![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibJACYaCyGNOfNxozm_8DjCuXXQrAlq1Z_gzOnjdnR66w0pw8Bc8B9Haucdj52d9CHCXVh6SznFXKtm6UiHLBplqPNhe9WNVDmzaumFWtSb5LwaIBm2iE8Su-VoqZYxh1W03rz5j11cqQ/s400/soweto030610_3.jpg)
Conduzida pela Worldwilde Independent Network of Market Research (WIN), uma rede internacional à qual o Ibope é associado, a consulta ouviu 14.577 pessoas. Além do Brasil, foram colhidas opiniões na Alemanha, Argentina, Coreia do Sul, Eslovênia, França, Holanda, Itália e Suíça; nos Estados Unidos, no Chile e no México, em Gana e Camarões.
Todos responderam a mesma pergunta: "Até onde você acredita que o seu país chegará no Mundial?". Os brasileiros esbanjaram empolgação, com 67% acreditando no título. Mas há os pessimistas: 6% acham que o Brasil será vice; 5%, que chegará às semifinais; 7%, que não passará das quartas; e 5%, que cai nas oitavas. Os que não souberam ou não responderam são 10%.
No quesito animação, os africanos se destacam, com 65% dos ganeses e 39% dos camaroneses acreditando que suas seleções fariam história como os primeiros africanos campeões mundiais. Eles também, com 80% e 75%, respectivamente, são os com maior índice de interesse pelo megaevento.
Os argentinos (48%) depositam fichas em Messi e seus companheiros. Muito antes da bela exibição de domingo, apenas 37% dos alemães acreditavam no tetra. Desconfiança também entre italianos (33%), holandeses (20%) e franceses (19%). Já 3% dos sul-coreanos preferiram sonhar com sua seleção voltando campeã para Seul.
Na opinião de 36% dos entrevistados nos 14 países, a seleção de Dunga será a campeã. A lista de candidatos segue com Alemanha (10%), Itália (9%), Espanha (7%), Argentina (6%), França (5%) e Inglaterra (3%). A maioria (72%) vai assistir aos jogos pela televisão, 4% pela internet e 3% pelos jornais.
Para a diretora executiva de marketing e novos negócios do Ibope, Laure Castelnau, os números confirmam a condição do Brasil como favorito. "O Brasil ser apontado como favorito e a maioria dos brasileiros acreditarem no título não é surpresa. Surpresa é o resultado dos africanos, mas isso se explica pelo fato de o Mundial acontecer naquele continente", analisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário