segunda-feira, 24 de outubro de 2011

NATAL TESTA VACINA CONTRA DENGUE

Natal é uma das cinco capitais do país a participar da pesquisa que tem como objetivo descobrir uma vacina contra a dengue a nível mundial. A capital potiguar passou a integrar o estudo em setembro deste ano e deverá envolver 800 crianças e adolescentes dos 9 a 16 anos de idade até fevereiro de 2012. Porém, até o momento, somente 114 participam da pesquisa. Todos os voluntários são do bairro de Felipe Camarão, um dos que registraram maior incidência de dengue clássica, Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) e outras formas graves, nos últimos anos, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O estudo é realizado da seguinte forma: um quantitativo de 800 a 1000 crianças e adolescentes em cada uma das cinco cidades participantes que integram o estudo recebem três doses da vacina, uma a cada seis meses. Porém, é bom deixar claro que a cada dois voluntários imunizados, um recebe placebo. Ou seja, um medicamento sem efeito contra a dengue. A ideia é detectar o número de voluntários que tomaram vacina e contraíram a doença. A mesma contagem será feita com as crianças e adolescentes que receberam placebo. A escolha de quem toma vacina ou placebo é feita por sorteio eletrônico.

Pedro Garbes, diretor regional de Pesquisa e Desenvolvimento para América Latina da Sanofi Pasteur, laboratório responsável pela pesquisa no Brasil, afirmou que o grande desafio é encontrar uma vacina que proteja milhões de pessoas em todo o mundo, já que a doença atualmente é registrada em diversas partes do planeta. "Há cerca de 20 anos estamos tentando desenvolver uma vacina contra a dengue. Um dos principais desafios é encontrar uma vacina segura e eficaz para todos os quatro tipos do vírus da dengue", destacou.

PARTICIPANTES

As cinco cidades do Brasil que participam do estudo são: Fortaleza (CE), Natal (RN), Vitória (ES), Goiânia (GO) e Campo Grande (MS). O investigador principal do estudo em Natal é o infectologista Kléber Luz e a base da pesquisa é no Hospital Infantil Varela Santiago. O médico explicou que devido ao grande número de casos notificados, o bairro de Felipe Camarão foi escolhido para integrar o estudo. "É importante ressaltar que só saberemos se a vacina fará o efeito esperado se a criança ou adolescente imunizado tiver em um bairro onde haja concentração da doença. E é isso que temos percebido nos últimos anos nessa localidade", destacou.

FONTE: Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário