terça-feira, 1 de dezembro de 2009

BREVE HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

Iedefrankly Oliveira de Azevêdo

O monte de Nossa Senhora das Graças teve sua origem do sonho de um frade de nome Otávio em 1946, o qual sonhou com uma menina que dizia existir num dos montes de Florânia, um milagre. Ao chegar à cidade o frade procurou o vigário Ambrózio Silva e pediu-le apoio. Este o acompanhou até o local, juntamente com o sacristão Abílio Córdola. Lá foram outras vezes, sendo que o momento que encontraram o corpo da santa menina, o frade quis fazer o trajeto sozinho. Decorrido algum tempo foi enviado a nossa cidade, um vulto semelhante ao da menina achada pelo frade.
Dom José de Medeiros Delgado pensou contruir um santuário mariano em Florânia. Ali havia todas as condições materiais e espirituais. A piedade do povo, a sede religiosa e mística, a existência do monte apontava para a construção de uma capela ou santuário. Desse local, deve brilhar a luz divina para todo Seridó, era o desejo do então bispo diocesano Dom José de Medeiros Delgado.
Em 7 de setembro de 1947, foi celebrada a primeira missa pelo Cônego Ambrósio Silva, no monte de Nossa Senhora das Graças sob a umburana. Prosseguida a construção da capela, ao ser concluída foi celebrada a primeira missa em 7 de dezembro de 1948, a partir de 1949, a festa de Nossa Senhora das Graças ficou sendo festejada a 27 de novembro, por este dia de ação de graças até nossos dias a data da festa é preservada.
O saudoso Pe. Cortez incentivou muito as romarias para o monte das Graças, celebrando missas, retiros, novenas, reuniões ou prestando serviços e melhoramentos no santuário. E esta foi justamente a grande intuição do Pe. Cortez, cujas palavras encontram-se imortalizadas em uma epígrafe no santuário: "O Santuário de Nossa Senhora das Graças é um lugar Santo e Sagrado: nunca deixar fazer comércio".
A fé do povo não tem fronteira. Quanto mais tempo passa, é retratada através de fatos e graças alcançadas. Atualmente o monte encontra-se muito bem estruturado para romarias e peregrinações com um centro de treinamento e reflexões, as estações, eletrificação, água encanada e missas a cada primeiro e terceiro domingo de cada mês.
O monte de Nossa Senhora das Graças não é apenas uma das ilustres páginas da história de Florânia, como também é referenciado e enalteciso como ponto turístico da cidade e do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário