quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

SATANÁS NÃO PODE VIVER ENTRE NÓS

Ontem falamos sobre sermos Imagem e Semelhança de Deus. Hoje gostaria de falar sobre o que não podemos ser: semelhantes ao inimigo de Deus e da sua Igreja. Que Deus afasta para longe de nossa vida, comunidade e Igreja, todos os que lutam pela sua destruição e destruição dos que são de Deus. Leia com muita atenção esta nota.

Antes de comentar a respeito da personalidade de Satanás, desejo fazer uma observação que considero muito importante.

Não devemos, em momento algum, deixar de ter em mente que quando se fala a respeito do diabo, devemos ter nossas mentes completamente conscientes de que estamos lidando com um ser que é nosso implacável adversário! Esse ser, Satanás, não poupará esforços para nos tentar prejudicar e destruir. Logo, o mais sábio é olharmos firmemente para o Senhor Jesus Cristo com nossos corações voltados para a submissão e devoção a Ele. Agindo assim, estaremos fortalecidos no Senhor e poderemos, com as armas da Luz, fazer frente e vencer o inimigo de Deus. Como pôde um anjo que foi criado perfeito vir a ser o líder de uma rebelião contra Deus? Até onde já comentamos, Satanás se tornou obcecado por um desejo de auto-exaltação, o que, por sua vez, foi a causa de sua ruína. A Bíblia nos adverte a respeito deste perigo:

"A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda." (Provérbios 16,18)

Embriagado pela soberba e pelo orgulho, Satanás corrompeu sua própria sabedoria tornando-se assim completamente deformado em relação ao seu estado original.

"... corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor,..." (Ezequiel 28,17)

Em outras palavras, Lúcifer literalmente enlouqueceu. E é o próprio Deus quem chama de loucos aos que lhe são rebeldes:

"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino." (Provérbios 1,7)

A atitude de arrogância, altivez e atrevimento de Satanás diante de Deus, foi um literal enlouquecimento do diabo. Seu estado tornou-se irremediavelmente doentio e sem cura.

Satanás passou a odiar a Deus, de todo o seu coração, não lhe restando lugar ou qualquer possibilidade para arrependimento. Foi uma atitude deliberada, premeditada, dolosa e criminosa e que trouxe sobre ele a condenação eterna.

O ódio passou a ser a força motriz para Satanás. Todos os seus atos são motivados pelo ódio que sente por Deus e por uma espécie de desejo de vingança que ele nutre contra o Senhor Todo-Poderoso. Satanás e seus anjos (os demônios) tornaram-se seres completamente loucos, implacavelmente agressivos, violentos e ferozes.

Quando o Senhor Jesus Cristo estava no deserto sendo tentado pelo diabo, Ele estava cercado por demônios cheios de ódio contra Ele. Mas Deus e os anjos eleitos estavam lá..

"E logo o Espírito o impeliu para o deserto, onde permaneceu quarenta dias, sendo tentado por Satanás; estava com as feras, mas os anjos o serviam." (Marcos 1,12,13)

Quando surgir a besta de que fala a Bíblia em Daniel e no Apocalipse, este ser será um exemplo de ódio, rancor e cólera contra Deus e contra os seus servos. Ao examinarmos as Escrituras quando falam a respeito da besta (anti-Cristo), podemos ver, na figura da besta, através de seu comportamento, como é a personalidade de Satanás.

Ao surgir, sua primeira atitude será abrir a sua boca em blasfêmias e difamações contra Deus e contra os cristãos. Por tanto, se alguém se aproxima de você para caluniar seu irmão ou irmã na fé, levantar falso testemunho ou se as suas próprias atitudes estão nesse caminho, cuidado:

"Foi lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias, e autoridade para agir quarenta e dois meses; e abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para lhe difamar o nome e difamar o tabernáculo, a saber, os que habitam no céu. Foi lhe dado também que pelejasse contra os santos e os vencesse..." (Apocalipse 13,5-7)

Esta á a personalidade de Satanás: Arrogante, atrevido, blasfemador, mentiroso, injusto, cruel, sedutor e movido por ódio. Embora inteligente e possuidor de vastos conhecimentos, é um ser completamente louco e muito perigoso. Irremediavelmente perdido, porém implacável (que não se deixa dominar), persistente e sádico. Irônico, debochado, homicida e letalmente perigoso. Não possui nenhuma ralação com o Senhor, pois Deus expulsou Lúcifer de Sua presença e comunhão para sempre. Satanás não tem acesso a arrependimento. Só lhe resta o ódio e a atividade da destruição, o que continuará a exercer até que venha o Senhor.

Mas louvado seja Deus, pois está escrito:
"Para isto se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do diabo." (1João 3,8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário