quinta-feira, 29 de outubro de 2009

MENSAGEM DO PADRE CARLOS PARA FESTA 2009

Romeiros da Mãe de Deus e Nossa!

O tema da Festa de Nossa Senhora das Graças deste ano de 2009 é uma pequena Oração de Consagração que deverá ser repetida com a mesma frequência da batida dos nossos corações. Oração de confiança e de entrega total.

VIRGEM
Quando nossos primeiros pais pecaram o amor de Deus automaticamente nos garante uma saída. Ele nos promete redenção. Por uma Virgem viria o Salvador da humanidade.

MÃE
E quando o tempo de Deus se cumpre, Maria responde Sim a proposta do seu Senhor e se torna Mãe de Jesus. E a experiência de ser Filho de Maria foi tão plena, que Jesus, antes de dar o último suspiro faz da sua Mãe.

DAS GRAÇAS
O anjo ao saudar Maria diz que ela é cheia de graça. E a maior graça que Maria nos dá é seu próprio Filho Jesus. Isso só nos bastaria. Mas a palavra está no plural, graças. Todos nós somos canais da graça de Deus. E com Maria não poderia ser diferente. Milhares de pessoas, nas mais diversas regiões do planeta, todos os dias, agradecem a Deus as graças recebidas pela intercessão de tão boa Mãe. De modo especial, podemos citar o exemplo dos que todos os anos acorrem a este Santuário das Graças localizando no sertão do saridó para pedir e agradecer graças recebidas.

ACEITAI-ME COMO SOU
Maria nos revela a face amorosa de Deus, que nos recebe e aceita como somos. Deus nunca desiste de nós. Ele conhece nossas limitações e falhas e mesmo assim vem ao nosso encontro e nos faz seus amigos. Ele nos encontra nas arvores que a a vida nos coloca no caminho, nos faz sentar a beira de um poço para conversar, nos tira da coletoria de impostos, nos defende das pedras que muitos teimam em querer nos acertar, pedir a Mãe de Jesus que nos aceite como somos é só um protocolo para que não nos esqueçamos que o amor é gratuito e sem reservas e que todos nós somos as coisas mais preciosas aos olhos de Deus.

MAS TRANSFORMAI-ME NAQUILO QUE QUEREIS QUE EU SEJA
Jesus passou pela experiência de ser educado por uma mulher de fibra, que sabia por em prática a Palavra de Deus, e por isso tinha autoridade para ensinar. Jesus verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem viveu na escola de Maria. O Documento de Aparecida nos exorta a entrarmos nessa escola. Mais que palavras, as atitudes de vida de Maria de Nazaré podem mudar o mais endurecido coração. Ela nos põe no colo e nos faz sentir o cheiro do amor de Deus por cada um de nós.

Em minha vida de sacerdote aprendi a estar junto do povo de onde sai e para quem fui ungido. Leio em suas vidas desesperança, desemprego, fome, corrupção, injustiças, falta de moradia, violência... Muitos pensam que Deus os abandonou ou que não presta atenção a sua dor. A esses quero dar a resposta de amor de um Deus que nos ama infinitamente.

Que nesta Festa, nos cânticos, orações, procissões, encontros pessoais, possamos experimentar um pouco da alaegria de sermos amados por Deus. E que ao descermos do Monte das Graças no dia 27 de novembro de 2009 a experiência de ser ninado no "colo de Nossa Senhora" nos faça pessoas melhores e empenhadas na construção de um mundo novo.

Boa Festa!

Pe. Carlos Eduardo de Lira
Pároco de Florânia e Ten. Laurentino Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário