sexta-feira, 3 de junho de 2011

CONJUNTIVITE ALÉRGICA

Conjuntivite Alérgica
O que é conjuntivite alérgica?

Diferentemente da conjuntivite bacteriana, a Conjuntivite Alergica é um tipo de alergia que ocorre nos olhos e pode ocorrer isoladamente ou acompanhando a renite alérgica. E na maioria dos casos ela é a forma mais comum de alergia ocular.

Como ela ocorre?

Os alergenos podem estar no ar assim como o acaro e o pólem de plantas, ou podem estar nas suas mãos e entrar em contato com os olhos ao toca-los. Quando seus olhos entram em contato com os alergenos o corpo reage e produz anticorpos, o corpo acaba reagindo e produzindo anticorpos e quando entram em contato com os anticorpos entram em contato com o olho da inicio a uma reação alérgica. Nesse caso o olho libera algumas substâncias químicas incluindo uma chamada histamina, que causam os sintomas da conjuntivite alérgica.

Os sintomas são

Coceira, lacrimejamento e vermelhidão, também pode acontecer de a pele na volta dos olhos estar vermelha e descamando, geralmente os dois olhos serão afetados a menos que apenas um deles tenha entrado em contato com o alérgeno.

Como pode ser diagnosticada?

O médico vai examinar e perguntar os sintomas, se tiver um histórico de alergia pode ser muito útil para o médico. Também poderá ser aplicados testes para alérgenos específicos, principalmente se acontecer de não corresponder ao tratamento com os remédios habituais para esse tipo de conjuntivite.

Como pode ser tratada?

Segundo agente de saúde, o primeiro passo é ficar longe de tudo que possa dar alergia, depois é o tratamento com medicação que pode ser tratado com anti-histaminicos, principalmente se tem outros sintomas alérgicos, se for só nos olhos pode ser tratado com colírios específicos, mas se houver outro tipo de alergia pode ser tratado com dois tipos novos de colírio, mas é necessário que o seu médico esteja acompanhando o caso. A imunoterapia também tem bons resultados.

Por quanto tempo pode perdurar?

Os sintomas da conjuntivite alérgica pode perdurar por quanto tempo o alérgeno se fizer presente . Se a reação alérgica apareceu em quanto criança e continua na fase adulta é bem provável que ela permaneça por toda vida. Sendo que qualquer pessoa pode desenvolver alergia, incluindo conjuntivite alérgica, em qualquer etapa da vida.

Como pode ser a prevenção de conjuntivite alérgica?

Não existe método eficaz para prevenir a alergia, mas o que pode ocorrer é minimizar seus sintomas evitando sua exposição aos alergenos que causam o problema, controlando os ácaros da poeira, evitando os animais domésticos etc. De acordo com o problema de cada pessoa, pode ser necessário que faça testes alérgicos para identificar a causa dos problemas e se for o caso fazer vacinação de alergia por até vinte e quatro meses. É necessário que todas as pessoas tenham controle sobre o seu organismo para poder detectar quando algo causar alergia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário