O Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais do Vaticano, divulgou hoje (29) o tema para o 45º Dia Mundial das Comunicações 2011.
‘Verdade, anúncio e autenticidade da vida na era digital’, foi escolhido pelo papa Bento XVI, que deve divulgar o texto completo da mensagem no dia 24 de janeiro de 2011, na festa de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas.
Segundo o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, em seu comunicado oficial à imprensa, a comunicação deve ser entendida e centrada na pessoa humana que está no coração de todos os processos comunicativos.
“Mesmo em uma era que é amplamente dominada e, por vezes condicionadas, pelas novas tecnologias, o valor do testemunho pessoal continua a ser essencial”, descreve o comunicado.
O Pontifício Conselho pede que haja critérios baseados na verdade, principalmente pelos jornalistas católicos.
“Para abordar a verdade e assumir a tarefa de compartilhar isso exige a ‘garantia’ de uma autenticidade de vida daqueles que trabalham na mídia, e especialmente dos jornalistas católicos, uma autenticidade de vida que não é menos necessária na era digital”.
Finalizando, o Pontifício Conselho pede a credibilidade na pessoa humana e não nas tecnologias.
“A tecnologia, por si só, não pode estabelecer ou reforçar a credibilidade do comunicador, nem pode servir como uma fonte de valores que guia a comunicação. A verdade deve permanecer em um ponto firme e imutável de referência das novas mídias e o mundo digital, abrindo novos horizontes de informação e conhecimento”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário