segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PEREGRINAÇÃO A SANTUÁRIO: META É ENCONTRO COM DEUS, RESALTA PAPA

Bento XVI: " Prouro viver o ministério do Sucessor de Pedro
 com os sentimentos do peregrino que percorre os caminhos do mundo com esperança".
As peregrinações aos santuários são "manifestação da vida cristã e espaço de evangelização", defende o Papa Bento XVI na Mensagem para o II Congresso Mundial de Pastoral de Peregrinações e Santuários. O evento acontece em Santiago de Compostela (Espanha) de 27 a 30 de Setembro e é promovido pelo Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes.

"Diversamente do vagabundo, cujos passos não têm uma destinação precisa, o peregrino tem sempre uma meta diante de si, mesmo se por vezes não tem disso plena consciência. E a meta mais não é do que o encontro com Deus por meio de Jesus, no qual todas as nossas aspirações encontram a sua resposta. É por isso que a celebração da Eucaristia deve ser considerada o ponto culminante da peregrinação", explicou.

O Santo Padre recordou que fará uma peregrinação à tumba do Apóstolo São Tiago em breve, durante sua Viagem Apostólica a Santiago de Compostela e a Barcelona, entre os dias 6 e 7 de novembro.

"A este propósito, desde o início do meu pontificado procurei viver o ministério de Sucessor de Pedro com os sentimentos do peregrino que percorre os caminhos do mundo com esperança e simplicidade, levando nos lábios e no coração a mensagem salvadora de Cristo Ressuscitado e confirmando na fé os seus irmãos (cf. Lc 22, 32). É como sinal explícito desta missão que figura no meu escudo, entre outros elementos, a concha de peregrino", indicou.

ATRAÇÃO

O Pontífice ressaltou que os santuários atraem um número cada vez maior de peregrinos, muitos dos quais vivem situações complexas e possuem laços fracos de pertença à comunidade eclesial. " A todos eles Cristo se dirige com amor e esperança. A aspiração à felicidade presente no espírito encontra n’Ele a sua resposta, e é junto d’Ele que o sofrimento humano encontra um sentido. Com a sua graça, também as mais nobres causas encontram a sua plena realização. Como o velho Simeão encontrou Jesus no Templo (cf. Lc 2, 25-35), assim também o peregrino deve ter a oportunidade de descobrir o Senhor no santuário".

"Há que fazer com que os peregrinos não percam de vista que os santuários são lugares sagrados, comportando-se portanto neles com devoção, respeito e decoro", alertou. O Bispo de Roma também pediu que seja favorecido o acesso ao Sacramento da Reconciliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário