de despedida dos símbolos, que reuniu mais de 3 mil fiéis de todas as cidades da diocese, na igreja S. Francisco.

Na oração dos fiéis, no ofertório e na ação de graças, os jovens deram seu recado, pedindo que a sociedade se preocupe mais com eles e lhes oferecem as condições necessárias para que possam, de fato, construir suas vidas com dignidade e esperança.

Ao final da celebração, o bispo de Santos abençoou a comissão de jovens que levaria a cruz para a Diocese de Santo André.

 
Por Guadalupe Mota, da assessoria de comunicação da Diocese de Santos

CATEQUESE: Só Deus dá sentido à vida e futuro ao homem, diz Bento XVI

O Papa Bento XVI aproveitou a Catequese desta quarta-feira, 28, para fazer um resumo das "intensas e estupendas jornadas transcorridas" durante a Visita Pastoral à Alemanha, realizada entre quinta-feira, 22, e domingo, 25.

"Esses momentos foram um precioso presente que nos fizeram perceber novamente como é Deus quem dá à nossa vida o sentido mais profundo, a verdadeira plenitude, antes, que somente Ele dá a nós, dá a todos um futuro", destacou.

O Pontífice disse que a visita, com o tema "Onde há Deus, há futuro", foi uma grande festa de fé e oportunidade para se encontrar com as pessoas e falar de Deus, de rezar juntos e confirmar os irmãos e as irmãs na fé.

"Esta Viagem Apostólica à Alemanha ofereceu-me uma ocasião propícia para encontrar os fiéis da minha pátria alemã, para confirmá-los na fé, na esperança e no amor, e compartilhar com eles a alegria de serem católicos. Mas a minha mensagem era destinada a todo o povo alemão, para convidas a todos a olhar o futuro com confiança. É verdade, 'Onde há Deus, há futuro'. Agradeço, mais uma vez, a todos aqueles que tornaram possível esta Visita e a quantos me acompanharam com a oração. O Senhor abençoe o Povo de Deus na Alemanha e abençoe a todos vós".

Bento XVI recordou todas as etapas de seu percurso em território germânico, destacando o ineditismo da ocasião em que pôde falar aos membros do Bundestag (Parlamento Federal) - "quis expor o fundamento do direito e do livre Estado de direito, isto é, a medida de todo o direito, inscrito pelo Criador no ser mesmo da sua criação" - e das oportunidades de encontro com judeus - "recordando as nossas comuns raízes na fé no Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, evidenciamos os frutos obtidos até agora no diálogo entre a Igreja Católica e o Judaísmo na Alemanha" -, muçulmanos - "concordando com eles acerca da importância da liberdade religiosa para um desenvolvimento pacífico da humanidade" - , bem como, especialmente, com luteranos e católicos.

"Vimos novamente o quanto seja importante o nosso comum testemunho da fé em Jesus Cristo no mundo de hoje, que frequentemente ignora a Deus ou não se interessa por Ele. É necessário o nosso esforço comum no caminho rumo a uma plena unidade, mas sempre somos bem conscientes de que não podemos 'fazer' seja a fé, seja a unidade tão desejada. Uma fé criada por nós mesmos não tem nenhum valor, e a verdadeira unidade é, mais do que tudo, um dom do Senhor, o qual rezou e reza sempre pela unidade dos seus discípulos. Somente Cristo pode dar-nos essa unidade, e seremos sempre mais unidos na medida em que voltarmos a Ele e nos deixamos transformar por Ele", disse, sobre o encontro com os membros do Conselho da Igreja Evangélica na Alemanha e o ato ecumênico no ex-Convento dos Agostinianos.

Além de abordar todos os outros compromissos, o Papa falou especialmente sobre sua alegria com a Vigília de oração com milhares de jovens, em Friburgo. "Fiquei feliz ao ver que a fé na minha pátria alemã tem um rosto jovem, que é viva e tem um futuro. No sugestivo rito da luz, transmiti aos jovens a chama do círio pascal [...]. Repeti a eles que o Papa confia na colaboração ativa dos jovens: com a graça de Cristo, são capazes de levar ao mundo o fogo do amor de Deus".
A AUDIÊNCIA

O encontro do Santo Padre com cerca de 20 mil fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, aconteceu às 10h30 (horário de Roma - 5h30 no horário de Brasília). Como o Papa continua em período de descanso em Castel Gandolfo, que fica a 30 quilômetros de Roma, o trajeto entre as duas cidades foi feito de helicóptero e, ao término da Catequese, o Pontífice retornou para a cidade do interior da Itália.

NA SAUDAÇÃO AOS FIÉIS DE LINGUA PORTUGUESA, O PAPA SALIENTOU:

"Amados peregrinos de língua portuguesa, cordiais saudações para todos vós, de modo especial para os fiéis de Piracicaba e Belo Horizonte, de Bauru e Apucarana: convido-vos a olhar com confiança o vosso futuro em Deus. Com a graça de Cristo, sois capazes de levar ao mundo o fogo do amor de Deus. Sobre vós e vossas famílias desça a minha Bênção".

HOMENAGEM DE CRISTÃOS E MULÇUMANOS À VIRGEM MARIA


No último dia 21 de setembro, em Brasília, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou a proposta da Pastoral da Criança de envolver Muçulmanos e Cristãos em celebração para homenagear Maria. O evento será dia 24 de março de 2012, em Foz do Iguaçu, local da tríplice fronteira e com ampla comunidade muçulmana.

Além do louvor à Maria, o encontro será uma oportunidade para os líderes da Pastoral da Criança e famílias acompanhadas conhecerem temas inspiradores dos exemplos de Maria, como a visita às gestantes (Maria visita sua prima Izabel) e o cuidado com a gravidez desde a concepção. O evento também visa colaborar para a Paz entre os povos e fiéis das duas maiores religiões mundiais e servir de referência para a Pastoral da Criança Internacional atuar em países de maioria muçulmana, especialmente na África e Ásia.

A organização do evento pretende contar com o apoio local das duas religiões, a participação da Pastoral da Criança, do secretário geral do movimento Religions for Peace, Wiliam F. Vendley, e Mohammad Sammak, secretário geral do Comitê para o Diálogo Cristão Muçulmano. “Estou pronto para ir onde a abençoada Maria quer que eu vá... para o Brasil e além... gosto de ver que comunidades cristãs e muçulmanas compartilham o amor de Maria e aqui ganham bênçãos”, ressaltou Mohammad Sammak em resposta ao convite feito pela Pastoral da Criança para auxiliar na organização.

Juntamente com a homenagem acontecerá o encontro da coordenação Nacional da Pastoral da Criança com os coordenadores diocesanos e estaduais das regiões Sul e Centro-Oeste e a reunião do conselho executivo Mundial do Dia de Oração e Ação pela Criança, com representantes do Japão, Índia, Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e Brasil.

Já estão confirmadas as presenças do cardeal dom Geraldo Agnelo, vários bispos do Paraná, o vice-governador do Paraná e membros do Conselho Executivo Mundial do Dia de oração e Ação pela Criança.
ANTECEDENTES NO ISLAMISMO

O Alcorão menciona a Virgem Maria (Mariam) em 34 locais em 12 capítulos. No Líbano, essa celebração acontece desde 2010, com feriado oficial.

CNBB

SANTO DO DIA - São Wenceslau

O bondoso monarca da Boêmia, Wratislau, antes de morrer, deixou, como herdeiro do trono, seu filho Wenceslau, nascido no ano 907, na atual República Checa. Com isso, despertou em sua mulher, Draomira, a ira e a vingança, pois era ela própria que desejava assumir o governo do país. Se não fosse possível, pretendia entregá-lo a seu outro filho, Boleslau, que tinha herdado o caráter e a falta de escrúpulos da mãe, enquanto Wenceslau fora criado pela avó, Ludmila, que lhe ensinou os princípios de bondade cristã. Por isso, não passava por sua cabeça uma oposição fatal dentro do próprio lar. Assim, acabou assassinado pelo irmão, de acordo com um plano diabólico da malvada rainha.

Mas antes que isso acontecesse, a mãe tomou à força o poder e começou uma grande e desumana perseguição aos cristãos. Assim, por sua maldade e impopularidade junto ao povo, foi deposta pelos representantes das províncias, que fizeram prevalecer a vontade do rei Wratislau, elevando ao trono seu filho Wenceslau. Imediatamente, seguindo o conselho da avó, Wenceslau levou de volta ao reino o cristianismo. Quando soube disso, Draomira ficou tão transtornada que contratou alguns assassinos para dar fim à vida da velha e bondosa senhora, que morreu enquanto rezava, estrangulada com o próprio véu.

Draomira sabia que ainda havia mais uma pedra em seu caminho impedindo seus planos maldosos e sua perseguição ao povo cristão. Wenceslau era um obstáculo difícil, pois, em muito pouco tempo, já tinha conquistado a confiança, a graça e a simpatia do povo, que via nele um verdadeiro líder, um exemplo a ser seguido. Dedicava-se aos mais pobres, encarcerados, doentes, viúvas e órfãos, aos quais fazia questão de ajudar e levar palavras de fé, carinho e consolo.

A popularidade de Wenceslau cresceu ainda mais quando, para evitar uma batalha com o duque Radislau, que se opunha ao seu governo cristão, propôs que, em vez de entrarem em guerra, duelassem entre si, evitando, assim, a morte da população inocente. Quem vencesse ficaria com o poder. No dia e na hora marcada, os adversários encontraram-se no campo de batalha. Radislau, imediatamente, atacou, de lança em punho. Contam os registros que, no momento em que feriria Wenceslau mortalmente, apareceram dois anjos que o mandaram parar. Radislau caiu do cavalo e, quando se levantou, já era um homem modificado. Naquele momento, pediu perdão e jurou fidelidade ao seu senhor.

Draomira e Boleslau, inconformados com a popularidade de Wenceslau, arquitetaram um plano diabólico para acabarem com sua vida. No dia 28 de setembro de 929, durante a festa de batismo de seu sobrinho, enquanto todos festejavam, Wenceslau retirou-se para a capela para rezar. Draomira sugeriu ao filho Boleslau que aquele seria o melhor momento para matar o próprio irmão. Boleslau invadiu a capela e apunhalou o irmão no altar da igreja.

Mãe e filho, porém, não tiveram tempo de saborear o poder e o trono roubado de Wenceslau, pois em poucos dias Draomira teve uma morte trágica e Boleslau foi condenado pelo imperador Oton I.

O seu corpo foi sepultado na igreja de São Vito, em Praga. Desde então, passou a ser cultuado como santo. A Hungria, a Polônia e a Boêmia têm em são Wenceslau seu protetor e padroeiro. Mais tarde, no século XVIII, a Igreja inscreveu são Wenceslau no calendário litúrgico, marcando o dia 28 de setembro para a sua festa.

PROPOSTA PARA O SEGUIMENTO DE JESUS - Lucas 9,57-62


Em Mateus, na passagem paralela a esta, Jesus e os discípulos preparavam-se para atravessar o mar em direção a Gadara. Aqui, em Lucas, estão a caminho de Jerusalém. Jesus vai disposto a fazer o anúncio da Boa Nova entre os peregrinos que acorrem a esta cidade, para a festa da Páscoa. Três novos discípulos surgem dispostos a seguir Jesus. Jesus lhes apresenta as propostas para seu seguimento. O primeiro se oferece com grande disponibilidade. Jesus o previne que deverá assumir a pobreza e insegurança à sua semelhança. O segundo, convidado por Jesus, queria dar um tempo para permanecer junto a seu pai até sua morte. Jesus lhe propõe uma responsabilidade maior: anunciar o Reino de Deus que é a vitória sobre a morte. O terceiro assemelha-se a Eliseu quando foi chamado por Elias. Eliseu estava arando e pediu para Elias um momento para despedir-se do pai e da mãe, obtendo consentimento dele (1Rs 19,20). Jesus é mais exigente: quem está com a mão no arado não deve olhar para trás, mas seguir em frente em resposta ao chamado para a missão.

José Raimundo Oliva

terça-feira, 27 de setembro de 2011

COMUNICAÇÃO PARA A VERDADE E A PAZ

A comunicação pelos meios de comunicação é um desafio que precisa ser encarado como ferramenta forte de evangelização em nosso tempo. Durante muito tempo reclamamos do monopólio das grandes emissoras, dos grandes jornais e revistas e pouco fizemos para mudar essa realidade. Temos visto ao longo dos anos a nossa Igreja ser massacrada e ter sua imagem denegrida e em vez de criarmos uma contra maré, só reclamamos.

O grande jornal de circulação nacional em nossas comunidades chama-se O DOMINGO e que pouco informa. A FOLHA, informativo da Diocese de Caicó, que sobrevive graças ao  empenho de uma guerreira: Lucinete. O Jornal KYRIE da Paróquia de São José em Carnaúba dos Dantas se destaca pela qualidade. As nossas Rádios tem desempenhado um papel heróico na luta pela evangelização e funciona com suas grandes limitações. Temos as TVs católicas: REDE VIDA de Televisão ( hoje parece mais um canal de vendas, que um canal de evangelização - talvez para se manter no ar tenha que ceder seus espaços ao Medalhão Persa); A SÉCULO XXI e a CANÇÃO NOVA (são um milagre  que vive de mão abertas em busca de recursos para pagar as grandes contas para se manter "sem comerciais" ); a TV APARECIDA (escolheu trabalhar o homem  e mulher como todo, num mundo cada vez mais secularizado); a TV CRISTO REI em Currais Novos (um desafio sonhado por Pe. Welson, sobrevivendo do trabalho de voluntários); A TV  POTIGUAR ( da Arquidiocese de Natal, começa a usar um tempo dentro da grade da TV Século XXI).

Mas o grande desafio não esta no mundo real, e sim, no mundo virtual. Evangelizar neste espaço é o desafio do presente e precisa ser encarado com amor pela causa do Reino.  O esforço deve ser não só meu, mas de todos nós PARA QUE O MUNDO VEJA nossas ações E CREIA. Para isso temos tantos blogs, sites, web-rádios...

O Blog do Santuário das Graças é um espaço simples, novo (irá completar em outubro dois anos) mas pesado e feito com muito carinho, especialmente para você. Use este espaço para divulgar as coisas boas que você, sua comunidade, seu grupo e Paróquia estão fazendo. Envie-nos fotos e dados que teremos o maior prazer em divulgar. Não se preocupe com a elaboração de textos, mande-nos as informações que faremos isso para você com alegria. Envie fotos e informações para: joseilzon.lima@hotmail.com ou joseilzon.lima@gmail.com. Evangelize conosco. Vamos juntos mudar e fazer com que a Boa Nova possa ser vista e lida por todos. Vamos mostrar que o Evangelho chegou até nós e não estamos acomodados, mas estamos lutando para que o Reino Definitivo esteja cada vez mais presente em nosso meio.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

DOCUMENTO DA CNBB - 94: Capítulo II - Marcas de Nosso Tempo (17)

O discípulo missionário sabe que, para efetivamente anunciar o Evangelho, deve conhecer a realidade à sua volta e nela mergulhar com o olhar da fé, em atitude de discernimento. Como o Filho de Deus assumiu a condição humana, exceto o pecado, nascendo e vivendo em determinado povo e realidade histórica (cf. Lc 2,1-2), nós, como discípulos missionários, anunciamos os valores do Evangelho do Reino na realidade que nos cerca, à luz da Pessoa, da Vida e da Palavra de Jesus Cristo, Senhor e Salvador.

NATAL JÁ SE PREPARA PARA O 8o MUTIRÃO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO


Faltam ainda dois anos para o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) acontecer, mas os preparativos, em Natal (RN), cidade sede do evento, começaram desde o início deste ano. As comissões que compõem a coordenação local do Encontro já foram formadas e vêm se reunindo, periodicamente.

No último dia 24, aconteceu mais uma dessas reuniões de coordenadores, reunindo mais de 20 pessoas, ligadas à arquidiocese de Natal e à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Desta vez a reunião contou com a participação da assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), irmã Élide Fogolari; de Alessandra Cruz, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e de Paulo Lima, da arquidiocese do Rio de Janeiro. Ambos integraram a coordenação do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que aconteceu na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em julho deste ano.

Durante a reunião, a irmã Élide contextualizou a história dos Mutirões Brasileiros e lembrou que são espaços, através dos quais, a Igreja dialoga com a sociedade, a respeito da comunicação social. Ela também ressaltou a riqueza de conteúdos que são abordados durante o evento. “O debate provocado pelos diferentes painelistas, desde os religiosos aos acadêmicos, dão vida aos Mutirões”, destacou.

Já, a Alessadra Cruz e Paulo Lima expuseram para a equipe de Natal toda a experiência da coordenação do 7º Muticom, como organização da infra-estrutura, gastos financeiros, inscritos de participantes e estratégias de divulgação.

A próxima reunião da equipe de coordenação local está agendada para o dia 22 de outubro. O 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação será realizado no período de 27 de outubro a 1º de novembro de 2013, no campus da UFRN, em Natal.

CNBB

SANTO DO DIA - São Cosme e São Damião

Cosme e Damião eram irmãos e cristãos. Na verdade, não se sabe exatamente se eles eram gêmeos. Mas nasceram na Arábia e viveram na Ásia Menor, Oriente. Desde muito jovens, ambos manifestaram um enorme talento para a medicina. Estudaram e diplomaram-se na Síria, exercendo a profissão de médico com muita competência e dignidade. Inspirados pelo Espírito Santo, usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos. Com isso, seus tratamentos e curas a doentes, muitas vezes à beira da morte, eram vistos como verdadeiros milagres.

Deixavam pasmos os mais céticos dos pagãos, pois não cobravam absolutamente nada por isso. A riqueza que mais os atraía era fazer de sua arte médica também o seu apostolado para a conversão dos pagãos, o que, a cada dia, conseguiam mais e mais.

Isso despertou a ira do imperador Diocleciano, implacável perseguidor do povo cristão. Na Ásia Menor, o governador deu ordens imediatas para que os dois médicos cristãos fossem presos, acusados de feitiçaria e de usarem meios diabólicos em suas curas.

Mandou que fossem barbaramente torturados por negarem-se a aceitar os deuses pagãos. Em seguida, foram decapitados. O ano não pode ser confirmado, mas com certeza foi no século IV. Os fatos ocorreram em Ciro, cidade vizinha a Antioquia, Síria, onde foram sepultados. Mais tarde, seus corpos foram trasladados para uma igreja dedicada a eles.

Quando o imperador Justiniano, por volta do ano 530, ficou gravemente enfermo, deu ordens para que se construísse, em Constantinopla, uma grandiosa igreja em honra dos seus protetores. Mas a fama dos dois correu rápida no Ocidente também, a partir de Roma, com a basílica dedicada a eles, construída, a pedido do papa Félix IV, entre 526 e 530. Tal solenidade ocorreu num dia 26 de setembro; assim, passaram a ser festejados nesta data.

Os nomes de são Cosme e são Damião, entretanto, são pronunciados infinitas vezes, todos os dias, no mundo inteiro, porque, a partir do século VI, eles foram incluídos no cânone da missa, fechando o elenco dos mártires citados. Os santos Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina.

NA LIBARDADE DO ESPÍRITO - Lucas 9, 46-50


Os discípulos têm dificuldade em compreender a prática de Jesus, no desapego, na humildade e no serviço. Neles predomina a ideologia do messias que, com seu poder, restauraria o Reino de Israel. Eles discutem entre si quem seria o maior no reino que esperavam que Jesus instaurasse. Jesus, percebendo o que pensavam, colocou-se como uma criança que deveria ser recebida pelos discípulos. A alusão de Jesus às crianças está associada, nos sinóticos, ao seu anúncio da paixão. Quem se percebe frágil e vulnerável diante do sofrimento e da morte sente-se assemelhado às crianças na sua fragilidade. Destituídos de poder só contam com o Pai O exclusivismo do poder ainda está manifesto na observação de João, representando os doze. Qualquer ação em nome de Jesus tem que passar por sua aprovação. Não reconhecem a liberdade do Espírito, mas sim os vínculos do poder e da instituição que se esboça. Porém Jesus vive a anuncia a grande subversão: ao invés de um reino de poder, temos a comunidade e a sociedade de amor, misericórdia e serviço, que, na liberdade do Espírito, promove a vida.

 
José Raimundo Oliva

domingo, 25 de setembro de 2011

HOJE TEM BATISTA LIMA EM SANTANA DO MATOS


Hoje, 25 de setembro, a partir das 18h, na cidade de Santana do Matos teremos Show Testemunho do vocalista da Banda Limão com Mel, Batista Lima. O show será realizado em frente a Igreja Matriz de Santana e será totalmente grátis. Mais um evento dentro das comemorações dos 190 anos da Paróquia, que começou no último dia 17 com show do Pe. Zezinho e Trio Ir ao Povo e as cantoras Léia e Sônia. Ao longo da semana foram realizados grandes eventos como a Crisma de mais de 300 pessoas, Sacramento do matrimônio para 86 casais, Caminhada Jovem pelas ruas da cidade com grande participação dos jovens que seguiram animados por trio elétrico, Batizados e Primeira Eucaristia. O ponto alto será amanhã, dia 26, com a Celebração da Santa Missa presidida pelo Acebispo Metropolitano de Nata Dom Matias Patricio de Macêdo, filho da terra. Após a missa a confraternização se dará com um bolode 190 metros.

DOCUMENTO DA CNBB - 94: Capítulo I - Partir de Jesus Cristo (16)

Viver, pois, o encontro com Jesus Cristo implica necessariamente amor, gratuidade, alteridade, unidade, eclesialidade, fidelidade, perdão e reconciliação. Torna o discípulo missionário firmemente enraizado e edifi cado em Cristo Jesus (cf. Ef 3,17; Cl 2,7), à semelhança da casa que se constrói sobre a rocha (cf. Mt 7,24-27). Assim, cada discípulo missionário, junto com toda a Igreja, comunidade dos discípulos missionários, torna-se fonte de paz, justiça, concórdia e solidariedade. Signifi ca contemplar Jesus Cristo em constante atitude de saída de si, de desprendimento e esvaziamento. Significa acolher o mistério divino como contínuo transbordar do amor do Pai pelo Filho, no Espírito. Implica diálogo, unidade na diversidade, partilha, compreensão, tolerância, respeito, reconciliação e, consequentemente, missão.

SANTO DO DIA - Santa Aurélia e Santa Neomísia

Aurélia nasceu na Ásia Menor, no Oriente e era muito unida à sua irmã Neomisia. Elas costumavam procurar pobres e doentes pelas ruas para fazer-lhes caridade. E assim fizeram durante toda a adolescência, mantendo-se muito piedosas e fervorosas cristãs. Aurélia sempre dizia à irmã que, ao atingirem a idade suficiente, iriam visitar todos os lugares sagrados da Palestina, em uma longa peregrinação.

De fato, Aurélia e Neomísia foram para a Terra Santa e viram onde Jesus nasceu e viveu. Depois, fizeram todo o trajeto percorrido por ele até o monte Calvário, onde foi crucificado e morreu para salvar-nos. Aurélia, envolvida pela religiosidade da região e com o sentimento da fé reforçado, decidiu continuar a peregrinação até Roma. Assim, visitaria o célebre santuário da cristandade do Ocidente, sempre acompanhada pela irmã.

Elas não sabiam que os sarracenos muçulmanos estavam invadindo várias regiões italianas e que, avançando, já tinham atacado e devastado a Calábria e a Lucânia. Quando chegaram a Roma, as duas foram surpreendidas, na via Latina, por um grupo de invasores, que as identificaram como cristãs. Ambas foram agredidas e chicoteadas até quase à morte. Mas um fortíssimo temporal dispersou os perseguidores, que abandonaram o local. Por isso as duas foram libertadas e puderam seguir com sua viagem.

Mas, estando muito feridas, resolveram estabelecer-se na pequena Macerata, situada aos pés de uma colina muito perto da cidade de Anagni. Lá, elas retomaram a vida de caridade, oração e penitência, sempre auxiliando e socorrendo os pobres, velhos e doentes. Aurélia também tinha os dons da cura e da profecia. Assim, a fama de santidade das duas irmãs cristãs difundiu-se entre a população. Diz a tradição que Aurélia salvou os fiéis da paróquia daquela diocese. Foi num domingo de chuva, ela correu para avisar o padre que parasse a missa, pois iria cair um raio sobre a igreja. O padre, inspirado pelo Espírito Santo, ouviu seu conselho e os fiéis já estavam a salvo quando o incidente aconteceu.

Aurélia e a irmã adoeceram e morreram no mesmo dia, 25 de setembro, de um ano não registrado. Os seus corpos foram sepultados na igreja de Macerata. Mais tarde, o bispo daquela diocese, aproveitando a visita do papa Leão IX à cidade, preparou uma cerimônia solene para trasladar as relíquias das duas irmãs para a catedral de Anagni. Outra festa foi preparada quando a reconstrução da catedral terminou. Então, as relíquias de Aurélia e Neomísia foram colocadas na cripta de são Magno, logo abaixo do altar dedicado a ele.

O culto a santa Aurélia é um dos mais propagados e antigos da tradição romana. Ao longo dos séculos, Aurélia deu nome a gerações inteiras de cristãs, que passaram a festejar a santa de seu onomástico como protetora pessoal. De modo que a festa de santa Aurélia, no dia 25 de setembro, foi introduzida no calendário litúrgico da Igreja pela própria diocese de Anagni. O único texto que registrou esta tradição faz parte do Cod. Chigiano C.VIII. 235, escrito no início do século XIV. Somente em 1903 o culto obteve a confirmação canônica. Assim, as urnas contendo as relíquias das irmãs são expostas aos devotos e peregrinos durante a celebração litúrgica. Contudo há um fato curioso que ocorre nesta tradição desde o seu início. É que a maioria dos devotos só lembra que é o dia da festa de santa Aurélia, e apenas a ela agradecem pela intercessão nas graças alcançadas.

O PRIMEIRO FILHO FEZ A VONTADE DO PAI - Mateus 21, 28-32


As parábolas são uma forma literária à qual se recorre para tornar compreensível uma realidade que se deseja revelar. Nos evangelhos encontramos quarenta e quatro parábolas. Dentre elas, temos várias que são encontradas nos três evangelhos sinóticos. Outras são próprias de um ou de outro evangelista. Assim temos duas parábolas que são exclusivas de Marcos, nove exclusivas de Mateus, dezoito exclusivas de Lucas, e duas exclusivas de João. A parábola de hoje, exclusiva de Mateus, é dirigida aos chefes religiosos de Jerusalém, membros do Sinédrio, por ocasião da chegada de Jesus, com seus discípulos, a esta cidade. O Sinédrio de Jerusalém, que funcionava como Suprema Corte do judaísmo, sob a presidência do Sumo Sacerdote, era formado pelos sacerdotes, escribas, e anciãos, sendo estes, principalmente, latifundiários de prestígio. Questionado por eles, Jesus os confunde interrogando-os sobre a autenticidade divina do batismo de João, e dirige-lhes esta parábola. A parábola, de extrema simplicidade na sua imagem e no seu significado, indica dois tipos de comportamentos dos filhos daquele pai. Não está posto em questão o fato da mudança de posição em relação à afirmação inicial; ambos mudaram. O que está em questão é o objeto de sua adesão: o cumprimento da vontade do Pai. O primeiro filho se indispôs a cumprir a vontade do Pai, mas depois mudou e a fez. O segundo filho se dispôs a cumpri-la, mas não a fez. Agora questionados por Jesus, os chefes religiosos e autoridades respondem imediatamente e com clareza, que foi o primeiro filho que fez a vontade do pai. Jesus, então, lhes argumenta que não foi isto que eles próprios fizeram, identificando-se assim com o segundo filho, que, embora afirmando-se disposto a fazer a vontade do pai, na realidade abandonou-a. João Batista veio anunciando a vontade do Pai na conversão e na prática da justiça, mas os chefes de Israel não acreditaram nele (cf. primeira leitura). Julgavam-se justos por serem observantes da Lei e de se proclamarem filhos de Abraão, com o que pretendiam ter a salvação garantida. O próprio João clamara: "Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? Produzi, então, frutos de arrependimento e não penseis que basta dizer: 'Temos por pai a Abraão...'" (Mt 3,7b-9). É contundente a sentença final de Jesus: "Em verdade vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus... pois os publicanos e as prostitutas acreditaram em João... mas vocês não..." Aqueles que estão à margem da sociedade acolhem Jesus, enquanto que as elites o rejeitam. É a expressão de uma sociedade fundada em valores e estruturas equivocados. Suas elites se afirmam em torno do poder e do dinheiro, muitas vezes procurando respaldo no poder religioso, e humilham, exploram, e excluem os humildes, fracos, pequenos e pobres. Estes excluídos se unem em torno de Jesus que se fez igual a eles (segunda leitura). Para Deus o essencial é a prática atual da justiça e do amor, independentemente do passado ou de pretensos direitos religiosos adquiridos.

 
José Raimundo Oliva

sábado, 24 de setembro de 2011

SANTO DO DIA - São Gerardo Sagredo

Gerardo Sagredo, filho de pais ilustres e piedosos, nasceu no ano 980, em Veneza, Itália. Sagrado sacerdote beneditino, foi como missionário para a Corte da Hungria, onde, depois de ser orientador espiritual e professor do rei Estêvão I, uniu-se ao monarca, também santo da Igreja, para converter seu povo ao cristianismo. Decisão que o santo monarca tomou ao retornar do Oriente, onde, em peregrinação, visitara os lugares santos da Palestina. O rei, então, pediu a Gerardo que o ajudasse na missão evangelizadora, porque percebera que Gerardo possuía os dotes e as virtudes necessárias para a missão, ao tê-lo como seu hóspede na Corte.

Educado numa escola beneditina, Gerardo recebeu não só instrução científica como também a formação religiosa: entregou-se de corpo, alma e coração às ciências das leis de Deus e à salvação de almas. Aliás, só por isso aceitou a proposta do santo monarca. Retirando-se com alguns companheiros para um local de total solidão, buscou a inspiração entregando-se, exclusivamente, à pratica da oração, da penitência e dos exercícios espirituais. Mas assim que julgou terminado o retiro, e sentindo-se pronto, dedicou-se com total energia ao serviço apostólico junto ao povo húngaro.

Falecendo o bispo de Chonad, o rei Estêvão I, imediatamente, recomendou Gerardo para seu lugar. Mesmo contra a vontade, Gerardo foi consagrado e assumiu o bispado, conseguindo acabar, de uma vez por todas, com a idolatria aos deuses pagãos, consolidando a fé nos ensinamentos de Cristo entre os fiéis e convertendo os demais.

Uma das virtudes mais destacadas do bispo Gerardo era a caridade com os doentes, principalmente os pobres. Conta a antiga tradição húngara que ele convidava os doentes leprosos para fazerem as refeições em sua casa, acolhendo-os com carinhoso e dedicado tratamento. Até mesmo, quando necessário, eram alojados em sua própria cama, enquanto ele dormia no duro chão.

Quando o rei Estêvão I morreu, começaram as perseguições de seus sucessores, que queriam restabelecer o regime pagão e seus cultos aos deuses. O bispo Gerardo, nessa ocasião, foi ferido por uma lança dos soldados do duque de Vatha, sempre lutando para levar a fiéis e infiéis a verdadeira palavra de Cristo. Gerardo morreu no dia 24 de setembro de 1046.

As relíquias de são Gerardo Sagredo estão guardadas em Veneza, sua terra natal, na igreja de Nossa Senhora de Murano. E é festejado pela Igreja Católica, como o "Apóstolo da Hungria", no dia de sua morte.

JESUS APRESENTA-SE COMO FILHO DO HOMEM - Lucas 9,43b-45


Os três evangelistas sinóticos registram três "anúncios da paixão". São as falas de Jesus aos discípulos, enquanto caminhavam para Jerusalém, prevenindo-os sobre a previsível e fatal perseguição que sofreria nesta cidade. Os chefes das sinagogas e do Templo já vinham procurando uma ocasião de eliminar Jesus. Hoje temos o segundo "anúncio", no evangelho de Lucas. Lucas faz um contraste. De início registra a admiração de todos com tudo o que Jesus fazia. A seguir, o anúncio do sofrimento escapa da admiração e não é entendido. Lucas o exprime de maneira insistente: os discípulos "não compreendiam", "o sentido lhes ficava oculto", "não podiam entender" e "tinham medo de fazer perguntas"! Muitos dos discípulos foram formados na ideologia messiânica de poder do judaísmo, com a devoção a um deus poderoso que privilegia alguns e destrói seus inimigos. Esperavam um messias que restaurasse a glória e o poder de Israel. Para dissuadi-los, Jesus apresenta-se como o Filho do Homem, o "Humano", o comum dos homens, na fragilidade e na vulnerabilidade, no qual se manifesta a glória de Deus. É através de sua aceitação que se rompe com a ideologia de uma sociedade que busca sua segurança na acumulação do dinheiro e no poder opressor. Colocando-se a sua segurança em Deus encontra-se a felicidade e a liberdade para a construção da justiça e da paz.

 
José Raimundo Oliva

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

COMPERVE DIVULGA CONCORRÊNCIA DO VESTIBULAR 2012


27.056 candidatos tiveram suas inscrições validadas para o vestibular 2012 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mais uma vez o curso de Medicina será o mais concorrido do vestibular da UFRN: 33,71 candidatos por vaga. Em segundo lugar ficou o curso de Psicologia com 15,38 candidatos por vaga, seguido de Engenharia Civil com 11,03 candidatos por vaga.Os dados preliminares foram divulgados na tarde de ontem pela Comissão Permanente do Vestibular da UFRN (Comperve).

De acordo com a instituição, 3.134 inscrições estão pendentes de validação. Os candidatos que se encontram nesta situação têm até o dia 7 de outubro para regularizar a documentação junto à Comperve. Para conferir se a inscrição no vestibular 2012 foi validada o candidato deve acessar o site da Comperve com o número de sua inscrição. Se todas as inscrições pendentes forem validadas o vestibular 2012 terá 30.190 inscritos, número recorde de candidatos a uma vaga no s 101 cursos oferecidos.

De acordo com o vice-presidente da Comperve,professor Ridalvo Medeiros, as principais razões que impedem a validação de uma inscrição são a falta de comprovação do pagamento e a qualidade da foto enviada. Ele explica que não são aceitas fotos de candidatos com óculos escuros ou bonés, por exemplo, e ainda fotos preto e branco, turvas, ou em grupo. "O candidato que não teve a inscrição validada tem até o dia 7 de outubro para enviar a documentação necessária, seja uma nova foto ou o comprovante de pagamento. O documento pode ser enviado por meio digital, através de um formulário no nosso site, ou pessoalmente na sede da instituição", disse Ridalvo Medeiros.

ARGUMENTO DE INCLUSÃO

A Comperve anunciou também que já está recebendo a documentação dos candidatos que pretendem requerer o uso do argumento de inclusão - benefício que visa ampliar o acesso dos alunos da rede pública à universidade - no vestbular 2012. "Neste caso a documentação não pode ser enviada pela Internet, tem que ser entregue pessoalmente na sede da Comperve", disse o professor. O prazopara requerer o argumento de inclusão se encerra no dia 14 de outubro. (Fernanda Zauli)

Diário de Natal

BENTO XVI: Cristianismo é "salvo" por fé vivida de modo renovado

No antigo Convento de Erfurt, onde Martin Lutero concluiu seus estudos teológicos e foi ordenado sacerdote em 1507, o Papa Bento XVI se encontrou com representantes do Conselho da Igreja Evangélica Alemã na manhã desta sexta-feira, 23, às 11h45 (Horário Local – 06h45 no horário de Brasília)

No discurso, o Papa falou sobre o secularismo, que segundo ele, é um desafio para o cristianismo no mundo contemporâneo. O Santo Padre fez um apelo para que através do ecumenismo, este mal possa ser combatido a partir de uma concreta vivência da fé.

"Este é o objetivo ecumênico central. Nisto devemos ajudar-nos reciprocamente: a acreditar em modo mais profundo e mais vivo. Não são as táticas que nos salvarão, que salvarão o cristianismo, mas uma fé repensada e revivida em modo novo, mediante a qual Cristo, e com Ele o Deus vivente, entre no nosso mundo”, ressaltou.

 
A VOCAÇÃO DE LUTERO

Após traçar um breve histórico sobre a vida do idealizador da Reforma Protestante do Século XVI, o Santo Padre meditou sobre alguns pontos da vida de Lutero que contribuíram para uma reflexão sobre os rumos do cristianismo. A partir da pergunta que orientou a vocação de Lutero: "Como posso ter um Deus misericordioso?", o Pontífice fez uma série de questionamentos sobre a concepção de pecado em meio aos grandes desafios da humanidade.

“Quem, de fato, se preocupa hoje com isto também entre os cristãos? O que significa a questão sobre Deus na nossa vida? No nosso anuncio? A maior parte das pessoas, também dos cristãos, hoje não acredita que Deus, em ultima análise, não se interessa dos nossos pecados e das nossas virtudes", disse o Pontífice.
INTERPRETAÇÃO FUNDAMENTALISTA

Bento XVI também falou da preocupação com as novas correntes cristãs, que apesar de contribuírem com a difusão do Evangelho, pecam no conteúdo e na estrutura dogmática. Ele vê este fenômeno também como uma ocasião para que as Igrejas cristãs de antiga tradição encontrem a essência da fé.

"Nos últimos tempos, as geografia do cristianismo foi profundamente mudada e está mudando. Diante de uma nova forma de cristianismo, que se difunde com um imenso dinamismo missionário, as vezes preocupante nas suas formas, as Igrejas confessionais históricas ficam cada vez mais perplexas. É um cristianismo de escassa densidade instituucional, com pouca bagagem racional e ainda menos bagagem dogmática e também com pouca estabilidade", explicou.

Canção Nova

BENTO XVI: Jesus não recusa pedidos que Maria lhe apresenta


O Papa Bento XVI presidiu a celebração das Vésperas Marianas na esplanada em frente ao Santuário de Etzelsbach, conhecido como Wallfahrtkapelle (Capela da peregrinação), na tarde desta sexta-feira, 23. Antes de presidir a cerimônia, andou de papamóvel em meio aos fiéis reunidos.

"Em todos os tempos e lugares, quando os cristãos se dirigem a Maria, deixam-se espontaneamente guiar pela certeza de que Jesus não pode recusar os pedidos que Lhe apresenta sua Mãe; e apoiam-se na confiança inabalável de que Maria é ao mesmo tempo também nossa Mãe", ressaltou.

O Pontífice explicou que a devoção mariana concentra-se na contemplação da relação entre a Mãe e o seu Filho divino. "Não é a auto-realização que opera o verdadeiro desenvolvimento da pessoa – um dado que hoje é proposto como modelo da vida moderna, mas que pode facilmente mudar-se numa forma de refinado egoísmo –, mas sim a atitude do dom de si, que se orienta para o coração de Maria e, deste modo, também para o coração do Redentor".

A particularidade da representação da Pietà presente no Santuário - geralmente, o observador pode ver a ferida no lado do Crucificado; em Etzelsbach, ao contrário, a ferida está escondida, justamente porque o cadáver está virado para o outro lado - esconde um profundo significado, conforme revela o Papa.

"Na imagem miraculosa de Etzelsbach, os corações de Jesus e da sua Mãe estão voltados um para o outro; estão junto um do outro. Trocam entre si o seu amor. Sabemos que o coração é também o órgão de uma sensibilidade mais delicada pelo outro, bem como o órgão da compaixão íntima. No coração de Maria, há o espaço para o amor que o seu divino Filho quer dar ao mundo", ressaltou.

MARIA

"Em Maria, Deus fez concorrer tudo para o bem, e não cessa de fazer com que, por meio de Maria, o bem se espalhe ainda mais no mundo. Da Cruz, do trono da graça e da redenção, Jesus deu aos homens como Mãe a sua própria Mãe, Maria. No momento do seu sacrifício pela humanidade, Ele, de certo modo, torna Maria medianeira do fluxo de graça que provém da Cruz. Junto da Cruz, Maria torna-se companheira e protetora dos homens ao longo do caminho da sua vida. É verdade! Na vida, atravessamos vicissitudes várias, mas Maria intercede por nós junto de seu Filho e comunica-nos a força do amor divino", esclareceu Bento XVI.

O Santo Padre explicou o que Maria quer dizer ao homem quando atua para salvar do perigo.

"Quer ajudar-nos a compreender a grandeza e a profundidade da nossa vocação cristã. Com delicadeza materna, quer-nos fazer compreender que toda a nossa vida deve ser uma resposta ao amor rico de misericórdia do nosso Deus. Como se nos dissesse: Compreende que Deus, o Qual é a fonte de todo o bem e nada mais quer senão a tua felicidade, tem o direito de exigir de ti uma vida que se abandone, sem reservas e com alegria, à sua vontade e se esforce por que os outros façam o mesmo também".

Sobre o tema da viagem apostólica - "Onde há Deus, há futuro" -, apontou que, onde se deixa que o amor de Deus atue plenamente, aí se abre o céu. "Aí é possível plasmar o presente de forma tal que corresponda sempre mais à Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo. Aí as pequenas coisas da vida diária têm o seu sentido, e os grandes problemas encontram aí a sua solução".

Canção Nova

SANTO DO DIA - São Pio de Pietrelcina

Padre Pio nasceu no dia 25 de maio de 1887, em Pietrelcina, Itália. Era filho de Gracio Forgione e de Maria Josefa de Nunzio. No dia seguinte, foi batizado com o nome de Francisco, e mais tarde seria, de fato, um grande seguidor de são Francisco de Assis.

Aos doze anos, recebeu os sacramentos da primeira comunhão e do crisma. E aos dezesseis anos, entrou no noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, da cidadezinha de Morcone, onde vestiu o hábito dos franciscanos e tomou o nome de frei Pio. Terminado o ano de noviciado, fez a profissão dos votos simples e, em 1907, a dos votos solenes.

Depois da ordenação sacerdotal, em 1910, no Convento de Benevento, padre Pio, como era chamado, ficou doente, tendo de voltar a conviver com sua família para tratar sua enfermidade, e lá permaneceu até o ano de 1916. Quando voltou, nesse ano, foi mandado para o Convento de San Giovanni Rotondo, lugar onde viveu até a morte.

Padre Pio passou toda a sua vida contribuindo para a redenção do ser humano, cumprindo a missão de guiar espiritualmente os fiéis e celebrando a eucaristia. Para ele, sua atividade mais importante era, sem dúvida, a celebração da santa missa. Os fiéis que dela participavam sentiam a importância desse momento, percebendo a plenitude da espiritualidade de padre Pio. No campo da caridade social, esforçou-se por aliviar sofrimentos e misérias de tantas famílias, fundando a "Casa Sollievo della Sofferenza", ou melhor, a "Casa Alívio do Sofrimento" em 1956.

Para padre Pio, a fé era a essência da vida: tudo desejava e tudo fazia à luz da fé. Empenhou-se, assiduamente, na oração. Passava o dia e grande parte da noite conversando com Deus. Ele dizia: "Nos livros, procuramos Deus; na oração, encontramo-lo. A oração é a chave que abre o coração de Deus". Também aceitava a vontade misteriosa de Deus em nome de sua infindável fé. Sua máxima preocupação era crescer e fazer crescer na caridade. Por mais de cinqüenta anos, acolheu muitas pessoas, que dele necessitavam. Era solicitado no confessionário, na sacristia, no convento, e em todos os lugares onde pudesse estar todos iam buscar seu conforto, e o ombro amigo, que ele nunca lhes negava, bem como seu apoio e amizade. A todos tratou com justiça, lealdade e grande respeito.

Durante muitos anos, experimentou os sofrimentos da alma, em razão de sua enfermidade e, ao longo de vários anos, suportou com serenidade as dores das suas chagas.

Quando seu serviço sacerdotal foi posto em dúvida, sendo investigado, padre Pio sofreu muito, mas aceitou tudo com profunda humildade e resignação. Diante das acusações injustificáveis e calúnias, permaneceu calado, sempre confiando no julgamento de Deus, dos seus superiores diretos e de sua própria consciência. Muito consciente dos seus compromissos, aceitava todas as ordens superiores com extrema humildade. E encarnava o espírito de pobreza com seriedade, com total desapego por si próprio, pelos bens terrenos, pelas comodidades e honrarias. Sua predileção era a virtude da castidade.

Desde a juventude, sua saúde sempre inspirou cuidados e, sobretudo nos últimos anos da sua vida, declinou rapidamente. Padre Pio faleceu no dia 23 de setembro de 1968, aos oitenta e um anos de idade. Seu funeral caracterizou-se por uma multidão de fiéis, que o consideravam santo.

Nos anos que se seguiram à sua morte, a fama de santidade e de milagres foi crescendo cada vez mais, tornando-se um fenômeno eclesial, espalhado por todo o mundo. No ano 1999, o papa João Paulo II declarou bem-aventurado o padre Pio de Pietrelcina, estabelecendo no dia 23 de setembro a data da sua festa litúrgica. Depois, o mesmo sumo pontífice proclamou-o santo, no ano 2002, mantendo a data de sua tradicional festa.

IDENTIDADE DE JESUS - Lucas 9, 18-22

Nos três evangelistas sinóticos encontramos esta narrativa sobre a identidade de Jesus. Contudo, cada evangelista lhe dá uma interpretação particular. Em Marcos, o primeiro a escrever seu evangelho, a narrativa é como que uma introdução à segunda parte de seu evangelho, caracterizada pelo caminho de Jesus em direção a Jerusalém. Nela temos o primeiro "anúncio da paixão", o qual seguido de mais outros dois, que virão, demarcarão este caminho cujo desfecho é a crucifixão e morte de Jesus. Enquanto que em Marcos o diálogo entre Jesus e Pedro é tenso, Lucas ameniza este diálogo, colocando-o em um momento de oração de Jesus e removendo a troca de repreensões entre Pedro e Jesus. Está em questão a identidade messiânica davídica de Jesus. Na narrativa de Marcos, e aqui, em Lucas, a identificação de Jesus como o messias davídico é rejeitada por Jesus. Porém, em Mateus esta identificação é exaltada. Pode-se perceber que Mateus se adapta às comunidades de cristãos judeus para as quais escreve seu evangelho.

José Raimundo Oliva

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PADRE SERIDOENSE É INCARDINADO EM NATAL


Padre João Medeiros Filho, que pertencia ao clero da Diocese de Caicó, foi incardinado na Arquidiocese de Natal. O pedido, feito pelo próprio Padre João Medeiros, foi aceito pelo bispo de Caicó, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, e acolhido pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo. O padre fez o juramento de obediência ao Arcebispo e às normas da Arquidiocese, no último dia 15, na cúria metropolitana de Natal.

Padre João Medeiros nasceu em 16 de março de 1941, em Jurucutu (RN), onde também foi ordenado sacerdote em 25 de agosto de 1965. Jucurutu pertence à Diocese de Caicó, onde o padre passou dez anos da vida sacerdotal. Durante 30 anos residiu no Rio de Janeiro e, há seis, mora em Natal. Atualmente, é assessor acadêmico da Faculdade de Filosofia e Teologia, Dom Heitor Sales, da Arquidiocese de Natal, e da Faculdade Diocesana de Mossoró. Padre João Medeiros também é membro da Academia Norteriograndese de Letras.

Arquidiocese de Natal

NOTA DA CNBB: Vencer a corrupção com mobilização social .


O Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunido em Brasília de 20 a 22 de setembro de 2011, manifesta sua solidariedade e apoio às últimas manifestações populares contra a corrupção e a impunidade, que corroem as instituições do Estado brasileiro.

A crescente interpelação da sociedade para melhor qualificar, social e eticamente, os seus representantes e outros poderes constituídos, se expressou como nova forma significativa do exercício da cidadania. Reveladora dessa consciência cidadã foi, além das atuais marchas contra corrupção, a mobilização durante a Semana da Pátria, que recolheu mais de 150 mil petições via internet em favor da campanha “Vamos salvar a Ficha Limpa”, fruto de ação popular que, neste mês completa um ano.

Atentos para que estas mobilizações se resguardem de qualquer moralismo estéril, incentivamos sua prática constante, com objetivos democráticos, a fim de que, fortificadas, exijam do Congresso Nacional uma autêntica Reforma Política, que assegure a institucionalidade do País.

O Estado brasileiro deve fazer uso dos instrumentos legais para identificar, coibir e punir os responsáveis por atos de corrupção. Sem comprometimento ético, no entanto, será impossível banir de nosso meio a longa e dolorosa tradição de apropriação do Estado, por parte de alguns, para enriquecimento de pessoas e empresas.

Neste sentido, insistimos nas propostas apresentadas, em nota conjunta da CNBB com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no dia da Pátria:

“Para tornar vívido o sentimento de independência em cada brasileiro, devem os poderes eleger PRIORIDADES que reflitam a vontade da população, destacando-se: no Executivo, a necessidade de maior transparência nas despesas, a efetiva aplicação da lei que versa sobre esse tema, bem como a aplicação da “Lei da Ficha Limpa” aos candidatos a cargos comissionados, que também deveriam ser reduzidos.

No Legislativo, a extinção das emendas individuais ao Orçamento, a redução do número de cargos em comissão, o fim do voto secreto em todas as matérias e uma reforma política profunda, extirpando velhas práticas danosas ao aperfeiçoamento democrático.

No âmbito do Judiciário e do Ministério Público, agilidade nos julgamentos de processos e nos inquéritos relativos a crimes de corrupção e improbidade por constituírem sólida barreira à impunidade, bem como o imediato julgamento da Ação Declaratória de Constitucionalidade sobre a Lei Complementar n. 135/2010 (Ficha Limpa)”.

Que o Espírito Santo ilumine todos os que, no exercício de sua cidadania, trabalham pela construção de um Brasil novo, justo, solidário e democrático.

Brasília-DF, 22 de setembro de 2011
P – Nº 0913/11


Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB
Dom Sergio Arthur Braschi
Bispo de Ponta Grossa
Vice-Presidente da CNBB Ad hoc
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

SANTO DO DIA: São Maurício e companheiros

Diocleciano, assim que foi aclamado imperador, no ano 284, imediatamente nomeou Maximiano Hercúleo governador do Ocidente, com a incumbência de entrar em combate contra os gálios, agora chamados franceses, os quais já haviam dado início à luta armada para vingarem-se da morte de Carino, filho do até então imperador, que fora assassinado pelo sanguinário Diocleciano por ocasião da sua tomada do poder.

No alto Egito, foi recrutado um batalhão de soldados cristãos, conhecidos como "a legião de soldados cristãos da Tebaida", chefiados pelo comandante Maurício. Apesar do ódio que Maximiano nutria pelos cristãos, a incorporação de tais soldados em seu exército não era nenhum acontecimento especial ou extraordinário, uma vez que o próprio imperador Diocleciano, na época, era simpatizante confesso deles. Até mesmo confiava-lhes cargos administrativos importantíssimos no Império. Nesse período, ele ainda não via ou citava os cristãos como uma ameaça ao Império Romano.

Depois de muitas batalhas, durante um período de descanso de três dias em Octodorum, por ordem do imperador haveria três dias de comemorações e grandes festas religiosas, nas quais os deuses pagãos seriam homenageados pela vitória conseguida sobre o inimigo. É claro que os soldados cristãos da legião tebaica recusaram-se a participar de tal festa.

Então, decidiram levantar acampamento e seguiram para Agaunum, uma aldeia a cinco quilômetros de distância da cidade. Esse ato irritou o governador Maximiano, que ordenou o retorno imediato do batalhão cristão, para que se aliassem ao restante do exército, nas solenidades aos deuses.

Comandados por Maurício e com o apoio, principalmente, de Exupério, Cândido, Vitor, Inocêncio e Vital, todos os soldados da tropa de Tebaida recusaram-se, novamente, a participar dos festejos. A irritação de Maximiano aumentou ainda mais, e a tal ponto, que imediatamente deu ordem a seu exército para marchar contra eles.

Maurício e seus companheiros foram, então, massacrados pelos soldados pagãos. O campo ficou forrado de sangue e cadáveres. Naquele lugar e naquela época, foi erguida uma igreja em honra e culto a esses santos mártires do cristianismo, encontrada somente por volta do ano 1893. A maioria das relíquias dos corpos dos soldados cristãos da legião tebaica, atualmente, são veneradas no Convento de São Mauricio de Agaunum, na região do Valese, atual Suíça. Especialmente no dia 22 de setembro, determinado pelo calendário oficial da Igreja de Roma.