terça-feira, 30 de março de 2010

REFLEXÃO SOBRE A PALAVRA DE DEUS

Jo 13, 21-33.36-38

“Senhor, quem vais te trair?”

Irmãos e irmãs, nessa terça-feira santa a Igreja nos propõe meditar sobre o momento no qual Jesus apresenta aquele que iria o trair e aquele que iria o negar.
Sem conhecermos o contexto da cultura judaica, podemos cometer o erro de achar que Jesus denuncia Judas como traidor e o manda se afastar dele. Mas, o texto nos propõe outra meditação. Era um costume judaico, usado durante a refeição, de se dá uma prova de amizade a alguém “molhando o pão e entregando” a pessoa. Assim, ao invés de condenar, Jesus está pela última vez declarando o seu divino amor incondicional a Judas e afirmando a ele, que mesmo que o traia ele ainda será um discípulo amado. Por isso, Jesus propõe: “o que tens de fazer, faze-o depressa”, – decide-te homem, se vais colocar seu plano para a frente ou se vais me ser fiel – é a proposta de Jesus.
Mas aqui nesse texto aparece também outro personagem importantíssimo: Pedro. Jesus profetiza que Pedro o negará, três vezes o negará. Qual a diferença entre Pedro e Judas? O que os torna tão profundamente diferente em seus corações? Os dois traíram Jesus! Judas o entregou, mas Pedro fez pior, disse que não o conhecia. Qual a diferença? Judas não confiou na misericórdia de Deus depois que cometeu o erro; Pedro, chorou de arrependimento, e voltou para os braços de Jesus.
Meu irmão, minha irmã, você pode até ter traído os mandamentos de Jesus, ou até mesmo o negado, mas se você quiser, e se arrepender ele te acolherá.
Que Deus ilumine a todos nós e nos dê a virtude do arrependimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário