quinta-feira, 25 de março de 2010

MENSAGEM DO VATICANO NO SEU TWITTER

Santa Sé continua desembarcando nos novos meios digitais

Por Jesús Colina

Sem comunicados oficiais de lançamento, o canal vaticano no Twitter já contava com milhares de seguidores, apenas 3 dias depois da sua criação.
Em geral, as iniciativas da Santa Sé nos novos meios de comunicação digitais costumam gerar um notável interesse entre os correspondentes de Roma, como ocorreu há pouco mais de um ano, com o canal no YouTube. No entanto, o desembarque no Twitter foi menos percebida, já que aconteceu ao mesmo tempo que a apresentação da Carta pastoral de Bento XVI aos católicos da Irlanda sobre os abusos sexuais, no dia 20 de março, que, logicamente, atraiu a atenção.
“Bento XVI destinará a coleta da Missa da Ceia do Senhor à reconstrução do seminário do Haiti” foi o último dos 11 tuítes publicados – boa parte deles dedicados à carta do Santo Padre aos irlandeses.
Até o fechamento desta edição, o canal em inglês do Vaticano (news_va_en) contava com 1534 seguidores; o canal em espanhol (news_va_es), com 1.182; em português (news_va_pt), 958; em francês (news_va_fr), 287; em italiano (news_va_it), 146; e em alemão (news_va_de), 81. O aumento destes números é rápido e quando o leitor vir esta notícia, certamente constatará um importante incremento.
A grande diferença com relação a qualquer outro canal no Twitter é que os canais linguísticos do Vaticano não têm seguidos, apenas seguidores; dessa maneira, evitam fazer propaganda institucional, por parte da Santa Sé, de qualquer outro canal da rede social.
Trata-se de um novo instrumento instantâneo de comunicação que tem como site de referência a Rádio Vaticano (http://rv.va), mas que, além disso, divulga informação do site do Vaticano (www.vatican.va).
E já que este último é um poço sem fundo de documentação, no qual o navegante recém-chegado pode perder-se facilmente ao buscar informação de atualidade, por ocasião da apresentação da carta do Papa à Irlanda foi lançado um novo site da Santa Sé para navegar na internet: www.resources.va.
O site não apresenta somente a carta do Papa, mas oferece também toda a documentação em texto e vídeo sobre os pronunciamentos de Bento XVI e da Santa Sé sobre pederastia. No futuro, contará também com documentos e informação sobre os grandes acontecimentos da vida do Papa e da Santa Sé.
Estas iniciativas são possíveis graças à sinergia entre colaboradores de Bento XVI no campo da comunicação, seja na Secretaria de Estado, no Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais ou nos diferentes meios de comunicação “clássicos” do Vaticano.O principal coordenador do lançamento no Twitter e do novo site do vaticano é o Pe. Federico Lombardi, SJ, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, da Rádio Vaticano, do Centro Televisivo Vaticano e membro do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário