sábado, 27 de agosto de 2011

NORDESTÃO DE PRESBÍTEROS: De Terezina para Natal

O 11º Nordestão de Presbíteros, “Identidade Presbiteral no Nordeste”, promovido pelo Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí) desde segunda-feira, 22, terminou ontem, 25, com visita ao Santuário de Santa Cruz dos Milagres e a locais que caracterizam a cidade de Teresina. Natal (RN) foi anunciado como sede da 12ª edição do evento, marcado para 2013.

O Nordestão de Teresina teve como assessores o bispo da prelazia de São Felix (MT) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner e o arcebispo emérito de Teresina, dom Celso Pinto da Silva, que durante a eucaristia presidida no Santuário de Santa Cruz dos Milagres falou da característica dos padres da região Nordeste e afirmou que “não precisamos de padres nordestinos, mas de nordestinos padres", disse.

Para dom Leonardo, o encontro é um momento de conversar sobre os desafios, evangelizações, acolhimento, partilha, integração humana, afetividade, amor ao próximo e igualdade. "É importante que todos nós estejamos juntos num só propósito que é ajudar os fiéis, cuidar do próximo e trazer a mensagem mais importante de todas, que é falar de Jesus, e esse encontro trata de tirar dúvidas, ensinar e buscar sempre mais espiritualidade,” disse dom Leonardo.

O padre Francisco Borges do bairro Renascença I, em Teresina, acredita que é de extrema importância esse tipo de confraternização entre representantes de paróquias e dioceses e foi muito especial que, nesse ano, tenha sido em Teresina. O encontro acontece a cada dois anos e o estado é escolhido por votação.

Ainda sobre o encontro, dom Leonardo acrescentou a importância de integração e interação entre os padres. “O fato de muitos padres serem jovens e ter pouco tempo de sacerdócio também os ajuda a desenvolver um maior crescimento espiritual e tirar suas dúvidas com padres mais experientes”.

CNBB/Regional NE IV

Nenhum comentário:

Postar um comentário