segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

APRESENTADO NO BRASIL DIRETÓRIO DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO CATÓLICOS

FONTE: ZENIT

Por Dom Claudio María Celli, presidente do Conselho para as Comunicações Sociais

O arcebispo Claudio María Celli, presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, apresentou no Brasil o primeiro diretório global em linha dos meios de comunicação católicos, Intermirifica.net.

Sua apresentação aconteceu durante o MUTICOM (Mutirão Latino-americano e caribenho de comunicação), realizado de 3 a 7 de fevereiro na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

O novo diretório de meios católicos www.intermirifica.net – de estrutura Wiki –, é de construção colaborativa entre os editores que se vão registrando no sistema e recolhe os endereços e dados de iniciativas católicas de rádio, televisão, produção audiovisual, imprensa e internet.

Além do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, o diretório está animado pelo CELAM (Conselho Episcopal Latino-americano), a associação mundial católica para a comunicação (SIGNIS), o Conselho Católico para os Meios de Comunicação (CAMECO) e outros organismos eclesiais internacionais.

Na apresentação, o arcebispo italiano constatou que só no Brasil há mais de 180 rádios católicas, enquanto que em todo o continente africano existem algo menos de 200 rádios católicas, e que as possibilidades de sinergia, intercâmbio e mútua colaboração são agora promovidas por Intermirifica.net.

Ao explicar o espírito que deu vida ao diretório, Dom Celli afirmou que “a primeira tarefa que temos como discípulos do Senhor é conseguir que o corpo esteja bem comunicado; que não haja pontos sem conexão, pois cada um tem muito a contribuir e a receber”.

“Por isso, é para nós uma prioridade reduzir a brecha digital inclusive dentro da Igreja, para poder fazê-lo também fora”, disse.

A conferência de Dom Celli, "A Igreja e o desafio das novas tecnologias de comunicação", pode-se ler em espanhol na seção de documentos do site de ZENIT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário