segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

PARÓQUIA APRESENTA MODELO DA CAMISETA DA FESTA


Florânia vive a partir do dia 10 de janeiro a Festa do seu Padroeiro São Sebastião. E para marcar essa data a Paróquia lança camiseta comemorativa da Festa. Vestir a camisa da cidade e do seu padroeiro é prova de amor, devoção e fé ao Santo Guerreiro que a 146 anos foi escolhido como seu padrinho, protetor, padroeiro.

HISTÓRIA

O surgimento do município de Florânia está diretamente relacionado à expansão do ciclo do gado vivenciado por imigrantes portugueses a partir do século XVII. Os imigrantes procuravam instalar suas fazendas em locais propícios para cultiva e criar gado. O mais antigo morador da região foi o Sr. Cosme de Abreu Maciel que se estabeleceu nas proximidades do riacho Rossaurubu e aí constituiu família. Obteve sesmaria e terras de várias fazendas e do sítio Riacho da Luíza que dava início ao nascimento de Florânia.

Apesar da presença de Cosme de Abreu na área, entre 1754 e 1756, foi seu primogênito Athanásio Fernandes de Morais e seus descendentes que fundaram a povoação. No ano de 1856, uma epidemia do cólera-morbus atacou a região e, receoso com o avanço da epidemia o velho Athanásio fez um voto de fé e prometeu a São Sebastião construir uma capela um sua homenagem se os moradores da localidade escapassem da terrível doença. Atanásio morreu em 1860, não conseguindo cumprir o prometido, mas sua viúva e seus filhos levaram a promessa adiante e em 1865, com a presença do padre José Antônio de Maria Ibiapina, foi iniciada a construção da capela e inaugurada com a celebração da primeira missa pelo padre Idalino Fernandes de Souza, no dia 25 de Dezembro do mesmo ano. O município de Flores foi criado pelo Decreto nº 62, no dia 20 de Outubro de 1890, desmembrado de Acari. No dia 30 de Dezembro de 1943, através da Lei nº 268, o município de Flores passou a denominação de Florânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário