terça-feira, 17 de novembro de 2009

TESTEMUNHO

Recebemos por e-mail um depoimento da Sra. Maria das Graças Toscano para ser postado no nosso blog. O mesmo segue abaixo:

Testemunho de uma Floraniense.

Tenho uma identificação profunda com o sagrado e místico Monte de Nossa Senhora das Graças, faço parte da numerosa prole do Sr. Brás Hermes da Cruz e Lindalva Araújo Cruz, habitantes pioneiros do lugar em evidência. Fui a primeira filha a nascer naquele santuário em 21/12/1948, sinto-me privilegiada por isso. Meu nome Maria das Graças, e este nome foi escolhido pelos meus pais em homenagem a Nossa Senhora das Graças.

Meus pais cuidaram por mais de uma década juntamente com seus filhos com zelo, carinho e honestidade.

O Monte de Nossa Senhora das Graças, ambiente bucólico, santo e impar é testemunho dos milagres obtidos pelos peregrinos de Nossa Senhora e Santa menina, da infância inocente, sem vizinhos, TV, rádio, jornais etc... Convivíamos apenas com os elementos da natureza (terra,água, fogo, e ar), como também árvores, aves pequenos animais, etc.)

Foi necessário em 1958, sairmos de lá, pois já estávamos crescidos e vovó Tereza Damata e Juntamente com vovô João Damata (tio-pai de meu pai), incentivaram meus pais colocar-nos na escola para sermos alfabetizados.

Saudades dos banhos de chuva, do vôo das andorinhas no entorno da Igrejinha branca, o Tocar do sino, anunciando a presença dos peregrinos, da arrumação do santuário, das tocas das toalhas brancas lindas, das flores colhidas no mato para ornamentar o ambiente santo, saudades do aroma das velas acesas e queimadas, da umburana quase extinta e de Vovó Tereza Damata.

Naquela época éramos felizes e não tínhamos consciência, não havia violência que existe hoje e que lá já chegou (arrombamento no cofre), o que é lamentável!

Em nome de meus amadas Pais (já falecidos), meus irmãos, minha família, agradeço de coração ao Padre José Dantas Cortez, grande empreendedor, pela revitalização do monte, graças a esta ação, o mesmo foi lembrado como uma das 7 (sete) maravilhas de nosso estado, agradeço também ao atual Pároco Pe Carlos que continua com muita dedicação os projetos deixado e criando novos não só para o Monte Santo mais também para nossa Matriz de São Sebastião.

O Monte de nossa Senhora das Graças e de Santa Menina, faz parte da trajetória de minha vida e de meus irmãos: Toinha, Manuel, Terezinha, Socorro, Fátima, João, Wilson, Hermes Teodoro (Neto) e Brauly (reside em Urberlândia/MG) e dos meus sobrinhos (as).

Nossa Senhora das Graças, interceda junto ao pai bondoso, pelo restabelecimento da saúde de meu irmão MANUEL, que ora encontra-se doente.

Maria das Graças Toscano.

Professora, Mãe, e Cidadã do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário