terça-feira, 6 de julho de 2010

CATEDRAL DE SANT'ANA EM CAICÓ É INTERDITADA

O anúncio da interdição da Catedral de Caicó feito na última semana, pelo Monsenhor Antenor Salvino de Araújo, pároco emérito de Sant’Ana, durante a celebração da missa em ação de graças pela chegada da imagem da padroeira - que se encontrava em Parnamirim sendo restaurada - causou polêmica.

Ilmo Gomes
Teto da Catedral de Caicó está comprometido e ameaça desabar, Monsenhor Edson Medeiros, pároco de Sant’Ana vem tratando o assunto com cautela. Após a celebração da missa, procurado para falar sobre a interdição, disse que iria aguardar o retorno do bispo diocesano Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, da Bahia, e após se reunir com o conselho paroquial, convocaria a imprensa para dar explicações.

Mas adiantou que com a aproximação da Festa de Sant’Ana (22 de julho a 1º de agosto) pediu ao Corpo de Bombeiros e ao CREA para realizarem uma vistoria no templo. “Um engenheiro me aconselhou que eu não promovesse nenhuma atividade religiosa no interior da igreja e que interditasse a Catedral porque que o teto estava comprometido”, disse o pároco.

O tenente Alcione da Silva Araújo, chefe do departamento de engenharia do subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Caicó, afirmou que o relatório da vistoria feito na Catedral de Sant’Ana está pronto. “Algumas correções terão que ser feitas na igreja. Primeiramente na cobertura, tem alguns pontos que aparentemente apresentam cupim. Também percebemos que lá não tem equipamento de combate a incêndio, não tem extintor, nem luminária de emergência”, disse o oficia, declarando que solicitará laudo emitido por um engenheiro designado pelo CREA. “Não tivemos como visualizar toda a cobertura. Então vamos pedir um laudo do engenheiro”.

Declarou que vai solicitar uma vistoria por parte de um engenheiro elétrico. “Não foi possível ver toda a parte elétrica da edificação e deve ser feita uma correção das instalações elétricas que estão expostas, algumas tomadas estão sem cobertura, com fios expostos”.

Grupo de religiosos se divide sobre imagem de Sant’Ana

Um grupo de religiosos católicos defende que durante as novenas na Festa de Sant’Ana seja colocada uma réplica da imagem da padroeira num altar montado em frente à Catedral e que a principal só seja retirada do Santuário do Rosário para a procissão de encerramento. Outro segmento acha que a imagem principal, durante a festa, deve ser guardada na Casa Paroquial e que todas as noites seja conduzida para a frente da Catedral, local das celebrações das novenas.

Quanto à missa de encerramento da festa, no dia 1º de agosto, por ser às 10 horas, horário de sol forte, a possibilidade é de que aconteça no ginásio de esportes Monsenhor Antenor Salvino de Araújo, situado na Ilha de Sant’Ana.

A imagem principal de Sant’Ana está guardada no Santuário do Rosário, local onde estão acontecendo as missas, antes celebradas na Catedral.
FONTE: F. Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário