Após a introdução, "chamando os doze discípulos...", Mateus, sem maiores esclarecimentos, apresenta: "Estes são os nomes dos doze apóstolos...". Isto sugere a existência de uma lista tradicional dos Doze, que circulava nas comunidades. Lucas mencionando o chamado dos doze, explica que a estes Jesus deu o nome de "apóstolos" (Lc 6,13). Supõe-se que esta lista dos doze surgiu entre os convertidos do judaísmo em Jerusalém, interpretando o movimento de Jesus como sendo continuidade com as doze tribos de Israel. Mateus é o único a mencionar a restrição do envio dos doze com prioridade "às ovelhas perdidas de Israel!". Tal restrição pode se explicar pela intenção de Mateus em valorizar suas comunidades de origem no judaísmo, às quais escreve o evangelho. No evangelho de João, logo de início Jesus é acolhido pelos samaritanos e ao longo de todo o evangelho é rejeitado pelos judeus. O Reino dos Céus está próximo, ao alcance de todos que, na fraternidade, praticam a justiça e constroem a paz.
quarta-feira, 6 de julho de 2011
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