domingo, 20 de fevereiro de 2011

DEUS NÃO ME ESCUTA!

Deus não me escuta porque sou ruim? Por que é que gente pior do que eu vive mais feliz?

Nádia

A carta chegou à redação da nossa revista "Ir ao Povo" e tocou-nos profundamente. Há jovens que sofrem mais do que sua cabeça consegue suportar. Foi esta a nossa resposta.

Nada disso, Nádia...

Você não é ruim e sabe que não é. Na revolta dos seus 15 anos, seu coração ainda jovem acha que Deus quer seu sofrimento. Não sei quem lhe passou esta catequese, mas não é a da nossa Igreja. Seria o mesmo que dizer que Deus é injusto, porque ajuda suas amigas egoístas, enquanto para você, que faz tudo certinho, Ele só reserva pedradas. Para piorar as coisas, sua tia, que se diz católica praticante, lhe diz que Deus quer que você sofra para "expiar" pecado de alguém do passado: que é seu "karma". Isso é o que se chama de angu de caroço. Estão confundindo tudo para você. Seu tio, então, usou as frases bíblicas mais erradas para a ocasião. Ser evangélico não torna ninguém melhor leitor de Bíblia do que os outros. Há gente confusa em todas as Igrejas...

Pode ser difícil explicar o sofrimento, mas a explicação de sua tia e de seu tio só pioram a coisa. Com isso, você se revolta contra Deus, porque gente que se diz iluminada lhe disse que Ele quer ver você sofrendo para pagar por alguma tetra-ultra-bisavó que você nem conheceu, mas que precisa ser libertada de seu cativeiro espiritual. Sobrou para você.

Sabe o que diz o evangelho de João? Que Deus é amor. Já imaginou Deus, sendo amor, a torturar uma menina no lugar de uma antepassada? A opção de Jesus de arriscar e dar a vida pela humanidade é bem diferente da de uma pessoa que não fez esta escolha. Jesus sabia do preço do sofrimento e aceitou suas conseqüências ao dizer o que disse e fazer o que fez. Uma coisa é Jesus morrer por nós e outra é dizer que você tem que sofrer por uma pessoa que viveu há duzentos anos atrás!

O sofrimento dos inocentes não tem explicação fácil, mas certamente não nos autoriza a dizer que Deus está fazendo alguém sofrer. Isto seria ser mau. Deus não poderia querer o mal de ninguém. Uma vez, quando perguntaram a Jesus (Jo 9,2) quem pecara para que determinado rapaz tivesse nascido cego - se ele mesmo ou seus parentes - Jesus respondeu que ninguém estava reparando pecado de ninguém. Deus sabia porquê e Deus agiria nele. Na pergunta estava implícita a reencarnação: é que o moço era cego de nascença e perguntaram se era por algum pecado dele. Jesus descartou a hipótese da reencarnação.

Eu digo a você o que Jesus disse aos que lhe perguntavam. A obra de Deus ainda vai se manifestar em você. Naquele dia, você vai saber se fez sentido ou não esta fase difícil da sua vida! Por enquanto, não aceite a explicação que lhe deram. Deus não está descontando em você o pecado de nenhum de seus antepassados. O Pai não faria isso! Leia o evangelho de João. Vai conhecer um Jesus que se importa com a nossa dor e, mais cedo ou mais tarde, nos tira dela!

Pe. Zezinho, SCJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário