quinta-feira, 2 de junho de 2011

CONJUNTIVITE BACTERIANA


Conjuntivite Bacteriana
O que é conjuntivite bacteriana?

É uma inflamação que atinge a membrana que recobre toda a parte interior da pálpebra e também a esclera. A infecção provoca uma reação nas conjuntiva deixando o olho vermelho, um dos principais sintomas da conjuntivite. A conjuntivite pode ser desencadeada por alergias, ou através de bactérias ou vírus.

Causas da conjuntivite bacteriana

A conjuntivite bacteriana pode ser causada por bactérias de diferentes tipos, entre elas as mais comuns são Estafilococos, Haemophilus Influenzae, Peneumococos, e Estreptococos. A forma mais comum de contaminação é através das mãos de quem teve contato com as bactérias. Outra forma importante de contaminação são de bebês nascidos de mães com Clamídia ou gonorréia, que são infectados pela secreção vaginal no parto normal.

Como diagnostica a conjuntivite bacteriana?

O diagnóstico da conjuntivite é feito pelo médico que leva em conta o conjunto de sintomas: vermelhidão e coceira associada a lacrimejamento ou secreção nos olhos. Essa secreção é colhida e enviada a exame laboratorial para emitir o diagnóstico com precisão.

Tempo de duração

Não esqueça que a vermelhidão e a coceira dos olhos começa a ceder alguns dias após o inicio do uso dos colírios antibióticos. É essencial o uso desse medicamento mesmo quando o paciente já não esta sentindo os sintomas, fazendo o tratamento prescrito até o final, para evitar a reincidência da infecção que pode voltar mais grave. A maior parte das conjuntivites melhora sem causar nenhum tipo de problema aparente.

Como prevenir a conjuntivite bacteriana?

Em primeiro lugar deve-se evitar o contato com pessoas infectadas, as mãos devem ser lavadas frequentemete, e não levar as mãos aos olhos sem antes lava-las, também nunca usar a maquiagem nos olhos e no rosto com outras pessoas ou objetos de uso pessoal. Já a prevenção de conjuntivite em crianças recém nascidas é preciso que as gestantes façam exames regulares e principalmente o acompanhamento pré-natal. Caso necessário deve se submeter ao tratamento para gonorréia e para clamídia. As maternidades são obrigadas a usarem colírio com nitrato de prata nos bebes logo após o nascimento para evitar a conjuntivite gonocócica.

Qual médico procurar?

O Oftalmologista é o medico recomendado para tratar conjuntivite principalmente se a pessoa estiver com febre, secreção espessa nos olhos, dor ou inchaço, ou se a pessoa tiver a visão borrada. Segundo os agentes da saúde as crianças devem ser levadas ao pediatra assim que os sintomas começarem a aparecer para que o tratamento seja começado em seguida evitando que a doença se espalhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário