sábado, 19 de março de 2011

DILMA E PATRIOTA RECEBEM OBAMA NO PALÁCIO DO PLANALTO

O presidente norte-americano, Barack Obama, foi recebido, na manhã deste sábado, 19, no Palácio do Planalto pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

Depois de subir a rampa, foi homenageado com uma salva de tiros de canhão. Ele e Dilma ouviram os hinos nacionais dos Estados Unidos e do Brasil. Após, os dois presidentes tiraram a foto oficial e Obama foi cumprimentado por ministros brasileiros.

Um grupo de 20 crianças de uma escola pública do Guará, cidade a 15 quilômetros da região central de Brasília, acenava bandeiras dos dois países para o presidente norte-americano.

Na chegada ao palácio, Obama não encontrou o público. A Polícia Militar isolou a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes. Os brasilienses puderam chegar apenas até o Supremo Tribunal Federal, a cerca de 300 metros do Palácio do Planalto.

Apenas o presidente norte-americano subiu a rampa. A primeira-dama Michelle Obama chegou por uma entrada lateral. Seguindo o protocolo, Barack Obama subiu acompanhado da mulher do chanceler Antonio Patriota, a diplomata Tânia Cooper Patriota, que é norte-americana.

Primeiramente, Obama e Dilma terão uma conversa privada. Em seguida, ministros brasileiros e secretários dos Estados Unidos se juntarão à conversa.

Do Palácio do Planalto, Obama irá ao Itamaraty, onde participará do encerramento do fórum de presidentes-executivos de empresas brasileiras e norte-americanas e de um almoço com 150 convidados.

Presidentes visitam exposição

Antes de terem a primeira reunião privada, o presidente norte-americano, Barack Obama, e a presidenta Dilma Rousseff visitam uma exposição com obras de artistas brasileiras. Organizada no Palácio do Planalto, a mostra só será aberta ao público na terça-feira, 23.

A presidenta mostrou a Obama a tela Abaporu, da pintora modernista Tarsila do Amaral. A obra veio da Argentina apenas para a exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário