quarta-feira, 23 de junho de 2010

ACHADAS EM ROMA AS PINTURAS MAIS ANTIGAS DOS APÓSTOLOS

Em um dos ramais das catacumbas de Santa Tecla foi descoberto recentemente um importantíssimo tesouro da arqueologia sacra: as pinturas mais antigas dos apóstolos (final do século IV). Estão representados Pedro, Paulo, André e João.

O achado, que foi revelado depois de 2 anos de investigações e anunciado no ano passado no L' Osservatore Romano, foi apresentado oficialmente hoje em uma coletiva de imprensa dirigida pelo presidente da Comissão Pontifícia de Arqueologia Sacra e do Conselho Pontifício para a Cultura, Dom Gianfranco Ravasi.

As catacumbas de Santa Tecla se encontram na Via Ostiense de Roma, a 500 metros da basílica de São Paulo Fora dos Muros.

O ACHADO

As descobertas foram realizadas graças à tecnologia a laser, que conseguiu eliminar uma grossa camada que cobria estas obras, e que foi usada pela primeira vez pelos restauradores em um ambiente estreito, extremamente úmido.

Barbara Mizzei, responsável pela restauração, disse que esta aconteceu "em um momento particular", no qual "não tínhamos nenhuma situação de urgência - porque às vezes trabalhamos com urgência".

Mizzei explicou que a concentração de cal que cobria os rostos dos apóstolos "foi levantada sem tocar a película pictórica" devido a que a umidade permitia ao laser "tocar a compressão calcária", a qual "se transformava e se vaporizava e provocava uma espécie de pequena explosão, que gerava o destacamento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário