quarta-feira, 1 de setembro de 2010

RIO GRANDE DO NORTE É UM DOS ESTADOS COM MAIOR DESIGUALDADE DE RENDA DO NORDESTE

O Rio Grande do Norte é um dos Estados com maior desigualdade distribuição do rendimento da população no Nordeste. O dado foi levantado na quarta publicação da série Indicadores de Desenvolvimento Sustentável: Brasil 2010 (IDS Brasil 2010), lançada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (1º).

A comparação é feita através do índice de Gini, que representa o grau de concentração na distribuição do rendimento da população. No índice, a concentração de renda é expressa por um valor que varia de zero (situação de perfeita igualdade) a um (situação de desigualdade máxima).
Segundo o IBGE, em situações concretas, é muito difícil que o índice atinja os valores extremos (0 e 1). Um índice em torno de 0,5 é considerado um valor representativo de fortes desigualdades.

No Rio Grande do Norte, em 2008, esse índice foi de 0,543, um dos mais desiguais do Nordeste. O RN apresentou ainda uma concentração de renda maior quando comparado aos demais Estados nesta região (0,539), assim como, a média brasileira (0,531).

O Estado apresenta, também, o maior rendimento médio do Nordeste (R$ 744), ainda que o mesmo esteja abaixo da média brasileira (R$ 1.019).

FONTE: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário