terça-feira, 14 de junho de 2011

FESTA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS 2011: Feirinha

A Festa de Nossa Senhora é patrimônio do POVO e feita pelos que amam a Mãe de Jesus, que no Monte das Graças de Florânia recebe o título de NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS e há 64 anos é celebrada na terra das Flores.

Nasceu pelo desejo de Dom José de Medeiros Delgado por ocasião das Santas Missões Populares animadas pelos Frades Capuchinhos liderados por Frei Otávio Silvestre, em 1947, e de lá para cá vem atraíndo cada vez mais, homens e mulheres para um encontro pessoal com Jesus. Na Casa de Nossa Senhora, Lugar Santo e Sagrado, Ela nos apresenta a grande novidade de todos os tempos, a realização de uma promessa, a salvação: seu Filho Jesus, o Cristo. E este lugar é testemunho de muitas graças derramadas dos Céus pelas mãos milagrosas e orantes da Virgem Maria.

Muitos trabalharam para construir essa obra, orgulho de quem nasce em Florânia; encanto para os que a visitam e fazem deste lugar um pedacinho da sua casa. Porque a Casa da Mãe é a casa dos filhos. E esses homens e mulheres que trabalham começam a se mobilizar mais uma vez para a grande Festa. E o Blog do Santuário está pedindo a sua opinião na organização dessa Festa.

De Junho a Novembro o nosso Blog estará fazendo enquetes para melhor pensarmos na Festa 2011 como patrimônio nosso, responsabilidade nossa. A nossa primeira enquete faz referência a FEIRINHA que nasceu das mentes de estudantes universitários e teve sua primeira edição no Mercado Público de Florânia. Em anos seguintes a Feirinha cresceu e mudou-se para o patamar da Igreja Matriz, Flores Casa Show e Ginásio de Esportes.

Desde a sua primeira edição teve-se o desejo de neste dia mostrarmos um pouco do nosso artesanato e comidas típicas. Mas esse empenho não deveria ser creditado a uma tarde e sim ao longo do ano inteiro, com espaço destinado a arte e cultura do nosso povo. Por isso, desde o primeiro instante na FEIRINHA se destacou a parte musical.

Com o passar dos anos a FEIRINHA passou a ser espaço de brigas e discussões politiqueiras e por isso, questionada pelos organizadores da Festa, uma vez que só fazia denegrir o nome da Festa e a cidade de Florânia. Com a chegada do Pe. Carlos Eduardo, a organização da Festa resolve fazer a FEIRINHA em espaços fechados e os participantes começaram a colaborar com um valor simbólico. Como resultado as FEIRINHAS ficaram mais seguras, atraindo mais visitantes a nossa cidade.

Faltava restaurar o espaço das artes e das comidas. Então, em 2010, a Comissão da Festa resolveu esse problema. Do meio dia até às 18h Maria José comandou, com convidados e amigos, cantores e cantores filhos e filhas de Florânia, um especial com o melhor da nossa música, com transmissão ao vivo pela Rádio Ibiapina, Webs Rádios  e Site Kurtição. Teônia comandou um exercito de mulheres determinadas e fizeram o melhor da nossa comida. Os artesãos que quisessem podiam expor seus trabalhos. Tudo de graça em um espaço preparado em frente ao Ginásio de Esportes, no circo emprestado a Festa pelo amigo Marcone.

Às 18h30min teve inicio a Festa dentro do Ginásio e os participantes contribuíram com R$ 3,00 na portaria. E ai fica a pergunta mais uma vez: VOCÊ ACHA QUE DEVE TER FEIRINHA NA FESTA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS 2011?

Nenhum comentário:

Postar um comentário