segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

FILHOS DA TERRA DAS FLORES REVERENCIAM SEU PADROEIRO

Os filhos e filhas de Florânia se reunem em torno do altar dedicado a seu Padroeiro São Sebastião para render graças e Deus e pedir proteção para o ano novo que estamos iniciando.

Do madeiro cruel que te prende
Abre o teu juvenil coração
Verdes ramos de amor nos estende
abençoa e protege o sertão

O tema da Festa neste ano de 2011 vem pedir o auxilio de São Sebastião, como os primeiros moradores desta terra fizeram e como ao longo dos anos seguintes nossos antepassados fizeram com toda confiança e foram atendidos: "São Sebastião, Mártir da Fé, Livrai-nos do Mal!".

Teu Valor nossas almas proclamam
Estas serras azuis, céu de anil
Tuas setas perfumes derramam
Protetor imortal do Brasil

O nosso Padroeiro também é venerado por todo Brasil : Estado do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, Barra Mansa, Três Rios, Aperibé, Araruama.Goiás: Rio Verde e Palmeiras de GoiásPará: Altamira e Parauapebas.Mato Grosso: Alto Garças.Mato Grosso do Sul: Maracajú.Bahia: Alcobaça, Caravelas, Itambé, Trancoso e Maraú (No sul do estado a festa também é chamada de Cavalhada).Ceará: Apuiarés, Choró, Ipu, Monsenhor Tabosa, Mulungu, Nova Olinda e Pedra Branca.Minas Gerais: Montes Claros, Alpinópolis, Andradas, Cruzília, Coronel Fabriciano, Leopoldina, Bom Jardim de Minas, São Sebastião do Paraíso Papagaios,Curral Moreira/Belo Vale e Pedralva.Estado de São Paulo: São Sebastião, Andradina, Cajamar, Coroados, Valinhos, Ibiúna, Suzano, Porto Ferreira, Presidente Prudente e Ribeirão Preto.Pernambuco: Caruaru, Jataúba, Limoeiro, Cabo de Santo Agostinho, Belo Jardim e Ouricuri.Acre: Xapuri.Paraná: Paranavaí , Sengés , Jacarezinho , Andirá e Rio Branco do Sul .Rio Grande do Sul: Bagé, São Sebastião do Caí e Venâncio Aires.Santa Catarina: Sombrio, Bom Retiro , São Ludgero e Painel.Paraíba: São Sebastião de Lagoa de Roça, Picuí e São Bento.Rio Grande do Norte: Caraúbas, Equador, Governador Dix-Sept Rosado, Encanto, Parelhas e Florânia.

Doce mártir, guerreiro celeste
Tuas chagas são cravos de luz
Vencedor das falanges, da peste
Cavaleiro fiel de Jesus.

Entre os primeiros cristãos, São Sebastião, após escapar da morte por flexas era tido como Santo e onde ele estava era grande a comoção e a alegria. Em Florânia a Festa de São Sebastião apresenta os seus traços de humildade e de grande testemunho de fé em Jesus Cristo. As pessoas que acorrem a Florânia nesse mês de janeiro encontram no rosto de cada floraniense o desejo de ser cada vez mais parecido com o seu padroeiro. Que a mesma fidelidade vivida por tão grande santo, seja a fidelidade vivida por todos que acorrem a sua proteção, aos seus cuidados.

Neste humilde rincão brasileiro
Chão de FLORES humilde que é
Hás de ter um altar e um canteiro
De esperança, de amor e de fé.

O hino do nosso padroeiro foi escrito quando nossa cidade ainda se chamava Flores, mas a letra cantada nos dias de hoje tem o mesmo ardor e força quando na época de sua escrita. Esse amor corre as ruas e becos de nossa cidade sobe montanhas e ao ser levado pelo vento, faz eco em nossos corações e trazem os filhos de Florânia a sua terra para estarem em torno deste altar e canteiro como perpetuadores da história de nossos antepassados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário