sábado, 25 de dezembro de 2010

HOMEM PODE SER IMAGEM DE DEUS, DIZ PAPA NA MISSA DO GALO

O Papa presidiu a tradicional Missa da Noite do Natal do Senhor - conhecida como Missa do Galo - às 19h (no horário de Brasília - 22h em Roma) desta sexta-feira, 24, na Basílica de São Pedro.

"O homem pode ser imagem de Deus, porque Jesus é Deus e Homem, a verdadeira imagem de Deus e do homem", disse durante a homilia.

O Papa começou sua reflexão a partir de um trecho do Salmo segundo - "Tu és meu filho, Eu hoje te gerei" -, usado na cerimônia da coroação do rei de Israel. Bento XVI afirmou que se tornar rei é uma espécie de novo nascimento, ao mesmo tempo que constitui uma esperança.

"Na noite de Belém, esta palavra profética realizou-se de um modo que, no tempo de Isaías, teria ainda sido inimaginável. Sim, agora Aquele sobre cujos ombros está o poder é verdadeiramente um menino. N’Ele aparece a nova realeza que Deus institui no mundo. Este menino nasceu verdadeiramente de Deus. É a Palavra eterna de Deus, que une mutuamente humanidade e divindade. [...] Precisamente na fragilidade de menino que é, Ele é o Deus forte e assim nos mostra, face aos pretensiosos poderes do mundo, a fortaleza própria de Deus".

De acordo com o Santo Padre, o modo como Deus cumpriu a Palavra é imensamente maior e mais humilde do que a profecia poderia intuir.

"Fica superada a distância infinita entre Deus e o homem. Deus não Se limitou a inclinar o olhar para baixo, como dizem os Salmos; Ele 'desceu' verdadeiramente, entrou no mundo, tornou-Se um de nós para nos atrair a todos para Si", ressaltou.

Como menino, Deus torna-se uma espécie de mendigo por nosso amor e infunde paz em nossos corações. "Senhor, realizai totalmente a vossa promessa. [...] Nós Vos agradecemos pela vossa bondade, mas pedimos-Vos também: mostrai a vossa força. Instituí no mundo o domínio da vossa verdade, do vosso amor", rezou o Papa.

PRIMOGÊNITO, GRAÇA E LIBERDADE

"Maria deu à luz o seu filho primogênito" (Lc 2, 7).

O Bispo de Roma lembrou que, de acordo com a tradição da Sagrada Escritura, "primogênito" não significa o primeiro de uma série de filhos. "É um título de honra, independentemente do fato se depois se seguem outros irmãs e irmãs ou não. [...] O primogênito pertence a Deus de modo particular, é por assim dizer destinado ao sacrifício. No sacrifício de Jesus na cruz, realiza-se de uma forma única o destino do primogênito. Em Si mesmo, Jesus oferece a humanidade a Deus, unindo o homem e Deus de uma maneira tal que Deus seja tudo em todos", explicou.

"Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens que Ele ama" (Lc 2, 14), conclui o Evangelho do Natal, citando o louvor de uma multidão de anjos a Deus. Nesse sentido, o Sucessor de Pedro salientou:

"A manifestação da beleza, do belo, torna-nos felizes sem que devamos interrogar-nos sobre a sua utilidade. A glória de Deus, da qual provém toda a beleza, faz explodir em nós o deslumbramento e a alegria. Quem vislumbra Deus, sente alegria; e, nesta noite, vemos algo da sua luz".

Acerca de duas traduções utlizadas sobre outro trecho da mensagem dos anjos na noite santa - "Paz aos homens que Ele ama"; "Paz aos homens de boa vontade" -, o Pontífice indicou que ambas devem ser lidas em conjunto, pois o agir não é exclusivo de Deus, e tampouco a resposta humana é moralizante, como se se pudesse redimir por si própria.

"As duas coisas andam juntas: graça e liberdade; o amor de Deus, que nos precede e sem o qual não O poderemos amar, e a nossa resposta, que Ele espera e até no-la suplica no nascimento do seu Filho. O entrelaçamento de graça e liberdade, o entrelaçamento de apelo e resposta não podemos dividi-lo em partes separadas uma da outra. Ambas estão indivisivelmente entrançadas entre si. Assim esta frase é simultaneamente promessa e apelo", disse.

Por fim, Bento XVI afirmou que Deus nos precedeu com o dom de seu Filho e que, sempre de novo e inesperadamente, nos precede.

"Não cessa de nos procurar, de nos levantar todas as vezes que o necessitamos. Não abandona a ovelha extraviada no deserto, onde se perdeu. Deus não se deixa confundir pelo nosso pecado. Sempre de novo recomeça conosco. Todavia espera que amemos juntamente com Ele. Ama-nos para que nos seja possível tornarmo-nos pessoas que amam juntamente com Ele e, assim, possa haver paz na terra", encerrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário