domingo, 16 de outubro de 2011

ÂNGELUS: Bento XVI destaca urgência de um renovado anúncio do Evangelho


Após a Missa de encerramento do Encontro "Novos evangelizadores para a Nova Evangelização", presidida pelo Papa Bento XVI na Basílica de São Pedro, neste domingo, 16, o Santo Padre recitou a oração mariana do Angelus.

Na mensagem que antecede o Angelus, o Papa destacou que o objetivo do encontro sobre a Nova Evangelização foi "aprofundar as maneiras de alcançar um renovado anúncio do Evangelho nos países de antiga tradição cristã e ao mesmo tempo propôs algumas experiências e testemunhos significativos".

Pessoas de diversos países responderam ao convite para esse encontro, ressaltou Bento XVI, engajadas na missão que o Beato João Paulo II indicou à Igreja como desafio urgente e emocionante. "Ele [JPII], seguindo o Concílio Vaticano II e aquele que a implementou - o Papa Paulo VI - foi, de fato, um firme defensor da missão ad gentes, aos povos e territórios onde o Evangelho ainda não tinha suas raízes, é um arauto da nova evangelização. Estes são aspectos da única missão da Igreja. É importante considerá-los juntos neste mês de outubro, em que celebraremos o Dia Mundial das Missões, no próximo domingo", disse.

O Papa destacou que 2012 foi proclamado o "Ano da Fé", que terá início no dia 11 de outubro de 2012 - no 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II - e se concluirá em 24 de novembro de 2013 - Solenidade de Cristo Rei do Universo.

"Os motivos, as finalidades e as diretrizes desse Ano, estão contidos na Carta Apostólica que será publicada nos próximos dias. Também o servo de Deus Paulo VI promulgou um idêntico ‘Ano da Fé’, em 1967, por ocasião do 19º centenário do martírio dos Apóstolos Pedro e Paulo, e num período de grandes abalos culturais. Considero que, decorrido meio século desde a abertura do Concílio, ligada à memória do Beato João XXIII, é oportuno recordar a beleza e a centralidade da fé, a exigência de a reforçar e aprofundar a nível pessoal e comunitário, fazendo-o não tanto numa perspetiva celebrativa, mas antes missionária, na perspetiva da missão ad gentes e da nova evangelização”, explicou.

Rádio Vaticana

Nenhum comentário:

Postar um comentário