O Papa Bento XVI iniciou, neste sábado, 4, sua visita pontifícia à Croácia. A 19ª viagem apostólica do Santo Padre (13ª na Europa) se resume em dois dias na cidade de Zagreb, onde acontecerá, neste domingo, a Jornada Nacional das Famílias Croatas, motivo principal da visita papal.
Ao chegar ao aeroporto da capital, o Papa foi acolhido por autoridades religiosas, políticas e civis, além de centenas de fiéis, dentre os quais uma família vestida em trajes típicos que lhe ofereceu flores. Após as formalidades, Bento XVI se dirigiu a todos saudando e agradecendo pela presença e o carinho.
Foram recordados os treze séculos de relacionamento sólido e leal entre Santa Sé e Croácia, mesmo em momentos difíceis e dolorosos para ambos. O Papa disse que os valores espirituais e morais sempre plasmaram, ao longo dos séculos, a vida diária e a identidade pessoal e nacional croata.
Hoje, vinte anos depois da proclamação da independência e às vésperas da plena integração da Croácia na União Europeia, a história passada e recente pode ser motivo de reflexão para os outros povos do Continente para conservar e reanimar o patrimônio de valores humanos e cristãos e valorizar plenamente esta riqueza espiritual e cultural.
Terminando seu discurso, Bento XVI agradeceu antecipadamente todos os colaboraram na preparação e organização da visita e invocou sobre a nação e seus habitantes a intercessão e a ajuda do Beato Aloísio Stepinac, pastor amado e venerado por aquele povo.
A Jornada Nacional das Famílias Croatas terá três momentos, começando no final dessa tarde, quando os jovens irão se reunir em vigília. Amanhã, haverá a Missa para as famílias e o Papa irá ao túmulo do Beato Stepinac para uma oração.
Neste sábado, o programa oficial de Bento XVI na Croácia inclui também encontros com o presidente croata, Ivo Josipovic, e com representantes religiosos, do corpo diplomático e elementos ligados à sociedade civil, religião, cultura, política e ciências.
Preparativos
Em entrevista à Rádio Vaticano, o arcebispo de Zagreb, Cardeal Josip Bozanić, adiantou que na expectativa da visita de Bento XVI, a Igreja predispôs um caminho de preparação tanto no âmbito diocesano como nacional.
Cada diocese elaborou programas que envolveram, principalmente, jovens e famílias. Os jovens se prepararam com várias atividades, com encontros de oração e de adoração, e o aguardam com muito entusiasmo. Para as famílias, foram elaboradas catequeses especiais, realizadas em grupos paroquiais. Desde que se anunciou a visita pastoral, os párocos acompanham toda a preparação com uma oração intensa e com uma profunda gratidão. Tudo gira ao redor do lema do encontro com o Santo Padre na Croácia: “Juntos em Cristo”.
País muito católico e duramente atingido pela crise econômica, a Croácia está se preparando para se tornar o 28º membro da União Européia.
A Croácia tem cerca de 4,5 milhões de habitantes, dos quais 90% são católicas. Há 1.598 paróquias e 17 circunscrições eclesiásticas (divisões territoriais e administrativas da Igreja, as dioceses e arquidioceses).
Nenhum comentário:
Postar um comentário