sexta-feira, 16 de julho de 2010

365 ANOS DO MARTÍRIO DE URUAÇU E CUNHAÚ

A Igreja espera receber hoje cerca de 10 mil fiéis para a celebração que marca os 365 anos do martírio de Uruaçu e Cunhaú e os 10 anos de beatificação dos mártires. As comemorações acontecem no Santuário Chama do Amor e na Capela do Morticínio, ambas em Cunhaú.

A Arquidiocese de Natal organizou uma Romaria onde os fiéis dos Setores Juventude, Família, Leigos e Social, da Arquidiocese de Natal, formarão Caravanas e sairão das suas respectivas Paróquias para participarem das atividades na Comunidade Cunhaú. Lá, a partir das 15h de hoje, os fiéis serão recebidos na Igreja Chama de Amor.



Na programação consta a Missa de Encerramento da Romaria, que será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, às 17h, no pátio ao lado da Capela de Nossa Senhora das Candeias, em Cunhaú. O Padre Antônio Maria também participará das comemorações.



O morticínio aconteceu em 1645, tanto em Cunhaú como em Uruaçu, sendo o primeiro em 16 de julho e o segundo em 03 de outubro. De acordo com a história, as duas chacinas foram comandadas pelo alemão Jacó Rabe, que trabalhava para os holandeses.



Em Cunhaú foram mortos o Padre. André de Soveral e outros 70 fiéis, em Uruaçu foram mais 80 pessoas, entre elas estava o camponês Mateus Moreira, que teve o coração arrancado pelas costas, enquanto repetia a frase: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário