sexta-feira, 23 de setembro de 2011

BENTO XVI: Cristianismo é "salvo" por fé vivida de modo renovado

No antigo Convento de Erfurt, onde Martin Lutero concluiu seus estudos teológicos e foi ordenado sacerdote em 1507, o Papa Bento XVI se encontrou com representantes do Conselho da Igreja Evangélica Alemã na manhã desta sexta-feira, 23, às 11h45 (Horário Local – 06h45 no horário de Brasília)

No discurso, o Papa falou sobre o secularismo, que segundo ele, é um desafio para o cristianismo no mundo contemporâneo. O Santo Padre fez um apelo para que através do ecumenismo, este mal possa ser combatido a partir de uma concreta vivência da fé.

"Este é o objetivo ecumênico central. Nisto devemos ajudar-nos reciprocamente: a acreditar em modo mais profundo e mais vivo. Não são as táticas que nos salvarão, que salvarão o cristianismo, mas uma fé repensada e revivida em modo novo, mediante a qual Cristo, e com Ele o Deus vivente, entre no nosso mundo”, ressaltou.

 
A VOCAÇÃO DE LUTERO

Após traçar um breve histórico sobre a vida do idealizador da Reforma Protestante do Século XVI, o Santo Padre meditou sobre alguns pontos da vida de Lutero que contribuíram para uma reflexão sobre os rumos do cristianismo. A partir da pergunta que orientou a vocação de Lutero: "Como posso ter um Deus misericordioso?", o Pontífice fez uma série de questionamentos sobre a concepção de pecado em meio aos grandes desafios da humanidade.

“Quem, de fato, se preocupa hoje com isto também entre os cristãos? O que significa a questão sobre Deus na nossa vida? No nosso anuncio? A maior parte das pessoas, também dos cristãos, hoje não acredita que Deus, em ultima análise, não se interessa dos nossos pecados e das nossas virtudes", disse o Pontífice.
INTERPRETAÇÃO FUNDAMENTALISTA

Bento XVI também falou da preocupação com as novas correntes cristãs, que apesar de contribuírem com a difusão do Evangelho, pecam no conteúdo e na estrutura dogmática. Ele vê este fenômeno também como uma ocasião para que as Igrejas cristãs de antiga tradição encontrem a essência da fé.

"Nos últimos tempos, as geografia do cristianismo foi profundamente mudada e está mudando. Diante de uma nova forma de cristianismo, que se difunde com um imenso dinamismo missionário, as vezes preocupante nas suas formas, as Igrejas confessionais históricas ficam cada vez mais perplexas. É um cristianismo de escassa densidade instituucional, com pouca bagagem racional e ainda menos bagagem dogmática e também com pouca estabilidade", explicou.

Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário