sábado, 12 de junho de 2010

HOJE É DIA DE VACINAR NOSSAS CRIANÇAS


Todas as crianças com menos de 5 anos devem ser levadas hoje, 12, aos postos de saúde para receberem a primeira dose da vacina contra a poliomielite, doença mais conhecida como paralisia infantil. A segunda dose será aplicada no dia 14 de agosto.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 115 mil unidades devem funcionar em todo o país. A vacina é oral e mesmo quem já tomou a dose antes deve recebê-la novamente hoje. Serão disponibilizados 24 milhões de doses na primeira fase e mais 24 milhões na segunda.

Em homenagem à Copa do Mundo 2010, o personagem Zé Gotinha veste este ano a camisa da seleção brasileira. O slogan da campanha é “Vacinou, É Gol”, para lembrar a importância de o país continuar livre da poliomielite. Desde 1989, o Brasil não registra nenhum caso, mas ainda existe o risco de a doença vir de um país estrangeiro.

Ao todo, 350 mil profissionais e 42 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais foram mobilizados para ajudar na campanha. A meta é imunizar, na primeira etapa, 95% das crianças menores de 5 anos (14,6 milhões).

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia de início súbito que atinge, em geral, os membros inferiores.

A orientação do ministério é que os municípios que ainda não atingiram a meta de vacinação de 80% das crianças de 2 a 5 anos incompletos contra a influenza A (H1N1) – gripe suína – aproveitem a campanha contra a paralisia infantil para imunizar esse grupo. A segunda meia dose deve ser tomada 21 dias após a primeira.

As equipes de saúde devem atualizar todo o cartão de vacinação das crianças levadas aos postos – que inclui a imunização contra doenças como a coqueluche, o sarampo, a difteria, a rubéola e o tétano.

De acordo com o ministério, tomar duas ou mais vacinas de uma só vez não oferece risco à saúde das crianças. Na dúvida, pais ou responsáveis devem consultar um médico. É importante lembrar ainda que o organismo leva até 14 dias após a vacinação para estar totalmente protegido contra as doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário