domingo, 14 de fevereiro de 2010

CORPO DE SANTO ANTÔNIO É EXPOSTO EM PÁDUA








Ostensão excepcional de 15 a 20 de fevereiro

Da segunda-feira, dia 15, ao sábado, 20 de fevereiro, os fiéis poderão assistir a uma exposição – ostensão – extraordinária dos restos mortais de Santo Antônio, na Capela das Relíquias da basílica do santo, em Pádua.

A ostensão coincide com a festa litúrgica do Translado de Santo Antônio (conhecida também como “Festa da Língua”), celebrada anualmente na basílica, no dia 15 de fevereiro. A festa recorda o primeiro translado do corpo do santo, em 8 de abril de 1263, por obra de São Boaventura (que, naquela ocasião, encontrou sua língua incorrupta), e de 15 de fevereiro de 1350, quando o túmulo do santo ocupou seu lugar definitivo na atual Capela da Arca.

A festa pública é celebrada no domingo seguinte ao dia 15 de fevereiro.

O corpo de Santo Antônio será recomposto e visível em uma urna de vidro após 29 anos desde o seu último reconhecimento canônico e médico-científico, ocorrido em janeiro de 1981, 750 anos depois da morte do santo. A isso seguiu uma ostensão que se prolongou até o dia 1º de março de 1981 e que contou com a presença de mais de 650 mil peregrinos.

Hoje, 14 de fevereiro, às 21h, a urna com o corpo do santo será transferida de forma privada do lugar atual à Capela das Relíquias.

Entre os dias 15 e 20, os fiéis poderão visitar livremente a capela, para venerar os restos do santo, durante o horário de abertura da basílica.

No sábado, dia 20, acontecerá a reposição do corpo de Santo Antônio, de forma privada, à Capela da Arca. No dia seguinte, comemorar-se-á a Festa do Translado. Os momentos culminantes serão a Missa solene, presidida pelo delegado pontifício, às 11h, e a das 17h, presidida pelo ministro provincial dos Frades Menores Conventuais, à qual seguirá a tradicional procissão dentro da basílica com a relíquia do queixo de Santo Antônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário