quinta-feira, 20 de outubro de 2011

BISPOS DO REGIONAL NORDESTE 2 E COORDENADORES DE PASTORAL SE REÚNEM NO RECIFE


Estiveram reunidos, no Recife (PE), nos dias 17 e 18, os Coordenadores de Pastoral das 21 dioceses pertencentes ao Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte); e o Conselho Episcopal Pastoral (CEP), formado pelos bispos referenciais das 12 Comissões Regionais de Pastoral do Regional. O Conselho, que se reúne três vezes ao ano e tem a responsabilidade de acompanhar a vida Pastoral do Regional.

No dia 17, foram realizadas duas reuniões simultâneas. Numa só participaram os Coordenadores de Pastoral, que discutiram questões pertinentes às suas dioceses e a todo o Regional. Na outra, os bispos do CEP se reuniram para tratar de variadas questões de âmbito Regional.

Já no dia 18, foi realizada uma reunião com a participação de todos os membros do CEP e Coordenadores de Pastoral. Nesta reunião, além de expor os resultados das reuniões do dia anterior, os participantes fizeram uma avaliação da 46ª Assembleia Pastoral Regional, realizada de 01 a 04 de setembro deste ano. Os compromissos assumidos na Assembleia foram reiterado como prioridade para os próximos anos, como o fortalecimento da Escola de Fé e Política em suas fases diocesana, regional e nacional; o fortalecimento do Grito dos Excluídos; o incentivo à participação das dioceses na 4ª Semana Social; o cuidado com a formação permanente dos conselheiros municipais e garantir a representação das dioceses e Paróquias nos Conselhos Estaduais/Municipais pertinentes.

JMJ

O tema da Jornada Mundial da Juventude também foi destaque na reunião. A Comissão Pastoral da Juventude, cujo bispo referencial é o bispo de Caruaru (PE), dom Bernardino Marchió, apresentou a agenda de trabalhos já programados. Entre eles está a Peregrinação dos Símbolos da JMJ no Regional, que se inicia, no Regional, em 10 de janeiro, na diocese de Penedo (AL), e se estende até o dia 17 de fevereiro, na diocese de Mossoró (RN).

FONTE: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário