segunda-feira, 3 de outubro de 2011

BEATO MATEUS MOREIRA: Patrono dos Ministros da Eucaristia no Brasil

A Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, da Santa Sé, aprovou a eleição do Bem-aventurado Mateus Moreira como Patrono dos Ministros extraordinários da Comunhão no Brasil.

Mateus Moreira é um dos 30 mártires do Rio Grande do Norte, beatificados pelo Papa João Paulo II em 5 de março de 2000.

Fazia parte do grupo de moradores do Rio Grande que foi sacrificado em Uruaçu, em 3 de outubro de 1645. A descrição de sua morte é considerada o ponto mais expressivo da trágica narrativa do martírio de Uruaçu. O belíssimo testemunho de fé na Eucaristia, confessada na hora da morte, foi lembrado pelo Papa João Paulo II na Homilia de Encerramento do XII Congresso Eucarístico Nacional , em Natal, RN, em 1991, e também na missa da beatificação. Os algozes arrancaram-lhe o coração pelas costas, e ele morreu exclamando: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”. Por esse motivo, a CNBB elegeu o Beato como patrono dos ministros extraordinários da comunhão no nosso país, e a indicação agora foi aprovada oficialmente pela Santa Sé.

Que o testemunho de fé de Mateus Moreira possa servir de encorajamento e exemplo para os milhares de ministros extraordinários da comunhão no Brasil. Que eles sejam zelosos na caridade e fiéis anunciadores da presença transformadora do Senhor na Eucaristia.

Um comentário:

  1. Deveria ser divulgado pelo em todos os grupos de ministros das paroquias, pois e pouco conhecido como patrono ou padroeiro dos ministros

    ResponderExcluir