sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

RELIGIOSA ESPANHOLA CÂNDIDA MARIA DE JESUS SERÁ CANONIZADA EM OUTUBRO

Trata-se da fundadora da congregação das Filhas de Jesus

Por Carmen Elena Villa

“Onde não há lugar para os pobres, não há lugar para mim”. Essas foram palavras da religiosa espanhola Cândida Maria de Jesus (1845 – 1912), fundadora da congregação das Filhas de Jesus.
O Papa Bento XVI, durante o consistório que se realizou na manhã desta sexta-feira, anunciou que sua canonização se realizará no próximo 17 de outubro, no Vaticano, junto à de outros cinco beatos.

Seu nome de batismo é Juana Josefa Cipitria y Barriola. Nasceu na pequena localidade de Berrospe, em Adoain, norte da Espanha, na comunidade autônoma do País Basco.

Sempre mostrou uma grande sensibilidade pelas pessoas mais necessitadas e abandonadas. “Sua profunda experiência do amor de Deus por cada uma de suas criaturas a levou a corresponder com generosidade e decisão”, disse o Papa João Paulo II durante a homilia de beatificação, a 12 de maio de 1996.

Filhas de Jesus

Em 1868, Juana Josefa conhece o sacerdote jesuíta Miguel José Herranz, que a ilumina no chamado a fundar uma congregação que responda aos desafios da turbulenta sociedade daquela época.

Assi foi como em Salamanca, a 8 de dezembro de 1871, junto com outras cinco mulheres e inspirada na espiritualidade inaciana, Cândida Maria da Cruz, com 26 anos, deu início à Congregação com uma eucaristia celebrada na igreja de Clerecía.

João Paulo II recordou em sua beatificação como a futura santa “moldou sua caridade com o próximo na fundação da congregação das Filhas de Jesus, com o carisma da educação cristã, da infância e da juventude”.

Após a fundação, em pouco tempo, a congregação se expandiu ao longo da Espanha. Em 1911, o primeiro grupo das Filhas de Jesus partiu para o Brasil, onde se realizou a primeira fundação fora da Espanha. Hoje estão presentes em oito países da América Latina e em países asiáticos e africanos.

As Filhas de Jesus buscam que suas escolas sejam um lugar de encontro da comunidade cristã por meio de um clima educativo impregnado de valores cristãos e favoráveis ao desenvolvimento pessoal, uma pedagogia atenta à pessoa concreta e a suas circunstâncias, um enfoque positivo da educação.

A congregação também oferece exercícios espirituais com o esquema de Santo Inácio de Loyola a leigos e pessoas que desejam ter este espaço privilegiado de encontro com Deus.

“É verdade que a realidade atual nos pode lançar no desalento, pode-nos prostrar, fazendo pensar que somos uma gota muito pequena no grande mar deste mundo despedaçado pela ausência de Deus – disse uma das religiosas da comunidade de Buchardo, na Argentina – mas sinto que a Madre Cândida nos diz: confie n’Aquele que já disse um dia ‘Eu sou a luz, Eu sou a vida’”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário