sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

NHÁ CHICA: Papa reconhece virtudes heroicas de leiga brasileira

As virtudes heroicas da brasileira Serva de Deus Francisca de Paula de Jesus, conhecida como "Nhá Chica", foram reconhecidas pelo Papa na manhã desta sexta-feira, 14. O reconhecimento faz parte da lista de decretos assinados por Bento XVI, que recebeu em audiência o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato.

A leiga nasceu em São João del Rei (MG) em 1810 e faleceu em Baependi (MG) em 14 de junho de 1895.

QUEM FOI NHÁ CHICA

O processo de beatificação da Serva de Deus está em fase final no Vaticano. Descendente de escrava, analfabeta e leiga, poderá ser a primeira Santa nascida no Brasil. Como não existe registro civil de sua data de nascimento, seu Batistério, preservado no Memorial em Baependi (MG), sob a tutela das Irmãs Franciscanas do Senhor há mais de meio século, tornou-se um documento fundamental.

O Batismo é também o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e também a porta de acesso aos demais sacramentos que visam conduzir a vida de uma pessoa à santidade, o que encontrou em Nhá Chica um bom termo. Portanto, o bicentenário de seu Batismo uma data especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário