domingo, 21 de março de 2010

REFLEXÃO SOBRE A PALAVRA DE DEUS

Jo 8, 1-11

Caros irmãos e irmãs,
No Evangelho deste dia, Jesus nos ensina uma de suas lições não apenas com palavras, mas também com gestos. Os fariseus, que eram responsáveis pela observância da lei mosaica, trazem a Jesus uma mulher pega em adultério, com o objetivo de testá-lo. Meditemos primeiros os gestos de Jesus e depois suas palavras.
Nos conta o Evangelho que Jesus se inclinando escrevia no chão. Esse gesto é motivo de grande discussão entres os estudiosos da Bíblia, mas nos aponta para uma “imparcialidade” de Jesus. Por não querer tirar a liberdade do homem, Jesus não interfere em seus atos, mesmo pecaminosos, abandonando-os aos seus duros corações. Pensemos que cada vez que fazemos o mal, Jesus fica a “escrever no chão” não querendo nos impedir de usar nossa liberdade, mesmo que seja para o mal.
Contudo, as palavras de Jesus nos chama para uma conversão. “levantando-se disse: ‘quem não tiver pecado, que seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra!’.” Nesse contexto, podemos dizer que antes que queiramos aplicar a lei de Deus a outrem, devemos aplicá-la a nós mesmo, ou seja, “com a mesma medida que medirdes, sereis medidos” (Mt 7, 2). O julgamento pertence somente a Cristo, que é o único que não cometeu pecado. E Este quer misericórdia, e não sacrifício (Cf. Mt 9, 13). Assim, ao invés de julgarmos o irmão, aprendamos com Jesus a perdoá-lo.
Um abençoado domingo para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário