quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

RENOVAR A FÉ SERÁ UM GRANDE DESAFIO PARA A IGREJA NO BRASIL EM 2011

A Igreja no Brasil, como em toda a América Latina, está em missão. Esta missão continental, lançada na última conferência dos Bispos da América Latina e Caribe, busca restaurar a fé em Cristo. “Significa renovar os fundamentos da fé católica no país. Esta fé, implantada pelos pioneiros evangelizadores há cinco séculos atrás, deve ser apresentada de uma maneira nova, segundo as circunstancias e as situações presentes”, explica o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri.

Segundo o Núncio, a Igreja católica enfrentará novos desafios para apresentar sua fé diante de uma sociedade contaminada pela secularização e o relativismo. Outro desafio é a construção de um novo diálogo ecumênico junto às novas denominações cristãs.

A defesa da vida, desde a concepção até o fim natural, continuará sendo um desafio em 2011, pois este ainda não é um direito claramente assegurado e valorizado, destaca Dom Lorenzo. “É um tema prioritário para a Igreja no Brasil”, enfatiza.

O Núncio ressalta que há correntes ideológicas, nacionais e internacionais, que tentam influenciar as decisões dos Estados diante desse tema, por isso a Igreja deve se fazer presente para defender a vida. “Mesmo no Congresso Nacional existem projetos de lei que querem ampliar a permissão do aborto, mostrando isso como uma política de saúde pública”, afirma Dom Lorenzo.

As conferências episcopais de todo mundo estão se reunindo para traçar as diretrizes para este novo ano, para isso, o Núncio Apostólico destaca que como fundamento elas têm a Exortação Apostólica Pós-sinodal sobre a Palavra de Deus, Verbum Domini, publicada no fim do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário