segunda-feira, 18 de outubro de 2010

APLICATIVOS DO FACEBOOK ESTÃO DIVULGANDO SEUS DADOS E DADOS DOS SEUS AMIGOS

Os dez aplicativos mais populares da rede social compartilham informações dos usuários com empresas externas, diz o Wall Street Journal

Algumas notícias boas vêm acompanhadas de notícias ruins, mesmo com atraso de alguns dias. Está lembrado do último evento do Facebook onde foram apresentadas novos aplicativos e onde foi anunciada a possibilidade do usuário escolher quais informações ele iria compartilhar com seus aplicativos? Pois bem, hoje o Wall Street Journal divulga a notícia de que, na rede social, o seu joguinho favorito pode estar indo longe demais no quesito “uso de informações pessoais”.

É sabido que os populares “joguinhos” onde você inocentemente cria porcos e galinhas solicitam sua autorização para o compartilhamento de “algumas informações do seu perfil”. O grave é que além de suas informações como seu ID de login, os aplicativos também podem ter acesso à sua lista de contatos. Resumindo: seus dados e dados dos seus amigos podem estar sendo compartilhados com zilhões de empresas de publicidade e de monitoramento, segundo investigações conduzidas pelo jornal.

Segundo o WSJ, a prática pode estar afetando dezenas de milhões de usuários dos aplicativos, mesmo aqueles que usam as formas mais restritas de acesso às suas informações pessoais. O artigo também sublinha que isso fere mesmo as regras do próprio Facebook e traz à tona, novamente, a capacidade da companhia de manter seguros os dados dos seus usuários.

Um porta-voz do FB disse que a empresa está tomando ações para “reduzir drasticamente a exposição das informações pessoais dos seus usuários”. Mesmo assim ele nega que o fato de conhecer o ID do usuário “não permite acesso às informações pessoais da pessoa”, mas adiciona que a empresa irá apresentar novas tecnologias para corrigir o problema identificado pelo jornal.

O WSJ descobriu que todos os 10 aplicativos mais populares do Facebook compartilham informações de identidade com empresas externas.

A questão é: todos os aplicativos acessados no FB solicitam algum tipo de autorização de compartilhamento de dados. O usuário precisa ficar atento com essas solicitações e, caso não queira ter seus dados compartilhados ou tenha dúvida sobre quais dados estarão disponíveis, deve evitar esses aplicativos.

Via WSJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário