sexta-feira, 15 de abril de 2011

PÁSCOA E MÍDIA: Nesta páscoa troque o coelho pelo cordeiro

A cada ano a Páscoa nos faz refletir sobre o seu verdadeiro sentido e de como o mercado capitalista tem usado desse artifício para vender. Existe também uma reação, ainda tímida, das comunidades cristãs no enfrentamento dessa realidade. E nesses dias  passando pelo bairro do Alecrim, em Natal, uma faixa me chamou a atenção: "NESTA PÁSCOA TROQUE O COELHO PELO CORDEIRO" e a citação bíblica refererindo-se ao segundo termo: "EIS O CORDEIRO DE DEUS, AQUELE QUE TIRA O PECADO DO MUNDO (João 1,29).

As discussões ficam a nível interno das Igrejas que perdem cada vez mais espaço na grande mídia e nas vidas de seus fiéis. Os constantes apelos e ações de João Paulo II e Bento XVI para o uso dos meios de comunicação tem levado comunidades a lançarem mão da intenet, do rádio, web-rádio, revistas, tv... Encontros regionais, nacionais e internacionais tentam capacitar nossos agentes em torno de uma Pastoral: da Comunicação. O nosso blog é fruto de um desses encontros.

Mas observando sites, blogs (incluindo o nosso) e outros, das mais diferentes regiões do país e de modo particular no nosso Rio Grande do Norte, nas suas três Dioceses: Natal, Mossoró e Caicó, podemos notar que a comunicação ainda não é nossa prioridade. Palavras de Jesus, como:  "O que vos digo na escuridão, dizei-o às claras. O que vos é dito ao ouvido, publicai-o de cima dos telhados". (Mt 10,27) parecem sem força em nossa realidade midiatica.

E o coelho parece ganhar do cordeiro.

Cristãos... deixemos nosso comodismo e nos lancemos numa nova proposta evangelizadora, como nos indica a Igreja de Cristo. Que em 2011 o Cordeiro tenha lugar em nossas famílias. E que o passar dos anos nos lance além de pequenas faixas e mídias tímidas. Que nossos espaços de formação e informação sejam mais atrativos como é o Cristo que seguimos e que precisa ser redescoberto.

E quem sabe assim possamos ver o Cordeiro ocupar o centro de nossa festa. A maior festa da cristandade.

SITE DA ARQUIDIOCESE DE NATAL: http://www.arquidiocesedenatal.org.br/
BLOG DA DIOCESE DE MOSSORÓ: http://diocesedemossoro.blogspot.com/
SITE DA DIOCESE DE CAICÓ: http://www.diocesedecaico.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário