segunda-feira, 31 de outubro de 2011

IMAGEM DA PADROEIRA DO BRASIL EM FLORÂNIA


Confirmada a presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil no encerramento da Festa de Nossa Senhora das Graças, no dia 27 de novembro de 2011.

A pequenina Imagem saírá do Santuário Nacional de Aparecida - SP e embarcará às 7h45min no Aeroporto de Guarulhos rumo a Natal, capital do Rio Grande do Norte. No Aeroporto Augusto Severo será recepcionada e transladada a Região do Seridó onde será acolhida na Matriz de Santana em Currais Novos, passará pela cidade de São Vicente e às 14h será acolhida na entrada de Florânia por todos os Romeiros de Nossa Senhora e seguirá até a Matriz de São Sebastião.

Às 16h terá inicio a grande procissão até o Santuário das Graças onde teremos Celebração da Santa Missa presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom Delson.

A Festa de Nossa Senhora das Graças acontecerá de 15 a 27 de novembro e terá como tema: Com Nossa Senhora das Graças somos: Família Missionária! Consagrados para a Missão!

SANTO DO DIA - Santo Afonso Rodrigues

A Companhia de Jesus gerou padres e missionários santos que deixaram a assinatura dos jesuítas na história da evangelização e na história da humanidade. Figuras ilustres que se destacaram pela relevância de suas obras sociais cristãs em favor das minorias pobres e marginalizadas, cujas contribuições ainda florescem no mundo todo.

Entretanto de suas fileiras saíram também santos humildes e simples, que pela vida entregue a Deus e servindo exclusivamente ao próximo, mostraram o caminho de felicidade espiritual aos devotos e discípulos. Valorosos personagens quase ocultos, que formam gerações e gerações de cristãos e, assim, sedimentam a sua obra no seio das famílias leigas e religiosas.

Um dos mais significativos desses exemplos é o irmão leigo Afonso Rodrigues, natural de Segóvia, Espanha. Nascido em 25 de julho de 1532, pertencia a uma família pobre e profundamente cristã. Após viver uma sucessão de fatalidades pessoais, Afonso encontrou seu caminho na fé.

Tudo começou quando Afonso tinha dezesseis anos. Seu pai, um simples comerciante de tecidos, morreu de repente. Vendo a difícil situação de sua mãe, sozinha para sustentar os onze filhos, parou de estudar. Para manter a casa, passou a vender tecidos, aproveitando a clientela que seu pai deixara.

Em 1555, aconselhado por sua mãe, casou e teve dois filhos. Mas novamente a fatalidade fez-se presente no seu lar. Primeiro, foi a jovem esposa que adoeceu e logo morreu; em seguida, faleceram os dois filhos, um após o outro. Abatido pelas perdas, descuidou dos negócios, perdeu o pouco que tinha e, para piorar, ficou sem crédito.

Sem rumo, tentou voltar aos estudos, mas não se saiu bem nas provas e não pôde cursar a Faculdade de Valência.

Afonso entrou, então, numa profunda crise espiritual. Retirado na própria casa, rezou, meditou muito e resolveu dedicar sua vida completamente a serviço de Deus, servindo aos semelhantes. Ingressou como irmão leigo na Companhia de Jesus em 1571. E foi um noviciado de sucesso, pois foi enviado para trabalhar no colégio de formação de padres jesuítas em Palma, na ilha de Maiorca, onde encontrou a plena realização da vida e terminou seus dias.

No colégio, exerceu somente a simples e humilde função de porteiro, por quarenta e seis anos. Se materialmente não ocupava posição de destaque, espiritualmente era dos mais engrandecidos entre os irmãos. Recebera dons especiais e muitas manifestações místicas o cercavam, como visões, previsões, prodígios e cura.

E assim, apesar de porteiro, foi orientador espiritual de muitos religiosos e leigos, que buscavam sua sabedoria e conselho. Mas um se destacava. Era Pedro Claver, um dos maiores missionários da Ordem, que jamais abandonou os seus ensinamentos e também ganhou a santidade. Outro foi o missionário Jerônimo Moranto, martirizado no México, que seguiu, sempre, sua orientação.

Afonso sofreu de fortes dores físicas durante dois anos, antes de morrer em 31 de outubro de 1617, lá mesmo no colégio. Foi canonizado em 1888, pelo papa Leão XIII, junto com são Pedro Claver, seu discípulo, conhecido como o Apostolo dos Escravos. Santo Afonso Rodrigues deixou uma obra escrita resumida em três volumes, mas de grande valor teológico, onde relatou com detalhes a riqueza de sua espiritualidade mística. A sua festa litúrgica é comemorada no dia de sua morte.

SEJAM CONVIDADOS OS EXCLUÍDOS - Lucas 14,12-14


Jesus encontrava-se à mesa de um dos chefes dos fariseus que o convidara, em um sábado. Após ter curado um hidrópico que entre os convidados se encontrava, Jesus faz uma advertência aos comensais sobre a disputa pelos primeiros lugares. Em seguida dirige-se a este chefe fariseu. Entre as elites, quando alguém oferece um almoço ou jantar aos amigos comumente o faz para afirmar seu prestígio, consolidar seus laços com um grupo privilegiado, procurando estabelecer relações sociais vantajosas para seu enriquecimento. Nesta perspectiva, os convidados são pessoas de posses e de prestígio. Assim também acontecia com o chefe dos fariseus. O ensino de Jesus, dirigido àquele chefe dos farisseus, significa uma subversão completa nestes critérios de valor. Quando se der um banquete, que sejam convidados os excluídos, os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. A perspectiva não é a da busca de um proveito próprio ou de uma recompensa imediata, mas sim de servir, comunicar e promover a vida. O banquete oferecido aos pobres significa inseri-los no usufruto dos bens da criação, na partilha das riquezas, e no resgate de sua dignidade. Assim alcança-se a bem-aventurança, com a participação na vida eterna comunicada por Deus.

 
José Raimundo Oliva

domingo, 30 de outubro de 2011

MARKENTING DIGITAL: O Blog do Santuário no Mutirão de Comunicação


Joseilzon Lima, criador do Blog do Santuário das Graças, participa em Maceió - AL do 4° Mutirão Regional de Comunicação.


E no sábado,29, participou da Oficina Marketing Digital.


Durante a oficina apresentou com seu grupo o Projeto INFOMOBILE MUTICOM que foi premiado em primeiro lugar, dentre os cinco concorrentes.


Participaram desta Oficina comunicadores dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, com representações das 21 Dioceses do Regional Nordeste II.

SANTO DO DIA - Bem-aventurada Retistuta Kafka

No dia primeiro de maio de 1894, nasceu Helene, filha de Anton e Maria Kafka, na cidade de Brno, atual República Checa. Naquele tempo, a região chamava-se Moravia, e estava sob o governo do imperador austríaco Francisco José. Em 1896, a família Kafka transferiu-se para Viena, capital do Império Austro-Húngaro.

Helene concluiu os estudos e formou-se enfermeira, com o desejo de tornar-se religiosa. No início, conformou-se com a negativa dos pais, mas, ao completar vinte anos, ingressou na Congregação das Franciscanas da Caridade Cristã, agora com a bênção da família.

Como religiosa, adotou o nome de irmã Maria Retistuta, o primeiro em homenagem a sua mãe e o segundo a uma mártir do século I.

Mas logo recebeu o apelido carinhoso de "irmã Resoluta", pelo seu modo cordial e decidido e por sua segurança e competência como enfermeira de sala cirúrgica e anestesista. No hospital de Modling, em Viena, a religiosa tornou-se uma referência para os médicos, enfermeiras e, especialmente, para os doentes, aos quais soube comunicar com lucidez o amor pela vida, na alegria e na dor.

Foram muitos anos que serviu a Deus nos doentes, para os quais estava sempre disponível. Em março de 1938, Hitler mandou o exército ocupar a Áustria. Viena tornou-se uma das bases centrais do comando nazista alemão. Irmã Restituta colocou-se logo contrária a toda aquela loucura desumana. Não teve receio de mostrar que, sendo favorável à vida, não apoiaria, jamais, o nazismo de Hitler, fosse qual fosse o preço.

Por isso, quando os nazistas retiravam o crucifixo também das salas de cirurgia, ela, serenamente, o recolocava no lugar, de cabeça erguida, desafiando os nazistas. Como não se submetia e muito menos se "dobrava", os nazistas a eliminaram. Foi presa em 1942. E ela fez da prisão uma espécie de lugar de graça, para honrar o nome de sua consagração, ou seja, Restituta, aquela que foi restituída para Deus.

Irmã Resoluta esperou cinco meses na prisão para morrer. Em 30 de março de 1943, foi decapitada. Para as franciscanas, mandou uma mensagem: "Por Cristo eu vivi, por Cristo desejo morrer". E na frente dos assassinos nazistas, antes que o carrasco levantasse a mão que a mataria, irmã Restituta disse ao capelão: "Padre, faça-me na testa o sinal da cruz".

O papa João Paulo II, em 1998, elevou irmã Maria Restituta Kafka aos altares para ser reverenciada pela Igreja como bem-aventurada. A sua festa litúrgica foi marcada para o dia 30 de outubro, data em que foi decretada a sua sentença de morte.

PRÁTICAS OFENSIVAS FEREM A PROPOSTA DE JESUS - Mateus 23,1-12

No capítulo 23 do evangelho de Mateus encontramos um conjunto de contundentes denúncias às práticas farisaicas, originadas de pronunciamentos de Jesus e aí agrupadas pelo evangelista. Nos outros dois evangelistas sinóticos, Marcos e Lucas, estas denúncias estão dispersas ao longo de seus textos. A leitura de hoje é a primeira parte deste conjunto. A ela, segue-se uma série de sete "ai de vós" extremamente desmistificadores sobre a hipocrisia dos fariseus, fechando com uma terrível imprecação (13, 13-36). A última parte é uma lamentação sobre "Jerusalém que matas os profetas" (13,37-39). Mateus adapta para suas comunidades, na década de oitenta, sentenças proferidas por Jesus em seu ministério denunciando o sistema opressor das sinagogas e do Templo. Naquela década o conflito com os fariseus é mais abrangente e Mateus quer persuadir suas comunidades a se diferenciarem da prática deles. Esta ênfase de Mateus reforçando a denúncia de Jesus aos fariseus tem dois sentidos, no contexto em que vivia. Os discípulos de Jesus oriundos do judaísmo, a princípio continuaram freqüentando o Templo e as sinagogas (At 2,46; 17,1-2; 21,26). Em torno do ano 80, após a destruição do Templo de Jerusalém, os fariseus que formavam a cúpula do judaísmo, enrijecendo suas observâncias decidiram expulsar das sinagogas os judeus convertidos ao cristianismo. Certamente muitos deles devem ter abandonado o cristianismo para permanecer sob o abrigo da sinagoga que contava com a proteção do império romano. Mateus, com seu evangelho, quer demonstrar que em Jesus se realizam as promessas do Primeiro Testamento, procurando convencer os convertidos a não retornarem à sinagoga. Alem disso, Mateus tem e intenção de remover da mente dos discípulos originárias do judaísmo os resquícios da incoerente e ambígua prática farisaica (23,8-12). Nos profetas já se encontravam denúncias à prática dos líderes religiosos (primeira leitura). Estes líderes usavam da autoridade como meio de prestígio, bem como para privilégios pessoais, oprimindo o povo. Contudo, no texto de Mateus, chama a atenção a contraditória recomendação de "fazer tudo o que eles vos disserem", o que implicaria em suportar os "fardos pesados e insuportáveis" amarrados por estes fariseus. Pode-se pensar que tal recomendação seja um reflexo da mentalidade de discípulos convertidos do judaísmo, ainda apegados às tradições judaicas. Percebe-se, com evidência, que tanto a ostensiva prática dos escribas e fariseus como suas exigências doutrinais e legais ferem a proposta de Jesus, anteriormente anunciada, de viver humildemente, no "segredo do Pai". Nas comunidades deve predominar a humildade, a igualdade em dignidade e o amor, embora na diversidade dos dons e carismas. Paulo apóstolo é uma testemunha desta humildade e de carinho.

 
José Raimundo Oliva

sábado, 29 de outubro de 2011

GOVERNO DO ESTADO NA FESTA DE N. SRA. DAS GRAÇAS 2011

O Pe. Carlos Eduardo apresentou proposta de parceria da CARFLOR - Comunidade Amiga de Rádio Difusão de Florânia e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte para melhorar a estrutura de acolhimento dos visitantes e romeiros que virão a Florânia por ocasião da Festa de Nossa Senhora das Graças 2011.

Após reuniões com representates do Governo, este nos cedeu:
  1. Tendas para Feirinha das Graças e Pavilhão
  2. Banheiros químicos para os dias 25, 26 e 27 de novembro
  3. Palco para apresentações culturais no Pavilhão das Graças (12x8)
A Festa de N. Sra. das Graças recebe grande número de fiéis e fica cada vez mais necessário essas parcerias para melhor atender os Romeiros da Mãe de Deus. 

EU POSSO AJUDAR: Arrumando a Casa da Mãe !


Ao aproximar-se a Festa de Nossa Senhora das Graças 2011, que acontece de 15 a 27 de novembro, nos vem a preocupação em deixar a Casa da Mãe com cara de festa. E neste ano estamos trabalhando com as cores nacionais. Para isso, os filhos e filhas de Nossa Senhora das Graças que podem nos doar uma bandeira do Brasil, que o façam até o dia 10/11.

Se você pode nos doar uma BANDEIRA DO BRASIL entrem em contato com Joseilzon (Josa) pelo telefone: 84 - 99206179.

Precisamos, ainda, de 5 metos de cetim verde e 5 metros de cetim amarelo. Por isso, aguardamos o seu contato e desde já agradecemos.

1° DIA DO MUTICOM - REGIONAL NE II - MACEIÓ - AL

Indo a Maceió - Comunicadores da Diocese de Caicó

Joseilzon Lima -
Paróquia de S. Sebastião de Florânia -
Blog do Santuário das Graças

Cerimônia de Abertura

Cerimônia de Abertura

Dom Delson
Bispo de Caicó
Referência em Comunicação do Regional

400 comunicadores
21 Dioceses presentes

SANTO DO DIA - São Narciso

Os registros da Igreja revelam que na diocese de Jerusalém houve um bispo que foi eleito com quase cem anos de idade. E que ele teria morrido com mais de cento e dezesseis anos. Um fato raro na história da Igreja Católica.

Trata-se de Narciso, que não era judeu e teria nascido no ano 96. A lembrança que se guardou dele é a de um homem austero, penitente, humilde, simples e puro. Também que, desde a infância, demonstrando apego à religião, esperou a idade necessária para tornar-se sacerdote.

Fez um trabalho tão admirável, amando os pobres e doentes, que a população logo o quis para conduzir a paróquia de São Tiago. Como bispo, a idade não pesou, governou com firmeza em um longo período marcado por atuações importantes e vários milagres. Presidiu o Concilio em que se decidiu que a Páscoa devia cair no domingo. Conta-se que foi também na véspera de uma festa de Páscoa que Narciso transformou água em azeite para acender as lamparinas da igreja que estavam secas.

Entretanto um fato marcou tragicamente a vida de Narciso. Ele foi caluniado, sob juramento, por três homens. Um deles disse que podia ser queimado vivo se estivesse mentindo. O outro, que podia ser coberto pela lepra se a acusação não fosse verdadeira. Já o terceiro empenhou a própria visão no que dizia.

Embora perdoasse seus detratores, o inocente bispo preferiu retirar-se para o isolamento em um deserto. Mas não tardou para que os caluniadores recebessem seu castigo. Um morreu num incêndio, no qual pereceu também toda sua família. O outro ficou leproso e o terceiro chorou tanto em público, arrependido do crime cometido, que ficou cego.

O bispo Narciso não foi encontrado para reassumir seu cargo e todos pensaram que tinha morrido. Assim, dois outros bispos o sucederam. Quando o segundo morreu, Narciso reapareceu na cidade. O povo o acolheu com aclamação e ele foi recolocado para liderar a diocese novamente.

A última notícia que temos desse bispo de Jerusalém está numa carta escrita por santo Alexandre, na qual cita que o longevo bispo Narciso tinha completado cento e dezesseis anos, e, como ele, exortava para que a concórdia fosse mantida.

RENÚNCIA AO SUCESSO, STATUS E PODER - Lucas 14,1.7-11


Dentre os quatro evangelistas, Lucas é o único que, por três vezes (Lc 7,36; 11,37; 14,1) menciona refeições de Jesus em casa de fariseus. Esta refeição é ocasião de ensinamentos de Jesus. Na parábola dirigida aos demais convidados, aquele que ocupou o primeiro lugar teve que cedê-lo a um amigo mais importante do dono da casa e aquele que ocupou o último lugar foi convidado para um lugar melhor. Em conclusão a sentença chave: quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado. É um tema precioso para Lucas, já presente no Cântico de Nossa Senhora (Lc 1,51-52). O não precipitar-se em ocupar os primeiros lugares em momentos solenes era regra comum de boas maneiras nas várias culturas contemporâneas do primeiro século. A parábola exprime a prática do Reino: a renúncia ao sucesso na injusta sociedade competitiva pelo status e poder, e a adesão à nova sociedade do Reino, fundada na humildade, na fraternidade e no serviço.

 
José Raimundo Oliva

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

MENSAGEM DE BENTO XVI EM ASSIS


As religiões jamais podem ser motivo de violência. Os credos e o diálogo inter-religioso são e devem ser baseados na paz. Foi a evocação feita por Bento XVI, nesta quinta-feira, em Assis, diante dos expoentes de todas as religiões do mundo, e de um grupo de agnósticos, por ocasião de uma nova Jornada mundial de oração e de reflexão pela paz, à distância de 25 anos do histórico encontro realizado por iniciativa de João Paulo II.

O Papa e os cerca de 300 participantes do encontro "Peregrinos da verdade, peregrinos da paz" chegaram pela manhã à cidade de São Francisco a bordo de um trem, que no final do dia os trará de volta a Roma. De fato, tendo partido às 8h locais da estação vaticana, o trem Etr 600 das Ferrovias italianas, formado por 7 vagões e a locomotiva, levava a bordo o Santo Padre e cerca de 300 pessoas.

O Pontífice viajou no vagão 2, localizado na parte traseira do trem, com o Cardeal Secretário de Estado Tarcisio Bertone, acompanhado do Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, e de outros renomados expoentes das religiões mundiais. O trem chegou a Assis às 9h45 locais.

No final desta manhã, o Santo Padre dirigiu-se aos participantes na Jornada de Reflexão em Assis. O Pontífice iniciou seu discurso lembrando que “passaram-se vinte e cinco anos desde quando, pela primeira vez, o beato Papa João Paulo II convidou representantes das religiões do mundo para uma oração pela paz em Assis”. E então pôs as questões: “o que aconteceu desde então? Como se encontra hoje a causa da paz?”.

“Naquele momento – disse o Papa -, a grande ameaça para a paz no mundo provinha da divisão da terra em dois blocos contrapostos entre si. O símbolo saliente daquela divisão era o muro de Berlim que, atravessando a cidade, traçava a fronteira entre dois mundos. Em 1989, três anos depois do encontro em Assis, o muro caiu, sem derramamento de sangue. Inesperadamente, os enormes arsenais, que estavam por detrás do muro, deixaram de ter qualquer significado. (…) Enfim, a vontade de ser livre foi mais forte do que o medo face a uma violência que não tinha mais nenhuma cobertura espiritual”.

Bento XVI continuou afirmando que, desde então, “infelizmente, não podemos dizer que desde então a situação se caracterize por liberdade e paz. Embora a ameaça da grande guerra não se aviste no horizonte, todavia o mundo está, infelizmente, cheio de discórdias”. Então o Papa falou sobre o terrorismo, e deste ressaltou a motivação religiosa que, muitas vezes, serve como justificativa para o que o classificou de “crueldade monstruosa, que crê poder anular as regras do direito por causa do «bem» pretendido”. “Aqui a religião não está ao serviço da paz, mas da justificação da violência”. E acrescentou: “o que os representantes das religiões congregados no ano 1986, em Assis, pretenderam dizer – e nós o repetimos com vigor e grande firmeza – era que esta não é a verdadeira natureza da religião. Ao contrário, é a sua deturpação e contribui para a sua destruição”.

O Santo Padre falou sobre uma segunda tipologia de violência, ou seja, “a consequência da ausência de Deus, da sua negação e da perda de humanidade que resulta disso”. “Aqui, porém, não pretendo deter-me no ateísmo prescrito pelo Estado – fez a ressalva -, queria, antes, falar da «decadência» do homem, em consequência da qual se realiza, de modo silencioso, e por conseguinte mais perigoso, uma alteração do clima espiritual. A adoração do dinheiro, do ter e do poder, revela-se uma contra-religião, na qual já não importa o homem, mas só o lucro pessoal”.

Então o Papa falou sobre o mundo do agnosticismo, que destacou estar em expansão. “Tais pessoas não se limitam a afirmar «Não existe nenhum Deus»”, disse o Santo Padre, mostrando que elas estão em busca da verdade e do bem, andando em direção à Deus portanto. “Colocam questões tanto a uma parte como à outra – afirmou o Pontífice. Aos ateus combativos, tiram-lhes aquela falsa certeza com que pretendem saber que não existe um Deus, e convidam-nos a tornar-se, em lugar de polêmicos, pessoas à procura, que não perdem a esperança de que a verdade exista e que nós podemos e devemos viver em função dela”.

Bento XVI ainda chamou a atenção para o fato de que os agnósticos “chamam em causa também os membros das religiões, para que não considerem Deus como uma propriedade que de tal modo lhes pertence que se sintam autorizados à violência contra os demais”.

Concluindo, o Papa assegura de que “a Igreja Católica não desistirá da luta contra a violência e do seu compromisso pela paz no mundo”

FONTE: CNBB

COMUNICADORES RUMO AO 4° MUTIRÃO REGIONAL DE COMUNICAÇÃO


O dia começa cedo para os comunicadores da Diocese de Caicó. Às 6h dois carros saem (um de Caicó e um de Florânia) rumo a Maceió - AL, que neste final de semana será sede do 4° MUTICOM - Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste II que compreende os estados do RN, PB, PE e AL.

Da nossa Diocese seguem 20 pessoas, entre eles Dom Delson, Pe. Héliton Marcone e Pe. Givanildo. A nossa Paróquia de São Sebastião de Florânia se faz representar por Joseilzon Ferreira de Lima, do Blog do Santuário das Graças.

SANTO DO DIA - São Judas Tadeu

Judas, apóstolo que celebramos hoje, para não ser confundido com Judas Iscariotes, "apóstolo da perdição", o traidor de Jesus, foi chamado nos evangelhos de Judas Tadeu. O nome Judas vem de Judá e significa festejado. Tadeu quer dizer peito aberto, destemido, melhor ainda, magnânimo.

Era natural de Caná da Galiléia, na Palestina, filho de Alfeu, também chamado Cléofas, e de Maria Cléofas, ambos parentes de Jesus. O pai era irmão de são José; a mãe, prima-irmã de Maria Santíssima. Portanto Judas era primo-irmão de Jesus e irmão de Tiago, chamado o Menor, também discípulo de Jesus.

Os escritos cristãos dessa época revelam mesmo esse parentesco, uma vez que Judas Tadeu seria um dos noivos do episódio que relata as bodas de Caná, por isso Jesus, Maria e os apóstolos estariam lá.

Na Bíblia, ele é citado pouco, mas de maneira importante. No evangelho de Mateus, vemos que Judas Tadeu foi escolhido por Jesus. Enquanto nas escrituras de João ele é narrado mais claramente. Na ceia, Judas Tadeu perguntou a Jesus: "Mestre, por que razão deves manifestar-te a nós e não ao mundo?" Jesus respondeu-lhe que a verdadeira manifestação de Deus está reservada para aqueles que o amam e guardam a sua palavra. Também faz parte do Novo Testamento a pequena Carta de São Judas, a qual traz os fundamentos para perseverar no amor de Jesus e adverte contra os falsos mestres.

Após ter recebido o dom do Espírito Santo, Judas Tadeu iniciou sua pregação na Galiléia. Realizou inúmeros milagres em sua caminhada pelo Evangelho. Depois, foi para a Samaria e, próximo do ano 50, tomou parte no primeiro Concílio, em Jerusalém. Em seguida, continuou a evangelizar na Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia, onde encontrou Simão, e passaram a viajar juntos.

Conta a tradição que percorreram juntos as doze províncias do Império Persa, nas quais converteram muitos pagãos. Ainda segundo essa fonte, os dois apóstolos foram torturados e mortos no mesmo dia, por pagãos perseguidores. Por isso a Igreja manteve a mesma data para as duas homenagens.

Ao certo, o que sabemos é que o apóstolo Judas Tadeu tornou-se um mártir da fé, isto é, morreu por amor a Jesus Cristo. A sua pregação e o seu testemunho eram tão intensos que os pagãos se convertiam. Os sacerdotes pagãos, furiosos, mandaram assassinar o apóstolo, a golpes de bastões, lanças e machados. Tudo teria acontecido no dia 28 de outubro de 70.

Os restos mortais, guardados primeiro no Oriente Médio e depois na França, agora são venerados em Roma, na Basílica de São Pedro. Considerado pelos cristãos o santo intercessor das causas impossíveis, foi a partir da devoção de santa Gertrudes que essa fama ganhou força no mundo católico. Ela, em sua biografia, relatou que Jesus lhe aconselhou invocar são Judas Tadeu até nos "casos mais desesperados". Depois disso, aumentou o número de devotos do seu poder de resolver as causas que parecem sem solução. Diz a tradição que não há um devoto que tenha pedido sua ajuda e não tenha sido atendido.

A festa de são Judas Tadeu é celebrada no dia 28 de outubro, tanto na Igreja ocidental como na oriental. No Brasil, é um evento que altera toda a rotina do país, pois são multidões de católicos que querem agradecer e celebrar o querido santo padroeiro nas igrejas.

OS "DOZE" ESCOLHIDOS POR JESUS - Lucas 6,12-19


A lista dos "doze" escolhidos por Jesus está transcrita nos três evangelhos sinóticos. Mas apenas Lucas explica que os "doze" foram chamados de apóstolos. Dos doze nomes da lista, quatro só são citados nela, sem mais nenhuma referência a eles nos evangelhos: Bartolomeu, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o zelota, e Judas, filho de Tiago. Nas listas de Marcos e Mateus, em lugar de Judas, filho de Tiago, aparece o nome de Tadeu. Daí a interpretação tradicional de que seja uma única pessoa, Judas Tadeu. Sobre estes quatro "apóstolos" só existem tradições do imaginário popular. Após a oração à noite, na montanha, é necessário descer ao lugar plano ao encontro com as multidões na missão universal, aberta a judeus e gentios. É preciso estar junto, acolher, comunicar-se, pela palavra, pelo carinho, pelo afeto. A dimensão libertadora e vivificante do homem Jesus, Filho de Deus, é evidenciada pelo seu toque físico, que a todos curava.

José Raimundo Oliva

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

PROGRAMAÇÃO DO 4° MUTURÃO REGIONAL DE COMUNICAÇÃO


SEXTA-FEIRA - 28 DE OUTUBRO DE 2011
18h Credenciamento - Colégio Santa Madalena Sofia.
19h Abertura: · (D. Delson e D. Muniz)
Tema: Dia Mundial das Comunicações 2011.
20h Conferência: “Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura” - (Irmã Joana Puntel – Paulinas-SP).
Local: Ginásio do Colégio Santa Madalena Sofia.
21h30 Encerramento do dia

SÁBADO – 29  DE OUTUBRO DE 2011

07h30 Oração Inicial
08h Oficinas (14)
10h00 Intervalo
10h20 Retorno às oficinas
12h00 Intervalo para almoço
14h00 Retorno às oficinas
16h00 Intervalo
16h20 Retorno às oficinas
18h00 Jantar
19h30 Noite Cultural· Lançamento do Livro da Irmã Joana Puntel na IV Bienal do Livro de Alagoas (Convenções de Maceió).

DOMINGO – 30 DE OUTUBRO DE 2011

07h30 Celebração Eucarística
09h Seminários (8)
11h Solenidade de encerramento
· Lançamento da Agência de Notícias “João Paulo II”
· Anúncio da sede do próximo Mutirão
· Entrega de certificados
12h Almoço

SANTO DO DIA - São Frumêncio

Desde a adolescência Frumêncio teve sua vida marcada por acontecimentos surpreendentes que o levaram a uma região exótica e distante, a Etiópia, no coração da África, da qual se tornou o primeiro bispo. Antes disso, porém, foi discípulo de filósofo, e um escravo muito especial.

Era o tempo do imperador Constantino e Frumêncio estava entre os discípulos na comitiva que acompanhava o filósofo Merópio. Voltavam de uma viagem à Ìndia e a embarcação parou no porto de Adulis, no mar Vermelho. Então, foram atacados por ladrões etíopes, que saquearam o barco e mataram os passageiros e tripulantes. Todos, exceto os amigos adolescentes, Frumêncio e Edésio. Os dois foram salvos por um motivo banal: naquele momento estavam sob uma árvore, entretidos na leitura de um livro. Sobreviveram, porém foram levados para a Etiópia e entregues ao rei, como escravos.

Depois de conversar com eles e admirar-se com sua sabedoria, o rei decidiu mantê-los no palácio. Edésio como copeiro e Frumêncio como um secretário direto. Sua influência cresceu na Corte, principalmente junto à rainha. Ao tornar-se viúva, ela assumiu o poder para o filho menor, como regente. Libertou Frumêncio e Edésio, entregando-lhes a educação de seu filho, o futuro rei. Ou seja: só poderiam partir ao concluírem a tarefa.

Tempos depois, eles conseguiram da rainha autorização para construir uma igreja próxima ao porto, para servir os mercadores cristãos que passavam pelo país. Isso muito significou para a difusão da fé cristã junto ao povo etíope, embora com dificuldade. Lentamente, foi nela que a semente do cristianismo germinou no continente africano.

No tempo certo, obtiveram permissão de voltar à pátria, o Tiro, no sul da Síria, atual Líbano. Enquanto Edésio se dirigia para a cidade natal, onde se encontrou como o historiador, hoje santo, Rufino, que registrou toda a aventura, o amigo Frumêncio foi para Alexandria, no Egito. Queria pedir ao então bispo, santo Atanásio, que designasse um bispo e missionários para comandar a pregação católica na Etiópia. Atanásio não se fez de rogado, entendendo que o mais indicado era o próprio Frumêncio. Consagrou-o bispo da Etiópia.

Quando retornou, Frumêncio encontrou no trono da Etiópia o jovem rei seu pupilo, que lhe dedicava grande estima, que logo em seguida se converteu e foi batizado, convidando todo o seu povo a acompanhá-lo no seguimento de Cristo.

Frumêncio, chamado pelos etíopes de "Abba Salama", ou seja, "Pai da Paz", desenvolveu seu trabalho missionário na Etiópia até morrer no ano 380. A Igreja comemora no dia 26 de outubro aquele que considera o "Apóstolo da Etiópia".

CONSCIÊNCIA DA MISSÃO PROFÉTICA - Lucas 13,31-35

Jesus com frequência advertia os chefes religiosos judeus que rejeitavam o reino de justiça e amor que ele próprio anunciava, sofrendo, em resposta, ameaças e perseguição. Alguns fariseus vieram avisar Jesus: "Parte e vai-te daqui, porque Herodes quer te matar". Herodes havia executado João Batista, temendo sua grande influência sobre o povo, e Jesus cuja prática assemelhava-se à de João, estava também ameaçado. Contudo, o que aqueles fariseus pretendiam era intimidar Jesus para que se afastasse, fugindo de seu território, e assim se verem livres dele. Jesus, porém, sabia que o perigo maior residia nestes próprios chefes religiosos, particularmente na cúpula sacerdotal do templo de Jerusalém, o que fica sub-entendido no recado que dá àqueles fariseus. Jerusalém, que também havia sido convidada à conversão, é a cidade que mata os profetas, e Jesus, consciente de sua missão profética pressente que será este também seu próprio fim.

José Raimundo Oliva

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

MISSAS PARA O DIA DE FINADOS 2011


O Pe. Carlos Eduardo de Lira convida a todos para a Celebração do dia de Finados que na Paróquia de São Sebastião terá a seguinte programação:

7h - Missa na Capela de Santo Antônio - Tenente Laurentino Cruz.
9h - Missa na Matriz de São Sebastião - Florânia.
10h30min - Missa na Capela de Nossa Senhora do Carmo - Serra do Cajueiro
16h - Missa na Matriz de São Sebastião - Florânia

LANÇAMENTO DA FESTA DE N. SRA. DAS GRAÇAS 2011

Capa Livro do Romeiro 2011
Festa de N. Sra. das Graças
Dia 01 de novembro, próxima terça-feira, dia de todos os Santos, às 19h na Igreja Matriz de São Sebastião de Florânia haverá Missa de Cura e Libertação, presidida pelo Pe. Carlos Eduardo de Lira. Na ocasião será feito o lançamento da Festa de Nossa Senhora das Graças 2011 e entrega dos Programas da Festa.

O Tema da Festa 2011 será: "Com Nossa Sra. das Graças somos: Família Missionária! Consagrados para a Missão!" e aconterá de 15 a 27 de novembro, conforme programação divulgada neste Blog.

A música tema da Festa 2011 será a música "Nossa Senhora" de Roberto Carlos que já começa a ser tocada na Ibiapina FM. Neste ano a Festa faz memória aos 10 anos de vida eterna do Pe. José Dantas Cortez, cujos restos mortais estão na Capela Principal do Santuário, no Monte das Graças em Florânia. 

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ROMARIA NACIONAL DA JUVENTUDE


O Santuário Nacional de Aparecida, a arquidiocese de Aparecida e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizam nos próximos dias 14 e 15 de novembro, a 3ª Romaria Nacional da Juventude.

Para o evento foram programadas as seguintes atividades: no dia 14 haverá concentração na Praça da catedral em Guaratinguetá; caminhada em procissão com os símbolos da Jornada Mundial da Juventude até o Santuário Nacional de Aparecida, às 20h; chegada ao Santuário e acolhida às 22h30 e início da vigília às 23h.

A programação do dia seguinte está organizada da seguinte forma:

5h: Encerramento da Vigília
8h às 9h: Terço de Aparecida no altar da catedral
9h às 10h20: Palestra do Pe. Fábio de Melo
10h30 às 12h: Missa de Aparecida
13h às 14h: Animação na tribuna Papa Bento XVI
14h às 15h: Saída do Devotão até a tribuna Dom Aloísio
15h às 15h40: Show Banda Versículos de Fé, ao vivo, da tribuna Dom Aloísio
16h às 17h30: Show do Pe. Fábio de Melo

FONTE: A12

CATEQUESE: "Como construir o reino de paz? Bento XVI responde"


"Como podemos construir este reino de paz de que Cristo é o rei? Como Jesus, os mensageiros de paz do seu reino devem colocar-se a caminho, devem responder ao seu convite - 'Ide, pois, e fazei discípulos todos os povos [...] Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo' (Mt 28,19)", indicou o Papa Bento XVI na Catequese desta quarta-feira, 26.

O encontro acontece na véspera da Jornada de Reflexão, Diálogo e Oração pela Paz e Justiça no Mundo, marcada para esta quinta-feira, 27, em Assis, na comemoração dos 25 anos do primeiro histórico encontro convocado pelo Beato João Paulo II. Em virtude disso, a Catequese assumiu um modelo diferente, sob a forma de Celebração da Palavra.

"Como cristãos, estamos convencidos de que a contribuição mais preciosa que podemos dar à causa da paz é aquela da oração. [...] O Senhor pode iluminar a nossa mente e os nossos corações e guiar-nos para sermos construtores da justiça e da reconciliação nas nossas realidades cotidianas e no mundo", salientou.

"Queridos irmãos e irmãs, como cristãos, desejamos invocar de Deus o dom da paz, desejamos rezar para que Ele nos torne instrumentos da sua paz em um mundo ainda lacerado pelo ódio, por egoísmos, por guerras. Desejamos pedir-Lhe que o encontro de amanhã, em Assis, favoreça o diálogo entre pessoas de diversas pertenças religiosas e leve um raio de luz capaz de iluminar a mente e o coração de todos os homens, para que o rancor dê espaço ao perdão, a divisão à reconciliação, a violência à delicadeza, e, no mundo, reine a paz", afirmou.

Ele explicou que quis dar a esta Jornada o título "Peregrino da verdade, peregrinos da paz" para significar "o compromisso que desejamos solenemente renovar, juntamente com os membros de diversas religiões, e também com homens não crentes, mas sinceramente em busca da verdade, na promoção do verdadeiro bem da humanidade e na construção da paz. Como já tive oportunidade de recordar, 'quem está em caminho rumo a Deus não pode deixar de transmitir a paz, quem constrói a paz não pode deixar de aproximar-se de Deus'".

LITURGIA DA PALAVRA

O Evangelho proclamado (cf. Lc 10,1-3) narra que Jesus envia seus discípulos "como cordeiros em meio a lobos" (v. 3), sem bolsas, sacos ou sandálias (cf. v. 4).

"São João Crisóstomo, em uma das suas Homilias, comenta: 'Enquanto formos cordeiros, venceremos, e, ainda que sejamos circundados por numerosos lobos, chegaremos a superá-los. Mas, se nos tornarmos lobos, seremos derrotados, porque estaremos privados do auxílio do pastor'. Os cristãos não devem nunca cair na tentação de se tornarem lobos entre os lobos; não é com o poder, com a força, com a violência que o reino de paz de Cristo se estende, mas com o dom de si, com o amor levado ao extremo, também com relação aos inimigos. Jesus não vence o mundo com a força das armas, mas com a força da Cruz, que é a verdadeira garantia da vitória. E isso tem como consequência, para quem deseja ser discípulo do Senhor, seu enviado, o estar pronto também para a paixão e o martírio, a perder a própria vida por Ele, para que, no mundo, triunfem o bem, o amor, a paz", salientou.

Já no trecho do profeta Zacarias, também lido na Celebração, fala-se de um rei: "Eis que vem a ti o teu rei, justo e vitorioso" (v. 9). Esse rei é Jesus, aquele que nasce envolto em faixas em uma manjedoura e, antes de sua Paixão, Morte e Ressurreição, entra em Jerusalém, a Cidade Santa, montado em um jumento.

"Ele é um rei pobre, o rei daqueles que são os pobres de Deus. [...] Jesus é o rei dos anawim, daqueles que têm o coração livre da ânsia do poder e riqueza material, da vontade e da busca de domínio sobre o outro. Jesus é o rei de quantos têm aquela liberdade interior que os torna capazes de superar a ganância, o egoísmo que está no mundo, e sabem que Deus somente é a sua riqueza. Jesus é rei pobre entre os pobres, brando entre aqueles que desejam ser brandos. Deste modo, Ele é o rei da paz, graças ao poder de Deus, que é o poder do bem, o poder do amor. [...] Um rei que realiza a paz sobre a Cruz, conjugando a terra e o céu e lançando uma ponte fraterna entre todos os homens. A Cruz é o novo arco da paz, sinal e instrumento de reconciliação, de perdão, de compreensão, sinal de que o amor é mais forte do que toda a violência e opressão, mais forte do que a morte: o mal se vence com o bem, com o amor", destaca Bento XVI.

Segundo o Papa, o anúncio da paz acontece hoje na grande rede das comunidades eucarísticas que se estende sobre toda a terra. É um grande mosaico de comunidades, nas quais se torna presente o sacrifício de amor deste rei manso e pacífico; é o grande mosaico que constitui o "Reino de paz" de Jesus. "O Senhor vem na Eucaristia para tolher-nos do nosso individualismo, dos nossos particularismos que excluem os outros, para formar-nos em um só corpo, um só reino de paz em um mundo dividido", ressalta.

A AUDIÊNCIA

O encontro do Santo Padre com os cerca de 15 mil fiéis que foram ao Vaticano aconteceu às 10h30 (horário de Roma - 6h30 no horário de Brasília). Devido ao mau tempo em Roma, o encontro foi transferido da Praça de São Pedro para a Sala Paulo VI. Como esse local não comporta um número tão grande de pessoas, o Pontífice encontrou-se anteriormente, na Basílica de São Pedro, com os que não conseguiram lugar na Sala Paulo VI.

"Com alegria, vos acolho na Basílica de São Pedro e dou as minhas cordiais boas-vindas a todos vós que não conseguistes lugar na Sala Paulo VI. Vivei sempre unidos a Cristo e testemunhai com alegria o Evangelho. De coração, concedo a todos vós a minha Bênção", disse aos peregrinos.

Bento XVI também lançou um apelo pelas vítimas do terromoto na Turquia.

Ao final da Catequese, na saudação aos fiéis de língua portuguesa, o Papa afirmou:

"Uma saudação amiga e encorajadora para todos os peregrinos de língua portuguesa, com menção especial dos grupos brasileiros de Aracajú, Cachoeira Paulista, Gama, Recife e Rio de Janeiro. Conto com a vossa oração pelos Representantes das várias Religiões que amanhã se reúnem em Assis, a bem da justiça e da paz sobre a terra. Sobre vós e vossos familiares, desça a minha Bênção".

JUVENTUDE FRANCISCANA CELEBRA 40 ANOS DE CAMINHADA NO BRASIL


Nos próximos dias 28 a 30, a Juventude Franciscana (Jufra) celebra 40 anos de presença no Brasil. A comemoração acontece em Guaratinguetá (SP) com o tema “Jufra do Brasil: 40 anos construindo o Reino nos caminhos da história”.

A celebração já teve início com a peregrinação dos Estandartes de Santa Rosa de Viterbo que percorram as cinco regiões do Brasil e visitou as fraternidades para dar início à celebração dos 40 anos desse ideal de vida luminoso no Brasil, como assim definiu a Jufra, o papa João Paulo II.

Devem participar das celebrações mais 200 participantes, incluindo Jovens Franciscanos que fizeram e fazem parte da Jufra, irmãos da Ordem Franciscana Secular (OFS), Frades da Ordem dos Frades Menores (OFM) e OFM Capuchinhos, religiosas franciscanas de diversas congregações e convidados. No dia 30, finalizando esse evento, será realizada uma romaria até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, onde será celebrada a missa pelos 40 anos.

O Encontro se propõe a reviver um pouco da história do franciscanismo no Brasil através da Jufra, refletindo sobre a caminhada que tem em janeiro de 1971 o marco oficial, neste ano no Capítulo Nacional da "Ordem Terceira da Obediência Capuchinha" (ainda dividida e interobediencal), Ivone Barszcz é nomeada pela OFS, primeira secretária executiva da Jufra do Brasil e o entusiasta frei Eurico de Mello, OFMcap. é nomeado pelo geral Frei Pascoal Riwalsky, assistente nacional da Juventude Franciscana do Brasil, recebendo assim a incumbência de fundar novas fraternidades em todo o Brasil.

Além do caráter celebrativo, esse encontro representa uma forma de, em unidade com a Família Franciscana, buscar novas pistas para a caminhada da Fraternidade Nacional.

SANTO DO DIA - Santo Evaristo

No atual Anuário dos Papas encontramos Evaristo em pleno comando da Igreja católica, como quarto sucessor de Pedro, no ano 97. Era o início da era cristã, portanto é muito compreensível que haja tão poucos dados sobre ele.

Enquanto do anterior, papa Clemente, temos muitos registros, até de próprio punho, como a célebre carta endereçada aos cristãos de Corinto, do papa Evaristo nada temos escrito por ele mesmo, as poucas informações vieram de Irineu e Eusébio, dois ilustres e expressivos santos venerados no mundo católico.

Naqueles tempos, o título de "papa" era dado a toda e qualquer autoridade religiosa, passando a designar o chefe maior da Igreja somente no século VI. Por essa razão as informações, às vezes, se contradizem. Mas santo Eusébio mostra-se muito firme e seguro ao relatar Evaristo como um grego vindo da Antioquia.

Ele governou a Igreja durante nove anos, nos quais promoveu três ordenações, consagrando dezessete sacerdotes, nove diáconos e quinze bispos, destinados a diferentes paróquias.

Foi de sua autoria a divisão de Roma em vinte e cinco dioceses, a criação do primeiro Colégio dos Cardeais. Parece que também foi ele que instituiu o casamento em público, com a presença do sacerdote.

Papa Evaristo morreu em 105. Uma tradição muito antiga afirma que ele teria sido mártir da fé durante a perseguição imposta pelo imperador Trajano, e que depois seu corpo teria sido abandonado perto do túmulo do apóstolo Pedro. Embora a fonte não seja precisa, assim sua morte foi oficialmente registrada no Livro dos Papas, em Roma.

QUAL O ACESSO AO VERDADEIRO BANQUETE? - Lucas 13,22-30


O texto deste evangelho de Lucas é formado por uma coleção articulada de fragmentos de parábolas que são encontrados dispersos em Mateus, tendo como tema comum a salvação. Segundo a tradição do Primeiro Testamento, a salvação era reservada ao povo de Israel, que se considerava povo eleito enquanto "filhos de Abraão". Jesus aponta outro critério. É o entrar pela porta estreita, para ter acesso à casa onde se dá o verdadeiro banquete. A porta estreita é a porta dos pobres e excluídos, na qual se entra pela prática da justiça, em oposição à iniqüidade que vem sendo praticada pelos que, sob a aparência de piedosos, se entregam à ambição do dinheiro e do poder. São os povos do oriente e do ocidente, do norte e do sul que, acolhendo Jesus, precederão os filhos de Abraão no Reino de Deus.

 
José Raimundo Oliva

terça-feira, 25 de outubro de 2011

LOJINHA DA FESTA ACOLHE OS ROMEIROS DA MÃE DE DEUS


A Lojinha da Festa já esta funcionando a pleno vapor. As Camisetas da Festa de Nossa Senhora das Graças 2011 são o carro chefe da Lojinha e das 500 primeiras camisetas já não temos mais os tamanhos GG e ExG. Pedimos aos que desejarem estes tamanhos que nos procurem para fazer sua encomenda. Dia 03 de novembro faremos nova compra e incluiremos o seu número em nossos pedidos. O preço da Camiseta é de R$ 17,00.

Este ano a Lojinha esta sob os cuidados dos voluntários Alailson e Lenilza que convidam a todos a visitarem e comprarem os produtos da Festa.

TERMINA HOJE A FESTA DE N. SRA. DAS VITÓRIAS


Hoje é o dia solene da Festa de Nossa Senhora das Vitórias, padroeira do Monte do Galo em Carnaúba dos Dantas.

Na parte da manhã aconteceu Missa Solene presidida pelo Bispo Diocesano Dom Delson e logo mais às 16h a grande procissão saíndo da Igreja Matriz de São José até a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro onde haverá celebração da Santa Missa.

DIOCESE DE MOSSORÓ REALIZA 15ª ROMARIA DA JUVENTUDE


A Romaria da Juventude na Diocese de Mossoró completa 15 anos. Ela nasceu pequena, a partir da iniciativa da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) em 1996 e, desde então, foi crescendo de tal modo que hoje se tornou um evento articulado pelo Setor Diocesano de Juventude.

Neste ano, além de celebrar os seus 15 anos de caminhada, também se vivencia o clima de pré-jornada para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 no Rio de Janeiro; além de se refletir sobre o problema da violência e extermínio da juventude e de celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ).

A Romaria acontecerá no dia 30 de outubro, no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, no município de Patu (RN).

Com o tema "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé", a 15ª Romaria da Juventude da Diocese de Mossoró espera vivenciar um momento bonito de encontro, partilha, reflexão e muita alegria entre as juventudes de todas as paróquias.

Nos últimos anos a Romaria tem atraído a participação de aproximadamente 5 mil jovens. A organização espera, para este ano, superar esta marca devido o clima que a Diocese vive depois de ter enviado 30 delegados para a JMJ de Madri. Estes delegados realizaram toda a articulação da romaria nas paróquias e estão motivando a participação dos jovens.

Segue abaixo a programação das apresentações, shows e outras atividades da Romaria:
- Nas paróquias acontecerá vigília na véspera da Romaria.

4:30h - Chegada e acolhida dos romeiros na Igreja Matriz de Patu - RN
5:15h - Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Mariano Manzana
6:30h - início da caminhada em direção ao Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis
Entre 7h e 8h - DJ Angelus acolhe os romeiros no Santuário
8h - Intervalo para Missa do Santuário
9h30min - Banda Som do Pai
10h - DJ Angelus
Peça de Teatro
Dança de Rua
11h - Banda Swing Louvor
11h30min - Ministério Missão de Amor
12h - Benção do Santíssimo

Além desta programação estarão acontecendo simultaneamente: Exposições da história de todos os grupos de jovens da diocese, atividades teatrais no meio dos romeiros, haverá trocas de lembranças entre os jovens celebrando os 15 anos de Romaria, confissões, a confecção da cápsula do tempo para marcar esta data, entre outras atividades feitas por iniciativa dos grupos.

FONTE: Jovens Conectados

ADSON BALBINO DE ARAÚJO: Parabéns!


Hoje faz aniversário um dos grandes colaboradores do nosso Blog do Santuário, Adson Balbino de Araújo. Graças a sua ajuda é possível acessar a rede fora dos limites de Florânia. Isso mesmo, Adson mantem o nossa internet móvel. Evangeliza conosco.

Ao grande amigo do Blog do Santuário das Graças a nossa gratidão, orações e votos de paz, felidade, prosperidade e muita fé, esperança e caridade. Deus te abençõe por intercessão de Nossa Senhora das Graças.

Segue um poema escrito por Leamir Miranda da costa sobre amizade em sua homenagem:
Na quietude do meu quarto,
aos primeiros clarões do alvorecer,
Procurei o Pai celestial
E lhe agradeci o amorável cuidado...

Depois lhe contei tudo a teu respeito,
Tuas necessidades de hoje...

Ele já estava esperando,
Pois eu te havia dito que oraria...
Orei por ti de manhã bem cedo...

Pedi que Ele te desse ajuda especial
E enviasse mais anjos para suspender
Os fardos que tens de levar
Porque és meu amigo...

Pedi-lhe que estivesse contigo
Todas as horas do dia
Confortando-te na tristeza
E te dando forças na tua caminhada...

Orei por ti hoje... Minh'alma se enche de gratidão...
Faltam-me palavras para expressar
Meu profundo apreço
Por tua consideração e afeto...

Não posso recompensar-te pela confiança
Que depositas em mim,
Mas posso partilhar contigo nosso grande Amigo,
Em silêncio... Orei por ti esta manhã...

DIA MUNDIAL DAS MISSÕES: Deus abençõe os nossos missionários

O papa João Paulo II, na Carta Encíclica sobre as missões, inspirou-se no apóstolo Paulo (At 17,16-34) para falar sobre os novos desafios missionários, semelhantes aos que Paulo enfrentou no Areópago de Atenas.

Paulo elogiou os atenienses, ao afirmar: "[...] em tudo eu vejo que sois extremamente religiosos [...] encontrei até um altar com esta inscrição: 'a um Deus desconhecido' [...]" (At 17, 22-23). Desse modo, se demonstrou que a própria cultura grega apontava para o Deus único.

O discurso do apóstolo nos faz constatar, também, que nas religiões não-cristãs há a presença do Espírito de Deus e de algum modo uma orientação rumo a Cristo, pois Deus "na realidade, não está longe de cada um de nós" (at 17,27). Com essas palavras, o apóstolo converteu o areopagita Dionísio, uma mulher chamada Dâmaris e outras pessoas que o ouviram (At 17,34).

A Igreja sabe que as pessoas de hoje, como no tempo de Jesus, sentem sede de Deus, mesmo que às vezes não a identifiquem interiormente, razão pela qual "andam como que às apalpadelas" (At 17,27) à sua procura. No tempo de Jesus, diziam: "Queremos ver Jesus" (Jo 12,21); os discípulos diziam ao Mestre: "Todos te procuram" (Mc 1,37)". Hoje isso continua a ocorrer, razão pela qual os cristãos devem manter revigorada a consciência missionária da Igreja, anunciando a Palavra aonde forem.

Somente o amor de Deus, por meio de seu Filho, Jesus, é capaz de transformar em irmãos as pessoas de qualquer raça e cultura e fazer desaparecer as dolorosas divisões, os contrastes ideológicos, as desigualdades econômicas e os violentos atos abomináveis dos conflitos e guerras que ainda oprimem a humanidade.

O missionário e a missionária estão associados de modo singular à pessoa de Cristo, pois Jesus disse: "[...] quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai" (Jo 14,12). Todos são chamados, portanto, a colaborar dentro e fora de seu país, levando a mensagem do Reino dos Céus proclamada por Jesus Cristo.

25 DE OUTUBRO - Dia do Dentista


As extrações dentárias efetuadas no Brasil, a partir do seu descobrimento, baseavam-se em técnicas primitivas; os instrumentos eram inadequados e não havia anestesia nem alguma forma de higiene. O barbeiro ou o sangrador exercia essa atividade; era forte, cruel, insensível e rápido. Via de regra, era aprendiz de um bom profissional, ignorante e pouco estimado pela sociedade.

Desde a vinda do príncipe-regente D. João ao Brasil até a época em que D. Pedro tomou posse como regente do Brasil, a profissão era exercida por barbeiros, sangradores e cirurgiões, fiscalizados pelo cirurgião-mór. Eles tinham de possuir uma carta de confirmação da profissão, que era dada "aos barbeiros e sangradores", em geral, os escravos. Em 1631, a lei previa uma multa a todos que "tirassem dentes" sem licença.

A quarta edição do Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Eduardo de Faria, define: "Barbeiro: s.m. - o que faz barba; (antigo) "sangrador", cirurgião pouco instruído que sangrava, deitava ventosas, sarjas, punha cáusticos e fazia operações cirúrgicas pouco importantes".

Em 1728, na França, Piérre Fauchard, o Pai da Odontologia Moderna, revolucionou a odontologia ao estabelecer novos conceitos, ao criar técnicas e aparelhos.

Nessa época, no Brasil, começava a exploração do ouro nas Minas Gerais, atividade que atraiu um grande número de pessoas para o local. Por isso, a Corte portuguesa nomeou José S. C. Galhardo o primeiro cirurgião-mór, ato que acabou regulamentando essa atividade profissional.

A primeira carta para dentista foi dada, em 1824, a Gregório Raphael da Silva. Em 1828, foi extinto o cargo de cirurgião-mór, passando a fiscalização para a concessão das cartas às Câmaras Municipais e à Justiça Ordinária.

O ensino da odontologia no país foi instituído em 1880, por Vicente Cândido Sabóia, o Visconde de Sabóia, diretor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

Hoje, os dentistas ou odontólogos são profissionais respeitados e responsáveis pela saúde bucal e dos dentes, do bom funcionamento da articulação e da mastigação. Podem ser especialistas em uma ou mais áreas da odontologia e atuam não só no magistério, na indústria odontológica e na farmacêutica, como também na administração ou planejamento de saúde oral do setor público.

O dentista é também homenageado no Dia Mundial do Dentista, em 3 de outubro, época em que são realizados vários fóruns mundiais, organizados para discutir e apresentar os novos caminhos da medicina e da odontologia para melhorar a manutenção da saúde bucal das populações, sobretudo as mais carentes.

SANTO DO DIA - Santo Antônio de Sant'Ana Galvão

O brasileiro Antônio de Sant'Anna Galvão nasceu em 1739, em Guaratinguetá, São Paulo. Seu pai era Antônio Galvão de França, capitão-mor da província e terciário franciscano. Sua mãe era Isabel Leite de Barros, filha de fazendeiros de Pindamonhangaba. O casal teve onze filhos. Eram cristãos caridosos, exemplares e transmitiram esse legado ao filho.

Quando tinha treze anos, Antônio foi enviado para estudar com os jesuítas, ao lado do irmão José, que já estava no Seminário de Belém, na Bahia. Desse modo, na sua alma estava plantada a semente da vocação religiosa. Aos vinte e um anos, Antônio decidiu ingressar na Ordem franciscana, no Rio de Janeiro. Sua educação no seminário tinha sido tão esmerada que, após um ano, recebeu as ordens sacerdotais, em 1762. Uma deferência especial do papa, porque ele ainda não tinha completado a idade exigida.

Em 1768, foi nomeado pregador e confessor do Convento das Recolhidas de Santa Teresa, ouvindo e aconselhando a todos. Entre suas penitentes encontrou irmã Helena Maria do Sacramento, figura que exerceu papel muito importante em sua obra posterior.

Irmã Helena era uma mulher de muita oração e de virtudes notáveis. Ela relatava suas visões ao frei Galvão. Nelas, Jesus lhe pedia que fundasse um novo Recolhimento para jovens religiosas, o que era uma tarefa difícil devido à proibição imposta pelo marquês de Pombal em sua perseguição à Ordem dos jesuítas. Apesar disso, contrariando essa lei, frei Galvão, auxiliado pela irmã Helena, fundou, em fevereiro de 1774, o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência.

No ano seguinte, morreu irmã Helena. E os problemas com a lei de Pombal não tardaram a aparecer. O convento foi fechado, mas frei Galvão manteve-se firme na decisão, mesmo desafiando a autoridade do marquês. Finalmente, devido à pressão popular, o convento foi reaberto e o frei ficou livre para continuar sua obra. Os seguintes quatorze anos foram dedicados à construção e ampliação do convento e também de sua igreja, inaugurada em 1802. Quase um século depois, essa obra tornar-se-ia um "patrimônio cultural da humanidade", por decisão da UNESCO.

Em 1811, a pedido do bispo de São Paulo, fundou o Recolhimento de Santa Clara, em Sorocaba. Lá, permaneceu onze meses para organizar a comunidade e dirigir os trabalhos da construção da Casa. Nesse meio tempo, ele recebeu diversas nomeações, até a de guardião do Convento de São Francisco, em São Paulo.

Com a saúde enfraquecida, recebeu autorização especial para residir no Recolhimento da Luz. Durante sua última enfermidade, frei Galvão foi morar num pequeno quarto, ajudado pelas religiosas que lhe prestavam algum alívio e conforto. Ele faleceu com fama de santidade em 23 de dezembro de 1822. Frei Galvão, a pedido das religiosas e do povo, foi sepultado na igreja do Recolhimento da Luz, que ele mesmo construíra.

Depois, o Recolhimento do frei Galvão tornou-se o conhecido Mosteiro da Luz, local de constantes peregrinações dos fiéis, que pedem e agradecem graças por sua intercessão. Frei Galvão foi beatificado pelo papa João Paulo II em 25 de outubro de 1998, e canonizado em 11 de maio de 2007 pelo papa Bento XVI, em São Paulo, Brasil.

FERMENTO NA MASSA - Lucas 13,18-21


Estando Jesus a caminho de Jerusalém, onde se dará o confronto final com os chefes religiosos do Templo, ele ensina os discípulos narrando-lhes duas parábolas. O profeta Ezequiel prenunciava um futuro glorioso de Israel como um broto de cedro, tirado do Líbano e plantado por Javé em Jerusalém, no monte Sião. Este cedro do Líbano, frondosa árvore, era símbolo das nações poderosas. Esta imagem de poder foi assumida para si na tradição do judaísmo. Jesus rejeita esta imagem de poder. Para ele o Reino é como o pequeno grão de mostarda. A mostarda é uma hortaliça que nascia à beira do Mar da Galiléia. Seu grão é minúsculo, porém a planta pode crescer até três metros de altura. Sem ser imponente e potente como os cedros do Líbano, abriga as aves do céu. Na sua simplicidade acolhe a vida. As imagens do fermento na massa e do grão de mostarda exprimem como a partir de algo pequeno e inexpressível se chega a transformações significativas, não em vista de um poder dominador e excludente, mas, sim, de um amor suave e acolhedor. O modesto início aponta para um processo transformador de toda a sociedade, apesar das oposições, resistências e violência enfrentadas por Jesus e pelas comunidades. Deus nos chama a cultivar o amor que desabrocha suavemente na comunhão de vida com os irmãos e com Jesus.

 
José Raimundo Oliva

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

BLOG DO SANTUÁRIO: 2 anos evangelizando na rede

VOCÊ NA CASA DA MÃE !!!

O Blog do Santuário das Graças se propõe a aproximar os filhos e filhas de Nossa Senhora das Graças espalhados pelo mundo inteiro. E no dia de hoje comemoramos dois anos do ínício dessa história.

Construímos nesse espaço um pedaço da Casa da Mãe no seu computador, notebook, netbook, natbook, tablet, celular, iphone, ..., iphad. O Santuário das Graças onde você esta e como você gosta. Além do Blog estamos presentes no Orkut, Facebook e Twitter.

Nossas mensagens são repassadas e divulgadas em todo território  nacional e em mais de 16 países no globo. São mais de 136.000 acessos nesses dois anos e hoje temos mensamente mais de 12.000 acessos.

E essa história de sucesso foi construída pelas suas mãos e voz. Sua vocação a missionário/a da Mãe de Jesus tem espalhado essa boa notícia na rede. A você que diarimente acessa o nosso blog, divulga, indica a amigos e famíliares, a nossa gratidão e orações.

Que Deus te abençõe por intercessão de Nossa Senhora das Graças!

NATAL TESTA VACINA CONTRA DENGUE

Natal é uma das cinco capitais do país a participar da pesquisa que tem como objetivo descobrir uma vacina contra a dengue a nível mundial. A capital potiguar passou a integrar o estudo em setembro deste ano e deverá envolver 800 crianças e adolescentes dos 9 a 16 anos de idade até fevereiro de 2012. Porém, até o momento, somente 114 participam da pesquisa. Todos os voluntários são do bairro de Felipe Camarão, um dos que registraram maior incidência de dengue clássica, Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) e outras formas graves, nos últimos anos, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O estudo é realizado da seguinte forma: um quantitativo de 800 a 1000 crianças e adolescentes em cada uma das cinco cidades participantes que integram o estudo recebem três doses da vacina, uma a cada seis meses. Porém, é bom deixar claro que a cada dois voluntários imunizados, um recebe placebo. Ou seja, um medicamento sem efeito contra a dengue. A ideia é detectar o número de voluntários que tomaram vacina e contraíram a doença. A mesma contagem será feita com as crianças e adolescentes que receberam placebo. A escolha de quem toma vacina ou placebo é feita por sorteio eletrônico.

Pedro Garbes, diretor regional de Pesquisa e Desenvolvimento para América Latina da Sanofi Pasteur, laboratório responsável pela pesquisa no Brasil, afirmou que o grande desafio é encontrar uma vacina que proteja milhões de pessoas em todo o mundo, já que a doença atualmente é registrada em diversas partes do planeta. "Há cerca de 20 anos estamos tentando desenvolver uma vacina contra a dengue. Um dos principais desafios é encontrar uma vacina segura e eficaz para todos os quatro tipos do vírus da dengue", destacou.

PARTICIPANTES

As cinco cidades do Brasil que participam do estudo são: Fortaleza (CE), Natal (RN), Vitória (ES), Goiânia (GO) e Campo Grande (MS). O investigador principal do estudo em Natal é o infectologista Kléber Luz e a base da pesquisa é no Hospital Infantil Varela Santiago. O médico explicou que devido ao grande número de casos notificados, o bairro de Felipe Camarão foi escolhido para integrar o estudo. "É importante ressaltar que só saberemos se a vacina fará o efeito esperado se a criança ou adolescente imunizado tiver em um bairro onde haja concentração da doença. E é isso que temos percebido nos últimos anos nessa localidade", destacou.

FONTE: Diário de Natal

ENCERRAMENTO DAS PEREGRINAÇÕES 2011


Se aproxima o encerramento das Peregrinações com a Imagem de Nossa Senhora das Graças em Natal e Parnamirim que terá a seguinte programação:

Dia 05/11 - Sábado
19h - Missa na Capela de Santo Antônio na Cohabnal em Parnamirim

Dia 06/11 - Domingo
9h30min - Missa na Igreja de Nossa Senhora da Candelária - Bairro Candelária - Natal
10h30min - Feijoada de Confraternização no Clube IPERN - BR 101 (próximo a Brasilnox)

O preço da senha da feijoada já estão sendo vendidadas pelos Missionários em cada Região de Natal e Parnamirim ao preço de R$ 7,00 (sete reais).

Além da feijoada os Coordenadores de Setor estão organizando sorteios, leilões e muitos eventos. Informe-se e venha celebrar com a gente.

JORNADA DE REFLEXÃO EM ASSIS SERÁ QUINTA-FEIRA

A cidade italiana de Assis se prepara para acolher o papa Bento XVI e os líderes religiosos mundiais para a Jornada de Reflexão, Diálogo e Oração pela Paz e a Justiça no Mundo, que será realizada esta quinta-feira, dia 27.

Ontem, 23, milhares de peregrinos participaram de orações nos principais templos desta pequena cidade no centro da Itália. "Muitas famílias se reuniram nas basílicas de Assis e junto ao túmulo de São Francisco de Assis para rezar e invocar a paz em preparação de uma jornada histórica deste milênio", declarou o assessor de imprensa do Sagrado Convento, frei Enzo Fortunato.

Na quarta-feira, 26, a vigília será na Catedral de São Rufino, com a presença do bispo da cidade, dom Domenico Sorrentino, e a participação do Prior de Bosé, Enzo Bianchi.

Ontem, no Angelus na Praça São Pedro, Bento XVI confiou essa Jornada à intercessão de Nossa Senhora. "Uma peregrinação a Assis, 25 anos depois do evento convocado pelo beato João Paulo II".

FONTE: CNBB

24 DE OUTUBRO - Dia das Nações Unidas

O Dia da Organização das Nações Unidas é comemorado em todo o mundo. A Organização das Nações Unidas (ONU) surgiu oficialmente a 24 de outubro de 1945, data em que a sua Carta foi aceita e confirmada pela maioria dos 51 Estados - membros fundadores. Atualmente, a ONU é composta por 192 Estados-membros.

A sede da ONU fica em Nova Yorque (EUA), mas o terreno e os edifícios são território internacional. A ONU tem a sua própria bandeira, correios e selos postais. O seu logotipo representa o mundo rodeado por ramos de oliveira, símbolo da paz. São utilizadas seis línguas oficiais: árabe, chinês, espanhol, russo, francês e inglês; as duas últimas são consideradas línguas de trabalho. A sede da ONU na Europa fica em Genebra, Suíça. O Secretariado da ONU é chefiado pelo Secretário-Geral.

Cada país, grande ou pequeno, rico ou pobre, tem um único voto; as decisões tomadas pela Assembléia tornam-se resoluções e têm o peso da opinião da comunidade internacional. A ONU pretende colaborar com as nações e trabalhar em conjunto para ajudar as pessoas a viverem melhor, eliminar a pobreza, a doença e o analfabetismo no mundo, acabar com os problemas ambientais e incentivar o respeito pelos direitos e liberdades dos cidadãos.

O nome "Nações Unidas" foi concebido por Franklin Delano Roosevelt, quando era presidente dos EUA, Ele empregou pela primeira vez esse termo na Declaração das Nações Unidas, de 1º. de janeiro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, quando os representantes de 26 nações se comprometeram, em nome de seus governos, em lutar juntos contra as potências do Eixo.

Os princípios da ONU estabelecem que todos os Estados-membros gozam de igualdade soberana; portanto, devem obedecer à Carta igualmente. Os países-membros devem tentar resolver suas diferenças por meios pacíficos e evitar utilizar a força. Deverão, de acordo com a carta, tentar dar toda a assistência à Organização, porque a ONU não pode interferir nas questões internas de nenhum país.