O nome do deus Mercúrio, honrado como deus do Comércio, deriva do latim merx, que significa "mercadoria". Mercúrio (Hermes, para os gregos) era filho do maior de todos os deuses da mitologia romana, Júpiter (Zeus, na mitologia grega). Desde a infância, Mercúrio demonstrou grande potencial de inteligência e habilidade, comprovadas quando ele inventou a lira e a flauta, instrumentos musicais que encantaram seu irmão Apolo, deus do sol e da profecia.
Quando adulto, Mercúrio presenteou o irmão com a lira; em troca, Apolo, generosamente, lhe retribuiu com o caduceu - um bastão mágico de ouro, entrelaçado por duas pequenas serpentes, que representavam a vitalidade. Desde então, muitas atribuições e protetorados lhe foram conferidos.
Ao pegar o caduceu, Mercúrio tornou-se símbolo de tudo o que ele protegia, até do comércio. Segundo a lenda, seu bastão de ouro e seu capacete com asas representavam suas armas, que protegiam os empreendimentos.
Como a contabilidade comercial foi a ciência mais importante durante milênios, Mercúrio foi adotado também como seu patrono. No século XVIII, em Portugal, as escolas de contabilidade denominavam o processo didático como "aulas de comércio".
Chama-se, pois, comerciante, a pessoa que exerce o comércio, isto é, a permuta de produtos e valores, a relação de sociedade ou negócio. Se cada pessoa produzisse tudo aquilo de que necessita para viver, não haveria comércio, pois esse sistema significa troca de bens (mercadorias) e serviços por dinheiro ou, em alguns casos, por outras mercadorias (escambo). As pessoas que compram mercadorias para seu uso pessoal são os consumidores; aquelas que as adquirem para revender e obter lucro são os comerciantes.
O comércio feito em pequenas quantidades, diretamente do comerciante para o consumidor, recebe o nome de comércio a varejo. A princípio, esse comércio era praticado em pequenos estabelecimentos como padarias, mercearias, armarinhos etc. O crescimento das cidades e metrópoles exigiu grandes organizações varejistas. Surgiram, então, os supermercados e os shoppings centers.
O comércio por atacado é efetuado do fabricante para o varejista. A compra e a venda de mercadorias produzidas e consumidas dentro de um mesmo país são chamadas de comércio doméstico ou interno. Quando a troca se dá entre dois países, há o comércio internacional ou externo, isto é, a exportação e a importação. O desenvolvimento do comércio está ligado ao dos transportes e das comunicações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário