terça-feira, 31 de maio de 2011

HOJE É DIA DE COROAR NOSSA SENHORA

A coroação de Nossa Senhora e sua assunção aos céus faz parte da tradição da Igreja Católica, e os católicos aceitam essas e muitas outras como verdades de fé, realizando anualmente uma bonita festa para ratificar sua devoção a Maria, com sua coroação como rainha dos céus.


O que é a tradição e a verdade de fé da Igreja?


Segundo o próprio evangelista João, no capítulo 21, versículo 25 da bíblia, “Jesus fez ainda muitas coisas, se todas elas fossem escritas uma a uma, creio que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que seria preciso escrever.” (Jo 21,25) Segundo os próprios apóstolos deixaram escritos todos os acontecimentos daquela época não ficaram registrados em livros, e assim muitos deles foram testemunhados pelos pequenos núcleos da Igreja que nascia, e essas testemunhas transmitiam suas memórias, que foram sendo passadas de geração em geração até chegar a nós, e assim a tradição da Igreja Católica é exatamente esse processo de comunicação e de interpretação da bíblia pela igreja, ela complementa os evangelhos e ajuda o povo de Deus a fortalecer sua fé e se orientar na vida em busca da felicidade e de sua santidade.


Maria

Os católicos veneram Maria, a mãe de Jesus, e mãe te todos nós, porque ela foi escolhida pelo próprio Deus para dar a luz ao menino Jesus e cooperar no seu plano de salvação dos homens. Foi chamada a ter A Alegria de Ser Mãe daquele que seria o redentor de toda a humanidade e mesmo a despeito de todos os sofrimentos que teria que enfrentar respondeu “sim”, e assim se transformou um modelo de mãe, esposa e mulher, fiel, forte e amorosa. O amor dos devotos de Maria a Nossa Senhora é demonstrado nas Festas Eventos que realizam em seu louvor e também na reza do rosário, onde está contido o mistério da assunção e coroação de Nossa Senhora. Foi aos pés da cruz que Maria recebeu a missão de ser também mãe dos discípulos, e ficou junto deles rezando até pentecostes.


A tradição da coroação

Faz parte da tradição católica que Maria viveu até cerca de 72 anos, quando teria se despedido de sua vida terrestre, não teria morrido e sim entrado em um sono transitório e assim transportada aos céus de corpo e alma por um cortejo de anjos, e lá coroada. A tradição se perpetua e hoje em dia em muitas comunidades se festeja a coroação de Nossa Senhora no mês de maio, mês de Maria. Durante um mês a comunidade se reúne para rezar o terço e louvar Maria, e no dia da festa crianças se vestem de anjos e saem em procissão, numa das mais bonitas festas da Cultura Religiosa, terminando com a coroação de Nossa Senhora, numa exortação do amor de todos aqueles que a tem como mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário