segunda-feira, 6 de junho de 2011

SAUDADES DO PADRE AGRICULTOR: 10 anos

Celebramos hoje os 10 anos de vida eterna do Pe. José Dantas Cortez, que foi pastor em São Sebastião de Florânia de 1986 a 2001. Homem simples e amigo do povo. Sua sabedoria ia além dos púlpitos  e chegava com facilidade ao coração dos que buscavam nas Sagradas Escrituras e na Tradição da Igreja, resposta para suas dúvidas e alívio ao sofrimento.

Gostava das letras. Lia com muito carinho e atenção todos os documentos da Igreja. Antes mesmo de chegar as livrarias ele já buscava com ansiedade e após estudo, debulhava-os em suas homílias para que seus paroquianos tivessem acesso ao pensamento da Mãe Igreja.

Respeitava os templos e exigia que os seus também o fizessem. Tinha ouvido apurado e o mínimo barulho dentro ou fora da Igreja era motivo para parar a Celebração até que o silêncio fosse reestabelicido. Quantas vezes um de nós não saímos dos nossos lugares de acomodoção para ir pedir que esse silêncio acontecesse.

Apaixonado pela política e pelos politicos, mantinha uma aproximação respeitosa com este mundo. Tinha idéias e pensamentos firmes sobre esse assunto. Mas nunca permitiu que a política e/ou os politicos atrapalhassem o andamento das estruturas internas da Igreja e os trabalhos pastorais.

Padre, Professor Universitário e Politico, deixou sua marca em tantos lugares e pessoas. Em Florânia por onde andarmos vermos suas construções. Mas a maior de todas expressa não sua paixão, como tinha por tantas coisas, mas nos gritam o seu amor por Nossa Senhora, a Mãe de Jesus.

Apenas duas capelinhas no alto  do monte. Estrada de barro. Sem luz elétrica. Sem água. Duas capelinhas brancas no alto do monte. E começou a sua OBRA PRIMA... deixou-nos de herança o mais belo complexo de oração e reflexão do Rio Grande do Norte: Santuário das Graças, Lugar Santo e Sagrado.

E antes da morte o abraçar pede ao amigo Pe João Medeiros Filho que escrevesse a história do monte e diz: "Entrego minha vida a Nossa Senhora..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário