Na opinião do Papa Bento XVI, a internet "apresenta grandes possibilidades também para a Igreja e a sua missão". A afirmação do Pontífice faz parte de um recente discurso dirigido a integrantes da Assembleia Plenária da Congregação para a Educação Católica.
O Papa é enfático ao afirmar que esse meio pode ser usado não somente para os estudos, mas também para a ação pastoral - o que exige adequada preparação dos formadores e discernimento dos seminaristas.
"O sacerdote não pode estar alheio a isso. É uma realidade relativamente nova, para a qual não temos ainda respostas prontas. O que sabemos é que devemos trabalhar e educar os seminaristas para o uso prudente e pastoral da internet", avalia o diretor espiritual do Seminário Arquidiocesano São José, de Niterói (RJ) - e também presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib) para o Regional Leste 1 da CNBB -, padre Demétrio Gomes.
Nessa perspectiva, ele sublinha que a internet proporciona um grande campo apostólico, é um "púlpito virtual" no qual o sacerdote precisa mostrar o rosto de Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário