domingo, 17 de abril de 2011

FESTA NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

Como retratei em postagens anteriores, a maior caracteristica da Região do Seridó é a sua religiosidade, marcada principalmente pelo catolicismo. Por isso, em todas as cidades do seridó por onde o visitante passar, verá que os principais prédios da cidade são de caráter religioso. E em sua grande maioria as Igrejas apresentam torres pontiagudas, herança da Idade Média. Na Catedral de Santana de Caicó, os sinais de imponência estão cravados em todos esses sinais.

E nesta manhã de domingo, a força do religioso teve seu ápice com a abertura da Semana Santa e reinauguração da Casa Mãe da Diocese de Caicó, reunindo no mesmo altar a maior autoridade religiosa da Diocese de Caicó, Dom Delson Pedreira,  e a maior autoridade constituída do Estado do Rio Grande do Norte, a governadora Rosalba Ciarline; além de autoridades municipais e nacionais, como o Ministro Garibalde Alves Filho.

A Catedral de Santana de Caicó ficou lotada. E o aconchego que este templo nos traz, ficou ainda mais acolhedora com tantos filhos de Santana tomando todos os seus espaços. Sempre que vejo uma Igreja cheia recordo-me do Pe. Cortez que dizia que a mesma alegria que um setanejo tem em ver cheio um açude, é a mesma alegria que Deus tem em repleta sua casa.

Sob o olhar da Vó Santana, Dom Delson falou da alegria em vê esta Igreja restaurada. Lembramos que o termo Catedral é utilizado para designar a igreja que contém a cátedra oficial de um bispo. O termo eclesia cathedralis foi aparentemente utilizado pela primeira vez nos atos do Concílio de Tarragona em 516. E segundo a história de Caicó a Construção de sua Catedral retrata o século XVIII.

Poucos padres conpareceram a Reinauguração da Catedral devido o evento acontecer em um domingo e de modo particular no Domingo que abre a Semana Santa e os padres estarem desenvolvendo trabalhos pastorais em suas Paróquias. Ao falar com o Pe. Carlos Eduardo, Pároco de São Sebastião de Florânia, por telefone  ele parabenizou o povo de Caicó pelo belo trabalho realizado na Catedral, coração da nossa Diocese, e falou que mesmo não estando presente fisicamente, estaria rezando em comunhão com seu Bispo e todos os filhos de Santana.

O Pe. Edson, Pároco de Santana de Caicó, agradaceu a todos que se engajaram na Campanha da Reforma da Catedral. ao longo de um ano foi visivel o seu empenho e de sua equipe, percorrendo os meios de comunicação do estado para que a mobilização desta obra não fosse de um pequeno grupo, mas de todos, uma vez que este Templo é Casa de todos nós. Parabéns a todos.

Santana agora pode sentar-se com mais tranquilidade em sua cadeira, na casa a ela dedicada e com sua filha Nossa Senhora das Graças, comtinuar velando pelo povo do Seridó. que todos sintam-se atraídos a esta Casa Santa para aí encontrarem Jesus, neto de Santana, filho da Virgem Maria. A razão de existir dessa Igreja Catedral.

Fotos: Ezilda Santos - Site Kurtição

Nenhum comentário:

Postar um comentário